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Preparando a sintese do AAS

 

08/09/2009

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Após se interarem dos conteúdos desta aula os estudantes deverão ter ampliado conhecimentos acerca de como ocorre o processo de separação das misturas heterogêneas sólido-líquidas por meio da filtração e da filtração a vácuo. Deverão  ainda, saber o que é e como ocorre o processo de preparação da síntese do AAS (aspirina). 

Duração das atividades
De 3 a 4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes precisarão conhecer como ocorre as reações químicas entre os produtos e ingredientes químicos, especialmente com as reações em que há produção de calor, que precisam de luz. Devem também saber quando uma equação química está equilibrada. É também necessário que conheçam a tabela de elementos químicos bem como estes estão distribuidos. É importante que tenham experienciado uma prática onde ocorreu uma reação química.


Estratégias e recursos da aula

Inicie esta aula propondo que os estudantes desenvolvam uma peça teatral para explorar e desenvolver os contéudos filtração e sintese do AAS. Como fator motivador, os estudantes poderão apresentar o teatro no pátio da escola para todos os presentes. As informações estão disponíveis no link:

http://www.dq.fct.unl.pt/cadeiras/qpn1/molweb/2003/Aspirina/aspirina.htm 

Após ensaiarem a peça os estudantes deverão se apresentar aos presentes e fazer interações sobre o que é a Aspirina e seus efeitos no organismo. Eles poderão argumentar que pode ocorrer que já tenham ingerido o comprimido de AAS para se recuperar de algum mal estar, se sabem o que é o Ácido Acetil Salicílico, sua constituição química, como é produzido e por fim se sabem o que é a síntese do AAS. Explicar que o reumatismo crônico no passado fora combatido com ácido acetilsalicílico e que causou transtornos estomacais e provocava gosto desagradável na boca e que  a síntese do AAS é um processo no qual o ácido salicílico é tratado com anidrído acético,em presença de um pouco de ácido sulfúrico, que irá atuar como catalisador.

Organize a aparelhagem necessária para separar a água e a areia e demonstrar como ocorre o processo de separação de misturas heterogêneas sólido-liquidas por meio da Filtração conforme a figura abaixo:

Material necessário

  • 1 suporte universal com argola
  • 1 bequer
  • 1 papel-filtro
  • 1 funil de vidro
  • areia suficiente para 1 funil
  • água
  • Despeje a mistura de areia e água no funil.

Para ampliar os conhecimentos os estudantes deverão desenvolver o  experiemento Tratamento de Água com o objetivo de reproduzir em pequena escala no laboratório o processo de filtração, que está disponível no link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12244/tratamento_de_agua.pdf

Tratamento de água

Nesta aula você poderá explicar o que é sintese na disciplina de química (aquilo que a natureza produz ou criar aquilo que não existe na natureza). Na sequencia havendo condições propor que a reproduzam em laboratório.

Antes de iniciar o desenvolvimento do experimento solicite que desenvolvam uma pesquisa e postem em um blog.

Link do experimento: http://pedropinto.com/files/secondary/t lq/tlqII_relatorio5.pdf

Outro recurso que pode auxiliar no entendimento da composição química do AAS é disponibilizar à turma a fórmula molecular da Aspirina e explicar  como ocorre a ligação entre seus átomos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14036

Aspirina

Solicite aos estudantes que pesquisem as questões abaixo e registrarem na ferramenta Google Docs.

Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs:

Link: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&invite=

  • Qual o analgésico mais consumido no mundo
  • Quais são as propriedades químicas da aspirina?
  • Quais são os efeitos colaterais da aspirina?
  • Qual a composição química da aspirina?
  • Quem foi Félix Hoffmann?
  • Como se faz a síntese da aspirina?

Estamos sugerindo que esta aula seja realizada em conjunto com outras disciplinas.

  • Ciências: pode-se retomar o processo de filtração.
  • Matemática: pode-se trabalhar as unidades e conversões de medidas.
  • Biologia: pesquisar os efeitos colaterais da aspirina pode contribuir para esclarecer sobre o consumo inadequado de medicamentos.

Seria interessante que você incluísse outras disciplinas de acordo com os encaminhamentos e o tratamento que adotará para o conteúdo.

Para apontar que se apropriaram de novos conhecimentos proponha aos estudantes que desenvolvam a atividade disponível no link abaixo de forma a apontar que apropriaram novos conhecimentos.

Link: http://3qc.iqm.unicamp.br/DISCIPLINAS/QG109/2S98/exp3.html

Após desenvolverem o experimento, deverão elaborar o relatório final.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tratamento de água Experimento prático
Aspirina Imagem
Recursos Complementares
Avaliação

Nesta aula, a verificação da aprendizagem deverá ocorrer de maneira a privilegiar o desenvolvimento de cada atividade. A avaliação será diagnóstica e processual. É necessário que os estudantes tenham conhecimento acerca de como ocorrerá a avaliação bem como que objetivos deverão ser alcançados. O educador deverá a participação de cada estudante no desenvolvimento do experimento, as interações, a elaboração do relatório e ainda a pesquisa das questões. O professor poderá atribuir notas e ou conceitos de forma que sejam somatórios.

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