Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A estatística dos acidentes

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Estatística, probabilidade e combinatória
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender, pela leitura e análise de dados, as possibilidades de ocorrerem acidentes de trânsito.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noção do conceito de probabilidade.

Estratégias e recursos da aula

Olá!

Para realizar esta aula você precisará:

  • Prever o uso do laboratório de informática, com acesso a internet.
  • Solicitar que os alunos tragam notícias de revistas e jornais sobre o tema.
  • Convidar um professor de língua inglesa para auxiliar na leitura dos dados referentes a acidentes aéreos.

Momento 01 - 1 aula - Laboratório de informática

Professor,

  1. Inicie a aula questionando aos alunos se sofreram ou conhecem pessoas que sofreram acidente de trânsito. No quadro de giz anote as causas destes acidentes e estabeleça uma tabela para análise dos principais motivos que levaram ao acidente. Após esta ação cruze com os dados disponíveis em: < http://www.dirigindoseguro.com.br/?p=8 >, curiosidades e estatísticas sobre acidentes de trânsito. Muitos dos dados apresentados batem com a pesquisa realizada pela empresa Opinion Research Corporation International? Por que?
  2. Uma outra forma de iniciar esta aula seria solicitar aos alunos que façam levantamento de notícias em revistas e jornais, sobre o tema: acidentes de trânsito. A partir desses dados trazidos à sala de aula solicite que façam o cruzamento das informações.

Atividade 01 -

No laboratório de informática explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso do recursos disponíveis bem como os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?

No site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, disponível em:< http://www.dnit.gov.br/menu/rodovias/estat_acid > há dados que serão utilizados nesta aula. Os dados que utilizaremos são referentes ao ano de 2008, mas professor, sinta-se livre para utilizar dados de qualquer ano, pois as questões propostas podem ser realizados com qualquer um dos dados apresentados no site referente ao Número de acidentes por dia da semana.

Vamos lá!

Solicite aos alunos que em equipe:

  1. acessem a página do DNIT, disponível em:< http://www.dnit.gov.br/menu/rodovias/estat_acid

  2. na área inferior da página, acessem o Quadro 0103 - NÚMERO DE ACIDENTES POR DIA DA SEMANA, referente ao ano de 2008.

  3. escolham o estado que moram.

  4. organizem em ordem decrescente o número de acidentes por mês, considerando os totais apresentados. Quais meses houve maior número de acidentes? Qual seria o motivo?

  5. considerando os 12 meses, qual a probabilidade de ocorrer um acidente de trânsito no dia dos namorados? E no carnaval? E no natal?

  6. com base nos meses de aniversário de cada elemento da equipe, calculem o dia da semana que ocorreu mais acidentes em cada mês. Qual seria o motivo?

  7. considerando os totais, organizem em ordem decrescente o número de acidentes por dia da semana. Quais os três dias da semana em que houve maior número de acidentes? Qual seria o motivo?

  8. verifiquem em um outro estado se o dado encontrado no item 5 é semelhante. Os motivos apresentados anteriormente valem apenas para este estado? Por que?

  9. verifiquem em outros dois estados se o dado encontrado no item 6 é semelhante. Os motivos apresentados anteriormente valem apenas para este estado? Por que?

  10. verifiquem em outros três se o dado encontrado no item 7 é semelhante. Os motivos apresentados anteriormente valem apenas para este estado? Por que?

  11. a partir do total de acidentes no ano de 2008, calculem e apresentem para a turma:

  • a probabilidade de ocorrer um acidente de trânsito em uma sexta-feira. E numa terça? E num sábado?

  • a probabilidade de ocorrer um acidente no mês de seu aniversário. E em julho?

Atividade 02 -

Ainda no laboratório de informática, solicite aos alunos que realizem as atividades disponíveis no recurso a seguir.

Trânsito legal

undefined

Disponível em: http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/jogos/jogo_transito_legal/transito_legal.swf

Este recurso simula o trânsito de uma pequena cidade. Os alunos deverão colocar as 10 placas de trânsito disponíveis no jogo nos locais mais adequados da cidade.

Momento 02 -  1 aula - Sala de aula

Atividade 01 -

Professor!

A partir dos dados coletados na atividade 01 e das discussões estabelecidas no início desta aula, ainda em equipe, solicite aos alunos, que apresentem propostas para evitar acidentes de trânsito. Estas propostas deverão contemplar os períodos/datas em que os alunos verificaram que ocorrem maior acidentes de trânsito, no momento 01 dessa aula.

Atividade 02 -

Solicite aos alunos que analisem e produzam no minimo 3 atividades, semelhantes a realizadas nas atividades 01 e 02, sobre os acidentes aéreos com base nos dados disponíveis em: Veja estatísticas de acidentes aéreos no mundo, disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1181784-5602,00-VEJA+ESTATISTICAS+DE+ACIDENTES+AEREOS+NO+MUNDO.html ou dos levantamento de acidentes aéreos de 2005, disponível em: http://aviation-safety.net/pubs/asn/ASN%20Airliner%20Accident%20Statistics%202005.pdf . Para a realização desta última atividade poderá convidar um professor de língua inglesa já que as informações estão em inglês.

Momento 03 - 01 aula - sala de aula ou pátio

Professor,

Como atividade de fechamento poderia propor que os alunos realizem uma palestra para ser apresentada a comunidade com base nos dados e informações estudados. Professores de outras disciplinas que tenham trabalhado com tema similar também poderão participar. Esta ação seria uma oportunidade para a comunidade conhecer estratégias para evitar acidentes de trânsito.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.