25/11/2010
Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Victor Cesar Paixão Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
Representar os números fracionários na forma decimal;
Comparar e ordenar números fracionários na forma decimal.
Formas Geométricas
Números Naturais
Múltiplos e Divisores
Esta atividade tem por objetivo principal, mostrar diferentes contextos nos quais aparecem números escritos com vírgula. É importante que os alunos observem que em cada caso a vírgula serve para separar a unidade explicitada de suas frações decimais. É importante observar que há casos em que números naturais também podem ser escritos com vírgula!
Reproduza e distribua a folha disponível no link
Em seguida peça para os alunos se organizarem em grupos com no máximo quatro integrantes. Cada grupo deverá ler atentamente a texto apresentado e resolver as atividades. O último grupo a terminar deverá apresentar a solução para o restante da turma.
1) Leia atentamente o texto a seguir:
População mundial superará 9,2 bilhões em 2050, estima ONU
Fonte: Folha Online - 13/03/2007 - 18h39
A população mundial chegará a mais de 9,2 bilhões de habitantes em 2050, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pela ONU (Organização das Nações Unidas).
A previsão da pesquisa é que o mundo terá um aumento de 2,5 bilhões de habitantes nos próximos 43 anos, passando dos 6,7 bilhões que deverá alcançar em julho deste ano a 9,2 bilhões em 2050, segundo o informe.
O aumento equivale ao tamanho total da população do mundo no ano de 1950 e será absorvido, em sua maioria, pelos países em desenvolvimento, que devem passar, sozinhos, de 5,4 bilhões de habitantes em 2007 para 7,9 bilhões de habitantes em 2050.
2) Agora responda: Que números aparecem no texto se referindo à população mundial? Escreva-os no quadro abaixo:
População Mundial em 2007 |
6,7 bilhões |
População Mundial em 2050 |
9,2 bilhões |
População Mundial em 1950 |
2,5 bilhões |
Fonte: Apostila de Matemática da 6ª Série – CAp -UFRJ.
Observe que o número 9,2 bilhões é igual a 9 200 000 000.
3) Represente o número indicado abaixo com todos os algarismos até a ordem das unidades simples como foi feito com o número 9,2 bilhões acima.
a) 1,23 milhão = 1 230 000
b) 12,4 bilhões = 12 400 000 000
c) 1,9 milhão = 1 900 000
d) 24,61 mil = 24 610
e) 2,5 trilhões = 2 500 000 000 000
f) 3,67 mil = 3 670
g) 2,1 centenas = 210
Esta atividade tem por objetivo principal, mostrar como são escritos os números decimais menores do que uma unidade. Aproveita-se ainda para trabalhar a comparação de dois números decimais.
Reproduza e distribua a folha disponível no link
Em seguida peça para os alunos se organizarem em grupos com no máximo quatro integrantes. Cada grupo deverá ler atentamente a texto apresentado e resolver as atividades. O último grupo a terminar deverá apresentar a solução para o restante da turma.
Exemplo de atividade desta folha:
No quadro abaixo ajude o Gato a encontrar o melhor caminho até a sardinha. A regra é: ele só pode ir de uma casa para outra se o número da casa para onde ele vai for menor do que o número da casa onde ele se encontra.
Fonte: Apostila de Matemática da 6ª Série – CAp -UFRJ.
Objetivo: Ordenar números fracionários
Fonte: Apostila de Matemática da 5ª Série – Projeto Matemática Viva. Edição 2001. CAp-UERJ.
“Jogo do Rouba Montinho”
Neste jogo há apenas uma regra: "A carta maior deve roubar qualquer montinho."
Confeccione, em cartolina, as cartas com os números indicados no seguinte link:
Modo de Jogar:
Embaralham-se as cartas para 4 jogadores.
Distribuem-se 8 cartas para cada um e 4 cartas sobre a mesa viradas para cima.
O primeiro a jogar deve pegar uma carta da mesa colocando sobre ela uma carta maior, feito isso começando a construir seu montinho, traz o par de cartas para perto de si com a maior voltada para cima.
O próximo pode fazer o mesmo ou roubar o montinho do colega.
Para saber o vencedor some as cartas de cada componente.
Em seguida tente responder:
a) Qual das quantidades de pontos de cada um?
b) Qual a maior colocação?
Banco de Questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Organize os alunos em duplas. Cada dupla deverá elaborar 10 itens com números escritos com vírgula e ditar para uma dupla adversária. Essa atividade não deve ser feita com consulta ao material, apenas com a consulta ao colega da dupla. Ao término da atividade, cada dupla irá atribuir uma nota para os colegas.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/07/2012
Quatro estrelasMuito boa, estarei desenvolvendo passo a passo em minha turma.
26/06/2012
Cinco estrelasExcelente aula. Foi o máximo aplicá-la em sala. E o que é melhor: os alunos aprenderam o conteúdo.
19/04/2012
Cinco estrelaseu entendi tudo:)
06/01/2012
Cinco estrelasMuito boa as atividades, faceis de desenvolver. Bem explicadas e práticas. Não dá muito trabalho e ajuda no desenvolvimento do racionio das crianças. Apliquei no Estágio.