13/08/2012
Alessandra Arce e Michele Varotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
1. Conhecer os cinco sentidos e os órgãos responsáveis pela sua percepção;
2. Compreender a função do olfato e o processo de percepção dos aromas;
3. Incentivar a exploração do meio a sua volta através dos órgãos dos sentidos;
4. Perceber e distinguir informações recebidas do ambiente através dos sentidos, em principalmente do olfato;
5. Estimular o olfato;
6. Reconhecer diferentes odores;
7. Perceber a importância dos órgãos dos sentidos na vida cotidiana;
8. Conscientizar para manutenção da saúde dos órgãos dos sentidos;
9. Estimular o autoconhecimento;
10. Desenvolver e ampliar o vocabulário.
Não há necessidade de conhecimentos trabalhados previamente.
ATIVIDADE 1: OS CINCO SENTIDOS
1. O professor apresentará a música: Os 5 sentidos, do Hi 5; e estimulará a classe para que interaja, dance e faça mímicas, durante sua audição.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=pAjgn7Ir34E
2. Após a dinâmica com a música, o professor promoverá um debate com a classe, de modo a perceber seus conhecimentos prévios acerca do tema. Para isso poderá questiona-lhes:
- Sobre o que fala a música?
- Quem gostaria de falar quantos e quais são os nossos sentidos? (São cinco: visão, audição, olfato, paladar e tato).
- O olfato é o sentido que nos permite perceber o quê? (sentir os cheiros) E com a audição, o que percebemos? O paladar? O tato? O olfato? A visão?
- Que órgão do nosso corpo nos permite sentir o cheiro das flores, de uma comida gostosa, de perfume etc.? (nariz).
- E ver a forma das coisas, as cores, os movimentos? (visão).
- Por meio de que órgão do corpo, podemos escutar uma música, a voz da professora quando conta uma história etc.? (audição).
- E como podemos sentir a temperatura e a textura de algum objeto? O quente e o frio? Se um objeto é mole, duro, macio, fino, áspero, rugoso, liso etc.? (tato)
- Por meio de que órgão, saboreamos e sentimos o gosto de um sorvete? (paladar).
3. Para este terceiro momento, que constituirá no Jogo dos sentidos, o professor:
a) Confeccionará cartões, de tamanho 20cm x 15cm, contendo figuras que representem: 1) situações do dia a dia, objetos, alimentos, fenômenos da natureza, animais, flores, figuras em preto e branco e coloridas, brinquedos etc.. 2) partes do corpo responsáveis pelos cinco sentidos (mão/pele, olhos, boca, nariz, tato).
b) Em cada rodada da brincadeira, apresentará três cartões (item 1) à classe, questionando-os sobre uma das sensações percebidas por nosso corpo, o órgão do sentido e a parte do corpo que o detecta.
c) Embora os cartões sejam individuais, o professor poderá, ao fim de cada jogada, fixar na lousa ou na parede, a sequência de figuras trabalhadas, para que os alunos possam melhor visualizar o jogo.
d) As questões serão feitas oralmente pelo professor.
e) A sequencia de figuras (item 1), sempre finaliza com a figura que representa um dos sentidos.
*Exemplo:
CARTÃO 1 |
CARTÃO 2 |
CARTÃO 3 |
CARTÃO QUESTÃO 1
|
QUESTÃO 2 Que sentido nós utilizamos para descobrir? |
QUESTÃO 3 Este sentido é percebido por qual órgão/parte de nosso corpo? |
(Figura) BOLO |
(Figura) BATATA FRITA |
(Figura) SUCO DE UVA |
Qual destes alimentos é salgado? |
(Resposta oral dos alunos) |
(Figura) BOCA |
(Figura) PERFUME |
(Figura) FUMAÇA |
(Figura) ÁGUA |
Qual destes não tem cheiro? |
(Resposta oral dos alunos) |
(Figura) NARIZ |
(Figura) URSO DE PELÚCIA |
(Figura) SOL |
(Figura) GELO |
Qual destes é quente? |
(Resposta oral dos alunos) |
(Figura) TATO |
(Figura) BOLA DE FUTEBOL |
(Figura) TELEFONE |
(Figura) COBERTOR |
Qual destes é redondo? |
(Resposta oral dos alunos) |
(Figura) OLHO |
(Figura) TAMBOR |
(Figura) PENA |
(Figura) FLAUTA |
Qual destes objetos é silencioso? |
(Resposta oral dos alunos) |
(Figura) ORELHA/ OUVIDO |
* Outras situações que o professor poderá utilizar no jogo:
- Qual destes objetos é: perfumado, macio, áspero, possui muitas cores, é doce, tem mal cheiro, é frio, quadrado, faz barulho etc..
4. Uma variação do Jogo dos Sentidos é:
a) Apresentar objetos aos alunos, para que manipulem e relatem o que sentem e observam, (textura: macio, áspero, grudento, mole, duro; cor; forma: redondo, quadrado, achatado, fino, grosso; temperatura: o professor deverá tomar cuidado na escolha, devendo se assegurar da segurança da criança. Como sugestão: copo de água ou uma fruta gelada, uma bolsa de água em temperatura morna; Odor: perfume, alimentos, frutas; movimentos: andar, correr, pular; sons etc.; sabor: frutas, doces, alimentos salgados, que as crianças possam saborear).
b) Ao longo da atividade, o professor deverá estimula-los, questionando: O que vocês sentem? O que podem observar? Quais destes objetos é redondo? Ele é liso ou áspero? Qual a sua cor? Se colocarmos no chão ele rola? Como podemos saber isso? Quais sentidos e partes do corpo forma utilizadas para descobrir?
c) Após estarem familiarizados com os objetos e a relatarem as qualidades perceptíveis destes, o professor colocará alguns objetos em uma caixa, solicitando que um dos alunos escolha um deles e, sem mostrar para a turma, descreva-o para que possam adivinhar qual é. Depois repetira o mesmo procedimento com os demais alunos. Na descrição do objeto pelo aluno, é importante que o professor estimule-o, ajudando-o na observação das características deste e na ampliação de seu vocabulário.
* O professor poderá também utilizar jogos on-line. Disponíveis nos seguintes endereços:
http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/a-maquina-dos-sentidos/
http://www.escolagames.com.br/jogos/cincoSentidos/
5. No intuito de sistematizar os conteúdos aprendidos, o professor poderá finalizar esta primeira parte da aula com a leitura do livro: Crianças curiosas: os cinco sentidos, de Adele Ciboul. Ed. Salamandra. O livro é bastante interativo e, à medida que o professor faz a leitura, pode envolver a turma nas situações que aparecem.
Fonte: Editora Salamandra
ATIVIDADE 2: O NARIZ E O OLFATO
1. Em uma roda de conversa, o professor lerá para a classe a história: Olfato, de Mandy Suhr e Mike Gordon, realizando, em seguida um debate sobre as ideias do livro.
Fonte: Editora Scipione
*Como sugestão, o professor poderá questiona-lhes:
- Sobre o que fala a história do livro? (Sobre um dos cinco sentidos)
- Vocês lembram quantos são os nossos sentidos?
- Quais são eles?
- O livro trata de que sentido? (olfato)
- Os sentidos servem para que nos possamos perceber o mundo ao nosso redor. E o olfato, no permite perceber o que em nossa volta? (os cheiros)
- Além de nos permitir perceber as coisas, boas e gostosas do mundo ao nosso redor, os sentidos podem nos ajudar em que? (Nos alerta de situações preocupantes, indicam perigos).
- Alguém poderia falar uma situação em que o olfato, sentido responsável pela percepção dos odores, nos alerta de algo perigoso? (cheiro de alimento estragado, de gás, de poluição, fumaça e fogo, etc.).
- Só sentimos cheiros gostosos?
- Quem poderia falar um cheiro que não gostou?
- Que parte do nosso corpo permite que sintamos os cheiros? (nariz)
2. Ao final do debate, o professor realizará o seguinte experimento:
Experimento: Meu nariz é assim...
Objetivo:
- Desenvolver o procedimento de observação.
- Conhecer a estrutura interna e externa do nariz.
Questão Norteadora:
- Como é o meu nariz por dentro e por fora?
Materiais:
- Espelho;
- Papel;
- Lápis, lápis de cor, caneta hidrocor, etc..
Procedimentos:
a) Com a ajuda de um espelho, os alunos observarão seu próprio nariz.
Resultados:
- Em uma folha de papel, os alunos registrarão, por meio de um desenho, suas observações da parte interna e externa do nariz.
- Os alunos compartilharão seus registros, observações e conclusões com a classe, em uma roda de conversa.
* É importante que o professor estimule e oriente o aluno nesta observação, para que perceba que o nariz possui duas aberturas (narinas), a presença de pelos e muco.
3. Em seguida o professor discutirá com os alunos sobre alguns cuidados que devemos ter com as narinas e algumas informações sobre o olfato e o nariz. Por ser a porta de entrada de todos os aromas, é importante que oriente as crianças à cuidar de seu próprio nariz, orientando-os:
a) Para que não coloquem objetos no interior do nariz;
b) Sobre a necessidade de mantê-lo sempre limpo;
c) Que não se deve cheirar substâncias desconhecidas, pois podem ser tóxicas e prejudicar nossa saúde;
d) Relembrar como o olfato/nariz nos ajuda a perceber algumas situações perigosas e situações preocupantes, como identificar o aroma azedo de um alimento, para que não comamos comidas estragadas; cheiros de queimado, comida esquecida no fogo, fumaça, vazamento de gás e possível perigo de explosão, incêndio, lixo, rios poluídos etc., alertando-nos de modo que possamos nos proteger;
e) O olfato, junto com os demais sentidos de nosso corpo, é um grande aliado na identificação de situações de alerta. Tanto que muitas expressões de nossa língua utilizam este sentido para falar sobre alguma situação, como por exemplo: “Sinto cheiro de perigo no ar”;
f) Como muitas gripes e resfriados atrapalham e impedem o nariz de funcionar direito, pois gripado você não sente muitos cheiros e sabores, é importante que nos alimentemos bem e cuidemos de nossa saúde, para ficarmos com o sistema imunológico forte e assim, evitarmos pegar estas doenças;
g) Alergias e infecções também comprometem a capacidade do nariz sentir os odores.
e) Que o olfato faz toda a diferença para saborearmos um alimento etc.
ATIVIDADE 3: COMO SENTIMOS
1. O professor iniciará a aula, realizando o seguinte experimento com a classe:
Experimento: O que é, o que é?
Objetivo:
- Estimular o olfato;
- Identificar diferentes odores;
- Desenvolver e ampliar o vocabulário descritivo referente ao olfato (odor, doce, canforado, ocre, putrefato, cítrico, mentolado etc.).
Questão Norteadora:
- Será que podemos adivinhar uma substância somente pelo cheiro?
Materiais:
- 1 venda para os olhos;
- Recipientes com tampas, identificados por número, para comportar as substâncias aromáticas;
- Etiquetas, para identificação dos recipientes acima;
- Diversas substâncias aromáticas (pó de café, queijo, hortelã, parmesão, canela, cravo, chocolate, laranja, limão, sabonete, xampu, perfume, catchup, maionese, ovo, alho, orégano, banana, sabão, cebola, abacaxi, azeite, flores etc.).
Procedimentos:
a) Coloque cada uma das substancias em um recipiente, tampe para que os cheiros não se misturem e numere-os;
b) A partir da numeração dos recipientes, elabora uma listagem, contendo a relação suas respectivas substâncias;
c) Escolha um dos alunos e coloque-lhe a venda;
d) O professor abrirá um dos recipientes e o aproximará do nariz do aluno com olhos vendados, para que este sinta seu aroma, tentando adivinhar qual é a substância;
Resultados:
- Numa roda de conversa, discutirão com a turma suas percepções e conclusões, de modo a responder a questão norteadora e perceber a importância do olfato. Para isso, poderão relatar quais substâncias foram capazes de identificar, as mais fáceis de serem identificadas, as que tiveram maior dificuldade em identificar, como é o odor de cada uma delas (forte, suave, ruim/putrefato, mentolado, doce, cítrico, azedo etc.), o que sentiram com os odores (eram agradáveis ou desagradáveis), quais mais gostaram, quais menos gostaram, se alguma substância despertou seu apetite etc..
4. Após o experimento acima, na qual os alunos puderam observar a função e a importância do olfato na vida cotidiana, o professor proporá uma pesquisa acerca de como sentimos os aromas das coisas ao nosso redor. Para isto, listamos alguns materiais no campo Recursos Complementares, que o professor poderá utilizar.
Nesta pesquisa é importante que os alunos compreendam que sentir o cheiro de algo depende das minúsculas e invisíveis partículas odoríferas, denominadas de moléculas que odor, que são liberadas/evaporam pelos objetos/ substâncias, que entram em nosso nariz e são detectas pelo cérebro. Quando respiramos, estas minúsculas partículas entram no nariz e aderem ao muco de seu interior. Sob o muco existem os detectores de odor, que enviam mensagens para cérebro. Este ajuda a descobrir qual o cheiro que estamos sentindo. Todos os sentidos trabalham juntos, porém o olfato e o paladar são inseparáveis.
* Esta pesquisa também poderá ser estendida, pelo professor, de modo a conhecer outros aspectos e curiosidades relativas ao olfato, como por exemplo: as pessoas que não sentem cheiro, comparação entre o olfato dos seres humanos e dos animais, como e por meio de que parte do corpo os animais detectam o cheiro, como se utilizam dos odores para encontrar seus filhotes, a relação entre o paladar e olfato etc.
5. Como tarefa de casa o professor solicitará aos alunos que desenhem em um papel todos os cheiros que puderam perceber em um final de semana (o café da mamãe, o pãozinho da padaria, a macarronada, de pipoca, de cachorro molhado, da fumaça dos carros, de coco, de xixi , de chulé etc.).
6. Em sala, confeccionarão um cartaz a partir dos desenhos dos alunos. Os desenhos serão recortados, agrupados e colados no cartaz. Como categorias para o agrupamento, poderão eleger os aromas conforme a proximidade de seus odores, uma vez que classificar o cheiro é muito difícil. Assim podem organizá-los se são agradáveis ou não, doces, salgados, mentolados, florais, cítricos, ocres (como o vinagre), putrefatos (em estado de decomposição: como cheiro de ovo, frutas e alimentos apodrecidos), alertas de perigo, cheiros que incomodam etc..
7. O professor apresentará o vídeo: Corpo Humano: Ouvido, Planeta DeAgostini.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=rFuwPihOsw4
LIVROS:
- QUEIRÓS, Bartolomeu. Campos de.Cinco Sentidos.Global Editora
- RITTER, Caio. O olfato do rato. Coleção Sentidos. Ed. Edelbra.
- Olfato. Ed. Ciranda Cultural.
- AMARAL, Glaucia. O olfato e o paladar. SM Editora.
- RAMOS, Adriana e SOUZA, Monica de. Olfato e paladar. Ed. FTD.
- CARUSO, Carla. Almanaque dos sentidos. Ed. Moderna.
- Enciclopédia ilustrada do corpo humano. Ed. Girassol.
- Criança curiosa: o corpo. Ed. Salamandra
- Mini Larousse dos cinco sentidos. Ed. Larrouse Júnior.
- Os cinco sentidos. Ed. Ciranda Cultural.
- BOSMANS, Peter. Os cinco sentidos: Os sentidos explicados para crianças de 5 a 9 anos. Editora Eko.
- NICOLIS, Giselda Laporta. Nossos 5 amigos: os sentidos. Ed. Porto de ideias.
- O Grande Livro Animado do Corpo Humano. Impala Editores
- FERREIRA, Marina Baird et al. Aurélio com a turma da Mônica. Ed. Nova Fronteira.
- ARDAGH, Philip. Na casa de Leo: o corpo humano. Ed. Companhia das Letrinhas.
- GIRARDET, Sylvie e ROSADO, Puig. A casa dos cinco sentidos. Companhia Editora Nacional.
LINKS:
http://www.cdcc.usp.br/maomassa/orgao_%20sentido.pdf
http://samuraigold.meusjogosonline.com/jogar.asp?id=3564250&jogo=jogar+cinco+sentidos+online
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25779
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4534
VÍDEOS
http://www.youtube.com/watch?v=-CkV-EwYA_s
LIVROS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/09/2015
Quatro estrelasFiquei feliz pelo projeto pois sou professora de educação infantil e preciso de projetos como esse para desenvolver.
21/08/2013
Cinco estrelasMuito bom, adorei maso link de download do livro não funciona. http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html http://www.jogoscelular.net
29/07/2013
Quatro estrelasParabéns pelas atividades que tem contribuido muito na aprendizagem de meus alunos.