Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Leitura de letras de música e análise textual

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Compreender globalmente o texto lido.

·          Desenvolver fluência na leitura através de canções.

·         Buscar pistas textuais e intertextuais para compreensão do texto.

 ·         Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar em grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados. ·         Interpretar informações (explícitas e implícitas) e levantar hipóteses.

Duração das atividades
Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Estratégias e recursos da aula

“As atividades musicais realizadas na escola não visam a formação de músicos e, sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser.”

Trecho retirado do texto: A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL. Autores: Lígia K. M. Chiarelli e Sidirley de J. Barreto.

Disponível em: <http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm>.    

Atividade 1 – Interpretação de texto através da música

1)    Explique às crianças que as músicas trazem uma mensagem, uma ideia e, algumas vezes, podem até contar uma história.

 2)    Peça às crianças que deem exemplos de canções que conhecem e que contam uma história.   Apresente às crianças o vídeo da canção “A galinha Magricela”, disponível no link: <http://www.youtube.com/watch?v=k9pYyNVOfk0>.  

3) Depois, imprima uma cópia da música para cada criança ler e colar no caderno.

Disponível em: <  http://www.musicasinfantil.estrelar13.com/a_galinha_magricela.htm>. 

A Galinha Magricela

 Eu conheço uma galinha

A galinha da vizinha

Avezinha magricela e depenada

Quem tem pena da galinha

Avezinha depenada

A galinha magricela da vizinha?

Bota ovos pela sala

No banheiro e na cozinha

Ela bota, bota, bota

Sem parar

A galinha magricela

Bota ovos sem parar

A galinha magricela

É magrela de botar

A galinha magricela

E bota um e bota dois e bota três

A galinha magricela

Vira cambota e bota quatro de uma vez

A galinha magricela

E bota dez e bota cem e bota mil

A galinha magricela

Bota ovo bota banca

De mais bela do Brasil

3)    Ajude as crianças a interpretar a canção.

 4)    Faça observações quanto ao aspecto descritivo que a canção faz da personagem.

Atividade 2 - Trabalhando a intertextualidade

“A intertextualidade pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica a identificação / o reconhecimento de remissões a obras ou a textos / trechos mais, ou menos conhecidos, além de exigir do interlocutor a capacidade de interpretar a função daquela citação ou alusão em questão.”

Trecho retirado do texto: ”Intertextualidade”. Autora:Maria Christina de Motta Maia.

Fonte: http://acd.ufrj.br/~pead/tema02/intertextualidade2.htm  

  • Informe às crianças que algumas vezes podemos encontrar canções em versões diferentes como, por exemplo, a canção “Atirei o pau no gato”. Peça às crianças que cantem a versão que conhecem da canção.         
  • Faça a brincadeira de roda “Atirei o pau no gato” com as crianças.         
  • Apresente o vídeo “Não atire o pau no gato” <http://www.youtube.com/watch?v=V_ggAemI3pA>.          
  • Depois de assistir ao vídeo, peça às crianças que comparem a letra da canção com o vídeo e apontem as diferenças na letra da música.          
  • Solicite às crianças que comentem cada trecho da música, expondo a interpretação que fizeram.

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

1- REGISTRE A IDEIA PRINCIPAL DE CADA CANÇÃO NO QUADRO ABAIXO: 

2 – AGORA, FAÇA UM DESENHO DO QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO EM CADA CANÇÃO.

Atividade 3 - Produção Textual

Caso as crianças ainda não conheçam, leia para a turma a história de Rapunzel. Se não tiver o livro disponível na biblioteca, pode ser lida a história do site: http://www.contandohistoria.com/rapunzel.htm 

Depois apresente às crianças o vídeo Zuzubalândia - adaptação de Rapunzel http://www.youtube.com/watch?v=f_WafAJtqUI 

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

DEPOIS DE ASSISTIR AO VÍDEO APRESENTADO PELA PROFESSORA, ESCREVA UMA VERSÃO DA HISTÓRIA DE RAPUNZEL MUDANDO OS PERSONAGENS PARA OS COLEGAS DA SALA. USE A CRIATIVIDADE E REVISE O TEXTO ANTES DE ENTREGAR A SUA PROFESSORA.

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

*Professor (a)  incentive a criança a revisar a própria escrita. Depois faça a correção do texto e monte um painel com a redação das crianças.

Boa aula!

Recursos Complementares

Proponho a leitura do livro: Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. Autora: Teca Alencar de Brito. Ed. Peirópolis.

 Para aprofundar o tema Intertextualidade sugiro o texto: ”Intertextualidade”. Autora:Maria Christina de Motta Maia. Faculdade de Letras/UFRJ. Disponível em: http://acd.ufrj.br/~pead/tema02/intertextualidade2.htm   

Avaliação

Durante a realização das atividades, observe se a criança:

1) É capaz de identificar e expressar oralmente a ideia central do texto.

2) É capaz de associar elementos diversos, presentes no texto ou que se relacionem à sua vivência, para compreender informações não explicitadas no texto.

3) Consegue organizar as ideias e explicar com clareza o texto?

4) Busca informações no texto para responder às questões orais e escritas.    

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.