Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Esportes Radicais ou de aventura na Natureza

 

26/11/2010

Autor y Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Estudo da natureza e sua importância para o homem
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar diferentes práticas e modalidades de esportes radicais praticados na natureza

Identificar possíveis riscos para o meio ambiente de práticas de esportes radicais na natureza mal planejados.

Compreender a importância da preservação das áreas naturais durante a prática dos esportes radicais.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1- Os alunos devem conhecer os elementos caracterizadores das práticas esportivas:

a- regras formais universalizadas;

b- padronização dos materiais utilizados na prática;

c- espaço físico formal onde se desenvolve a prática;

d- ação competitiva entre dois ou mais grupos/ indivíduos

2- Os alunos devem conhecer a diferença entre esportes tradicionais e esporte radical ou de aventura.

Estratégias e recursos da aula

É crescente a busca pelos esportes radicais ou de aventura em ambientes naturais ou urbanos como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques e florestas a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos e a própria motivação são outros.

Esse plano de aula pretende apresentar esportes radicais praticados na natureza. O objetivo desse plano é debater de forma mais ampla a importância da preservação das áreas verdes e como diminuir os impactos no meio ambiente ao realizar eventos e práticas esportivas nessas áreas de conservação.   

Atividade 1:

Caro professor, a primeira atividade deverá ser realizada no laboratório de informática da escola ou em uma sala que possua equipamento audiovisual. Inicialmente peça para os alunos observarem atentamente ambos os vídeos que serão apresentados.

http://www.youtube.com/watch?v=LnRft_PEqNs

Esporte e lazer [Esporte na escola] 

 (Esse vídeo é grande. Selecione trechos que mostrem a prática de esportes tradicionais – futebol, vôlei, basquete, etc).  

Coloque duas questões centrais previamente a primeira sessão:

1- O que há de comum nas atividades apresentadas?

2- Quais as diferenças observadas? Indique pelo menos 2 fatores.

Após a primeira sessão reforce as perguntas e inicie um rápido debate com a turma. É fundamental que eles sejam capazes de fazer a distinção entre esportes tradicionais (vôlei, futebol, judô, tênis, basquete, etc.) e os esportes radicais ou de aventura (escalada, MotoCross, surf, skate, etc.) Terminado esse primeiro momento o professor irá propor a construção de duas novas categorias, dessa vez dividindo as os esportes radicais entre aqueles praticados nos meios urbanos (por exemplo, skate) e os praticados na natureza (por exemplo, trekking).

Repare que algumas modalidades (por exemplo, a escala) podem ser realizadas na natureza (escalada em rocha) ou nos meios urbanos (escalada em indoor em muro artificial). Por tanto, em alguns casos, não é a atividade corporal em si que determina se é no meio natural ou urbano, mas sim a opção feita ou as opções oferecidas aos praticantes.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/escalada/escalada-2.php        http://www.tendenciaoutdoor.com/professores.htm  

Atividade 2:

Divida a turma em grupos de cinco alunos. Cada grupo deverá listar todos os esportes de aventura que conhecem praticados na natureza. Tempo estimado cinco minutos.

Dica: Professor, em outra aula explore a partir da mesma dinâmica os esportes de aventura praticados nos grandes meios urbanos.

Terminada a tarefa entre os alunos do grupo e momento de dividir os conhecimentos. Cada grupo irá ler em voz alta as modalidades listadas. Eventuais dúvidas sobre a pertinência ou não de uma determinada modalidade deverão ser debatidas por todos. Caberá ao professor elaborar uma grande lista no quadro negro com todas as respostas dos alunos. Ao final, teremos uma lista de todas as modalidades conhecidas pelos alunos. Caso o professor julgue necessário poderá incrementar a lista de atividades fornecida pela turma.

Pergunte para todos os participantes se conhecem o funcionamento das modalidades listadas. Organize um debate entre os alunos, de forma que todos possam dominar conceitos básicos das modalidades listadas:

1- principais regras,

2- equipamentos,

3- objetivos da modalidade,

4- local que se desenvolve.   

Atividade 3: 

Esse momento é importante para os propósitos de refletir sobre a prática de esportes na natureza e os possíveis impactos dessas práticas nessas áreas de preservação. A intenção aqui não é proibir a prática das modalidades, mas sim atentar para dois pontos:

1- a relevância do debate sobre educação ambiental na escola;

2- a importância da adequação das práticas esportivas na natureza objetivando minimizar os impactos. Aqui a questão é: como praticar esportes sem causar impactos negativos ao meio ambiente? Como tornar sustentável a prática de esportes de aventura nesses locais?

Para isso o professor irá disponibilizar um novo vídeo que servirá como ponto de partida para o posterior debate.

Educação física e educação ambiental [Esporte na escola] 

Ao final do vídeo, coloque algumas questões iniciais para o debate:

1- Por que devemos nos preocupar com a preservação de áreas verdes e preservadas em nossas cidades?

2- Quais os riscos envolvidos na degradação de tais ambientes?

3- Dê exemplos (no mínimo 3 casos) de duas situações danosas para o meio ambiente que as práticas de esportes de aventura na natureza podem causar, caso sejam mal administradas.

4- Dê exemplos (no mínimo 2 casos) de ações bem planejadas de esportes de aventura praticadas na natureza que minimizam os impactos no meio ambiente e tornam a prática sustentável.   

Atividade 4:

Caro professor, como proposta final, a partir das discussões realizadas em sala, sugira aos alunos que escolham um local próximo a escola para uma caminhada/corrida ecológica.

OBSERVAÇÃO: Essa iniciativa é incentivada por um dos entrevistados no vídeo observado na atividade 3 – o velejador Lars Grael.

O local deverá ser mapeado previamente pelo professor para diagnosticar possíveis riscos para os alunos. A intenção da caminhada/corrida será, além da prática de atividade física, a conscientização da premência de conservação de praças/parques e áreas verdes. Ao longo da caminhada/corrida o professor poderá propor a redação de um relatório com indicações precisas de locais que necessitam de melhor conservação.

Dica: Um desdobramento possível é a limpeza de tais locais pela comunidade escolar. Como podemos observar há inúmeras possibilidades de intervenção da comunidade escolar nos projetos de educação ambiental dialogando diretamente com a educação física.  

Esse projeto exige coordenação entre o professor e a turma e demandará ao menos 2 aulas para sua concretização. Indico a observação de outras propostas que poderão auxiliar na construção desse projeto que une pratica de atividade física e educação ambiental.

Mapeando o entorno da escola: um projeto de lazer para a comunidade escolar (Aula 1)   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13732   

Mapeando o entorno da escola: um projeto de lazer para a comunidade escolar (Aula 2)   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13735   

Mapeando o entorno da escola: um projeto de lazer para a comunidade escolar (Aula 3)   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15383   

Mapeando o entorno da escola: um projeto de lazer para a comunidade escolar (Aula 4)   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16049 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Esporte e lazer [Esporte na escola] Vídeo
Educação física e educação ambiental [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

1- Atividades físicas de aventura na natureza (AFAN) e academias de ginástica: motivos de aderência e benefícios advindos da prática.

http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/4917/5586  

2- Bahia, M. C.; Sampaio, T. M. V. Lazer – Meio Ambiente: em busca das atitudes vivenciadas nos esportes de aventura. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 28, n. 3, p. 173-190.

http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=30&path[]=37  

3- Le Breton, D. Aqueles que vão para o mar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 28, n. 3, p. 9-20.

http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=20&path[]=26  

4- Atividades de aventura na natureza: investindo na qualidade de vida.

http://www.efdeportes.com/efd58/avent.htm 

Avaliação

Ao final da aula, o professor irá reunir a turma para retomar os principais pontos debatidos na aula.

1- Destaque dois esportes radicais ou de aventura praticados no meio urbano e na natureza.

2- Indique ao menos duas diferenças entre os esportes tradicionais e os esportes radicais ou de aventura.

3- A partir dos debates realizados na atividade três responda. Os adeptos dos esporte na natureza sempre degradam o meio ambiente ao praticarem suas modalidades? Indique duas ações que podem ajudar a diminuir os impactos ambientais durante a prática dessas modalidades.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ANGÉLICA, IFCE , Ceará - dijo:
    angelsceu@yahoo.com.br

    11/09/2014

    Cinco estrelas

    aula muito boa mesmo


  • Marcia Dornelles, URCAMP , Rio Grande do Sul - dijo:
    marciadalegrete@hotmail.com

    15/05/2014

    Cinco estrelas

    Excelente.


  • jessica, de professores , Rio Grande do Sul - dijo:
    jehmytysa@hotmail.com

    17/06/2011

    Cinco estrelas

    show de bola adorei essa pagina so gostaria de saber quais são as atividades espesificas que são praticadas.


  • alison, EEFM ministro jarbas passarinho , Ceará - dijo:
    alison-cristo112@hotmail.com

    08/12/2010

    Cinco estrelas

    essa aula é exelente porque? porque ela relata os esportes da e na natureza bem especificados e é muito importante para trabalhos de escola muitas outras cousas!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.