Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A Regionalização do Espaço Mundial

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
BRUNO MUNIZ FIGUEIREDO COSTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Um só mundo, muitos cenários geográficos
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber que o espaço geográfico é heterogêneo e que podemos reorganizá-lo a partir de determinados critérios estabelecidos. 

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de Globalização, conhecimentos de utilização do mapa Mundi, leitura e interpretação de tabelas.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A):Professor(a), de maneira geral, esta aula é o início de um trabalho que busca a construção do conceito de região. Para tanto, estabelecemos como objetivos específicos desta aula colaborar com os sujeitos na compreensão das possibilidades de regionalização mundial compreendendo as diferenciações dos espaços a partir de determinados critérios. Neste primeiro momento, o objetivo específico é oportunizar reflexões e situações-limite iniciais acerca do tema.Cada uma das aulas deverá ser estruturada em momentos subseqüentes:

 

AULA 1

 

Momento 1: Inicialmente, a turma será disposta em círculo para facilitar o acolhimento e o diálogo e serão apresentadas as imagens abaixo, que apresentam perfis de alguns jogadores de futebol que atuam em seleções estrangeiras, mas são nascidos no Brasil. Trata-se de um convite ao tema, uma vez que os sujeitos ainda vivem as emoções da última Copa do Mundo de Futebol, disputada na África do Sul, e as expectativas da abertura dos jogos no Brasil, em 2014.

 

 

 

Legião Estrangeira   Legião Estrangeira 2

Disponíveis em http://www.istoe.com.br/reportagens/78140_LEGIAO+ESTRANGEIRA. Acesso em 05/10/2010.

 

 

 O grupo, conjuntamente, fará a leitura e o debate a partir de tais imagens e dos dados que elas trazem para que se possa problematizar a seguinte questão:

 

O que teria levado tais jogadores brasileiros a viver em outro país?

 

 

Momento 2: A leitura e reflexão da tabela abaixo tem o intuito de aprofundar o debate, apresentando aos sujeitos as diferenças sócio-econômicas entre alguns países selecionados.

 

Três países, três realidades

Disponível em http://www.istoe.com.br/reportagens/77855_UMA+COPA+COM+OUTRA+CARA. (acesso em 05/10/2010.)

 

Momento 3: A partir da análise das imagens e da tabela, assim como do debate proposto, os alunos devem responder as questões que seguem:

  1. Considerando os aspectos sociais e econômicos, caracterize, de maneira geral, as condições da maior parte da população dos países procurados pelos jogadores de futebol brasileiros no exterior.
  2. Baseado na tabela, destaque dois aspectos apresentados que, em sua opinião, marcam importante discrepância em relação aos países analisados.
  3. Considerando os dois aspectos escolhidos na questão anterior, tente construir argumentos que justificariam tal discrepância.

 

 

AULA 2

 

Momento 1: Será entregue um impresso com as três representações abaixo. Sua leitura e reflexão contribuem para um olhar sobre um mundo fragmentado. A proposta é que sejam realizadas observações, relações e analogias a partir deste material.

 

Mapa-mundi

Mapa-mundi          

Disponível em http://www.geografiaparatodos.com.br/img/mapas_coloridos/mapa_mundi_jun.jpg (acesso em 03/01/2011).

 

 

 

Países Exportadores de Brinquedos

Exportadores de brinquedo

Disponível em http://www.worldmapper.org/images/largepng/57.png (acesso em 03/01/2011).

 

 

 

Crianças Abaixo do Peso

Crianças abaixo do peso

Disponível em http://www.worldmapper.org/images/largepng/182.png (acesso em 03/01/2011)

 

É muito importante que o(a) professor(a) explique aos alunos que as duas útlimas representações (Países Exportadores de Brinquedos e Crianças Abaixo do Peso) são anamorfoses. Os dois outros mapas inseridos acima são anamorfoses. Trata-se de representações espaciais que se utilizam da alteração das formas dos espaços representados para que o leitor tenha uma visão mais apurada sobre os processos geográficos estabelecidos. Pelas representações, percebemos que o mundo não é apenas um conjunto de cores e contornos, como o mapa-mundi nos revela. Há relações entre os espaços, negociações, contradições e uma série de outros movimentos sociais que os animam.Nestes casos, não há necessidade de legenda, uma vez que a própria ampliação/redução das formas dos países indicam sua maior/menor participação dentro do tema proposto.

 

 

Momento 2: Seguem algumas sugestões de questões que possam contribuir para ampliar o debate:

  1. Cada um a das representações trazem visões do planeta segundo alguns critérios estabelecidos. Discuta os critérios presentes em cada mapa.
  2. A análise do mapa-mundi não nos dá a dimensão dos processos que ocorrem por todo o planeta, diferente dos outros mapas. Em sua opinião, por que isto ocorre?

 

 

Momento 3: A partir do debate promovido em sala e da análise dos mapas abaixo, os alunos deverão responder às seguintes questões:

  1. Se você precisasse construir um mapa de sua sala de aula, quais critérios poderiam ser utilizados para as representações?
  2. Você concorda que o mesmo espaço pode ser representado de forma diferente, dependendo dos critérios estabelecidos? Justifique sua resposta.
  3. Observe as representações abaixo. Baseado no que discutimos até agora, explique o que leva a diferenciação das representações.

 

    Conflito nortexsul Regiões geopolíticas

Disponíveis em http://www.geografiaparatodos.com.br (acesso em 03/01/2011).

 

 

 

AULA 3

 

 

Momento 1: Será proposta uma leitura conjunta do texto “Sem energia, sinal de tv ou rádio, sul-africanos não 'sentirão' a Copa” (disponível em http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/06/sem-energia-sinal-de-tv-ou-radio-sul-africanos-nao-sentirao-copa.html - acesso em 03/01/2010) e reflexão acerca do texto e das figuras já discutidas na última aula.

 

 

Momento 2: Baseados no texto apresentado e na imagem a seguir, o professor deve propor o debate. Seguem algumas sugestões de questões que podem contribuir:

 

Terra à noite

Disponível em http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap020810.html (acesso em 03/01/2011).

 

  1. Você consegue perceber "pontos luminosos" e "pontos opacos" na imagem? O que provocaria tal situação?
  2. Em quais continentes teríamos mais "pontos luminosos"? E os "pontos opacos"?
  3. Qual é a situação específica do continente africano? O que a jutificaria?
  4. Considerando a condição de "ponto luminoso" apresentada pela África do Sul na imagem, que relações poderíamos fazer com o texto lido?

 

 

Momento 3: Os alunos devem, novamente responder a questão inicial do tema:

 

O que teria levado tais jogadores brasileiros a viver em outro país?

 

Retomando esta questão, espera-se que os alunos reelaborem o seu olhar inicial da discussão e possa sistematizar sua resposta no debate a partir do que discutiu nas últimas aulas.Neste momento, o professor também conseguirá avaliar o quanto a turma avançou dentro do tema.

Recursos Complementares

 

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 11ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

Avaliação

Os alunos deverão participar ativamente de todos os diálogos e debates, com a apresentação de suas idéias avaliadas pelo professor.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.