19/10/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Aprender a ter senso de unidade e solidariedade
- Cooperar com os outros para alcançar a meta
- Jogos cooperativos
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Sabemos que através das brincadeiras a criança aprende a seguir regras, experimenta formas de comportamento e se socializa, descobrindo o mundo ao seu redor.
Brincando as crianças podem vivenciar uma mesma situação várias vezes.
Vamos trabalhar com jogos cooperativos, pois assim todos cooperam e o mais importante todos ganham.
PROBLEMATIZAÇÃO
PLENARINHO.GOV.Disponível em: http://www.plenarinho.gov.br/seu_espaco/imagens/a-alegre-historia-dos-brinquedos/00.jpg acessada em25/09/2009.
- Você conhece alguém que não gosta de brincar?
INTRUMENTALIZAÇÂO
A criança que tem uma infância feliz,vira um adulto legal!
As brincadeiras das crianças deveriam ser entendidas como suas atividades mais sérias,pois através das brincadeiras conseguimos entender as crianças.
PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=2091 acessada em 25/09/2009. Programa de Rádio (Escola Brasil), apresenta entrevista com Maurício Leonardo que fala sobre a importância do brincar na infância.
Roteiro de Discussão:
- Existe coisa melhor do que brincar?
- Brincar é bom para o desenvolvimento?
- Por que devemos dar liberdade para que as crianças criem suaspróprias brincadeiras?
- O trabalho infantil atrapalha o desenvolvimento da criança?
- Você já brincou comseuspais/responsáveis hoje?
Aproveite este momento para conhecer as brincadeiras que seus alunos mais gostam, converse sobre como aprenderam a brincar, com quem geralmente brincam com crianças da sua faixa etária ou algum adulto da família, se realizam algum tipo de brincadeira com os pais, tios, avós e se aprenderam alguma brincadeira diferente com estes.
Oriente os alunos sobre a realização de jogos cooperativos, diga que irão trabalhar jogos onde todos colaboram com todos e que nesse jogo não existe perdedor, todos jogam juntos para superar os desafios.
Atividade 1
TARTARUGA GIGANTE
Objetivo do Jogo: mover a tartaruga gigante em uma direção.
Material: um tapete grande ou algo como uma folha de papelão, um colchão, um cobertor ou outro material apropriado.
Número de participantes: mínimo de três, máximo de oito por tapete.
Descrição: as crianças engatinham sob a "casca da tartaruga" e tentando fazer a tartaruga se mover em uma direção.
Dicas: no começo as crianças podem se mover para diferentes direções e podem demandar algum tempo até que elas perceberem que têm que trabal har juntas para a tartaruga se mover. Mas não desista. Repita outras vezes, e, se necessário, faça um "ensaio" com elas sem estarem carregando a casca.
Atividade 2
CAMPO MINADO
Objetivo do jogo: cruzar um campo minado, representando por uma matriz de linhas e colunas, cujas células podem conter uma "bomba". Caso a criança que faz a tentativa de travessia pise em uma célula que contêm uma mina explosiva, será informada pelo professor. O jogo termina qu ando o grupo descobre o caminho correto e todos conseguem atravessar.
Materiais: fita crepe, folha com o mapa do campo minado e apito.
Número de participantes: este jogo torna-se interessante quando exerci tado a partir de 10 participantes.
Descrição: o professor conduz o grupo para o local onde o chão foi antecipadamente demarcado com fita crepe. Todos os alunos são convidados a ficar após uma linha que marca o início do campo minado. São passadas as seguintes instruções: todos deverão atravessar este campo mina do, um aluno de cada v ez. Quan do o aluno q ue está na travessia pisar em uma mina o professor irá apitar, que simboliza a explosão da mina. O aluno que "sofreu" a explosão, deverá voltar para junto do grupo e oportunamente tentar novamente a travessia.Durante o jogo, o grupo não poderá falar, podendo entretanto emitir sons. É permitindo andar uma célula de cada vez, e sempre para uma célula adjacente.
Dicas: o jogo deve ser conduzido em silêncio, podendo o grupo utilizar sinais físicos ou sonoros previamente combinados. Entretanto, é normal que as crianças deixem escapar algumas palavras. Neste momento, o professor deve paralisar o jogo e relembrar a regra. Não é aconselhável instituir uma punição para o caso de crianças que falem. Quando alguém insistir em falar, o professor deve novamente paralisar o jogo e colocar a questão para o grupo, pedindo que eles resolvam à questão.
Atividade 3
ESCRAVOS DE JÓ DIFERENTE
Objetivo: cantar a música, passando os objetos sem errar.
Material: caixinhas, caixas de fósforo, bloquinhos de madeira, copinhos, ou qualquer outro material que sirva para trocar e jogar.
Número de participantes: mínimo de cinco.
Descrição: forme um círculo no chão com todos os alunos presentes. Distribua as peças a serem passadas. Explique que vamos fazer o jogo três vezes seguidas: a primeira, cantando a letra; a segunda, cantando "lá-lá-lá", e a terceira, em silêncio.
Cada vez que o grupo errar, irá se dividir em dois. Isto ocorre sucessivamente até que se tenham apenas duplas ou trios jogando.
Agora, proponha que os grupos se unam e tentem conseguir chegar ao fim sem errar.
CATARSE
Através dos jogos cooperativos a cxriança aprende a importância da colaboração,que com ajuda é mais fácil se chagar ao resultado esperado.
Aprender com ooutroé mais fácil e divertido, semcontar que a troca de experências é de fundamental importância para todos.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
Este momento serve para que o professor aprenda com seus alunos algumas brincadeiras. Divida a turma em equipes e peça para cada equipe apresente à turma um tipo de brincadeira. Cada equipe deverá explicar como a brincadeira se desenvolve,após todas as equipes terem apresentado, sente em círculo comos alunos e discutam sobre a importância do brincar, o que cada um aprendeu com as atividades propostas.
Nome | Tipo |
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Brincar é coisa séria | Áudio |
TIO CHOQUITO. Disponível em: http://www.tiochoquito.com.br/ acessada em 25/09/2009. Site de atividades recreativas.
Utilizar a participação dos alunos durante a realização das atividades propostas, as respostas dadas aos questionamentos do professor no momento da conversa em grupo e criatividade e desenvoltura no momento da atividade proposta em grupo.
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