07/12/2010
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Aprender o conceito de reciclagem a partir de uma atividade prática sobre o tema.
Identificar a importância da reciclagem para evitar desperdícios.
Reconhecer a reciclagem como importante ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável.
Preservação dos recursos naturais.
Cuidado com o meio ambiente.
Coleta seletiva de lixo
Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas:
COMO PODEMOS EVITAR O DESPERDÍCIO DO LIXO QUE PRODUZIMOS?
O QUE É RECICLAGEM?
QUAIS SÂO OS MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS?
Você pode trazer para a sala de aula um texto que fale sobre o assunto:
Reciclagem
http://www.brasilescola.com/biologia/reciclagem.htm
Peça às crianças que leiam o texto em duplas e que extraiam do mesmo as principais informações para socializá-las posteriormente para a turma. Promova um debate após a apresentação das duplas e aproveite a oportunidade para ampliar as informações que elas já têm sobre o assunto.
Após esse momento inicial, que tal promover uma oficina de reciclagem com as crianças? Você pode encontrar uma boa sugestão de como fazê-lo a seguir:
Receita de papel reciclado passo a passo
http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/receita-de-papel-reciclado-passo-a-passo/08
Ingredientes:
- Papéis usados, como embrulhos, folhas, revistas, cartões, jornais, etc.
- Jornais (para secar os papéis)
- Água
Materiais:
- Recipientes para cada tipo de papel
- Liquificador / misturador (ou alternativamente, batedeira ou varinha mágica)
- Bacia funda
- Peneira, que caiba na bacia, com a forma desejada
- Panos velhos
Reforce a ideia que outros materiais podem ser reciclados. Não deixe de ressaltar que a reciclagem é uma ótima maneira de evitar o desperdício, e que por esta questão contribui para o desenvolvimento sustentável. Aproveite também para salientar que a coleta seletiva de lixo propicia a reciclagem, uma vez que separa os materiais de maneira organizada e funcional.
Posteriormente, utilize a folha reciclada que as crianças fizeram para a realização de uma atividade. Talvez elas possam escrever, aproveitando as duplas do início da aula, como se sentiram produzindo folhas recicladas, por exemplo. Você pode escolher um dos textos para fazer uma revisão textual coletiva, a partir das informações que as crianças já possuem sobre a linguagem escrita, fazendo-as refletir sobre esse processo.
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.
Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/ao-lixo-carinho-427505.shtml
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° Observar o interesse das crianças pelo assunto.
2º Observar se o conceito de reciclagem foi compreendido através da realização de uma atividade sobre o tema.
3° Perceber, por meio de perguntas sobre a aula ministrada, como cada um compreendeu as particularidades do assunto.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!