13/01/2011
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Um só mundo, muitos cenários geográficos |
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
O aluno poderá perceber que o espaço geográfico é heterogêneo e que podemos reorganizá-lo a partir de determinados critérios estabelecidos.
Conceitos de Globalização, conhecimentos de utilização do mapa Mundi, leitura e interpretação de tabelas.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A):Professor(a), de maneira geral, esta aula é o início de um trabalho que busca a construção do conceito de região. Para tanto, estabelecemos como objetivos específicos desta aula colaborar com os sujeitos na compreensão das possibilidades de regionalização mundial compreendendo as diferenciações dos espaços a partir de determinados critérios. Neste primeiro momento, o objetivo específico é oportunizar reflexões e situações-limite iniciais acerca do tema.Cada uma das aulas deverá ser estruturada em momentos subseqüentes:
Momento 1: Inicialmente, a turma será disposta em círculo para facilitar o acolhimento e o diálogo e serão apresentadas as imagens abaixo, que apresentam perfis de alguns jogadores de futebol que atuam em seleções estrangeiras, mas são nascidos no Brasil. Trata-se de um convite ao tema, uma vez que os sujeitos ainda vivem as emoções da última Copa do Mundo de Futebol, disputada na África do Sul, e as expectativas da abertura dos jogos no Brasil, em 2014.
Disponíveis em http://www.istoe.com.br/reportagens/78140_LEGIAO+ESTRANGEIRA. Acesso em 05/10/2010.
O grupo, conjuntamente, fará a leitura e o debate a partir de tais imagens e dos dados que elas trazem para que se possa problematizar a seguinte questão:
O que teria levado tais jogadores brasileiros a viver em outro país?
Momento 2: A leitura e reflexão da tabela abaixo tem o intuito de aprofundar o debate, apresentando aos sujeitos as diferenças sócio-econômicas entre alguns países selecionados.
Disponível em http://www.istoe.com.br/reportagens/77855_UMA+COPA+COM+OUTRA+CARA. (acesso em 05/10/2010.)
Momento 3: A partir da análise das imagens e da tabela, assim como do debate proposto, os alunos devem responder as questões que seguem:
Momento 1: Será entregue um impresso com as três representações abaixo. Sua leitura e reflexão contribuem para um olhar sobre um mundo fragmentado. A proposta é que sejam realizadas observações, relações e analogias a partir deste material.
Mapa-mundi
Disponível em http://www.geografiaparatodos.com.br/img/mapas_coloridos/mapa_mundi_jun.jpg (acesso em 03/01/2011).
Países Exportadores de Brinquedos
Disponível em http://www.worldmapper.org/images/largepng/57.png (acesso em 03/01/2011).
Crianças Abaixo do Peso
Disponível em http://www.worldmapper.org/images/largepng/182.png (acesso em 03/01/2011)
É muito importante que o(a) professor(a) explique aos alunos que as duas útlimas representações (Países Exportadores de Brinquedos e Crianças Abaixo do Peso) são anamorfoses. Os dois outros mapas inseridos acima são anamorfoses. Trata-se de representações espaciais que se utilizam da alteração das formas dos espaços representados para que o leitor tenha uma visão mais apurada sobre os processos geográficos estabelecidos. Pelas representações, percebemos que o mundo não é apenas um conjunto de cores e contornos, como o mapa-mundi nos revela. Há relações entre os espaços, negociações, contradições e uma série de outros movimentos sociais que os animam.Nestes casos, não há necessidade de legenda, uma vez que a própria ampliação/redução das formas dos países indicam sua maior/menor participação dentro do tema proposto.
Momento 2: Seguem algumas sugestões de questões que possam contribuir para ampliar o debate:
Momento 3: A partir do debate promovido em sala e da análise dos mapas abaixo, os alunos deverão responder às seguintes questões:
Disponíveis em http://www.geografiaparatodos.com.br (acesso em 03/01/2011).
Momento 1: Será proposta uma leitura conjunta do texto “Sem energia, sinal de tv ou rádio, sul-africanos não 'sentirão' a Copa” (disponível em http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/06/sem-energia-sinal-de-tv-ou-radio-sul-africanos-nao-sentirao-copa.html - acesso em 03/01/2010) e reflexão acerca do texto e das figuras já discutidas na última aula.
Momento 2: Baseados no texto apresentado e na imagem a seguir, o professor deve propor o debate. Seguem algumas sugestões de questões que podem contribuir:
Disponível em http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap020810.html (acesso em 03/01/2011).
Momento 3: Os alunos devem, novamente responder a questão inicial do tema:
O que teria levado tais jogadores brasileiros a viver em outro país?
Retomando esta questão, espera-se que os alunos reelaborem o seu olhar inicial da discussão e possa sistematizar sua resposta no debate a partir do que discutiu nas últimas aulas.Neste momento, o professor também conseguirá avaliar o quanto a turma avançou dentro do tema.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 11ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Os alunos deverão participar ativamente de todos os diálogos e debates, com a apresentação de suas idéias avaliadas pelo professor.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/04/2013
Três estrelasmuito boa.
05/03/2011
Cinco estrelasMuito boa!