Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Reciclagem: Vidro

 

24/08/2012

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce; Débora Alfaro S.M. Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a necessidade de preservar o meio ambiente;

Identificar como ocorre a fabricação de vidro e suas diferentes utilidades;

Perceber os efeitos da poluição pelo vidro no meio ambiente;

Identificar a importância da reciclagem e do cuidado com o lixo;

Vivenciar a experiência de diferentes formas de reutilização do vidro.

Duração das atividades
5 dias, com aproximadamente 60 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o Vidro...

1. Para introduzir a temática da aula, em uma roda de conversa, leve diferentes materiais feitos de vidro, como: pratos; copos; potes de diferentes tamanhos; vasos; tigelas; taças; embalagens de perfume; garrafas; tec. Coloque todos esses objetos dentro de uma caixa bem grande, sempre tomando muito cuidado para estes não quebrarem. No centro da roda de conversa, exponha os objetos, com a sua ajuda deixe que as crianças manuseiem sempre com muita cautela.

 

2. Após esse primeiro contato, ainda na roda de conversa, aguce a curiosidade das crianças sobre a composição desses objetos, bem como proporcione que as mesmas possam identificar outros que apresentam a mesma composição. Como sugestão, podem ser utilizadas as seguintes questões:

- Do que são feitos esses objetos?

- Quais outros objetos vocês conhecem que são feitos com esse mesmo material?

 

3. A partir dessa primeira discussão, convide as crianças para se tornarem “detetives”. Para isso, entregue para cada dupla de alunos, um croqui da escola, em seguida realize um passeio pela mesma, e oriente os alunos a irem marcando no desenho todos os locais da instituição que apresentam vidro, procure instiga-los a diferenciar as partes que são janelas dos demais objetos.

 

4. Após o passeio, retorne à sala de aula, com o desenho do mesmo croqui que foi entregue às crianças, mas ampliado de modo que todos da sala possam enxergar, com a ajuda das crianças assinale todos os locais que elas encontraram que apresentam vidro. Ao final, faça uma contagem de quantos vidros tem em cada cômodo da escola. Ao final, peça às crianças que coloram o croqui, para isso pode-se utilizar diversos materiais, como: guache; lápis de cor; giz de cera; hidrocor; etc.

 

5. Em uma nova roda de conversa, estimule os conhecimentos prévios e a criatividades das crianças sobre como a origem do vidro, pode-se utilizar os objetos do início para que impulsionar ainda mais as hipóteses infantis. Assim, sugere-se que sejam feitas as seguintes questões:

- Onde podemos encontrar vidro mesmo?

- Como será que esses objetos foram feitos?

- De onde vem o vidro?

 

6. Registre as hipóteses das crianças sobre o tema, para isso, divida a classe em duplas e peça para que cada uma faça uma ilustração sobre as origens do vidro. Para a realização desta atividade, pode ser utilizado uma folha de papel, e diversos materiais como: giz de cera; hidrocor; lápis de cor; guache; como também, pode ser utilizada massa de modelar, para as crianças representarem suas hipóteses.

 

7. Com o levantamento das hipóteses dos alunos, apresente a eles o vídeo: “De onde vem o vidro?”

De onde vem

 

 

 

 

*Outros vídeos que podem ser utilizados para complementar as discussões sobre a origem do vidro, são:

- Castelo Rá Tim Bum – Como se faz vidro, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KCi2rGXDh4g

 

 

 

 

 

8. A partir destes vídeos, faça a retomada com os alunos sobre os principais conceitos apresentados, destacando: a origem do vidro; os materiais que são utilizados para fabrica-lo; os objetos que podem ser feitos a partir dele; seu tempo de decomposição. A partir dessas informações, construa uma história em quadrinhos sobre o livro, apresentando o diálogo entre duas ou mais personagens sobre as características do vídeo que foram assistidas no vídeo. Assim, seja escriba da turma, interagindo com as diversas ideias e ajudando-as a serem organizadas, depois peça para que as crianças ilustrem a história.

 

Atividade 2: Os perigos do vidro - Poluição

1. Após essa primeira sistematização feita sobre a origem do vidro e suas utilidades, em uma roda de conversa, questione os alunos sobre os prejuízos do vidro ao ser jogado no meio ambiente. Sugere-se a seguinte questão:

- Quais os prejuízos que o vidro, quando jogado no meio ambiente, pode causar?

- Quanto tempo o vidro leva para se decompor no meio ambiente?

 

2. Faça um cartaz coletivo, podendo utilizar-se de papel craft, em que as crianças ilustrem os perigos de se jogar vidro no meio ambiente. Essa atividade pode ser feita com o auxílio de diversos materiais, como: guache, lápis de cor; hidrocor; giz de cera; cola colorida; EVA; etc.

 

3. Em uma roda de leitura, faça a contagem da seguinte história: MANNING, Mick. Reciclagem: A aventura de uma garrafa. Editora: Ática. Procure dinamizar a história com o auxílio de fantoches ou de um flanelógrafo

 

* O passo a passo de como se faz um flanelógrafo pode ser encontrado no seguinte link: http://blogdaebi.blogspot.com.br/2010/02/como-fazer-flanelografo.html

 

4. Ao final da história retome com as crianças as principais ideias apresentadas no livro. E em seguida, apresente o vídeo: Reciclagem – Vidro, disponível em:

 

 

 

 

 

Para as crianças visualizarem como ocorre a reciclagem desse material.

 

5. A partir do vídeo, divida a classe em duplas. Entregue uma garrafa de vidro, devidamente higienizada, e diversos materiais, como: tecido; cola; glitter; tinta colorida; lantejoulas; fitas coloridas; juta; pedaços de papéis coloridos ou desenhados; adesivos; tesoura; EVA; etc. para cada uma. Oriente as crianças a decorarem as garrafas da maneira que quiserem. Para ajuda-las nesse processo podem-se apresentar algumas imagens de garrafas decoradas, as quais podem ser encontradas nos seguintes links:

http:// http://milacla.arteblog.com.br/348353/GARRAFAS-DE-VIDRO-DECORADAS/

http://www.elo7.com.br/garrafas-decoradas/dp/5743B

http://arteecasa.blogspot.com.br/2011/01/faca-voce-mesma.html

http://www.elo7.com.br/garrafas-decoradas/dp/225462

 

6. Ao final, quando todas as garrafas estiverem prontas, podem-se colocar algumas flores naturais ou plásticas para enfeitar. Esses novos “vasos de garrafas” podem ser distribuídos pelos diferentes locais da escola, como forma de enfeita-la.

 

Atividade 3: Reutilizando o Vidro

1. No início da semana ou do mês em que será trabalhada essa aula sobre o vidro, comece a pedir para que as crianças tragam potes de vidro vazios de diferentes tamanhos, podendo ser de alimentos em conserva, como: palmito; azeitona; picles; papinha; etc. E também, solicite que tragam garrafas de vidro em tamanhos variados e vazias; e os guarde.

 

2. Inicie, então, essa terceira atividade com a leitura do livro: BRAIDO, Eunice. Reciclagem do Vidro. Editora: FTD.

Vidro

Fonte: Editora FTD

 

3. Ao final da leitura, relembre com os alunos os conceitos que foram trabalhados até o momento:

- De onde vem o vidro;

- Os diferentes materiais que podemos fabricar com ele;

- Seu tempo de decomposição;

- Os prejuízos que pode causar ao meio ambiente;

- Os perigos aos animais;

-  A importância de recicla-lo.

 

4. Proponha então, uma pesquisa aos alunos: oriente-os a pesquisar diferentes receitas de doces de compota. Para isso, entregue uma folha e peça para que cada aluno traga a receita de um doce que mais gosta feito por algum familiar ou amigo próximo. Uma ótima fonte para essas receitas são as avós.

 

*Algumas receitas também podem ser encontradas no seguinte link: http://mundodesabores.com.br/delicias/compotas-doces-caseiros

 

5. Após a pesquisa, faça uma roda de conversa com as crianças e socialize as receitas trazidas, incentive as crianças a comentarem sobre esse doce, sobre quem faz; como é o sabor; etc. Assim, organize um livro com as receitas trazidas, para isso entregue uma folha para cada criança e peça para que ela ilustre a receita trazida. Ao final, organize todas em um fichário ou pasta com plásticos, de modo que em cada página fica na frente o desenho com o nome da receita e no verso o passo a passo de como fazê-la.

 

6. Antes de fazerem as receitas, junto com as crianças enfeitem os potes por elas trazidos, o que pode ser feito com o auxílio de diferentes materiais, como: tecido; cola quente; glitter; tinta colorida; lantejoulas; fitas coloridas; juta; pedaços de papéis coloridos ou desenhados; adesivos; tesoura; EVA; etc. Apresente às crianças as diversas imagens sobre vidros decorados para que possam selecionar qual modelo querem fazer.

 

*Algumas imagens de arte com vidros podem ser encontradas em:

http://reciclaedecora.com/reciclar/arte-com-vidro/

http://www.artesanatopassoapassoja.com.br/artesanato-com-vidro-reciclavel/

http://artesanato.culturamix.com/curiosidades/vidro-reciclado

 

**Imagens de vidros para doces decorados:

http://www.elo7.com.br/potinho-de-vidro-com-tecido/dp/216980

http://www.elo7.com.br/potinho-em-vidro-com-detalhe-em-tecido/dp/1FD8EF

http://www.emporiobrigadeiro.com/exibeProduto.php?id=42

http://mirabolarte.blogspot.com.br/2011/06/lembrancinha-para-cha-de-panela.html

 

***Passo a passo de como decorar os potes de vidro:

http://www.painelcriativo.com.br/2012/06/18/passo-a-passo-lembrancinha-com-potinho-de-papinha/

 

7. Após enfeitar os potinhos, em uma roda de conversa, selecione junto com as crianças uma ou mais receitas para serem feitas. Na cozinha da escola, com os ingredientes e materiais necessários, divida as crianças em grupos de 3 ou 4 alunos, os quais podem ficar cada qual responsável por uma receita, ou por uma etapa do preparo das mesmas. É muito importante que para a realização desta atividade, mais adultos possam participar, de modo a orientar as crianças no preparo das receitas. Assim, poderão ser convidadas as pessoas que cederam as receitas as receitas, de modo as ensina-las e prepara-las em conjunto com os alunos.

 

8. Ao final, depois dos doces estarem prontos despeje-nos nos potinhos enfeitados. Com os doces prontos, dependendo da quantidade, pode-se entregar um a cada criança da escola.

 

* Para enriquecimento do conteúdo, o professor poderá apresentar alguns vídeos, como:

Episódios: O Planeta Pipsqueak.

a) Pipsqueak recicla

b) Pipsqueak e as coisas velhas

c) Pipsqueak organiza uma festa ecológica

d) Pipsqueak diminui a produção de resíduos

e) Pipsqueak e os brinquedos

f) Pipsqueak e a auto-sustentação

g) Pipsqueak viaja para o futuro

Pipsqueak

*Maiores informações sobre esta animação, bem como a lista de todos os seus episódios, poderão ser encontrados no site:

http://www.synapsedigital.com.br/conteudo/pipsqueakplaneta/index.html

 

** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea, 2011.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A Química do Fazer - Vidro Vídeo
Gestão Sustentável do Lixo Urbano - Reciclagem de vidro Vídeo
Vidro Vídeo
De onde vem o vidro? Vídeo
Recursos Complementares

a) Livros:

- Mini Larousse: Reciclagem. Naiara Raggiotti. Larousse Júnior.

- Lixo, De onde vem? Para Onde Vai? Francisco Luiz Rodrigues e Vilma Maria Cavinatto. Ed. Moderna

- O saci e a reciclagem do lixo. Samuel Murgel Branco, editora Moderna.

- Cuidando do seu planeta: Eca! O lixo.Núria e Empar Jiménez e Rosa M. Curto. Editora Ciranda Cultural.

- Reciclagem do Plástico. Eunice Braido. FTD.

- Reciclar! Papel. Veronica Bonar. Editora Scipione.

- Divertindo-se com arte reciclada! Ciranda Cultural.

- Manual de Reciclagem: Coisas Simples que Você Pode Fazer.Javnarama. Editora José Olympio.

- Lixo, Reciclagem e Sua História. Sidney Grippi. Editora: Interciência.

- Reciclagem - Coleção Trabalhos Manuais em 5 Passos. Anna Llimós. Editora: Ciranda Cultural.

A Fantástica Fábrica de Vidro. Patrícia E. Secco. Editora: Melhoramentos.

- Vidro. Verônica Bonnar. Editora: Scipione.

-  O vidro.  Eunice Braido. Editora: FTD.

- Reciclagem: A aventura de uma garrafa.  Mick Manning. Editora: Ática.

- Reciclino: faminto por reciclagem. Patrícia Engel Secco. Editora: Melhoramentos.

 

b) Livros sobre o Ensino de Ciências:

 

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

 

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte:http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

 

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

c) Maiores informações sobre o vidro e a reciclagem do mesmo, podem ser encontradas em:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/reciclar-vidro.php

http://www.brasilescola.com/quimica/reciclagem-vidro.htm

 

d) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.

 

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discussões da aula, organize com os alunos uma oficina sobre a “Reciclagem do Vidro”. Para isso, os alunos se dividirão em grupos, em que cada um fique responsável por uma tarefa. Utilize o croqui da atividade 1, para que os alunos expliquem os diversos locais que encontramos vidro na escola; exponha o cartaz sobre a poluição que o vidro pode causar ao meio ambiente, para que as crianças destaquem os danos do vidro se descartado de maneira errada; peça para que um grupo fique responsável em fazer com os demais alunos da escola, os “vasos de garrafa” da atividade 2; e por fim, um grupo que demonstre os doces que podem ser feitos e armazenados nos potes de vidro, assim como, as diferentes formas de decorar os mesmos, podendo, até mesmo, ser disponibilizado algum material, para que os demais colegas da escola possam fabricar alguns potinhos.

 

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.