Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Nosso intestino: absorção de nutrientes

 

17/11/2010

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a função das microvilosidades intestinais no processo de absorção de nutrientes; Diferenciar intestino delgado de intestino grosso; Relacionar a absorção dos nutrientes com a transformação de energia no organismo humano. Relacionar a alimentação com o bom funcionamento do intestino. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer células, sistema digestório e seus principais órgãos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

Intestino delgado, suco pancreático e bile

O intestino delgado é dividido em três regiões: duodeno, jejuno e íleo. A digestão do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno. No duodeno atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contêm diversas enzimas digestivas. Outra secreção que atua no duodeno é a bile, produzida no fígado, que apesar de não conter enzimas, tem a importante função, entre outras, de transformar gorduras em gotículas microscópicas.   

Absorção de nutrientes no intestino delgado

O álcool etílico, alguns sais e a água, podem ser absorvidos diretamente no estômago. A maioria dos nutrientes são absorvidos pela mucosa do intestino delgado, de onde passa para a corrente sanguínea.

Aminoácidos e açúcares atravessam as células do revestimento intestinal e passam para o sangue, que se encarrega de distribuí-los a todas as células do corpo. O glicerol e os ácidos graxos resultantes da digestão de lipídios são absorvidos pelas células intestinais, onde são convertidos em lipídios e agrupados, formando pequenos grãos, que são secretados nos vasos linfáticos das vilosidades intestinais, atingindo a corrente sanguínea.

Depois de uma refeição rica em gorduras, o sangue fica com aparência leitosa, devido ao grande número de gotículas de lipídios. Após uma refeição rica em açúcares, a glicose em excesso presente no sangue é absorvida pelas células hepáticas e transformada em glicogênio, sendo convertida em glicose novamente assim que a taxa de glicose no sangue cai.   

Absorção de água e de sais

Os restos de uma refeição levam cerca de nove horas para chegar ao intestino grosso, onde permanece por três dias aproximadamente. Durante este período, parte da água e sais é absorvida. Na região final do cólon, a massa fecal (ou de resíduos), se solidifica, transformando-se em fezes. Cerca de 30% da parte sólida das fezes é constituída por bactérias vivas e mortas e os 70% são constituídos por sais, muco, fibras, celulose e outros não digeridos. A cor e estrutura das fezes é devido à presença de pigmentos provenientes da bile.   

Flora intestinal

No intestino grosso proliferam diversos tipos de bactérias, muitas mantendo relações amistosas, produzindo as vitaminas K e B12, riboflavina, tiamina, em troca do abrigo e alimento de nosso intestino. Essas bactérias úteis constituem nossa flora intestinal e evitam a proliferação de bactérias patogênicas que poderiam causar doenças   

Defecação

O reto, parte final do intestino grosso, fica geralmente vazio, enchendo-se de fezes pouco antes da defecação. A distensão provocada pela presença de fezes estimula terminações nervosas do reto, permitindo a expulsão de fezes, processo denominado defecação.   

Adaptado de: http://www.webciencia.com/11_22digestao.htm (consultado em 14/10/10, às 20h23min).     

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões entre eles, realização de atividades práticas de simulação de funcionamento do intestino, além de leitura de textos e visualização de vídeos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio do incentivo às discussões entre os alunos, proposta de atividades práticas para observação do funcionamento do intestino, além de leitura e interpretação de textos e apresentação de vídeos.   

Atividade Inicial: Discutindo o assunto, sondando conhecimentos prévios             

Professor, num primeiro momento da aula, converse com a turma sobre a digestão dos alimentos e o caminho percorrido por eles, sonde o que os alunos sabem sobre este assunto, deixe que eles se manifestem e contem suas vivências. Anote no quadro as principais ideias dos alunos sobre o assunto.             

Pergunte qual a função do intestino. O que eles pensam sobre isso? Onde fica este órgão? Ele é grande ou pequeno? Deixe os alunos opinarem, instigue-os a falarem suas ideias.   

Atividade prática 1: Observando um modelo de intestino             

Professor, depois das discussões iniciais, proponha para a turma a confecção de um modelo de intestino para que observem sua estrutura. Você poderá propor que cada aluno ou dupla de alunos confeccione um modelo. Para tanto, você precisará providenciar os seguintes materiais:   

Materiais necessários para cada modelo:

- 30 cm mangueira sanfonada

Retirado de: http://www.aerotetic.com/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_471_sanfonada%2086.025%20az%201.JPG (consultado em 14/10/10, às 20h46min).    

- 30 cm mangueira comum da mesma espessura da sanfonada

- 3 folhas de papel celofane   

Entregue os materiais para cada aluno ou dupla e peça que os alunos passem o papel celofane por dentro das duas mangueiras, uma folha em cada mangueira. Pergunte em qual das duas mangueiras é mais fácil e rápido passar o papel, certamente os alunos responderão que será na mangueira lisa.

Peça aos alunos para esticarem a mangueira sanfonada, verificando se ela aumenta de tamanho. O mesmo acontece com a mangueira lisa? O que será que estas mangueiras representam em nosso sistema digestório?

Deixe os alunos discutirem entre si, e anotarem as ideias no caderno.   

Atividade prática 2: Microvilosidades do intestino             

Professor, após a realização da atividade prática 1, proponha para a turma mais uma atividade prática, para representação das microvilosidades do intestino delgado. Para isso, leve para a sala de aula, várias caixas de massa de modelar, e peça que cada aluno ou dupla de alunos façam com a massa uma superfície com ondulações (semelhante a dedinhos).             

Agora pergunte: depois de o alimento ser processado pelo estômago, ele passará por um caminho como este, cheio de vilosidades. Será que este caminho será rápido ou lento? Qual a importância dessa passagem lenta?   

Discutindo o assunto             

Professor, depois da realização das atividades práticas, disponha os alunos em semicírculo e inicie uma discussão entre eles. Incentive-os a falar sobre o que aprenderam nas atividades, o que pensam representar os modelos construídos.

Discuta com a turma que o intestino é responsável por absorver água e nutrientes, e para que isso seja efetivo, a passagem do alimento por ali deve ser lenta.

Outro fator importante é o tamanho do intestino, só o delgado tem cerca de 6m. Peça aos alunos que imagine todo esse tamanho dentro do nosso corpo (para facilitar a visualização pegue um barbante de 6m e mostre à turma), ele está todo enrolado, já o intestino grosso tem cerca de 1,5m de comprimento.

Para que as células do intestino absorvam os nutrientes e água, o alimento deve ficar o maior tempo possível nele, e quanto maior ele for, melhor será o desempenho desta função. Além disso, as microvilosidades aumentam ainda mais o tamanho do intestino. Retome com a turma o modelo construído com a mangueira sanfonada. Quando esticada teve seu tamanho aumentado.

No nosso intestino também vivem bactérias que ajudam na transformação do alimento e são importantes para a saúde intestinal. Elas não nos causam doenças, pelo contrário. É a chamada flora intestinal, e quando esta flora está desregulada, costumamos ter diarréias.

Para um bom funcionamento do intestino, nossa alimentação deve ser rica em líquidos e fibras, pois as fibras facilitam o trânsito do bolo fecal pelo intestino, e a água evita que ele fique muito lento e cause a famosa prisão de ventre.     

Curiosidade:   

Apêndice

Má localização. Esse é o problema do apêndice. Ele fica no ceco - o início do cólon, onde os intestino delgado e o grosso se unem - o que o torna suscetível a infecções. O apêndice se assemelha a um tubo com uma extremidade fechada e uma abertura central que pode permitir a entrada de matéria fecal. Assim, é fácil entender como uma infecção no apêndice pode se desenvolver rapidamente e se tornar uma emergência médica. O apêndice tem apenas de oito a dez centímetros de comprimento, mas é um órgão que pode criar certos problemas.

Há outro fato intrigante: o apêndice não parece ter qualquer função no corpo humano. Alguns cientistas acreditam que ele é um vestígio do antigo trato digestivo e que poderia ter sido usado pelos primeiros seres humanos com a finalidade de digerir folhas e cascas resistentes de árvores.

Adaptado de: http://saude.hsw.uol.com.br/apendice.htm (consultado em 14/10/10, às 21h20min).                

Mostre para os alunos algumas imagens de sistema digestório, para que localizem os intestinos. Mostre também imagens de intestino delgado, destacando as microvilosidades. Retome a importância destas microvilosidades para a absorção de nutrientes e qual o destino destes nutrientes após serem absorvidos pelos microvilos.

Retirado de: http://sistemacompleto.zip.net/images/intestino-delgado-5.jpg (consultado em 14/10/10, às 21h23min). 

Retirado de: http://incostress1.files.wordpress.com/2007/10/villi.jpg (consultado em 14/10/10, às 21h24min). 

Retirado de: http://www.mundovestibular.com.br/content_images/1/Biologia/intestino/intestino-delgado-3.jpg (consultado em 14/10/10, às 21h25min).    

Texto para os alunos:             

Professor, após as discussões acerca das atividades práticas, entregue para os alunos um texto informativo sobre o sistema digestório, para que retomem as funções deste sistema, associando à função específica dos intestinos. Disponha-os em duplas e peça que cada dupla leia atentamente o texto, escrevendo posteriormente no caderno as ideias principais.   

Sistema digestório   

Todo mundo já ficou imaginando uma vez ou outra como seria poder ficar invisível. Entrar nos lugares sem ser visto, xeretar tudo e todos por aí.   

E como seria xeretar o próprio corpo? Já pensou se por uns instantes nossa pele ficasse transparente e a gente pudesse ver os órgãos internos e acompanhar seu funcionamento? Seria a maior viagem.   

Bastaria comer um sanduíche e se olhar no espelho para ter uma aula ali mesmo, ao vivo, do processo digestivo. Seria uma experiência curiosa, não? Que tal imaginá-la?   

Primeiro você tem que fazer a parte que lhe cabe na digestão: mastigar, mastigar e mastigar. Você vê então o sanduíche sendo amassado e triturado, até virar uma pasta. Tudo isso feito pelos dentes, junto com a saliva e a ajuda da língua.   

Depois você acompanha a comida descendo pela garganta, onde fica a epiglote, que está ali para não deixar a comida passar para o sistema respiratório. Da garganta, a comida segue para o esôfago, um tubo com paredes musculosas que a empurra para baixo até ela chegar ao estômago.   

Olha só como o estômago fica se mexendo! É que as paredes do estômago, compostas por músculos, se espremem para transformar a comida em líquido. Que diferença daquele pedação de sanduíche que entrou pela boca, hen?   

Opa, mas o que é isso? Um líquido que vai agindo sobre a comida? Pois é, no estômago começam a entrar em cena elementos fundamentais para a digestão: os sucos digestivos. Sem eles, a comida levaria uma eternidade para ser transformada.   

O estômago produz o ácido clorídrico, que tem a missão de acordar a dorminhoca da pepsina. Ela só acorda para trabalhar, acelerando a digestão das proteínas que estão nos alimentos e são muito importantes para nossa saúde.   

Sempre descendo, a comida segue para o intestino delgado. Ali, vai terminar de ser digerida. Dá para perceber que não aproveitamos tudo da comida: nessa etapa, a parte que nos interessa passa pelas paredes do intestino delgado e vai para o sangue. A outra parte é mandada para o intestino grosso.   

No intestino delgado e também pelas redondezas, os sucos digestivos continuam em ação. O fígado lança no seu vizinho intestino delgado um líquido chamado bile. Mas não é agressão, não, é para ajudar a quebrar as moléculas grandes de gordura em moléculas menores. Vocês sabem que a gordura é uma parte muito orgulhosa das comidas, não se mistura com nada, então sua digestão é difícil.   

O pâncreas também é um vizinho bacana do intestino delgado e manda para ele o suco pancreático, para ajudar nesta transformação de comida em energia. O próprio intestino delgado produz uma substância que ajuda a digestão: o suco entérico.   

E o que acontece com a parte da comida que o nosso corpo não aproveita? Prepare-se, porque lá vem caca!   

Depois do intestino delgado, vem o intestino grosso. Ele transforma em fezes — ou cocô, para falar o português bem claro — boa parte não aproveitada da comida. Depois, empurra para o reto, no finalzinho do sistema digestório, e as fezes são jogadas para fora pelo ânus.   

Adaptado de: http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/digestivo.htm (consultado em 14/10/10, às 21h26min) & http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/esofago.htm (consultado em 14/10/10, às 21h27min) & http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/intestino_f.htm (consultado em 14/10/10, às 21h28min) & http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/intestino_g.htm (consultado em 14/10/10, às 21h29min).          

Ferramentas tecnológicas – Atividades Visuais:             

Professor, agora apresente para a turma alguns vídeos informativos sobre o assunto. Depois que os alunos assistirem com atenção, peça que cada um faça no caderno um pequeno resumo do que aprenderam na aula de hoje, desenhando o caminho do alimento pelo sistema digestório e como acontece a absorção de nutrientes pelo intestino.

O corpo humano - 08 - Sistema digestório - Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=7k_99M5jRXY&feature=related (consultado em 14/10/10, às 21h30min).    

O corpo hunano - 08 - Sistema digestório - Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=gcWmDduJBZg&feature=related (consultado em 14/10/10, às 21h31min).    

O corpo hunano - 08 - Sistema digestório - Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=zvlThLEnnOQ&feature=related (consultado em 14/10/10, às 21h32min).    

Corpo Humano - 03 A Digestão (1 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=yVPsGNxa6z4&feature=related (consultado em 14/10/10, às 21h33min).    

Corpo Humano - 03 A Digestão (2 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=o_zGcL7VCpQ&feature=related (consultado em 14/10/10, às 21h34min).    

Corpo Humano - 03 A Digestão (3 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=zX06oq7kCNk&feature=related (consultado em 14/10/10, às 21h35min).    

Corpo Humano - 18 A Boca e os Dentes (1 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=3J24v6QXmOM&feature=related (consultado em 14/10/10, às 21h36min).    

Corpo Humano - 18 A Boca e os Dentes (2 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=vZQX7X_osgQ&feature=related (consultado em 14/10/10, às 21h37min).    

Corpo Humano - 18 A Boca e os Dentes (3 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=IlvsnoA48Gw&feature=related (consultado em 14/10/10, às 21h38min). 

Recursos Complementares

            Professor, abaixo seguem alguns recursos complementares, que poderão ser usados na aula de hoje, caso seja necessário:  

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/fisica-e-quimica/a-quimica-da-digestao/?searchterm=células  (consultado em 14/10/10, às 21h39min).    

http://www.afh.bio.br/digest/digest1.asp (consultado em 14/10/10, às 21h40min).    

http://educacao.uol.com.br/biologia/apendice-humano.jhtm (consultado em 14/10/10, às 21h41min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Divida a turma em pequenos grupos e peça que cada grupo faça uma pesquisa bibliográfica sobre os iogurtes. Esta pesquisa deverá conter as seguintes informações: qual a contribuição dos iogurtes para o nosso intestino? Quais os benefícios digestivos do iogurte? O que possuem os iogurtes?

Esta pesquisa poderá ser realizada em casa ou na escola, num laboratório de informática ou mesmo biblioteca. Depois de os grupos pesquisarem, peça que cada um apresente para a turma o que conseguiram aprender sobre o assunto pesquisado.

Com esta pesquisa, você conseguirá perceber se os alunos conseguiram atingir os objetivos da aula de hoje.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.