19/11/2010
Raimunda Porfirio ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Saber o que é rocha; coordenar trabalhos manuais.
Atividade 1
Observar imagens e fazer uma leitura inicial da infiltração da água nas rochas
1º momento - Professor a partir das imagens abaixo desafie os seus alunos para que deduzam qual o caminho da água para chegar ao subterrâneo. Estabeleça um dialogo na aula de modo que eles façam a relação entre água e a rocha, encaminhe a conversa de modo que, descubram que a rocha em interação com o calor e a água finda rachando e criando fendas que dão passagem á água.
http://4.bp.blogspot.com/_HA9RDanJCK4/Rf0Y6szKIjI/AAAAAAAAAdQ/pMKjxNrPfeg/s400/algar1+mn.jpg
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cavernas/imagens/cavernas-49.jpg
2 º momento - Professor leia com seus alunos o texto abaixo indicado, para aprofundar a atividade inicial. Faça uma leitura coletiva com pausas, discussões e atribuição de sentido as palavras novas.
O caminho subterrâneo da água.
http://www.meioambiente.pro.br/agua/guia/ocorrencia.htm
Atividade 2
Elaborar uma maquete como modelo explicativo da infiltração da água nas rochas.
1º momento – professor traga para a sala de aula algumas fotos de Rochas, demonstrando rachaduras e a relação entre as rochas e a água, infiltração e passagem para formar lagoa subterrânea e o lençol freático. Discuta com os alunos e explique esse fenômeno.
http://nalga.files.wordpress.com/2009/12/imgp11542a1.jpg
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/imagens/agua-40.jpg
2º momento – Planeje com os alunos como fazer maquetes demonstrando as rochas, a infiltração da água e o lençol freático. Em seguida a turma organizada em pequenos grupos constrói as maquetes. Para isso precisa preparar papel machê, ter os recursos: folha de isopor, tinta e pincel.
3º momento – Os alunos a partir das suas construções realizam uma conferência para outras turmas e para pais visitantes do trabalho que eles produziram.
Leitura e aprofundamento (professor)
http://geografandoainfinitude.blogspot.com/2010/03/o-relevo-carstico-ocorre.html
Avaliar os alunos a medida que o professor vai desenvolvendo a aula e no final da aula, mediante a situação de conferência analisa-se os avanços mediante as explicações e argumentos a respeito do fenômeno infiltração nas rochas, um modo de verificar se eles entenderam a formação do lençol freático; se compreenderam que a água tem grande poder de erosão, que sua força é capaz de arrancar parte das rochas e porção do solo e levar tudo que encontra no seu curso.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/03/2012
Cinco estrelaslegal, estou procurando para um trabalho muito obrigado exelente opiniao,frases.
10/01/2012
Cinco estrelasas imagens são muito bas conseguir entender melhor
25/01/2011
Cinco estrelas5 estrelas aprendi bastante sou leitora mas nao professora sou biomedica me interesso pela salvaçao do planeta entao estudo e passo adiante se for para ajudar outras pessoas a compreender dando mais importancia a certos cuidados e menos importancia a outros itens em relacao ao meio ambiente.