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Eu posso reciclar papel?

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender o conceito de reciclagem a  partir de uma atividade prática sobre o tema.

Identificar a importância da reciclagem para evitar desperdícios.

Reconhecer a reciclagem como importante ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Preservação dos recursos naturais.

Cuidado com o meio ambiente.

Coleta seletiva de lixo

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas:

COMO PODEMOS EVITAR O DESPERDÍCIO DO LIXO QUE PRODUZIMOS?

O QUE É RECICLAGEM?

QUAIS SÂO OS MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS?

Você pode trazer para a sala de aula um texto que fale sobre o assunto:

Reciclagem

http://www.brasilescola.com/biologia/reciclagem.htm 

Peça às crianças que leiam o texto em duplas e que extraiam do mesmo as principais informações para socializá-las posteriormente para a turma. Promova um debate após a apresentação das duplas e aproveite a oportunidade para ampliar as informações que elas já têm sobre o assunto.

Após esse momento inicial, que tal promover uma oficina de reciclagem com as crianças? Você pode encontrar uma boa sugestão de como fazê-lo a seguir: 

Receita de papel reciclado passo a passo

http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/receita-de-papel-reciclado-passo-a-passo/08 

Ingredientes:

-          Papéis usados, como embrulhos, folhas, revistas, cartões, jornais, etc.

-          Jornais (para secar os papéis)

-          Água

Materiais:

-          Recipientes para cada tipo de papel

-          Liquificador / misturador (ou alternativamente, batedeira ou varinha mágica)

-          Bacia funda

-          Peneira, que caiba na bacia, com a forma desejada

-          Panos velhos

  1. Pique o papel para um recipiente com água suficiente para cobrir o papel (poderá separar o papel em diferentes recipientes de acordo com o tipo ou cor do papel). Deixe-o a repousar por pelo menos 1 dia (o papel pode ficar de molho por semanas, desde que em recipientes limpos). Pode ainda incorporar no papel que vai fazer: folhas secas, pequenas lascas de madeira, cebola triturada, bocadinhos de corda, etc, para fazer bonitos cartões decorativos. Para obter um papel colorido, deixe também de molho papéis de cores fortes.
  2. Coloque água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. A própria “água do molho” pode ser aproveitada. Bata a mistura até obter a textura desejada (quanto mais bater, mais homogênea ficará a mistura, mas não bata demais porque o papel tornar-se-á quebradiço).
  3. Despeje o papel batido na bacia com água até ½. Agite a mistura com a mão para as partículas de papel não se depositarem no fundo.
  4. Mergulhe a peneira pela lateral da bacia até ao fundo, subindo-a lentamente, sem incliná-la, apanhando as partículas em suspensão e formando uma camada de papel sobre a peneira. Se desejar papel mais grosso, adicione papel batido à bacia, agite e peneire novamente.
  5. Coloque a peneira sobre um jornal, para secar a superfície inferior. Passe a mão sob a peneira inclinada para escorrer água. Troque o jornal até este não ficar mais molhado.
  6. Ainda sobre o jornal, cubra a peneira com um pano e aperte para secar a superfície superior da folha. Use vários panos até que não molhem a mão no toque. Observe atentamente se não há bolhas, buracos ou imperfeições no papel. Se houver, despreze essa folha e repita o procedimento das etapas 4 e 5.
  7. Vire a peneira sobre o jornal seco e dê várias pancadas no fundo. A folha deve soltar-se. (Se o papel estiver muito úmido, a folha não cai). Nesta fase, poderá adicionar folhas e flores secas, para decorar o papel.
  8. Coloque a folha entre jornais secos e deixe-a secar até ao dia seguinte. Poderá prensá-la, com auxílio de livros pesados e grandes, como listas telefônicas. Pronta, esta folha poderá ser escrita, cortada, dobrada, colada, pintada e muito mais. O processo de reciclagem de papel poderá servir para fazer folhas de papel reciclado, mas também peças modeladas e coloridas por si, usando a sua criatividade, através da técnica do papel machê.
  9. As sobras de papel picado ou batido podem ser peneiradas, espremidas e encaminhadas para reciclagem seletiva e a água que sobre na bacia pode ser despejada no vaso ou jardim. Fonte: Confagri Leia mais: http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/receita-de-papel-reciclado-passo-a-passo/08#ixzz12eKd6Eff Após esse momento, pergunte às crianças por que é necessário reutilizar alguns materiais e quais as vantagens em fazê-lo.

Reforce a ideia que outros materiais podem ser reciclados. Não deixe de ressaltar que a reciclagem é uma ótima maneira de evitar o desperdício, e que por esta questão contribui para o desenvolvimento sustentável. Aproveite também para salientar que a coleta seletiva de lixo propicia a reciclagem, uma vez que separa os materiais de maneira organizada e funcional.

Posteriormente, utilize a folha reciclada que as crianças fizeram para a realização de uma atividade. Talvez elas possam escrever, aproveitando as duplas do início da aula, como se sentiram produzindo folhas recicladas, por exemplo. Você pode escolher um dos textos para fazer uma revisão textual coletiva, a partir das informações que as crianças já possuem sobre a linguagem escrita, fazendo-as refletir sobre esse processo.

Recursos Complementares

 No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/ao-lixo-carinho-427505.shtml 

Avaliação

Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° Observar o interesse das crianças pelo assunto.

2º Observar se o conceito de reciclagem foi compreendido através da realização de uma atividade sobre o tema. 

3° Perceber, por meio de perguntas sobre a aula ministrada, como cada um compreendeu as particularidades do assunto.

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