07/12/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Domínio dos conceitos de chuva, rio e lago.
Atividade 1
Leitura e discussão da relação entre a água da chuva, rios e lagos
1º momento – Professor faça um diagnóstico do conhecimento inicial dos alunos sobre rios e lagos. Verifique o que sabem sobre água da chuva, rios e lagos; qual o sentido atribuído aos rios e lagos. Para esse diagnóstico os alunos escrevem cinco palavras que lhes vem à lembrança ao ler água da chuva, rio e lagos. Depois justificam porque indicaram tais palavras. Em seguida você analisa o nível de conhecimento dos alunos e planeja a aula com objetivo de ajudá-los a ampliar os seus conhecimentos.
2º momento – Busque imagens que demonstrem a relação entre a chuva, os rios e lagos mediante o ciclo da água na terra e solicite que os alunos façam uma leitura dessas imagens. Oriente os alunos a elaborar uma ficha de leitura para organizar informações sobre essa relação. Na ficha, podem aparecer os seguintes elementos: Qual o destino da água da chuva ao cair no solo? Qual a origem dos rios e lagos? Elabore a definição de rio e de lago. E em duplas os alunos observam as imagens e fazem as primeiras anotações, um conversando com o outro, dizendo o que percebe, no momento que um fala o outro escreve, de modo que os dois falem e escrevam. Para tal exercício, sugerimos as imagens abaixo:
Imagem 1 - http://www.mundovestibular.com.br/materias/img/eco6.gif
Imagem 2 - http://2.bp.blogspot.com/_wXnFlO20CSU/SEOt44GJtFI/AAAAAAAAAr4/Uc1xRWiKx40/s400/ciclo+da+agua.jpg
Imagem 3 http://cienciasressucat.files.wordpress.com/2010/04/evap_2010.jpg
3º momento - Professor recorra a um livro didático que aborde a relação entre a chuva, os rios e lagos. Oriente os alunos a fazer uma nova elaboração da ficha de leitura para reorganizar as informações sobre essa relação. A atividade nesse momento será realizada com o texto escrito, sem apoio de imagens. Na ficha, aparecem os mesmos elementos: Qual o destino da água da chuva ao cair no solo? Qual a origem dos rios e lagos? Elabore a definição de rio e de lago. Esse trabalho deve ser desenvolvido em dupla. Quando os alunos fizerem a primeira leitura e as primeiras anotações, você entrega um novo texto para uma nova leitura e ampliação das questões iniciais.
Texto 1 - Rio - Wikipédia, a enciclopédia livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio
Texto 2 – Hidrografia, oceanos, mares, rios, lagos, lagoas e lagunas. Ronaldo Decicino.
http://educacao.uol.com.br/geografia/oceanos-mares.jhtm
4º momento - Professor traga para sala de aula uma cartolina para sistematizar a busca dos alunos, em uma grande roda, você possibilita o trabalho da dupla transformar-se em um trabalho coletivo de forma colaborativa. Nesse momento, realize uma elaboração conjunta, onde as informações comuns formam o corpo do texto sem se repetir, as informações diferentes fazem a composição em um ato de complemento. Para isso você divide a cartolina de acordo com as questões de busca.
OBSERVAÇÃO: Na elaboração das definições, você pode dar a sua contribuição, ajudando a construir características que permita aos alunos a identificar em atividades posteriores, o que é um rio e o que é um lago e delimitar as características que sinalizam a diferença entre ambos.
Atividade 2
Observar fotos e analisar a importância da preservação da vegetação .
1º momento – Professor apresente casos de desmatamento e preservação das margens de dois rios, utilize como recurso duas fotos e solicite que os alunos analisem uma a uma e observe se eles conseguem perceber que: na situação A, há desmatamento na margem do rio e transbordamento provocado pela água da chuva; na situação B, segunda foto, demonstra a preservação da vegetação. Em momento posterior, procure estudar os efeitos da chuva em áreas desmatadas como: margem dos rios.
Observação – Essa análise inicial deve ser feita em duplas, com os alunos dialogando sobre cada situação e o professor dando apoio, questionando, orientando a escrita inicial. Verifique o que os alunos conseguem:
Situação A http://blog.educacional.com.br/blog_geografia/files/2010/06/antonio-cruz-abr.jpg
Situação B - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rio_Paraibuna_Paulista.jpg
2º momento - Professor escolha um texto para ser lido pelos alunos, um modo deles compreenderem a importância da preservação das matas ciliares nas margens dos rios. A partir do texto eles fazem elaborações de argumentos, fundamentam suas análises e fazem suas explicações. Se necessário, procure outras leituras para ajudar na elaboração dos alunos. Os textos podem ser do livro didático, de revistas ou internet. Ajude aos seus alunos a aprofundar a análise, coordene a leitura deles em duplas para que apresentem um novo olhar sobre as suas análises iniciais. Nesse momento, você coordena a atividade de leitura e os ensina a voltar a ler e refazer a análise anterior, com apoio do texto lido. Os textos ficam a sua escolha, seja do livro didático, de outros materiais ou textos recomendados por nós. Veja os seguintes links:
Textos
http://ga.water.usgs.gov/edu/watercycleportuguese.html
http://www.brazil.ru/pt/nature/water
3º momento - Ao final da aula os alunos devem participar de um debate, evidenciado todo o trabalho de análise que eles desenvolveram sobre as fotos e sobre os textos lidos.
Atividade 3
Observar uma foto de uma situação real com o ambiente sujo de lixo e tecer algumas considerações.
1º momento – Professor solicite que seus alunos façam uma leitura critica da imagem apresentada, falem sobre a interação desse material com a água da chuva e com o solo, que conseqüências pode trazer à saúde humana e ao meio ambiente; o que fazer pra evitar esse tipo de prática? Que providência os órgãos públicos devem tomar? Que atitude cada cidadão deve formar pra evitar que isso aconteça?
http://1.bp.blogspot.com/_IaykGcDcivc/S87fI7gtolI/AAAAAAAAAqs/9dAF-06YipE/s1600/Vaticano.JPG
2º momento – finalize a aula retomando alguns aspectos da preservação da água no ambiente, você pode assistir aos vídeos que estão no Link abaixo e estabelecer uma discussão com seus alunos sobre o conteúdo dos vídeos que vocês assistiram.
http://dmriocultural.ning.com/profiles/blogs/o-ciclo-hidrologico-e-sua
3º momento – Professor oriente os seus alunos a fazer uma campanha da preservação da água e do ambiente para que no momento da interação da água da chuva com o solo a saúde humana esteja preservada. Você pode sugerir essa campanha em diferentes etapas, os alunos podem fazer panfletos, teatro de bonecos, coral, dentre outras sugestões dos próprios alunos.
Links que podem ajudar ao professor na organização do conhecimento.
http://www.alunosonline.com.br/geografia/o-que-sao-rios-lagos/
Avaliar se os alunos no final da aula desenvolveram atividades demonstrando que:
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