Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Animais: Por que as aves não se molham?

 

01/08/2012

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce; Débora Alfaro S.M. Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a importância das penas para as aves;

Identificar "por quê" as aves mesmo em contato com a água não se molham.

Duração das atividades
Três dias, com aproximadamente uma hora diária.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: Identificando as aves

1- O professor deverá propor um passeio aos alunos pelo Parque Ecológico da cidade, ou em algum local em que haja uma grande diversidade de aves, como:  patos, codornas, canários, sabiás, araras, papagaios, entre outros. O intuito dessa visita é que os alunos possam visualizar o maior número de aves, centrando-se nas semelhanças e diferenças entre as mesmas.

2- Após o passeio, o professor deverá questionar as crianças sobre as semelhanças e diferenças observadas entre as aves. 

3- Assim, construirão dois cartazes, um em que desenharão os aspectos semelhantes das aves como: bico, penas, asas; e no outro o que viram de diferente, como: cor, tamanho, habitat.   

4- Após a construção do mesmo, o professor deverá questionar se os alunos conhecem outras aves além das que foram vistas por eles. E assim, em uma "roda de leitura" poderá ler o livro:

MENGOZZI, Frederico. Aves. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2008. (Coleção Bichos Brasileiros, Sítio do Pica-Pau Amarelo).

Aves

Fonte: Editora Globo

5- A leitura da história deve ser feita de maneira dinâmica para que os alunos possam visualizar as imagens e características das diferentes aves. O professor, também, poderá apresentar algum ou alguns vídeos  que contemplem diversas aves para melhor ilustrar a história.

Sugestões:

- Escolinha de Música. Doidas andam as galinhas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4jSQG7RXOYE

-Músicas da Carochinha. Papagaio Loiro. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0LP4jhfnSU4&feature=related

 - Noddy. O Sr. lei e as aves engaioladas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ntdl2p7BdUw

- O pato. Lá vem o pato. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tuvvW-QKneE&feature=related

- Músicas da Carochinha. Três pombinhas a voar. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kwUB4sJVDgg&feature=related

- Músicas da Carochinha. Passarinhos a bailar. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mS5CnPOrXZ8&feature=related

- Músicas da Carochinha. Todos os patinhos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=21qYe0ZBt0Q&feature=related

- Mundo Todo Livro: Brincar, Aprender e Crescer! O Patinho Feio. Dispnível em: http://www.youtube.com/watch?v=liWISgGDr9M&feature=related

 

6- Após, a leitura, o professor deverá distribuir uma folha sulfite a cada aluno e pedir para que desenhem a ave que mais lhes agradou.

7- Com esses desenhos, poderá ser feita uma exposição na escola para que os demais alunos possam visualizar.

 

ATIVIDADE 2: As características das aves

1- No dia seguinte, ainda comentando sobre as aves, o professor deverá retomar algumas das características das aves e fazer as seguinte questão:

         a- Será que ao entrarem em contato com a água as aves molham sua pele? Por que?

2-  Na lousa ou em uma cartolina, o professor deverá registrar as hipóteses das crianças, em que poderá até mesmo anotar a quantidade dos que acreditam que "sim" e dos que afirmam que "não".

3-  Após isso, para a verificação das hipóteses o professor realizará o seguinte experimento:

Objetivos do experimento:

- Conhecer a importância das penas para as aves.

Materiais necessários:

- 1 Codorna (ou outra ave que o professor encontre);

-  1 Bacia;

- 1 Garrafa Pet com água;

Procedimentos:

1- Coloque água na bacia;

2- Com cuidado, molhem as penas da ave, tomando cuidado para não passar a mão;

Para visualizar esse experimento consulte:

 

 

 

 

4- Após a realização do experimento o professor poderá fazer as seguintes questões:

- A ave ficou molhada?

- O que impediu que a água chegasse até a pela da ave?

- Por que será que isso aconteceu?

- Será que há algo nas penas que impedem que a ave se molhe? O quê?

 

5-  O professor deverá registrar as hipóteses dos alunos em um cartaz.

 

ATIVIDADE 3: A importância das penas

1. A partir das hipóteses levantadas pelos alunos inicialmente e por aquelas que estes relataram após o experimento, o professor deverá fazer a sistematização do conteúdo. Essa explicação poderá ser feita com o auxílio de um teatrinho de fantoches, no qual o professor poderá criar uma história sobre algumas aves, em que as mesmas conversem sobre suas características e destaquem a necessidade e importância das penas.

2. Ao final da apresentação do teatro, os alunos, divididos em grupos de 3, deverão confeccionar um cartaz em que ilustrem a importância das penas para as aves.

 

* Outros experimentos também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Animais - atividade 2: o guarda chuva das aves Experimento prático
Recursos Complementares

a) Livros de Ciências para Educação Infantil:

 

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

b) Sites de experimentos para Educação Infantil:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://www.ufv.br/crp/

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.


Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Em grupos de 4 alunos, o professor proporá a confecção, com massa de modelar, de diferentes cenários que contemplem a presença das aves, como: árvores, rios, céu, etc; como também a confecçao de diversas aves para compor esses locais. Em seguida, para a sala toda ou para os demais alunos da escola, deverão apresentar uma breve história que contemple as principais características das aves e sobre o que aprenderam referente a importância das penas para essas.  

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.