Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§        Trabalhar a palavra ludicamente levando em conta os seus vários aspectos (sonoridade, forma e ritmo).

§        Atribuir significados a palavras desconhecidas

 §        Procurar descobrir o significado das palavras fora de contexto e contextualizadas para tirar conclusões.  

 -       -Observar que as palavras provocam emoções independentemente de seus significados  

Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Parte da Aula : Atribuindo Significados-Conversa Informal  

   A aula inicia com a professora perguntando a seus alunos quais as palavras mais ‘difíceis’ que eles conhecem e se eles lembram quando e como a ouviram pela primeira vez.   Após a conversa, a professora explica a seus alunos que escolheu algumas palavras ‘difíceis’ , que eles possivelmente ainda não conhecem para que brinquem de inventar significados para elas.  

 Exemplo no quadro de giz:

   A professora pede que as crianças imaginem qual o significado da palavra verdento e escreve no quadro o que as crianças dizem:   Verdento 

      1-uma doença horrorosa                       2-Uma coisa nojenta                       3- Um xarope.

A seguir, ela pergunta no que os alunos pensaram para chegar aquela conclusão, se foi no som da palavra, na forma ou em outra coisa. Pede então que os alunos que atribuíram os significados as palavras, inventem uma frase com eles enquanto ela vai anotando no quadro de giz o que eles dizem,  

Exemplo:

 1-Eu não quero ter verdento.     

 2-Eu gritei quando vi um verdento na minha casa.     

 3- O Verdento é o pior remédio de todos!!  

Depois da turma estar bem curiosa sobre o significado real do palavra, a professora revela que :Verdento significa  um tanto verde,esverdeado e pede que releiam se as frases e verifiquem se ficaram com sentido.

Segunda Parte da Aula : Exercício Escrito

http://3.bp.blogspot.com/_76T_tQ3rOGU/S_pBwhdwy5I/AAAAAAAAAlc/_nf8lgeqB_A/s1600/dicionario1vo01.jpg 

A seguir, a professora pede que façam o exercício por escrito. Os alunos devem atribuir significado as palavras, desenhá-las e fazer uma frase com cada uma.  

 Sugestão de lista palavras com os seus significados, que deverão ser revelados somente no final da atividade.

1-Desvanecer -   2-Rubicundo -  3-Célere – 4-Inócuo – 5-Inusitado – 6-Loquaz – 7-Frugal – 8-Pachorrento 9-Perdulário 10-Perene 12-Pernóstico 13-Ardiloso 14-Fugaz 15- Ruar 19-Alcunha- 17-Sumidade

Depois das crianças terminarem a atividade, o professor pede a um voluntário que vá na frente da sala mostro seu trabalho e pergunta à turma se há como adivinhar o  significado que ele inventou para a primeira palavra da lista. Deixa que os alunos discutam e a seguir pede que ele leia a frase que construiu. Normalmente, pela frase , os alunos acabam descobrindo o significado da palavra, pois dentro de um contexto atribuímos significados mais facilmente.

 Exemplo: Não vou desvanecer o que você fez! (Aqui, o aluno atribuiu o sentido de  ‘esquecer’ para a palavra que era desconhecida para ele).

Continue fazendo o mesmo com todas as  palavras e depois mostre o significado real das palavras, mostrando que são palavras ‘difíceis’ porém de facílimo significado e que eles podem incorporá-las ao seu repertório lingüístico.       

1-Desvanecer -Desaparecer lenta e gradualmente.  

 2-Rubicundo -  avermelhado –faces rubicundas

 3-Célere – rápido – um mensageiro célere

4-Inócuo – inofensivo – uma substância inócua

5-Inusitado – inesperado – uma pessoa de comportamento inusitado

6-Loquaz – falador-  uma pessoa loquaz

7-Frugal – simples- um almoço  frugal

8-Pachorrento - Calmo , sereno , acomodado

9-Perdulário - Que gasta mais.

10-Perene - Que dura muito , imortal.

11-Pérfido - Cruel , traidor , desgraçado.

12-Pernóstico - Pretensioso , esnobe

13-Ardiloso - Manhoso , esperto.

14-Fugaz- Passageiro , que passa rápido

.15-Ruar - Sair sem destino , andar à toa.

16-Alcunha - Apelido.

 17-Sumidade - Personalidade importante , sábio.

Terceira Parte da Aula : Laboratório de Informática   

 Observar diferentes maneiras de falar uma palavra, atribuindo a ela significados diversos.

   http://il.youtube.com/watch?v=33K5FYXfPX4&feature=related   

Quarta Parte da Aula : Improviso na Sala

  O professor divide a turma em grupos e pede que cada grupo escolha ou sorteie uma palavra utilizada na lista das palavras aprendidas no dia . Cada grupo, de improviso, deve imprimir um ritmo/entonação a sua palavra, provocando efeito semelhante ao que assistiram no vídeo.      

Recursos Complementares

1-Colecionar palavras difíceis de significados simples

 – Ter um caderno na sala de Palavras Curiosas onde os alunos de toda a turma poderão anotar as palavras que forem aprendendo dentro e fora da escola.

2—Assistir ao vídeo de  Poesia Sonora e se inspirar para fazer o mesmo com outras palavras,

  http://www.youtube.com/watch?v=gVcsnfX-Lxk&feature=related   

 3- Jogos com o Dicionário

http://www.ludomania.com.br/Improvis/dicionario.html  

 http://fabicaic.blogspot.com/2010/02/jogo-do-dicionario.html 

4-1-Lista de palavras tupis para os alunos atribuírem significado  .

 Pipoca –flor branca

Peteca-pena no ar

Ita – pêra de vários tipos

Catete – mato bom

Mirim –pequeno

Cunhã – mulher

Pitanga – fruta

Jacaré –animal

Carioca – homem branco

Humaitá – fortaleza         

Avaliação

A avaliação será efetuada durante todo o processo. Será levado em consideração se o aluno fez todas as tarefas dentro do tempo previsto, se levou em consideração as regras da turma e do laboratório de informática.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • GILBERG DA SILVA PEREIRA, ANTT , Distrito Federal - dijo:
    flaberg@hotmail.com

    31/05/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom. Ótimas dicas que podem ser facilmente incorporadas no dia-a-dia.


  • eli, eli , Rio de Janeiro - dijo:
    eliborges_2010@hotmail.com.br

    20/05/2012

    Cinco estrelas

    Adorei,as palavra estão de maneira interdisciplinar se relacionam entre as disciplinas,permitindo a participação do aluno, contribuiíndo para o raciocínio de maneira agradável.


  • ADINA RAMOS, FAMILIAR , Rio Grande do Sul - dijo:
    adi2010collares@hotmail.com

    02/05/2012

    Cinco estrelas

    ADOREI, POIS AJUDOU MUITO O MEU FILHO. É MAIS FÁCIL ESTUDAR DE FORMA LÚDICA MESMO QUANDO NÃO SE É MAIS CRIANÇA.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.