Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O uso de textos da mitologia grega como estratégia de se trabalhar a leitura.

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Desenvolver a fluência na leitura.
  •   Compreender globalmente o texto, relacionando informações.
  •   Conhecer textos da mitologia grega e interpretá-los.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos, podendo se prolongar, já que se trata de uma temática a ser trabalhada constantemente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ser capaz de ler e interpretar textos de médio porte. As atividades serão indicadas para crianças que estão concluindo o segundo ano escolar ou cursando o terceiro ano (I Ciclo de Formação Humana).  

Estratégias e recursos da aula

MITOLOGIA GREGA  

 A aula abordará mitos gregos, ou seja, histórias que foram criadas pelos gregos antigos. Estes viam, na criação dos mitos, uma forma de perpetuar e explicar as mais diversas situações, de ordem social, política, entre outras. Estas histórias são extremamente ricas quanto aos personagens que são marcados por heróis, deuses, centauros etc. Foi principalmente através da oralidade, que estes mitos se perpetuaram ao longo de toda história.  Sinta-se convidado a conhecer um pouco mais sobre mitologia grega no site  <http://amoraeducaoinfantil.blogspot.com/2010/02/mitologia-grega-caracteristicas-da.html>. (Acesso em: 06 de outubro de 2010).   

1 – Ideias principais de um texto  

 OBJETIVOS:

  Conhecer histórias da mitologia grega e aspectos relacionados à sua criação.

  Compreender globalmente o texto, relacionando informações.   

PROCEDIMENTOS:   

- Prepare uma cópia do texto abaixo para cada criança. Com o texto em mãos, solicite que façam uma leitura silenciosa.  

Grécia antiga - Mitologia  

Há muitos séculos antes de Cristo, na Grécia antiga, histórias fantásticas de deuses, heróis e monstros eram contadas para ajudar a população a entender a origem do mundo, os fenômenos da natureza, a vida, a morte e outros mistérios. Foi assim que surgiram os MITOS.

O mito da criação do Universo, por exemplo, conta que Urano (o Céu) e Geia (a Terra) se apaixonaram e, desse namoro, nasceram seres chamados TITÃS. Cronos, que comandava o tempo, era um deles. Como Urano era muito cruel, Geia pediu a Cronos que se vingasse dele. Cronos derrotou-o e Urano foi para o teto do mundo, onde está até hoje. No espaço entre o Céu e a Terra, brotaram as plantas e os animais e assim começou o Universo.

 Mas Cronos também se tornou malvado e até devorou os próprios filhos. Só um escapou: Zeus. Ele tomou o trono do pai, fez com que ele devolvesse seus irmãos e prendeu os titãs nas profundezas.

Disponível em: <http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/conhecimento/historia/conteudo_131700.shtml>. (Acesso em: 06 de outubro de 2010).

- Solicite que leiam o texto novamente. Desta vez, com apoio de uma régua, deverão sublinhar as partes do texto que considerarem mais importantes.  

Caso nunca tenha feito alguma atividade desse estilo, problematize antes com o seu grupo: ·       

  •   De que modo podemos definir ou compreender quais são as informações mais importantes de um texto? ·       
  •   O que é necessário para fazer uma leitura que facilite a compreensão das principais informações do texto?

É preciso que compreendam que, além de um ambiente adequado, concentração e boa postura no momento da leitura, sobretudo leitura com finalidade de estudo, deve-se buscar identificar e extrair as principais ideias do texto. Estas colaboram para um maior entendimento do leitor quanto ao assunto e a abordagem dada a este no texto em questão. Uma das estratégias possíveis para esta captação é sublinhar as principais informações do texto. 

Com o texto lido e as partes principais já identificadas individualmente, o professor deve ler em voz alta para que os alunos acompanhem.

Em seguida, apresente questionamentos como: ·         

Qual é o assunto principal deste texto? ·         

Observando as partes sublinhadas, o que aprendemos sobre a Grécia Antiga e mitologia? ·         

Alguém tem mais alguma contribuição sobre este assunto para apresentar? ·         

A partir deste texto, conseguiríamos listar algo mais sobre mitologia grega, que gostaríamos de aprender? Ou seria necessário conhecer mais sobre o que é mitologia grega, para então definirmos melhor o que podemos e gostaríamos de aprender?

- Oriente um Para Casa com as seguintes demandas:

  • Pesquise, utilizando diversas fontes, informações e curiosidades que poderão nos ajudar a conhecer um pouco mais sobre mitologia grega. Trabalhe as informações que encontrar e traga para mostrar e/ou apresentar aos colegas de classe. ·        
  •  A partir das informações adquiridas com a leitura do texto “Grécia Antiga-Mitologia”, produza um texto de sua autoria. Ilustre-o para expor em nosso mural.

- Organize um momento para que as informações e materiais trazidos possam ser socializados. Isso pode acontecer em uma roda de conversa juntamente a uma exposição do material, de modo que as crianças possam manuseá-lo. Caso não haja livro, filmes, entre outros, explore os resultados das pesquisas na roda de conversa.

Dica: Sempre que propomos uma atividade de pesquisa, é importante que o professor também a faça para que possa suprir ou mesmo complementar qualquer “falta” que possa haver, no resultado apresentado pelos alunos. Sugiro a leitura de um texto disponível em <http://www.smartkids.com.br/especiais/mitologia-grega.html>. (Acesso em 06 de outubro de 2010). Apresente-o aos seus alunos. Neste site, há também alguns passatempos com a temática trabalhada.

 2 – Interpretação de texto 

OBJETIVO:

Ler e interpretar o texto lido, relacionando informações do próprio texto e de outras leituras realizadas sobre o tema. Ampliar as informações sobre a mitologia grega.   

PROCEDIMENTOS:  

 - Prepare uma cópia do texto seguindo as orientações sugeridas na atividade anterior.

  • leitura individual silenciosa;
  •  leitura com marcação das principais informações;
  •  leitura do professor em voz alta, acompanhada pelos alunos.   

O diferencial será o fato de este texto ter mais informações. As crianças realizarão  uma atividade de interpretação escrita individual, seguindo as questões que serão indicadas mais adiante. A realização desta atividade se dará de forma autônoma, ou seja, antes de uma conversa com a turma sobre as informações do texto. Assim, o professor poderá avaliar o desempenho de cada aluno quanto às informações apresentadas.  

Verifique a seguir a atividade:

  Mitologia Grega: Um Mundo de Deuses e Heróis. 

 Todos os lugares do mundo têm suas lendas. Mas as da Grécia são especiais. Nos quatro cantos do planeta, não há quem nunca tenha ouvido falar da Mitologia Grega. As histórias desses deuses já viraram livros, filmes (de cinema e televisão), peças de teatro e histórias em quadrinhos.

Apesar de essas histórias serem, às vezes, violentas, devemos lembrar que elas são apenas lendas, criadas e contadas através dos tempos.

Tudo começou com os Doze Titãs, filhos da Mãe-Terra. O líder deles era Urano, mas seu irmão mais novo, Crono, o matou e assumiu o posto. Porém, antes de morrer, Urano o amaldiçoou, dizendo que um de seus filhos lhe tomaria o trono. Com medo dessa profecia, Crono engoliu seus cinco primeiros filhos. No entanto, sua esposa, Reia, se escondeu quando estava esperando o sexto bebê. Assim, nasceu Zeus. Ele foi criado numa caverna por três ninfas chamadas Adrasteia, Io e Amalteia.

Quando Zeus cresceu, a maldição de Urano tornou-se verdadeira. Com a ajuda de sua mãe e da titã Métis, ele fabricou um veneno e misturou-o à bebida de Crono. Então, Hades, Poseidon, Deméter, Hera e Héstia, os cinco filhos que o tirano havia engolido, retornaram à vida e tomaram o poder, expulsando os Titãs. A partir daí, surgiram Os Novos Deuses.

Zeus foi coroado Rei. Todos moravam no Monte Olimpo, menos Hades, que tomava conta do Mundo Inferior. A vida no Olimpo era boa, com banquetes, festas e comemorações. Mas, algumas vezes, os deuses desciam a Terra para caminhar entre os mortais. Sempre governando com sabedoria, Zeus casou-se diversas vezes e teve vários filhos. Sua primeira mulher foi Métis, depois vieram Témis, Mnemósine, Eurínome e, finalmente, Hera. Isso sem contar as "aventuras" com outras belas deusas ou mesmo simples mortais.

 Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/12trab/mitolog/welcome.htm>. Acesso em: 07 de outubro de 2010. 

Interpretação de texto   

I – Urano, líder dos Titãs, foi assassinado por quem?

 ____________________________________________________________________   

II – Antes de morrer, qual foi a maldição que Urano lançou sobre seu assassino?  

 ________________________________________________________________________________________________________________________________________   

III_ Por que a mãe de Zeus precisou se esconder? ________________________________________________________________________________________________________________________________________   

IV_ Como Zeus colocou em prática a profecia de Urano? ________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________   

V – De acordo com o texto, quando surgiram os novos deuses? ________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________   

VI - Se você pudesse ser algum desses deuses, qual seria e por quê? ________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________   

VII - A partir da sua imaginação e também das informações apresentadas no texto, faça uma ilustração do Olimpo. Destaque, na ilustração, o personagem Zeus.   

Dica: Professor, prepare um mural na sala ou em outro espaço da escola, onde poderá apresentar as informações da pesquisa realizada (no Para Casa) e as ilustrações produzidas na atividade acima.

- Corrija a atividade de interpretação coletivamente. Em seguida, identifique, com o grupo, quais informações o texto “Mitologia Grega: Um Mundo de Deuses e Heróis” acrescentou, se comparado ao texto anterior, “Grécia antiga-Mitologia”.     

  3 – Principais deuses gregos   

OBJETIVO:   

Interpretar informações e criar imagens relacionadas a elas.                                                           

 PROCEDIMENTOS:   

- Prepare cartões de cartolina em tamanho aproximado de 20 cm. Nestes cartões, serão trabalhadas informações sobre os principais deuses gregos. As informações serão reescritas conforme interpretação da criança, ou seja, com as palavras da criança. No verso ou na “capa” do cartão, a partir da descrição estudada sobre o deus em questão, a criança criará a caricatura adequada.  

A produção dos doze cartões resultará em um álbum de figurinhas ou uma coleção de cartas/cartões, como as habituais em chips ou outros produtos infantis.  

 As informações sobre os deuses podem ser consultadas nos seguintes endereços <http://www.monica.com.br/comics/12trab/mitolog/welcome.htm> ou <http://www.mundodosfilosofos.com.br/deuses.htm>. (Acesso em: 07 de outubro de 2010). Entre os apresentados estão: Zeus, Hera, Paisedon, Deméter, Hermes, Héstia, hefesto, Apolo, Artémis, Atena, Ares e Afrodite.  No endereço indicado, basta clicar sobre o nome e aparecerá uma breve descrição, como mostra o exemplo abaixo:   

EXEMPLO:   

APOLO 

Apolo nasceu de uma das aventuras de Zeus, desta vez com Latona, a filha dos Titãs. O primeiro presente que recebeu do pai foi um carro puxado por belos cavalos e um arco com flechas, feitos em ouro. Apolo (também conhecido como Febo) era muito bonito e representava o Deus do Sol, das vinganças, da poesia e da música.   

<http://www.monica.com.br/comics/12trab/mitolog/apolo.htm>. (Acesso em: 07 de outubro de 2010).    

- Entregue para cada criança uma cópia deste texto. A partir destas informações, com as próprias palavras, elas deverão escrever no cartão uma breve apresentação sobre o deus Apolo. No verso ou na capa, deverá desenhá-lo!    

Dicas: ·        

  •  Para enriquecer a experiência e ampliar os conhecimentos do grupo, trabalhe textos complementares, que apresentem mais a história de cada um dos deuses trabalhados. Como normalmente estes são mais extensos, é importante que o professor leia e, em seguida, retome as informações com grupo. Neste site <http://pt.shvoong.com/books/mythology-ancient-literature/> (Acesso em: 07 de outubro de 2010), você poderá pesquisar alguns destes textos complementares. ·         
  •  Caso seja possível, os textos para compor os cartões podem ser produzidos e digitados pelas crianças. Estes seriam impressos para, então, ser elaborada a imagem.  

Recursos Complementares
  • Vale a pena conferir as aventuras de Teseu e o Minotauro apresentadas por um grupo da educação infantil, a partir de fotonovelas. Se possível, veja este vídeo junto com seus alunos! Esta pode vir a ser uma alternativa de trabalho. <http://www.youtube.com/watch?v=zwmRTkB1dhQ>. (Acesso em: 06 de outubro de 2010). 
  •   Livro: Contos e lendas da mitologia grega - Editora Companhia das letras. Publicado em 2001. Sua autoria é de Claude Pouzadoux.   Este livro encontra-se disponível para download no endereço <http://www.scribd.com/doc/2259379/Contos-e-lendas-da-mitologia-grega-para-jovens>. (Acesso em: 07 de outubro de 2010). Assim, poderá ser trabalhado com apoio de um data show.    
  •   Livro: Divinas aventuras: história da mitologia grega – Editora Companhia das letrinhas. Sua autoria é de Heloisa Prieto.  
Avaliação

É importante que a criança tenha ampliado suas competências para leitura, no que diz respeito às estratégias para apreender as informações essenciais de um texto. Além disso, deve ser avaliado o envolvimento e interesse em se aproximar de uma abordagem diferenciada da literatura, ao trabalhar mitologia. A criatividade, bem como as estratégias utilizadas para elaboração dos cartões, também deve ser valorizada. Para sistematizar a avaliação de todos estes aspectos, solicite que as crianças escolham um dos deuses trabalhados, ou mesmo que criem um novo personagem e escreva uma aventura, uma nova história. Estas poderão ser socializadas posteriormente, no mural da sala.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/7 - 71,43%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14,29%
  • Três estrelas 1/7 - 14,29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Elisângela Oliveira, Helena Kolody , Paraná - dijo:
    lissbalzak@hotmail.com

    13/09/2013

    Três estrelas

    Muito interessante, eu particularmente gosto muito da literatura clássica, no entanto, com os alunos só a estudamos superficialmente, com um texto ou outro.


  • FERNANDA, escola municipal zelia de campos neves e madre serafina de jesus , Minas Gerais - dijo:
    fernandas.r@hotmail.com

    23/04/2013

    Quatro estrelas

    muito boas as orientações .. gostaria também de mitologias celtas ..romana comparada com a grega e lendas indígenas e africanas.


  • Carina, IERGUES , Rio Grande do Sul - dijo:
    carinatjesus@gmail.com

    01/10/2012

    Cinco estrelas

    Eu gostei muito porque assim insentiva as professoras a buscarem assim como na internete mas principalmente em livros que sao nossos maiores ajudadores nesta fase.Sou prof do jardim e maternal e gostaria muito que voces tb colocassem artigos para que tenhamos como nos auxiliar.Bj


  • Alcione, Estadual , Minas Gerais - dijo:
    alcioneasc@yahoo.com.br

    21/08/2012

    Cinco estrelas

    Parábens, é realmente muito didático, bem elaborado e será de grande valia para meus alunos.


  • Mayara, Universisade Federal , Pernambuco - dijo:
    profmasp@gmail.com

    03/03/2012

    Cinco estrelas

    Super didático


  • ana christina, Escola GAPPE , Mato Grosso do Sul - dijo:
    anachris41@gmail.com

    01/01/2012

    Cinco estrelas

    Adorei o encaminhamento!!


  • marielle da silva sant 'anna, moura , Rio de Janeiro - dijo:
    marielle_fofucha@hotmail.com

    30/03/2011

    Cinco estrelas

    muito bom bem explicado


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.