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Chico Buarque: canção popular X Ditadura militar.

 

16/12/2010

Autor y Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender sobre a resistência política promovida pelos compositores populares diante da restrição da liberdade, durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), por meio da obra de Chico Buarque.

Duração das atividades
Três (3) aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Golpe de 1964.

Ato Institucional nº. 5 (1968).

Campanha da Anistia aos presos políticos (1979).

Campanha pelas “Diretas-Já” (1985).

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

 É importante destacar a capacidade do cancionista de construir um modo peculiar de se pensar o Brasil, em função de um saber poético-musical que expõe o País ao conhecimento do povo. Nesse sentido, os compositores populares poderiam ser entendidos como autênticos intérpretes da política e da história do País.  Em virtude das características particulares da canção popular brasileira, pensada como uma forma narrativa carregada de ideias, princípios e valores, optamos por estabelecer caminhos transdisciplinares que têm como eixo metodológico a integração entre a canção e o seu contexto histórico. Nesse sentido, procuramos entender a obra de Chico Buarque como um conjunto de “atos linguísticos”, tipo de intervenção no debate público que reage às exigências específicas do momento histórico e que, portanto, não pode ser entendida isolada das circunstâncias em que surgiram.  

DESENVOLVIMENTO

A sala será dividida em grupos. Cada um deles será responsável por apresentar ao restante da turma uma obra de Chico Buarque, estabelecendo as relações de intertextualidade entre a carreira artística do compositor e o contexto cultural, social e político da época. Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos abaixo:

GRUPO 1 – Os alunos serão responsáveis por contextualizar o início da carreira de Chico Buarque em meio aos primeiros anos da ditadura militar; a consolidação da chamada “MPB”; os festivais da canção; quem foram os principais parceiros do compositor no período. Os alunos deverão pesquisar também quais foram as principais influências artísticas, culturais e políticas de Chico Buarque.   

Esse grupo também será responsavel por fazer uma análise das capas de alguns dos principais discos de Chico Buarque. É importante ressaltar que a capa não é uma mera ilustração do conteúdo da LP. A capa  garantia a visualidade dos temas abordados pelo artista, tornando-se uma espécie de resumo da obra. Ou seja, o artista também tinha algo a dizer por meio da arte visual presente em seus discos

http://www.chicobuarque.com.br/discos/mestre.asp?pg=chico_canta_73.htm

http://www.chicobuarque.com.br/discos/mestre.asp?pg=chico_84.htm

http://www.chicobuarque.com.br/discos/mestre.asp?pg=construcao_71.htm

http://www.chicobuarque.com.br/discos/mestre.asp?pg=almanaque_81.htm

 

 http://www.chicobuarque.com.br/discos/mestre.asp?pg=compacto_80.htm

 GRUPO 2 - Os alunos deste grupo deverão apresentar aos colegas como foi o envolvimento de Chico Buarque com o teatro brasileiro. Quais os temas da época que poderiam ser analisados em diálogo com as obras. Qual foi a repercussão das peças escritas pelo autor.  Sugestões para debate no interior do grupo:

- CCC: a repressão sofrida pelos atores da peça “Roda Viva”;

- Luta Armada: “Calabar” e o Capitão Lamarca.

GRUPO 3 - Contextualizar a atuação de Chico Buarque em meio a eventos políticos que marcaram o período histórico estudado, como o exílio dos opositores da ditadura, a Revolução dos Cravos em Portugal e a admiração pelo regime cubano.  Sugestões para debate no interior do grupo:

-Revolução dos cravos: “Fado Tropical” e “Tanto Mar”;

-Exílio: “Samba de Orly” e “Meu caro amigo”;

-Visita a Cuba e a prisão na volta ao Brasil; contatos com a Nova Trova Cubana.  

 GRUPO 4 – Analisar a participação de Chico Buarque na campanha pela Anistia aos presos políticos. Identificar quais foram as formas alternativas de luta política desenvolvidas pela classe artística.   

Sugestões para debate no interior do grupo:

- Mortos e desaparecidos políticos: “Angélica”;

- Greves do ABC paulista: “Linha de Montagem”.   

GRUPO 5 - Chico Buarque foi uma das personalidades mais empenhadas pelo retorno da democracia ao País. Como foi a atuação do artista às vésperas do fim da ditadura?   Sugestões para debate no interior do grupo:

- O atentado à bomba no Rio Centro;

- Diretas-Já: “Pelas tabelas” e “Vai passar”.  

  • Os temas sugeridos acima poderão ser desenvolvidos a partir da consulta aos links listados a seguir:

http://www.chicobuarque.com.br

http://www.dicionariompb.com.br/ 

http://www.censuramusical.com.br/ 

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_teatro/ 

http://umquetenha.org/uqt/ 

A consulta aos links permitirá aos alunos obterem informações básicas ao desenvolvimento dos temas propostos. É necessário ressaltar a importância do acesso às obras do artista disponíveis em vários sites e blogs de divulgação da canção popular brasileira. Após o acesso às informações, os alunos deverão escrever e produzir miniprogramas de radiociência sobre os cinco temas abordados por cada um dos grupos. Primeiro passo: se a escola tiver um laboratório de informática adequado para a produção dos programas de rádio, o trabalho poderá ser realizado no próprio local.  Caso a escola não possua esse espaço, os alunos poderão produzir os programas em computadores particulares. A produção do programa poderá ser realizada em qualquer máquina que possua as seguintes ferramentas:

 · Sony Sound Forge Pro 10.0b: cria, edita, digitaliza, grava e limpa arquivos de sons digitais;

 · Reaper 3.7: editor de áudio que permite mixar faixas utilizando diversos fragmentos de áudio;

·  Microfone normal para computador.

Segundo passo: cada grupo de alunos ficará responsável pela produção de um programa de rádio de caráter jornalístico. O grupo deverá escrever  um pequeno texto analítico, de aproximadamente 15 linhas, sobre cada tema proposto a partir de uma canção a ser analisada. O texto deverá ser gravado por um dos alunos que terá a função de locutor. Os outros alunos do grupo deverão também escolher o "slogan" e as canções que servirão como vinhetas iniciais e finais. Todos os grupos deveram apresentar os trabalhos radiofônicos  à comunidade escolar em um seminário transdiciplinar que envolva as diciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes. A socialização dos alunos será realizada durante a produção dos programas  em sala de aula e também durante a apresentação coletiva para a escola. Segue abaixo um exemplo de programa de rádio "Decantando a veiculado  pelo  Rádio UFMG Educativa :

http://www.4shared.com/file/RCOZIjPs/Decantando_a_repblica_-_Chico_.html 

  • CONCLUSÃO

A partir do trabalho em grupo, os alunos deverão realizar uma avaliação do papel do compositor popular em meio ao contexto político e cultural próprio do regime militar brasileiro.

Recursos Complementares
Avaliação

Os grupos devem apresentar à turma os resultados das pesquisas utilizando equipamento de som. Cada programa será apresentado para a comunidade escolar em um seminário transdiciplinar envolvendo as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes.

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