Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A flor e o fruto: a importância desses órgãos para as plantas

 

19/11/2010

Autor y Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Identificar qual grupo de planta apresenta flores.
  2. Enumerar e identificar as partes de uma flor e a sua importância para a planta.
  3. Conhecer a diversidade de frutos existentes e os diferenciá-los.
Duração das atividades
3 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber caracterizar e identificar os quatro grupos vegetais (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas).

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 

Professor para iniciar a aula relembre com seus alunos as características dos quatro grupos vegetais (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas). Com esse resgate de conhecimentos prévios os alunos deverão identificar que flores e frutos são órgãos vegetativos presentes no grupo das Angiospermas. Como metodologia o professor poderá dividir a lousa em quatro partes e nomear cada uma delas com um grupo vegetal. Anteriormente a essa aula o professor poderá confeccionar placas em papel cartão com características dos quatro grupos vegetais. O professor irá apresentando as placas aos alunos e questionando a qual grupo pertence determinada característica. As placas deverão ser fixadas na lousa com fita adesiva no quadrante referente ao grupo vegetal. Ao final deverá ser destacado o grupo vegetal que apresenta flores e frutos.

*Dica: professor coloque as placas da forma como os alunos sugerem. Depois de todas as placas inseridas na lousa, se for necessário faça intervenções reorganizando as placas e explicando o porquê da troca.

Atividade 2 

Professor, com autorização da direção da escola, prepare a turma para uma visita de observação no jardim da escola ou em uma praça próxima. Durante a visita façam paradas nas plantas que estão com flores e peça aos alunos que falem sobre a importância das flores para as plantas. Solicite também que observem se todas as flores são iguais; se são diferentes o que as diferencia. Ainda na visita professor, comece a apresentar aos alunos as partes das flores. Primeiramente pergunte a eles se conhecem o nome de alguma parte. Nas paradas sem arrancar as flores vá mostrando as partes e as nomeando.

Fonte: Projeto Araribá: Ciências – 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.

Professor desperte os alunos para ficarem atentos se as flores durante a caminhada estão sendo visitadas por animais. Diante de resposta afirmativa questione: quais são os animais que estão visitando as flores?; por que isso acontece?; será que isso é bom para as plantas?. Essa é uma excelente oportunidade para o professor discutir com os alunos sobre o processo de polinização.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ieBhuRATIN0/S7y7_0XjYoI/AAAAAAAABD4/ua6gCr-z_vU/s320/borboleta+3.jpg 

Fonte: http://www.iped.com.br/sie/uploads/15015.jpg 

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_i07XW8_NcgQ/TFGorV-ulsI/AAAAAAAACyg/wnaSL1OfCoU/s1600/abelha+(1).jpg  

Agora na sala de aula ou no laboratório de Ciências, o professor para visualizar algumas estruturas terá que fazer cortes em algumas flores. Procure fazer essa atividade utilizando flores que já caíram da planta. Sugerimos que o professor utilize a flor de Hibiscus, ela permite fácil visualização de partes como o ovário e os óvulos.

*Dica: o professor deverá orientar seus alunos a registrarem todas as observações feitas durante a visita. O registro poderá ser feito através de textos, desenhos, esquemas. O professor também poderá fornecer aos alunos o desenho de uma flor (modelo abaixo) para que nomeie suas partes.

Atividade 3 

Agora que os alunos já conhecem as partes das flores, poderá emergir a discussão sobre os frutos. Inicialmente o professor poderá solicitar que os alunos façam uma lista com no mínimo 10 nomes de frutos.   

Em seguida, o professor poderá organizar uma bancada ou mesa com alguns exemplares de frutos. Peça que os alunos observem os frutos expostos. Professor preocupe-se em expor pelo menos um exemplar de fruto: carnoso, seco, pseudofruto (caju, morango) e fruto sem semente (banana).

Fonte: http://cplosangeles.juntaextremadura.net/web/cmedio3/plantas/imagenes/frutos01.jpg 

Fonte: http://www.elhogarnatural.com/estructura/fresap.gif 

Professor solicite que os alunos apontem à importância, e as diferenças e semelhanças entre os frutos. A partir das respostas dos alunos, faça intervenções explicando sobre as partes que compõem os frutos, os diferentes tipos de frutos e suas características.

Atividade 4 

Para encerrar a aula e as temáticas trabalhadas façam uma deliciosa salada de frutos. O professor e os alunos poderão utilizar os frutos que estavam expostos. Caso haja necessidade solicite aos alunos, na aula anterior, que levem um fruto

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada no desenvolvimento das atividades, observando o envolvimento dos alunos, analisando seus registros.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • kamila, hjfd , Bahia - dijo:
    kamilamtv7@hotmail.com

    28/08/2013

    Cinco estrelas

    excelente


  • caroline carvalho, nenhuma , Rio de Janeiro - dijo:
    carol.livemeiga@hotmail.com

    07/11/2012

    Cinco estrelas

    ah eu gosteiii achei tudo quer queria em sua pag adoooreiii ameii continue assim essa pag eh muito legal


  • Juliana Linhares, E.E.F.M. Dom Hélder Camara , Ceará - dijo:
    julyjld@yahoo.com.br

    18/05/2011

    Quatro estrelas

    Gostei da idéia da aula, a atividade 4 foi realizada pelo meu professor de Botânica na universidade e foi uma experiência bem agradável, pois aumenta a interação entre os alunos e sai da rotina.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.