Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Juntar e acrescentar: operações da adição

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a noção de adição a partir de situações-problema.

-  Vivenciar ações de juntar e acrescentar.

-  Representar situação-problema através de sentença matemática, utilizando o sinal de + e =.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter a noção de número.

- Ter trabalhado com correspondência de quantidades.

Veja como sugestão a aula publicada no Portal do Professor MEC: Comparando quantidades, da mesma autora.

Estratégias e recursos da aula

- material de contagem: botões, tampas, conchas, miçangas e palitos

- potes, bandejas, pratinhos, copinhos, sacos ou caixas (1 a 2 para cada dupla)

- material escolar: lápis, canetas, borrachas, cadernos, livros e pastas

- fichas coloridas de duas cores

- caderno meia-pauta ou folha

- jogos de percurso com dado (1 para cada grupo de 4)

Atividade 1

Ofereça aos alunos material de contagem que tenha na sala, como miçangas e botões, usando duas cores ou dois tamanhos diferentes, tampas de 2 a 3 tipos, ou conchas pequenas e grandes.

Trabalhe de preferência com duplas de alunos. Então distribua quantidades diferentes do mesmo material, envolvendo 2 características distintas, como por exemplo: cor ou tamanho.

 Poderia trabalhar com botões brancos e não brancos, tampas de água e de refrigerante, ou conchas pequenas e grandes.

Proponha que contem quantos botões receberam de cada tipo: branco e não branco. E quantos botões receberam ao todo?

Com tampas, quantas de água e quantas de refrigerante? E quantas tampas ao todo?

Usando conchas, quantas pequenas e quantas grandes? E quantas conchas ao todo?

Poderá usar bandejas, potes, copinhos, sacos ou caixas para oferecer o material.

Como sugestão, entregar para cada dupla copinhos de café com miçangas de dois tamanhos.

Registre  no quadro a atividade e pergunte como podemos expressar esta situação através de linguagem matemática.

Que conta faríamos para mostrar esta ação de juntar? Apresente ao grupo a sentença matemática, usando os sinais de + e =.

Aproveitando o exemplo proposto:

Uma dupla recebeu 3 miçangas grandes e 4 pequenas.

Então, quantas miçangas esta dupla recebeu?

Em Matemática: 4 + 3 = 7

 Repita esta atividade, alternando os materiais e a quantidade, de forma que os alunos experimentem várias vezes a ação de juntar que é essencial para a operação da adição.

Realize a representação de outras situações experienciadas pela turma através de pequeno texto e sentença matemática.

Outras sugestões, variando o material e a quantidade de objetos também poderão ser trabalhadas com os alunos. Segue mais uma ideia:

Distribua uma bandeja ou pratinho com determinada quantidade de fichas de duas cores. Peça para que determinem a quantidade de fichas de cada cor e depois o total de fichas.

Selecione algumas situações e peça para que copiem e desenhem no caderno meia-pauta ou em folha.

Atividade 2  

Aproveite situações que acontecem na sala para explorar a ação de acrescentar. Por exemplo:

 Na sexta-feira,  4 alunos terminaram a tarefa e foram para o Cantinho de Leitura pegar um livro para ler.

Logo em seguida, chegaram 2 que se juntaram a eles porque também já tinham feito o trabalho.

Quantos alunos ficaram no Cantinho de  Leitura?

Registre no quadro e elabore com a turma a sentença matemática para representar esta situação.

S.M:  4 + 2 = 6

Encaminhe situações que levem os alunos, através do desenho, a perceberem a quantidade acrescentada e o total.

 Exemplo:

Na Brinquedoteca, havia 5 crianças brincando de teatrinho durante o recreio. Desenhe.

Chegaram 3 crianças para assistir. Desenhe.

Quantas crianças ficaram na Brinquedoteca? Desenhe.

S.M ________________________________

Utilize o material escolar dos alunos e continue trabalhando com a ideia de acrescentar. Exemplos:

  Luana tem 8 lápis de cor no estojo.

 Na hora de ir embora, guardou 1 lápis grafite no estojo.

 Quantos lápis Luana vai levar no estojo?

 S.M:  8 + 1 = 9

João está levando na mochila o livro de Matemática com tarefa de casa.

Pegou 1 livro na Biblioteca para ler no fim de semana.

A professora de Ciências também enviou o livro para estudar.

Quantos livros ficaram na mochila do João?

S.M:  1 + 1 + 1 = 3

Atividade 3

Use também o material  de contagem para realizar atividade com o propósito de acrescentar.

Sugestão: Distribua para os alunos em dupla, saco ou pote com determinada quantidade de palitos.

Peça para anotarem a quantidade no caderno ou em folha:

 Nós recebemos ______ palitos.

Logo em seguida, passe novamente, entregando mais palitos.

Antes de colocarem no pote, peça para que anotem quantos palitos receberam da segunda vez.

Depois, ganhamos ______ palitos.

Por último, devem registrar com quantos palitos ficaram no pote e representar a situação com sentença matemática.

No final, ficamos com ______ palitos.

S.M  __________________________

 Atividade  4

Providencie jogos de percurso, 1 para cada grupo de acordo com o número máximo possível de participantes do jogo.

Sugestão: Zoológico Animado da Turma da Mônica.

http://www.ilhadotabuleiro.com.br/jogos/zoologico-animado-turma-da-monica

O jogo tem pinos que representam os personagens e um dado. 

Cada criança na sua vez, deve lançar o dado e andar o número de casas de acordo com os pontos que tirar no dado e assim sucessivamente.

Na rodada seguinte, continua jogando o dado e andando as casas a partir do ponto em que parou.

A proposta é brincar, trabalhando com a ação de acrescentar.

Não há necessidade de registrar a brincadeira e nem de representá-la com uma sentença matemática.

 

Recursos Complementares

- Livro: Matemática nas Séries Iniciais – Parte I : Números Naturais – Conteúdo e Forma

   Mônica Cerbella Freire Mandarino, Elizabeth Belfort. MEC/ LIMC. RJ, 2006. 

Avaliação

O professor deverá observar o interesse e a participação dos alunos em cada atividade desenvolvida.

Estar atento ao retorno da turma, avaliando como realizam as ações de juntar e acrescentar, necessárias à formação do conceito de adição.

Será importante circular pela sala durante as atividades, quando os alunos estão trabalhando com a contagem de materiais, juntando ou acrescentando.

Interfira e ajude aos alunos se considerar necessário. Acompanhe o registro que fazem das situações no caderno ou folha .

Verifique como representam as situações-problema através da sentença matemática, empregando o sinal de + e =.                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

  

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.