07/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
· Compreender globalmente o texto lido.
· Desenvolver fluência na leitura através de canções.
· Buscar pistas textuais e intertextuais para compreensão do texto.
· Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram conversar em grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados. · Interpretar informações (explícitas e implícitas) e levantar hipóteses.
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
“As atividades musicais realizadas na escola não visam a formação de músicos e, sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser.”
Trecho retirado do texto: A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL. Autores: Lígia K. M. Chiarelli e Sidirley de J. Barreto.
Disponível em: <http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm>.
Atividade 1 – Interpretação de texto através da música
1) Explique às crianças que as músicas trazem uma mensagem, uma ideia e, algumas vezes, podem até contar uma história.
2) Peça às crianças que deem exemplos de canções que conhecem e que contam uma história. Apresente às crianças o vídeo da canção “A galinha Magricela”, disponível no link: <http://www.youtube.com/watch?v=k9pYyNVOfk0>.
3) Depois, imprima uma cópia da música para cada criança ler e colar no caderno.
Disponível em: < http://www.musicasinfantil.estrelar13.com/a_galinha_magricela.htm>.
A Galinha Magricela
Eu conheço uma galinha
A galinha da vizinha
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha
Avezinha depenada
A galinha magricela da vizinha?
Bota ovos pela sala
No banheiro e na cozinha
Ela bota, bota, bota
Sem parar
A galinha magricela
Bota ovos sem parar
A galinha magricela
É magrela de botar
A galinha magricela
E bota um e bota dois e bota três
A galinha magricela
Vira cambota e bota quatro de uma vez
A galinha magricela
E bota dez e bota cem e bota mil
A galinha magricela
Bota ovo bota banca
De mais bela do Brasil
3) Ajude as crianças a interpretar a canção.
4) Faça observações quanto ao aspecto descritivo que a canção faz da personagem.
Atividade 2 - Trabalhando a intertextualidade
“A intertextualidade pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica a identificação / o reconhecimento de remissões a obras ou a textos / trechos mais, ou menos conhecidos, além de exigir do interlocutor a capacidade de interpretar a função daquela citação ou alusão em questão.”
Trecho retirado do texto: ”Intertextualidade”. Autora:Maria Christina de Motta Maia.
Fonte: http://acd.ufrj.br/~pead/tema02/intertextualidade2.htm
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1- REGISTRE A IDEIA PRINCIPAL DE CADA CANÇÃO NO QUADRO ABAIXO:
2 – AGORA, FAÇA UM DESENHO DO QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO EM CADA CANÇÃO.
Atividade 3 - Produção Textual
Caso as crianças ainda não conheçam, leia para a turma a história de Rapunzel. Se não tiver o livro disponível na biblioteca, pode ser lida a história do site: http://www.contandohistoria.com/rapunzel.htm
Depois apresente às crianças o vídeo Zuzubalândia - adaptação de Rapunzel http://www.youtube.com/watch?v=f_WafAJtqUI
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
DEPOIS DE ASSISTIR AO VÍDEO APRESENTADO PELA PROFESSORA, ESCREVA UMA VERSÃO DA HISTÓRIA DE RAPUNZEL MUDANDO OS PERSONAGENS PARA OS COLEGAS DA SALA. USE A CRIATIVIDADE E REVISE O TEXTO ANTES DE ENTREGAR A SUA PROFESSORA.
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________
*Professor (a) incentive a criança a revisar a própria escrita. Depois faça a correção do texto e monte um painel com a redação das crianças.
Proponho a leitura do livro: Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. Autora: Teca Alencar de Brito. Ed. Peirópolis.
Para aprofundar o tema Intertextualidade sugiro o texto: ”Intertextualidade”. Autora:Maria Christina de Motta Maia. Faculdade de Letras/UFRJ. Disponível em: http://acd.ufrj.br/~pead/tema02/intertextualidade2.htm
Durante a realização das atividades, observe se a criança:
1) É capaz de identificar e expressar oralmente a ideia central do texto.
2) É capaz de associar elementos diversos, presentes no texto ou que se relacionem à sua vivência, para compreender informações não explicitadas no texto.
3) Consegue organizar as ideias e explicar com clareza o texto?
4) Busca informações no texto para responder às questões orais e escritas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!