09/12/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Como objetivos para essa aula, propomos: aprender as braçadas do nado crawl; aprender as pernadas alternadas do nado; aprender a respiração unilateral e bilateral do nado. obs.: Nessa aula de natação, organizamos o trabalho com o nado crawl ou nado livre, para iniciação.
Não há
Pranchas, pullbuoy (flutuadores que utilizamos entre as pernas), flutuadores do tipo “espaguete”
Reúna as crianças num local próximo à piscina e instrua-as a fazerem alguns alongamentos, dando ênfases às musculaturas dos braços, pernas, costas e pescoço.
Dentro da piscina: distribua os espaguetes e peça para que os alunos os coloquem entre as pernas, como se montassem um cavalo, de maneira que o tamanho do espaguete à frente e atrás do corpo da criança seja o mesmo. Agora, faça um passeio pela piscina, pedindo que as crianças mexam as pernas, deslocando-se. A ideia é que não segurem o espaguete com as mãos. Essa atividade ajuda as crianças a se equilibrarem enquanto se movimentam na piscina. Dessa maneira, o corpo da criança ficará na posição em pé.
Nesse momento, com os espaguetes debaixo dos braços, organize um pega-pega com as crianças. Escolha um local na piscina onde as crianças não consigam apoiar os pés no chão. Faça uma roda, dentro da piscina, colocando dois dos alunos no centro, que serão os tubarões. Ao sinal do professor, os tubarões nadam em direção aos colegas tentando pegá-los. Quem for pego se desloca para a beirada da piscina e aguarda os outros serem pegos.
Depois da correria anterior, peça para as crianças flutuarem por algum tempo, apoiadas num dos espaguetes, para descansarem. Instrua uma respiração regular, com expiração e inspiração com tempos de execução aproximados. Como brincadeira, proponha a organização de uma “ola”, como nas torcidas de futebol, marcando o aluno que começa a onda, se afundando primeiro na água e soltando borbolhas, voltando à superfície ao fim das borbolhas. Desta maneira, ao afundar um aluno de cada vez e de forma sucessiva, haverá a formação de uma onda.
Sentados na beira da piscina e com as pernas dentro d’água peça para que os alunos batam as pernas fazendo o máximo de espuma e barulho que conseguirem. Em seguida, os alunos devem entrar na piscina, segurar na borda, na posição de decúbito ventral e bater as pernas, tentando deixá-las estendidas, porém relaxadas. Posteriormente, distribua as pranchas ou espaguetes e trabalhe com os alunos a pernada com deslocamento. O professor pode ir à frente dos alunos, ajudando no deslocamento, puxando cada um deles. Tente fazer o pegador novamente, mas desta vez, só vale quem fizer a pernada certa e laçar os outros com o espaguete que está utilizando para o seu próprio deslocamento.
http://www.youtube.com/watch?v=erzYNa-YS_M&feature=related (acesso em 02/10/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=7t406fN7syE&NR=1 (acesso em 02/10/2010) (com nadadeiras, uma possibilidade de variação)
Distribua as pranchas para os alunos. De pé, dentro da piscina, com o corpo inclinado para frente, peça para os alunos executarem o movimento dos braços, um por vez, sempre terminando o movimento na posição onde o iniciou. Em seguida, peça para que façam o mesmo exercício, na posição de nado, dando ênfase ao “desenho” de um círculo.
Para esse momento, a proposta é estimular as crianças a executarem as braçadas até o meio da piscina e pernadas na outra metade. Uma boa alternativa é deixar um espaguete no meio da piscina para que as crianças, ao chegarem nesse material, passarem a fazer as pernadas.
Nesse momento, a ideia é que as crianças tentem praticar o nado livre /crawl. Durante esse tempo. Algumas alternativas como “pega-pega nado livre”, “corrida nado livre”, entre outras fica também estimulante para os alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=QjxNldENG7s&p=3D3103FA7E054296&playnext=1&index=6 (técnica da braçada)(último acesso em 16/10/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=sKaIu6a4VRM (brincadeira)(último acesso em 16/10/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=Qr6JTEiKUQk&feature=related (uma aula legal)(último acesso em 16/10/2010)
A avaliação deve ser feita pelo professor durante toda a aula. Pode-se avaliar os alunos pelo envolvimento em cada uma das atividades, perguntando diretamente para a turma. É interessante que o professor sempre reúna os alunos, entre as atividades, na beirada da piscina. É importante conversar sobre as impressões da aula e de cada atividade, especificamente, perguntando sobre as dificuldades e facilidades em brincar na água com os pés no chão, com flutuadores, e sem flutuadores (quando for o caso). Também é importante conversar sobre as impressões em utilizar outro espaço – a piscina – nas aulas de EF. Perceber se os objetivos das aulas foram alcançados; pergunte-os se aprenderam os movimentos, se tiveram dificuldades, o que mais gostaram de fazer, etc. O registro do aprendizado pode ser feito pelo próprio professor a partir dos relatos dos alunos.
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/08/2015
Cinco estrelasGostei bastante, pois contém todas as fase para uma boa aula.
31/03/2015
Cinco estrelasMuito bom este plano de aula ele mim ajudou a elaborar o plano para apresenta na aula de natação DA FACULDADE.
18/09/2014
Cinco estrelasmuito boa as aulas
15/03/2014
Três estrelasmuito boa, gostei bastante
08/10/2013
Quatro estrelasMuito bom valeu mesmo véi tava precisando de uma orientação de tal tipo para trabalhar natação com crianças.... Show<..>/
06/11/2012
Cinco estrelasMuito criativa a aula. Parabens
20/09/2012
Cinco estrelasesta aula e muito criativa, e pareca e nao ser muito cansativa. acredito que ou alunos terão bom proveito!