Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Reciclagem: Plástico

 

02/08/2012

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce; Débora Alfaro S. M. Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a necessidade de preservar o meio ambiente;

Perceber os efeitos da poluição por resíduos plásticos ao meio ambiente;

Identificar a importância da reciclagem e do cuidado com o lixo;

Vivenciar a experiência de reutilização de objetos plásticos.

Duração das atividades
Aproximadamente 5 dias, com 60 minutos diários
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar com outros conhecimentos previamente

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo os objetos plásticos.

1. Para introduzir a temática da aula, leve diferentes objetos de resíduos plásticos, como: garrafas pet; diferentes embalagens; sacolas; canecas; brinquedos; escovas de dente; presilhas de cabelo; potes; baldes etc. Coloque todos esses objetos dentro de um saco e, com a sala disposta em círculo, passe o saco para que cada criança manuseie os objetos que nele se encontram.

 

2. Após esse primeiro contato, questione as crianças sobre:

- Do que são feitos esses objetos?

- Vocês já ouviram falar em plástico?

- O que é isso?

- De onde vem o plástico?

 

3. Divida a sala em grupo de 3 a 4 alunos, e peça para que cada um ilustre suas hipóteses sobre a origem do plástico.

 

4. Com o levantamento das hipóteses dos alunos, apresente a eles o vídeo: “De onde vem o plástico?”

De onde vem

 

 

 

 

5. A partir deste vídeo, faça a retomada com os alunos sobre os principais conceitos apresentados, destacando: a origem do plástico; os materiais que podem ser feitos a partir dele; seu tempo de decomposição. Assim, com essas informações construa um livro coletivo sobre o plástico, apresentando em cada página deste um conceito diferente: origem; produtos; decomposição; reciclagem. Após a escrita da história, o livro poderá ser montado da seguinte maneira:

- Divida 3 cartolinas ao meio e coloque uma folha sobre a outra, de tal maneira que fiquem várias páginas;

- Com um furador, faça dois furos ao meio dessas páginas;

- Após furar, passe uma fita entre os furos dando um laço. Pronto! Seu livro está pronto! Agora é só escrever a história de modo, que os alunos possam ilustra-la.

- Para a ilustração, pode-se dividir a sala em grupos de 5 alunos, e pedir para que cada um faça a ilustração de uma das páginas do livro.

 

Atividade 2: Os resíduos Plásticos e a Poluição

1. Após essa primeira sistematização feita sobre a origem do plástico e suas utilidades, em uma roda de conversa, questione os alunos sobre:

- Quais os prejuízos que o plástico, quando jogado no meio ambiente, pode causar?

 

2. Faça um cartaz coletivo, podendo utilizar-se de papel craft, em que as crianças ilustrem os perigos de se jogar resíduos plásticos no meio ambiente. Essa atividade pode ser feita com o auxílio de diversos materiais, como: guache, lápis de cor; hidrocor; giz de cera; cola colorida; EVA; etc.

 

3. Após essa sistematização, realize o seguinte experimento:

Objetivo: Compreender os prejuízos dos resíduos plásticos ao ambiente, especialmente aos animais;

Material necessário:

- Um pacote com uma grande quantidade de elásticos.

Procedimentos:

- Disponha os alunos em roda, e entregue um elástico a cada um;

- Depois, em um aluno por vez, prenda o elástico no dedo mindinho de uma das mãos, passe a outra ponta pelas costas da mão e prenda-a no polegar.

- Agora, desafie cada aluno a tirar o elástico dessa mão, sem a ajuda de ninguém e nem da outra mão.

Para visualizar esse experimento, acesse:

 

 

 

 

4. Assim, questione os alunos:

- Conseguiram tirar?

- Quanto tempo vocês levaram para tirar?

- Foi fácil?

- Como vocês se sentiram?

- Como vocês acham que os animais que ficam presos aos resíduos plásticos se sentem?

Para ilustrar a discussão, apresente aos alunos o seguinte filme:

 

Filme: Happy Feet: O pinguim

Direção: George Miller e Warren Coleman.

Ano: 2006

Duração: 108 minutos aproximadamente.

Gênero: Desenho Animado

Classificação: Livre

Happy feet

Fonte: http://wwws.br.warnerbros.com/happyfeet/

 

5. Após assistirem o filme, em uma nova roda de conversa, faça os seguintes questionamentos:

- O que aconteceu com o Pinguim quando a argola entrou em seu pescoço?

- Ele conseguiu tirar?

- Teve dificuldades?

- O que podemos fazer para evitar que o plástico prejudique o meio ambiente, principalmente os animais?

Registre as hipóteses das crianças em um cartaz.

 

Atividade 3: Reutilizando o Plástico – Construção de um brinquedo

1. Inicie, então, essa terceira atividade com a leitura do livro: BRAIDO, Eunice. Reciclagem do Plástico. Editora: FTD, 1999.

Plastico

Fonte: Editora FTD

2. Ao final da leitura, relembre com os alunos os conceitos que foram trabalhados até o momento: de onde vem o plástico; os diferentes materiais que podemos fabricar com ele; seu tempo de decomposição; os prejuízos que pode causar ao meio ambiente; os perigos aos animais; e a importância de recicla-lo.

 

3. No início da semana em que será trabalhada essa aula sobre o plástico, comece a pedir para que as crianças tragam diferentes objetos plásticos que não utilizam mais em suas casas, como: Garrafas pet e diversas embalagens; e as guarde.

 

4. Para a visualização do processo de reciclagem do plástico, apresente às crianças o vídeo: Cem anos de plástico

 

 

 

5. Em seguida, distribua diferentes embalagens descartáveis plásticas aos alunos, e de diversos materiais, como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; pedaços de EVA; tecido; hidrocor; tinta; fitas adesivas; fitas de tecido; tinta acrílica; tinta a óleo; etc. Proponha, então, aos alunos que construam diferentes objetos, brinquedos, jogos com os materiais disponíveis.

 

* Para maiores informações sobre a construção de brinquedos, consulte:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23176

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/EdInfantil/SaoPaulo_UmaEscola_ManualBrincadeiras.pdf

http://www.colegioequipe.g12.br/arqs/download/4116.pdf

 

** Para enriquecimento do conteúdo, o professor poderá apresentar alguns vídeos, como:

Episódios: O Planeta Pipsqueak.

a) Pipsqueak recicla

b) Pipsqueak e as coisas velhas

c) Pipsqueak organiza uma festa ecológica

d) Pipsqueak diminui a produção de resíduos

e) Pipsqueak e os brinquedos

f) Pipsqueak e a auto-sustentação

g) Pipsqueak viaja para o futuro

 

Pipsqueak

*Maiores informações sobre esta animação, bem como a lista de todos os seus episódios, poderão ser encontrados no site: http://www.synapsedigital.com.br/conteudo/pipsqueakplaneta/index.html

 

 

*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o plástico? Vídeo
Cem anos de plástico Vídeo
Quais os perigos do plástico? Experimento prático
Recursos Complementares

a) Livros sobre Reciclagem:

- Mini Larousse: Reciclagem.Naiara Raggiotti. Larousse Júnior.

- Lixo, De onde vem? Para Onde Vai?Francisco Luiz Rodrigues e Vilma Maria Cavinatto. Ed. Moderna

- O saci e a reciclagem do lixo. Samuel Murgel Branco, editora Moderna.

- Cuidando do seu planeta: Eca! O lixo.Núria e Empar Jiménez e Rosa M. Curto. Editora Ciranda Cultural.

- Reciclar! Papel.Veronica Bonar. Editora Scipione.

- Divertindo-se com arte reciclada!Ciranda Cultural.

- Manual de Reciclagem: Coisas Simples que Você Pode Fazer.Javnarama. Editora José Olympio.

- Lixo, Reciclagem e Sua História. Sidney Grippi. Editora: Interciência.

- Reciclagem - Coleção Trabalhos Manuais em 5 Passos.Anna Llimós. Editora: Ciranda Cultural.

 

b) Livros sobre o Ensino de Ciências:

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

c) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=45&y=5&ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.

 

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discussões da aula, organize com os alunos uma oficina sobre a “Reciclagem do Plástico”. Para isso, os alunos se dividirão em grupos de 4 a 5 integrantes, em que cada um fique responsável por uma tarefa. Utilize o livro fabricado na atividade 1, para que os alunos expliquem a origem do plástico; exponha o cartaz sobre a poluição que o plástico pode causar ao meio ambiente, confeccionado na atividade 2, para que as crianças destaquem os danos do plástico se descartado de maneira errada; peça para que um grupo fique responsável em fazer com os demais alunos da escola, o experimento da atividade 2; e por fim, um grupo que demonstre as diferentes formas de reutilização do plástico, apresentando os brinquedos, jogos e objetos que a turma fabricou na atividade 3, podendo, até mesmo, ser disponibilizado algum material, para que os demais colegas da escola possam fabricar seus objetos.

 

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.