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AS CHUVAS FAZEM EMERGIR OS RIOS E OS LAGOS

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Regia Maria
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que a chuva ao cair no solo participa de um processo de interação e transformação de outros elementos da natureza.
  • Analisar situações que representem a velocidade da chuva ao chegar ao solo e o resultado do seu impacto em terras sem desmatamento e desmatadas;
  • Entender que a chuva ao cair no solo poluído, à água dissolve substâncias nocivas e as transportam em longas distâncias. 
Duração das atividades
3 Aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de chuva, rio e lago.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

 Leitura e discussão da relação entre a água da chuva, rios e lagos

  1º momento – Professor faça um diagnóstico do conhecimento inicial dos alunos sobre rios e lagos. Verifique o que sabem sobre água da chuva, rios e lagos; qual o sentido atribuído aos rios e lagos. Para esse diagnóstico os alunos escrevem cinco palavras que lhes vem à lembrança ao ler água da chuva, rio e lagos. Depois justificam porque indicaram tais palavras. Em seguida você analisa o nível de conhecimento dos alunos e planeja a aula com objetivo de ajudá-los a ampliar os seus conhecimentos.

2º momento – Busque imagens que demonstrem a relação entre a chuva, os rios e lagos mediante o ciclo da água na terra e solicite que os alunos façam uma leitura dessas imagens. Oriente os alunos a elaborar uma ficha de leitura para organizar informações sobre essa relação. Na ficha, podem aparecer os seguintes elementos: Qual o destino da água da chuva ao cair no solo? Qual a origem dos rios e lagos? Elabore a definição de rio e de lago. E em duplas os alunos observam as imagens e fazem as primeiras anotações, um  conversando com o outro, dizendo o que percebe, no momento que um fala o outro escreve, de modo que os dois falem e escrevam. Para tal exercício, sugerimos as imagens abaixo:  

Imagem 1  -   http://www.mundovestibular.com.br/materias/img/eco6.gif  

 Imagem 2  -  http://2.bp.blogspot.com/_wXnFlO20CSU/SEOt44GJtFI/AAAAAAAAAr4/Uc1xRWiKx40/s400/ciclo+da+agua.jpg 

Imagem 3      http://cienciasressucat.files.wordpress.com/2010/04/evap_2010.jpg 

3º momento - Professor recorra a um livro didático que aborde a relação entre a chuva, os rios e lagos. Oriente os alunos a fazer uma nova elaboração da ficha de leitura para reorganizar as informações sobre essa relação.  A atividade  nesse momento será realizada com o texto escrito, sem apoio de imagens. Na ficha, aparecem os mesmos elementos: Qual o destino da água da chuva ao cair no solo? Qual a origem dos rios e lagos? Elabore a definição de rio e de lago. Esse trabalho deve ser desenvolvido em dupla. Quando os alunos fizerem a primeira leitura e as primeiras anotações, você entrega um novo texto para uma nova leitura e ampliação das questões iniciais.

Texto 1 - Rio - Wikipédia, a enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio 

Texto 2 – Hidrografia, oceanos, mares, rios, lagos, lagoas e lagunas. Ronaldo Decicino.   

http://educacao.uol.com.br/geografia/oceanos-mares.jhtm  

  4º momento - Professor traga para sala de aula uma cartolina para sistematizar a busca dos alunos, em uma grande roda, você possibilita o trabalho da dupla transformar-se em um trabalho coletivo de forma colaborativa. Nesse momento, realize uma elaboração conjunta, onde as informações comuns formam o corpo do texto sem se repetir, as informações diferentes fazem a composição em um ato de complemento.  Para isso você divide a cartolina de acordo com as questões de busca.

OBSERVAÇÃO: Na elaboração das definições, você pode dar a sua contribuição, ajudando a construir características que permita aos alunos a identificar em atividades posteriores, o que é um rio e o que é um lago e delimitar as características que sinalizam a diferença entre ambos.  

Atividade 2  

Observar fotos e analisar a importância da preservação da vegetação .    

 1º momento – Professor apresente casos de desmatamento e preservação das margens de dois rios, utilize como recurso duas fotos e solicite que os alunos  analisem uma a uma e observe se eles conseguem perceber que: na situação A, há desmatamento na margem do rio e transbordamento provocado pela água da chuva; na situação B, segunda foto, demonstra a preservação da vegetação.  Em momento posterior, procure estudar os efeitos da chuva em áreas desmatadas como: margem dos rios.

 Observação – Essa análise inicial deve ser feita em duplas, com os alunos dialogando sobre cada situação e o professor dando apoio, questionando, orientando a escrita inicial. Verifique o que os alunos conseguem:

  • Perceber e dizer sobre cada caso.
  • Explicar o que aconteceu na situação A;
  • Explicar a situação B;
  • Construir argumentos defendendo a preservação das margens dos rios;
  • Analisar a falta de proteção das margens dos rios.  

Situação A  http://blog.educacional.com.br/blog_geografia/files/2010/06/antonio-cruz-abr.jpg   

 Situação B - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rio_Paraibuna_Paulista.jpg   

2º momento -  Professor escolha um texto para ser lido pelos alunos, um modo deles compreenderem a importância da preservação das matas ciliares nas margens dos rios. A partir do texto  eles fazem elaborações de argumentos, fundamentam suas análises e fazem suas explicações. Se necessário, procure outras leituras para ajudar na elaboração dos alunos. Os textos podem ser do livro didático, de revistas ou internet.  Ajude aos seus alunos a aprofundar a análise, coordene a leitura deles em duplas para que apresentem um novo olhar sobre as suas análises iniciais. Nesse momento, você coordena a atividade de leitura e os ensina a voltar a ler e refazer a análise anterior, com apoio do texto lido.  Os textos ficam a sua escolha, seja do livro didático, de outros materiais ou textos recomendados por nós.  Veja os seguintes links:

Textos     

 http://ga.water.usgs.gov/edu/watercycleportuguese.html

http://www.brazil.ru/pt/nature/water  

3º momento -   Ao final da aula os alunos devem participar de um debate, evidenciado todo o trabalho de análise que eles desenvolveram sobre as fotos e sobre os textos lidos.

Atividade 3

Observar uma foto  de  uma situação real com o ambiente sujo de lixo e tecer algumas considerações.

1º momento – Professor solicite que seus alunos façam uma leitura critica da imagem apresentada, falem sobre a interação desse material com a água da chuva e com o solo, que conseqüências pode trazer à saúde humana e ao meio ambiente; o que fazer pra evitar esse tipo de prática? Que providência os órgãos públicos devem tomar? Que atitude cada cidadão deve formar pra evitar que isso aconteça?  

http://1.bp.blogspot.com/_IaykGcDcivc/S87fI7gtolI/AAAAAAAAAqs/9dAF-06YipE/s1600/Vaticano.JPG 

2º momento – finalize a aula  retomando alguns aspectos da preservação da água no ambiente, você pode assistir aos vídeos que estão no Link abaixo e estabelecer uma discussão com seus alunos sobre o conteúdo dos vídeos que vocês assistiram.

http://dmriocultural.ning.com/profiles/blogs/o-ciclo-hidrologico-e-sua  

 3º momento – Professor oriente os seus alunos a fazer uma campanha da preservação da água e do ambiente para que no momento da interação da água da chuva com o solo a saúde humana esteja preservada. Você pode sugerir essa campanha em diferentes etapas, os alunos podem fazer panfletos, teatro de bonecos,  coral, dentre outras sugestões dos próprios alunos.  

Recursos Complementares

Links que podem ajudar ao professor na organização do conhecimento.

  

  http://www.alunosonline.com.br/geografia/o-que-sao-rios-lagos/ 

Avaliação

Avaliar se os alunos no final da aula desenvolveram atividades demonstrando que:

  • Compreenderam que a chuva ao cair no solo participa de um processo de interação e transformação de outros elementos da natureza.
  • Analisaram situações que representem a velocidade da chuva ao chegar ao solo e o resultado do seu impacto em terras sem desmatamento e desmatadas;
  • Entenderam que a chuva ao cair no solo poluído, à água dissolve substâncias nocivas e as transportam em longas distâncias. 
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