Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A dança como espetáculo

 

05/01/2011

Autor y Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer um espaço de realização de espetáculos
  • Apreciar um espetáculo de dança
  • Conhecer bailarinos como sujeitos – homens e mulheres - que dançam.
Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para melhor apropriação dos conteúdos abordados na aula, recomenda-se que as crianças saibam o que é dança e já tenham realizado vivências de dança.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Na roda, o professor encaminhará uma conversa sobre o ato de dançar e espaços onde se dança. O professor deverá chamar atenção para o fato de que se pode dançar em muitos lugares, mas há lugares específicos para uma platéia assistir a apresentações. A partir daí, o professor conversará sobre os espaços de realização de espetáculos e combinará uma visita da turma a um deles para assistir a um espetáculo de dança.

2° Momento: O professor deverá ter uma conversa prévia com as crianças para combinar as regras da aula passeio e também com a intenção de que atentem para alguns aspectos, tais como: como será que estarão vestidos? Será que os bailarinos são crianças? E a música? Como eles dançam? É importante lembrar que as construções infantis são fruto de processos cognitivos, afetivos, sociais, motores.

   

Apresentação da dança O lago dos cisnes. Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/_oRN0Sc5lclQ/SS1YL9n27PI/AAAAAAAAAEQ/TFbtQVMrnVE/s320/Lago+dos+Cisnes_jpg.jpg 

3° Momento  : Depois da apresentação, a turma organizada em roda deverá fazer uma apreciação do espetáculo, retomando as questões iniciais: Quem dançava? Onde a dança era realizada? Como dançavam? Como era o figurino? Como era o cenário? Por que dançavam? Como era a música? Como era a combinação da música e dos movimentos? A vivência deverá possibilitar às crianças a ampliação de seus repertórios e a relação do apreciado com suas experiências.    

4° Momento: Após a apreciação do espetáculo, as crianças poderão construir um texto coletivo com suas impressões do espetáculo. O texto deverá ser ilustrado com desenhos e/ou com fotos e fixado no mural da sala para ser lido e relido posteriormente.  

Recursos Complementares

Livro 

para consulta e aprofundamento:

FERRAZ, Heloisa; FUSARI, Maria F. de Resende. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993.

Avaliação

Esta aula deverá possibilitar ao professor avaliar os saberes das crianças em relação a um espaço de realização de espetáculos, como também reconhecer os bailarinos como sujeitos – homens e mulheres - que dançam, dando, ressignificado ao que é ser homem e mulher em nossa cultura.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria dos Santos lima, CEPEL , Mato Grosso - dijo:
    maryplmt@yahoo.com.br

    12/01/2011

    Cinco estrelas

    Achei a aula muito interessante, pois podemos utilizar a arte da dança em sala de aula de diversas maneiras.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.