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As Instituições Sociais e as Instituições Totais

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
Giselle Moraes Moreira
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Oswaldo Bueno

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa aula permite que os alunos assimilem os conceitos de instituição social e instituição total. Permite identificar as funções das instituições e comparar aspectos conceituais e práticos nas observações das instituições. Favorece a compreensão da necessidade das instituições na sociedade, mas permite também induzir a uma perspectiva crítica acerca das instituições em suas manifestações concretas.

Duração das atividades
90 minutos. 2 aulas (excluindo-se o tempo do filme Escritores da Liberdade)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Aula expositiva interativa, Exibição de vídeo, Visita a Instituição.

Apresentação do tema:

Após a exibição do vídeo, discutir a importância da Escola com os alunos

Utilize na discussão tópicos conceituais como abaixo:

Comumente recorremos às instituições para definir nós mesmos: somos, portanto, da família tal, frequentamos o clube x, estudamos em determinada escola...as instituições, portanto, fazem parte do nossos cotidiano. Fazendo-se um recorte nos vários conceitos atribuídos ao termo instituição, podemos defini-la como uma forma social visível, dotada de uma organização jurídica e/ou material e que privilegia oficialmente uma determinada função. Consequentemente, essa forma social define-se negativamente, fazendo referência às outras formas sociais e ao conjunto do sistema social. Todo regulamento institui um corte entre o que é possível fazer na forma social considerada e na exclusão oficial dessas funções. Portanto, todo o sistema institucional já existe entre nós. Ele existe na disposição material dos lugares e dos instrumentos de trabalho; nos horários, nos programas, nos sistemas de autoridade. A instituição Estado, por exemplo, está presente, embora encoberto, em todos os níveis de participação. É nesse mesmo nível que cabe situar a família, a instituição da afetividade e da sexualidade, a organização exogâmica dos sexos, a primeira divisão do trabalho, a primeira forma de relação entre as idades, entre as gerações. O grupo familiar constitui o “cimento” mais firme da ordem social estabelecida.

As instituições são definidas por Brigitte e Peter Berger como um padrão de controle, ou seja, uma programação de conduta individual imposta pela sociedade. Outros autores a definem como uma estrutura específica da sociedade, uma forma de organização social estável e que privilegia determinada função social. É baseada em regras e em procedimentos padronizados. (OLIVEIRA, 2009, 201)As instituições totais são um grupo específico de instituições. Goofman (1985) as define como sistemas sociais fechados, tais como prisões, manicômios, internatos, acampamentos militares etc. Tem por objetivo controlar a maioria dos aspectos da vida do interno. Todas as atividades, comer, dormir, lazer etc, que comumente são realizadas em diversos locais e instituições, são realizadas no mesmo lugar. A maneira como conservam seu poder sobre as pessoas, as consequências que geram para elas e para a vida social são questões de interesse sociológico e podem despertar grandes discussões entre os alunos, como por exemplo, a redução da maioridade penal, visto que, os adolescentes, quando infringem a lei, ficam internos nesse grupo de instituições.As instituições estão, portanto, presentes constantemente na vida em sociedade. Estudá-las, identificar suas funções sociais, suas características e discutir suas virtudes e falhas e faz-se fundamental no estudo das sociedades.

A aula- Montar um painel com imagens das instituições sociais. Pedir aos alunos que identifiquem as Instituições sociais. Perguntar qual é a importância das instituições para a sociedade.

Sugerir uma discussão dos alunos sobre o vídeo ratos de rua.

- Após a explanação dos alunos, conceituar instituição social e destacar as funções sociais das Instituições. Perguntar: qual a função social da família? Da igreja? Das Escolas? Do Estado? No caso do Estado, a aula pode ser ampliada, com destaque para as funções do Executivo, Legislativo e Judiciário.

- Conceituar Instituição Total e destacar suas características. Utilize como referência o livro: Manicômios, Prisões e Conventos de Erving Goofman

Atividade 1: Exibição do Curta “A Revolta dos Carnudos”. Esse curta, com duração de 15 minutos relata de maneira cômica, o cotidiano de um grupo de pessoas que fica trancado num spa para emagrecer. Pedir para os alunos identificarem no curta as características das Instituições Totais. Discutir com os alunos como as várias características das Instituições totais podem ser observadas em prisões, hospitais, manicômios etc.

Atividade 2: Marcar uma visita a alguma Instituição total: penitenciária, asilo, orfanato etc. Os alunos devem tentar descrever, com base em suas observações as características dessa instituição. Discutir com os alunos a função dessas instituições e como a vida das pessoas internas podem ser melhoradas.]

Atividade 3: Exibição do filme: Escritores da Liberdade. Este livro relata, baseado em situações verídicas, o cotidiano de uma professora que tentar resgatar a auto-estima e o interesse dos alunos de uma escola que, em sua maioria, pertencem aos bairros pobres e guetos nos Estados Unidos e vivem constantemente em situações de marginalidade. Após a exibição do filme pode-se abordar as seguintes questões:- Qual a relação do filme com o tema?- que instituições foram privilegiadas no filme? Qual o papel desempenhado por elas?- Qual o papel da família no cotidiano dos estudantes?- Qual o papel da Escola?- Vocês acham que as instituições falharam em que pontos? E obtiveram sucesso em quais situações?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Escola e inclusão social: parte 1 [Fazendo escola] Vídeo
Ratos de rua Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Sortear para cada grupo uma instituição social: família, escola, igreja, empresa, Câmara dos deputados, Senado etc. Pedir para que realizem uma pesquisa sobre a instituição sorteada: história, função social, características etc.

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