Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL: CRIANDO UM LEITOR CRÍTICO.

 

08/12/2010

Autor y Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidade escrita;
  • Interpretar informações implícitas na história;
  • Localizar informações explícitas na história;
  • Identificar traços de humor ou ironia no contexto da história;
  • Produzir texto de opinião;
  • Realizar atividades de ortografia e pontuação a partir da história;
  • Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto;
  • Identificar a tese de um texto;
  • Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
  • Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação;
  • Produzir textos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para desenvolver as atividades escritas é necessário que os alunos estejam no nível alfabético da escrita, ou seja, produzam pequenos textos, leiam com compreensão, contudo, caso a sua turma ainda não esteja neste nível, você poderá fazer adequações utilizando a história.

Estratégias e recursos da aula

    Professor, é importante que realize a atividade de contação de história  visto que, na fase inicial de alfabetização os alunos precisam ouvir histórias e serem trabalhados nas questões éticas e de relacionamento humano, basta que faça suas adaptações, na elaboração das atividades e dos questionamentos. Neste livro, a autora consegue criar situações onde os diferentes gêneros se fazem necessários, dando ao leitor condições de entender a importância do uso do gênero e sua função social. O professor tem nas mãos um portador de textos fantástico através deste livro.

Resenha

    Esta é a história do Felpo, um coelho poeta um pouco neurótico. Um dia, ele recebeu a carta de uma fã que discordava dos seus poemas, a Charlô. Ele ficou muito indignado e isso deu início a uma troca de correspondências entre eles. O livro conta essa história de maneira divertida, usando os mais variados tipos de texto, como poema, fábula, carta, manual, receita e até autobiografia, permitindo assim, que o leitor entre em contato com as mais diversas funções da escrita.


Algumas estratégias que vamos utilizar:

  • Exploração oral ou escrita dos dados da capa do livro;
  • Leitura das imagens da capa e contracapa;
  • Leitura do livro;
  • Discussão sobre os acontecimentos da história e elaboração de hipóteses;
  • Análise das questões éticas abordadas na história;
  • Reescrita de textos;
  • Atividades escritas de interpretação e de pontuação;  
  • Elaboração coletiva de carta;
  • Discussões e palestra sobre bullying;
  • Produção de texto de opinião.

Alguns recursos que vamos utilizar:

  • Livro: Felpo Filva;
  • Materiais escolares: lápis, borracha, folhas de papel, lápis de escrever e de cor;
  • Caderno para registros;
  • Cópias ampliadas e flipchart ou lâminas e retroprojetor. 

Atividade 1 – 1 aula aproximadamente de 60 minutos. 

Explorando o livro.

    Professor, é muito importante explorar a capa do livro antes de desenvolver o trabalho com a história. Este momento pode acontecer na sala de aula, pois é interessante que os alunos registrem alguns dados.


Fonte: acervo da autora

Sugestões de recursos para ajudar na visualização do livro:

    Peça para coordenação ou direção da escola reproduzir o livro ampliado em folha A3 (grande) e coloque no flipchart (suporte tipo cavalete de madeira) ou use o aparelho que projeta a imagem direta, do livro (Episcópio Grafoscope - Equipamento Audiovisual Educacional). Caso sua escola não possua estes recursos, use o retroprojetor com as reproduções em lâminas/transparências.

Se for utilizar o livro, ande pela sala e aproxime-o dos alunos e explore:

  • Nome do livro: Felpo Filva
  • Autora: Eva Furnari
  • Editora: Moderna

Leitura das imagens

  • Solicite aos alunos que descrevam a imagem da capa (Um coelho feio e desengonçado, em uma antiga máquina de escrever).
  • O que será que ele está fazendo?
  • Onde ele mora?
  • Será que tem amigos?
  • Será que ele é feliz?

    Passe a folha e apresente a próxima página.

Vão visualizar um envelope de carta.


Fonte: acervo da autora

  • Que imagem é esta? (Ajude os alunos a identificarem, pois o envelope esta envolto a uma fita, parecendo um presente)
  • Para quem será?
  • Que notícias ela trará?
  • Quem já escreveu ou recebeu uma carta?
  • Como se escreve cartas?
  • Quais os tipos de cartas vocês conhecem?
  • Porque nos dias atuais, as pessoas não têm escrito cartas? (Uso da internet e do telefone)


Fonte: acervo da autora  

Os alunos visualizarão uma máquina de escrever, nome do livro e da autora, além dos prêmios que o livro já ganhou (dado importante, para os alunos concluírem que é um livro interessante).

Dados técnicos da produção do livro.

    Professor, não é necessário que leia toda a parte relativa aos dados, pois não estimulam o leitor, mas é importante para seus alunos conhecerem a estrutura e como se faz um livro e percebam que é um processo complexo e que envolve várias pessoas.

Detalhe importante: 
    Eva Furnari é autora, e ilustradora. Normalmente os escritores contam com o auxílio de ilustradores em seus livros. Questione qual a função do ilustrador. Dependendo da faixa etária e da história de letramento dos alunos, terão dificuldade em responder. Neste momento apresente um desenho do livro e identifique à ilustradora. Você poderá apresentar dados bibliográficos da autora.
    Nos sítios a seguir você terá informações sobre Eva Furnari.
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=biografias_texto&cd_verbete=5780&cd_item=35
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=biblioteca.biografia&id_autor=52 

“Esta história é oferecida a todos aqueles que têm orelhas diferentes.”        


Fonte: acervo da autora

    Esta página é provocativa. Ela dá subsídios para discutir com os alunos o “respeito” e as “diferenças” e levá-los a elaborar hipóteses sobre o tema da história, que envolve questões éticas e os conceitos do  que é  ser “normal” ou ser “diferente”.

    Questione os alunos sobre o que a autora quis dizer ao oferecer o livro a todos que têm orelhas diferentes.
    É um bom momento para eles inferirem sentido a esta expressão e identificar a tese da história (tema).

Atividade 2 – aproximadamente 60 minutos.

Lendo e interagindo       


Fonte: acervo da autora

    Página 7 - é o início da história e a imagem do personagem é chamativa, pois foge dos padrões de beleza. Antes de começar a leitura sugiro que explore a imagem, questionando a postura, a expressão fisionômica, o vestuário, levantando hipóteses com os alunos sobre como ele é, quais os traços de personalidade que ele tem, a partir da leitura da imagem.

    Leia o trecho abaixo e aproveite para explorar algumas competências de leitura:                   

"Na Toca 88, da Rua Despinhos, na cidade de Rapidópolis, morava um coelho solitário.
Ele não recebia visitas,
não tinha amigos, nunca queria saber de conversa com ninguém.
Os vizinhos já estavam acostumados,
diziam que ele vivia no mundo da lua, que era distraído
e desligado, e que tudo isso se podia entender,
pois ele era um poeta.
Ele era o famoso poeta e escritor Felpo Filva.
"

Nesta atividade estamos enfocando os seguintes descritores:

  • Inferir informações implícitas em um texto;
  • Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
  • Localizar informações explícitas na história.

Assinale com um (x) a resposta correta.

1 - De acordo com a leitura deste trecho podemos concluir que o personagem é:

 (    ) alegre      

 (    ) triste        

 (    ) nervoso        

 (    ) estudioso   


2 - A expressão “Na toca 88,[...].” significa:

(    ) Na rua 88.

(    ) Na cidade de Rapidópolis.

 (    ) Na casa 88.

(    ) Na rua Despinhos.


Quais são os adjetivos (características) que os vizinhos atribuem ao personagem e porque o veem desta maneira?   


Conhecendo a infância de Felpo Filva


Fonte: acervo da autora

    Professor, na página 8, a autora conta que ele era solitário desde criança, quando as crianças da escola zombavam dele porque tinha uma orelha mais curta que a outra. O problema piorou quando teve que usar um aparelho para esticar a orelha curta.    

Orientações importantes: 

    Convivemos hoje nas escolas com um sério problema; o bullying.

(Descrito como atitudes de intimidação, agressão física e psicológica e abuso sistemático do poder. Segundo Ballone (2005), o termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorre sem motivações evidentes, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), executadas dentro de uma relação desigual de poder.)

http://www.profala.com/arteducesp120.htm acesso em 05/10/2010.

    Professor, aproveite este tema transversal “respeito às diferenças” apresentado pela autora, interrompa a exploração do livro e discuta o assunto. Combine com os alunos se gostariam de conhecer mais a respeito. Proponha a elaboração de uma carta coletiva, convidando uma psicóloga, pedagoga ou psicopedagoga, que atua na escola, para vir na sala de aula falar para a turma sobre o tema.

Faça com os alunos o levantamento das questões que gostariam que fossem abordadas pela palestrante, para direcionar a fala e facilitar a interação dos alunos.

    Sugestões:

  • Como acontece o bullying?
  • Existem muitos casos em nossa escola?
  • Porque isto acontece?
  • Quais as consequências?
  • O que se deve fazer quando percebemos que um colega está sendo vítima de bullying?

Atividade 3 – aproximadamente 60 minutos.   

E a história continua...   

    Felpo teve que usar um aparelho para tentar esticar a orelha curta “era grande e pesado, difícil de usar”. Na página 10, a autora cria o manual de uso do aparelho “sticorelia Rabite Perfection”. É o momento de trabalhar este gênero textual, ou seja, texto instrucional, pois é muito divertido.
    Reproduza e dê um para cada aluno ou utilize o recurso da ampliação, para que todos visualizem e explore:

  • Finalidade deste gênero textual.
  • Objetivo da imagem.
  • Consequências dos avisos de segurança para a vida do pequeno "Felpo Filva".
  • Significado da sigla SAC.
  • Finalidade do uso do asterisco* no texto.
  • Significado da palavra “aguorelite” a partir da leitura do item “uso do aparelho”.       


Fonte: acervo da autora

    Para ensinar aos alunos identificarem as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto, sugiro a atividade:   

A partir da leitura do “manual de uso” do sticorelia Rabite perfection, (página 10) responda:   

    Em “O usuário não deve tirar o aparelho para dormir” é um exemplo de linguagem:

(    ) Ensinada na escola. (    ) Empregada com os colegas. (    ) Encontrada em livros técnicos. (    ) Empregada em poesias.       

Leia a página 11 e questione os alunos:

    _O que chamou a atenção do Felpo para a carta de Charlô?   

    Professor, utilize a estratégia de leitura de jogral, combinando que os alunos lerão a poesia do Felpo e as meninas a de Charlô.
Analise as diferenças do foco no tema das poesias e lembre-se de questionar os alunos quanto a estrutura textual:

  1.  Número de versos.
  2.  Número de estrofes.
  3.  Existência de rima.

    Na página 15, temos várias capas dos livros de poesia do Felpo,
são muito engraçadas, os alunos vão se divertir:

Livro: A cenoura murcha;
Autor: Felpo Filva;
Editora: Marmota;
Imagem: uma cenoura triste sentada em um sofá.    


Fonte: acervo da autora   

    Professor, os títulos são engraçados, contudo, possuem os dados necessários, para trabalhar.

    Leve os alunos a inferirem na análise das capas, qual o foco que predomina em seus livros. (pessimismo, tristeza)
Na página 18, Felpo irritado responde Charlô. Utilize esta leitura para trabalhar texto descritivo e qual a intenção dele ao responder.     

    Professor, para identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, desenvolva esta atividade: (Crie outras, a partir dela.)   

Nas frases “Quem planta ovo colhe passarinho? Aquela Charlô era maluca!”, os pontos ? ! representam:

(    ) Pergunta e  afirmativa que  Charlô era maluca.

(    ) Afirmativa e raiva de Charlô.

(    ) Negação e pergunta sobre o ovo do passarinho.

(    ) Pergunta e exclamação (indignação com a Charlô).


    Charlô responde através de um telegrama. Esse texto é incomum para o contexto dos alunos. Professor, faça a sua comparação com os emails, quando utilizam uma linguagem estilizada.

    Deixe os alunos descobrirem o que é: VG e PT e solicite que o reescrevam substituindo as letras pela pontuação adequada.   

Atividade 4 – aproximadamente 60 minutos. 


Felpo com crise de orelite tremulosa aguda, agudíssima.   

    Tão nervoso ele ficou que deu uma crise e precisou tomar um xarope: "DESTREMIL"

  •     Professor, explore a bula do xarope Destremil, como fez com o manual do sticorelia, ou seja, reproduzindo um para cada aluno ou ampliando.   

    Aspectos importantes para explorar:

  •     Estrutura do texto: como ele está organizado.
  •     Função social: porque é importante lermos as bulas.
  •     Sistema de medidas utilizado na composição do remédio. (l, m, kg)

    Professor, leve os alunos a identificarem os traços de humor na bula, principalmente na SUPERDOSAGEM.  

“Em caso de superdosagem, recomenda-se que o paciente deixe de ser besta e nunca mais faça isto”.


Fonte: acervo da autora

  •     Na sequência da história Felpo, utiliza a fábula “O coelho e a tartaruga”, para falar de si para Charlô. Leia a fábula e desenvolva as atividades:   
  1. Quais as características do texto mostram que ele é uma fábula?

  2. O coelho zombava da tartaruga por que:
    a) (    ) Se considerava mais inteligente.
    b) (    ) Era desaforado.
    c) (    ) Tinha compaixão  pela tartaruga.
    d) (    ) Se considerava mais veloz que a tartaruga.

  3. Quais características (adjetivos) da tartaruga, Felpo pegou para si?

  4. A autora usa “aspas”, na fábula, com a finalidade de:
    a) (    ) Identificar pausa.
    b) (    ) Mostrar que é a fala do personagem.
    c) (    ) Demonstrar surpresa.
    d) (    ) Mostrar que é uma pergunta.

  5. Localize na fábula e transcreva na ordem alfabética, as palavras com: ch, lh, nh.

Uma história um pouco esquisita 

    Sob a emoção de um novo sentimento Felpo escreveu algo diferente do que costumava criar.   

    Professor, solicite que um aluno leia o conto de fada do Felpo e peça que os alunos identifiquem qual conto de fada ele se inspirou e solicite que descrevam os personagens. Proponha que os alunos elaborem um texto de opinião falando sobre a trama da história. Nele deve constar: o que acham que vai acontecer; a opinião deles a respeito da atitude da Charlô em questionar os poemas do Felpo e sugerir mudanças. Ainda poderá ser proposto aos alunos, que criem um final para história, depois continue a leitura.       

    Estas sugestões de atividades e processo de leitura são algumas das possibilidades, o livro é um ótimo portador de textos, por isto, continue a explorá-lo até o final da história com atividades de leitura e de escrita, resgatando os valores humanos. Leve seu aluno a repensar comportamentos e preconceitos, criando assim, leitores críticos. Eva Furnari, através desse livro, nos permite inúmeras possibilidades para explorarmos nossa criatividade, por isto, utilize este livro sem moderação, porque ele faz bem a educação.

Recursos Complementares
Avaliação

    Professor, durante a leitura e as atividades é possível perceber o nível de compreensão da história e assimilação do aluno dentro das propostas. As capacidades de inferir sentido; identificar informações implícitas e explícitas; identificar a tese do texto, o locutor e interlocutor; podem ser analisadas a partir das atividades propostas. A habilidade escrita é trabalhada e avaliada via produção de texto. Considerando a riqueza de recursos que o livro oferece, fica a critério da criatividade e necessidade do professor criar novas propostas de atividades e avaliações.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 1/6 - 16,67%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Michelle Gonçalves do Nascimento Faria, Escola Pinheiro e Ceu Três Lagos , São Paulo - dijo:
    michelle.gnfaria@gmail.com

    08/04/2013

    Cinco estrelas

    É simplesmente maravilhoso esse planejamento! Como é bom contar com a tecnologia para ampliar nossos conhecimentos com a ajuda de pessoas tão generosas que multiplicam o conhecimento que possuem. Parabenizo grandemente essa iniciativa. Li o livro varias vezes e desenvolvi planos de aula com ele, mas não tive essas ideias tão enriquecedoras e inovadoras, que valorizam o modo de pensar dos alunos. Novamente parabéns!


  • Vilma Lenir Calixto, Secretaria Estadual da Educação , Paraná - dijo:
    vicalix2@uol.com.br

    24/09/2012

    Cinco estrelas

    Material muito bom!!!Muito obrigada!!!


  • margarete, Soc. Educ> Paulo Freire , Piauí - dijo:
    margarete_soares123@hotmail.com

    02/08/2012

    Cinco estrelas

    Excelente atividade , me ajudou bastante.


  • Rita de Cássia dos Santos Andrade, Colégio cesil , Minas Gerais - dijo:
    rdc_fernandes@hotmail.com.br

    03/07/2011

    Cinco estrelas

    Denise, parabéns pela aula ficou excelente. Me ajudou muito. Obrigada.


  • vera lúcia da costa, municipal pública , Piauí - dijo:
    veralucinhacosta@hotmail.com

    12/04/2011

    Duas estrelas

    que maravilha de recursos para enriquecer minha aula, muito obrigada


  • Rosana, GEC Bolívar , Rio de Janeiro - dijo:
    nanasajes@terra.com.br

    25/02/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula! Extremamente didática...parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.