Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


AS ÁGUAS AGEM SOBRE AS ROCHAS

 

19/11/2010

Autor y Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar figuras e fazer leituras do fenômeno infiltração nas rochas e no solo para entender a formação do lençol freático [1].  
  • Compreender que a água tem grande poder de erosão, que sua força é capaz de arrancar parte das rochas e porção do solo e levar tudo que encontra no seu curso.  
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que é rocha; coordenar trabalhos manuais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1   

Observar imagens e fazer uma leitura inicial da infiltração da água nas rochas  

1º momento -  Professor a partir das imagens abaixo desafie os seus alunos para que deduzam qual o caminho da água para chegar ao subterrâneo. Estabeleça um dialogo na aula de modo que eles façam a relação entre água e a rocha, encaminhe a conversa de modo  que, descubram que a rocha em interação com o calor e a água finda  rachando e criando fendas que dão passagem á água.

http://4.bp.blogspot.com/_HA9RDanJCK4/Rf0Y6szKIjI/AAAAAAAAAdQ/pMKjxNrPfeg/s400/algar1+mn.jpg   

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cavernas/imagens/cavernas-49.jpg  

2 º momento -  Professor leia com seus  alunos o texto abaixo indicado,  para aprofundar a atividade inicial. Faça uma leitura coletiva com pausas, discussões e atribuição de sentido as palavras novas.  

O caminho subterrâneo da água.  

http://www.meioambiente.pro.br/agua/guia/ocorrencia.htm   

 

Atividade 2   

Elaborar uma maquete como modelo explicativo da infiltração da água nas rochas.

  1º momento – professor traga para a sala de aula algumas fotos de Rochas, demonstrando rachaduras e a relação entre as rochas e a água, infiltração e passagem para formar lagoa subterrânea e o lençol freático. Discuta com os alunos e explique esse fenômeno.

http://nalga.files.wordpress.com/2009/12/imgp11542a1.jpg

 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/imagens/agua-40.jpg  

2º momento – Planeje com os alunos como fazer maquetes demonstrando as rochas, a infiltração da água e o lençol freático. Em seguida a turma organizada em pequenos grupos constrói as maquetes. Para isso precisa preparar papel machê, ter os recursos: folha de isopor,  tinta e pincel.       

3º momento – Os alunos a partir das suas construções realizam uma conferência para outras turmas e para pais visitantes do trabalho que eles produziram.    

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar os alunos a medida que o professor vai desenvolvendo a aula e no final da aula,  mediante a situação de conferência analisa-se os avanços mediante as explicações e argumentos a respeito do fenômeno infiltração nas rochas, um modo de verificar se eles entenderam a formação do lençol freático; se compreenderam que a água tem grande poder de erosão, que sua força é capaz de arrancar parte das rochas e porção do solo e levar tudo que encontra no seu curso.  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • anoniimo, Argentina - dijo:
    anonimo@hotmail.com

    22/03/2012

    Cinco estrelas

    legal, estou procurando para um trabalho muito obrigado exelente opiniao,frases.


  • bianca dos santos b, Outros Países - dijo:
    biancasantos123a@hotmail.com.br

    10/01/2012

    Cinco estrelas

    as imagens são muito bas conseguir entender melhor


  • celia, leitora curiosa , São Paulo - dijo:
    celicabrasil@gmail.com

    25/01/2011

    Cinco estrelas

    5 estrelas aprendi bastante sou leitora mas nao professora sou biomedica me interesso pela salvaçao do planeta entao estudo e passo adiante se for para ajudar outras pessoas a compreender dando mais importancia a certos cuidados e menos importancia a outros itens em relacao ao meio ambiente.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.