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Reciclagem: Decomposição do Lixo

 

01/08/2012

Autor y Coautor(es)
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alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce; Débora Alfaro S.M. Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o que são resíduos orgânicos e inorgânicos;

Comparar o tempo de decomposição de resíduos orgânicos e inorgânicos;

Identificar a presença desses resíduos no dia-a-dia;

Conscientizar sobre a necessidade da reciclagem do lixo.

Duração das atividades
Aproximadamente um mês, com 20 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade do trabalho com conhecimentos previamente.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O destino do lixo.

1. Para introduzir o conteúdo, aguce a curiosidade das crianças. Para isso, em uma roda de conversa, leve alguns alimentos, como: maçã; banana; etc. e alguns produtos, como: caixas de leite; latas de refrigerante; garrafas plásticas; papel; etc. Desta forma, mostre os objetos às crianças e, em seguida, faça os seguintes questionamentos:

- O que acontece com os produtos e alimentos que não nos servem mais?

- Onde nós os jogamos?

- O que acontece com ele após sair de nossas casas?

Assim, entregue uma folha de sulfite para cada criança e peça para que ilustrem suas hipóteses sobre o destino do lixo.

 

2. Organize um passeio com a turma ao Aterro Sanitário de sua Cidade. Para isso, explique para as crianças que elas irão visitar uns dos locais em que o lixo é levado após deixar nossas casas. Durante a visita, com a ajuda de um monitor, é interessante visitar cada uma das etapas do aterro, demonstrando às crianças as principais ações feitas com o lixo. Se necessário, faça anotações para discutir com a turma.

Pode-se também retomar os principais conceitos, utilizando-se dos recursos abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Após a visita ao Aterro Sanitário faça uma nova roda de conversa, de modo a promover uma reflexão sobre o que foi visto no passeio. Assim, pode-se fazer os seguintes questionamentos:

- O que acontece com o lixo quando deixa nossas casas?

- O que é feito com ele no Aterro?

- O que vocês acharam mais interessante?

 

4. Ao final da discussão, sistematize as principais informações referentes ao Aterro Sanitário, de modo a destacar o que aconteceu com o lixo e as etapas do processo. Pode-se, com esse texto, fazer um livro em folhas sulfites, o qual poderá ser feito da seguinte maneira:

- Divida duas folhas sulfites A4 ao meio;

- Coloque-as uma sobre a outra, deixando a primeira página apenas com o título do texto;

- Nas páginas seguintes escreva logo no início algumas das informações do texto, de modo a dividi-las por entre as páginas;

- Procure deixar em cada página um espaço em branco para que as crianças ilustrem.

 

5. Em seguida, entregue massa de modelar para as crianças, e peça para que elas modelem o “destino” do lixo, destacando as principais características do Aterro Sanitário.

 

Atividade 2: “Os diferentes lixos”

1. Neste momento, faça as crianças refletirem sobre os “diferentes” lixos, de modo a compreender sua decomposição e a importância de serem reciclados. Para isso, em uma roda de conversa, aguce a curiosidade das crianças e suas reflexões sobre o assunto, fazendo os seguintes questionamentos:

- Será que todos os lixos são iguais?

- Qual a diferença entre eles?

- Será que todos devem ir para o mesmo lugar? Por que?

Assim, coloque em um saco coloque diferentes lixos como: cascas de frutas; latas de refrigerante; copos de iogurte; papel; caixa de leite; garrafas plásticas; folhas; etc. Passe esses diferentes materiais entre as crianças para que elas possam manuseá-los e, assim, desenvolver suas ideias.

Ao final, em grupos de 3 alunos, peça para que cada um desenhe suas hipóteses, demonstrando as diferenças entre os lixos, e os locais que acreditam que deva ir cada tipo.

 

2. Para ilustrar essa discussão realize com a turma o seguinte experimento:

Objetivo: Compreender as diferenças entre o períodos de decomposição dos materiais;

Materiais necessários:

- Cascas de frutas;

- Copos de iogurte;

- Folhas;

- Latas de alumínio;

- Caixas de leite;

-  1 vaso grande;

- Terra;

- Espetos;

- Etiquetas.

Procedimentos:

Encha o vaso com a terra até a metade. Após corte os demais materiais para que todos fiquem do mesmo tamanho. Espalhe-os pelo vaso, de modo que fiquem em pontos bem distintos, para identifica-los, escreva em cada etiqueta o nome do material e cole em um espeto, depois o espete ao lado do mesmo.

Em seguida, coloque terra até tampar todo o vaso, deixe em um local arejado, e por um mês, uma vez por semana regue-o. Para visualizar este experimento acesse:

 

 

 

 

 

3. Ao terminar de montar o vaso com os diferentes materiais, distribua uma folha de sulfite para cada criança e peça para que ilustrem o que elas acreditam que irá acontecer com cada um dos materiais.

 

Atividade 3: Separando o lixo

1. Após um mês, com cuidado, e com a ajuda das crianças retome os conceitos sobre os diferentes lixos, tire a terra de cima de cada material e observem o que ocorreu. Em uma roda de conversa discutam:

- O que aconteceu com cada um dos materiais?

- Todos ficaram iguais?

- Quais que ficaram intactos?

- Quais que desapareceram?

- Por que aconteceu isso?

 

2. Apresente para as crianças a diferença entre os lixos: orgânicos (como restos de seres vivos ou feitos de materiais naturais) degradam-se mais rapidamente e se decompõem em produtos que servem de alimento para as plantas. Enquanto os materiais inorgânicos (como o plástico, o vidro e o metal) demoram muito tempo para se decomporem e de nada servirão a terra, a não ser que sejam reciclados. Para isso, utilize-se de recursos visuais, com diferentes figuras representando cada um dos materiais, divida a lousa ou uma cartolina ao meio, e peça para que as crianças ajudem a separar de um lado os lixos que se decompõem mais rápido e de outro os que levam mais tempo.

 

3. Após essa separação das imagens, conscientize os alunos sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem. Para isso, em uma roda de leitura, apresente a história de um ou mais dos livros abaixo:

 

- CÂNDIDO, Rita de Kássia. As aventuras de Metálica. São Carlos: Futura, 2011.

Metalica

Fonte: Editora Futura

 

- CALVIS, Mara. Lixo no lugar certo, Planeta vivo e esperto. Smile Editora: 2011.

Lixo no lugar certo

Fonte: Editora Smile

 

- DREIDEMY, Joelle. Eu separo o lixo. Editora: Girafinha, 2007.

Eu separo o lixo

Fonte: Editora Girafinha

4. Para ilustrar a discussão pode-se apresentar as crianças os seguintes vídeos:

- Turma da Mônica: “Lugar de lixo não é na rua”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7S6I77HhYL0

- Castelo Rá Tim Bum: “Rap da Reciclagem”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7oIhKBRDkIM&feature=fvsr

- Turma da Mônica: “Um Plano para Salvar o Planeta”, disponível em:

(Parte 1): http://www.youtube.com/watch?v=p-xDE7qmEWo&feature=related

(Parte 2): http://www.youtube.com/watch?v=OdqzACLSeSc&feature=related

(Parte 3): http://www.youtube.com/watch?v=GX1U_2CG5oA&feature=related

Um plano para salvar o planeta

Fonte: http://moniquinhaportugal.blogspot.com.br/2011/01/turma-da-monica-um-plano-pra-salvar-o.html

5. Após a leitura e de assistir os vídeos, converse com os alunos sobre como podemos separar os lixos. Instigue-os a arrumar uma solução para que possa ser feita na escola. Apresente aos alunos as latas da coleta seletiva e suas diferentes cores, e peça para que eles ajudem a separar todo o lixo que encontrarem em sua respectiva lata.

Para ajudar na separação do lixo, pode-se utilizar o seguinte recurso:

 

 

 

6. Leve diferentes materiais, como: restos de alimentos; cascas de frutas; folhas; latas de alumínio; papel alumínio; caixa de leites; papel; potes de vidro; garrafas pet; potes de iogurte; sacos plásticos; embalagens de produtos diversas; etc. Coloque-os todos misturados em um canto da sala e peça para que os alunos os separem em suas respectivas latas.

7. Após a separação entregue um desenho com as diferentes latas de coleta seletiva, e peça para que os alunos recortem e colem (de revistas, panfletos,  jornais), os materiais que devem ser colocados em cada uma das latas, e colem na cor respectiva da coleta.

 

* Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados nos livros:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

 

RAGGIOTTI, Naiara. Mini Larousse: Reciclagem.  Larousse Júnior.

Mini Larousse - Reciclagem

Fonte: Livraria Cultura

 

RODRIGUES, Francisco Luiz; CAVINATTO, Vilma Maria. Lixo, De onde vem? Para Onde Vai? Editora Moderna.

Lixo de onde vem, para onde vai

Fonte: Editora Moderna

 

BRANCO, Samuel Murgel Branco. O saci e a reciclagem do lixo. Editora Moderna, 2011.

O saci e a reciclagem do lixo

Fonte: Editora Moderna

Núria e Empar Jiménez e Rosa M. Curto. Cuidando do seu planeta: Eca! O lixo. Editora Ciranda Cultural.

Eca! o lixo

Fonte: Ciranda Cultural

 

 

* Para enriquecimento do conteúdo, o professor poderá apresentar alguns vídeos, como:

Episódios: O Planeta Pipsqueak.

a) Pipsqueak recicla

b) Pipsqueak e as coisas velhas

c) Pipsqueak organiza uma festa ecológica

d) Pipsqueak diminui a produção de resíduos

e) Pipsqueak e os brinquedos

f) Pipsqueak e a auto-sustentação

g) Pipsqueak viaja para o futuro

*Maiores informações sobre esta animação, bem como a lista de todos os seus episódios, poderão ser encontrados no site: http://www.synapsedigital.com.br/conteudo/pipsqueakplaneta/index.html

Pipsqueak

Fonte: http://www.synapsedigital.com.br/conteudo/pipsqueakplaneta/index.html

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aterro sanitário Imagem
Tratamento de chorume Imagem
Coleta seletiva Vídeo
Lagoa de tratamento de chorume Imagem
Aterro sanitário Imagem
Quanto tempo leva a terra a digerir os restos do teu almoço? Experimento prático
Aterro sanitário Vídeo
Recursos Complementares

a) Livros de Ciências para Educação Infantil:

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

b) Sites de experimentos para Educação Infantil:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://www.ufv.br/crp/

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.


Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Organize com os alunos uma exposição de quadros na escola sobre o lixo. Para isso:

- Divida-os em grupos de 4 alunos;

- Peça para que cada um ilustre uma etapa de toda a discussão sobre o lixo. Por exemplo, um grupo ilustra o destino do lixo; outro faz o Aterro Sanitário; outro ilustra os diferentes períodos de decomposição do lixo; outro ilustra a coleta seletiva, e assim por diante.

- Para confeccionar essa ilustração, pode-se fazer de cada quadro um Mosaico. Assim, com papéis e EVA’s coloridos e cortados em pequenos pedaços, peça para que cada grupo vá colando até colorir todo seu desenho. Depois, exponha os quadros pela escola.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • andrea, E.E.B.M.PROFESSORA NAIR ALVES BRATTI , Santa Catarina - dijo:
    andreaclaudino71@hotmail.com

    28/06/2015

    Cinco estrelas

    SEQUENCIA DE ATIVIDADES BEM ORGANIZADAS QUE REALMENTE CONTEMPLAM O OBJETIVO PROPOSTO


  • evelyn, uea , Amazonas - dijo:
    evelyn.uea@gmail.com

    29/04/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito tem idéias excelentes


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