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O que é isso? Números com vírgulas?

 

25/11/2010

Autor y Coautor(es)
Edite Resende Vieira
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RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Victor Cesar Paixão Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Representar os números fracionários na forma decimal;

Comparar e ordenar números fracionários na forma decimal.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas Geométricas

Números Naturais

Múltiplos e Divisores

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1   

Esta atividade tem por objetivo principal, mostrar diferentes contextos nos quais aparecem números escritos com vírgula. É importante que os alunos observem que em cada caso a vírgula serve para separar a unidade explicitada de suas frações decimais. É importante observar que há casos em que números naturais também podem ser escritos com vírgula!

Reproduza e distribua a folha disponível no link

http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/NumerosComVirgulasAtividade01.pdf    

Em seguida peça para os alunos se organizarem em grupos com no máximo quatro integrantes. Cada grupo deverá ler atentamente a texto apresentado e resolver as atividades. O último grupo a terminar deverá apresentar a solução para o restante da turma.       

1) Leia atentamente o texto a seguir:

População mundial superará 9,2 bilhões em 2050, estima ONU

Fonte: Folha Online  -  13/03/2007 - 18h39      

A população mundial chegará a mais de 9,2 bilhões de habitantes em 2050, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pela ONU (Organização das Nações Unidas).      

A previsão da pesquisa é que o mundo terá um aumento de 2,5 bilhões de habitantes nos próximos 43 anos, passando dos 6,7 bilhões que deverá alcançar em julho deste ano a 9,2 bilhões em 2050, segundo o informe.      

O aumento equivale ao tamanho total da população do mundo no ano de 1950 e será absorvido, em sua maioria, pelos países em desenvolvimento, que devem passar, sozinhos, de 5,4 bilhões de habitantes em 2007 para 7,9 bilhões de habitantes em 2050.

2) Agora responda: Que números aparecem no texto se referindo à população mundial? Escreva-os no quadro abaixo:

População Mundial em 2007

6,7 bilhões

População Mundial em 2050

9,2 bilhões

População Mundial em 1950

2,5 bilhões

Fonte: Apostila de Matemática da 6ª Série –  CAp -UFRJ.

Observe que o número 9,2 bilhões é igual a 9 200 000 000.   

 3) Represente o número indicado abaixo com todos os algarismos até a ordem das unidades simples como foi feito com o número 9,2 bilhões acima.   

a)   1,23 milhão = 1 230 000

b)   12,4 bilhões = 12 400 000 000

c)   1,9 milhão = 1 900 000

d)   24,61 mil = 24 610

e)   2,5 trilhões = 2 500 000 000 000

f)    3,67 mil = 3 670

g)   2,1 centenas = 210

Atividade 2   

Esta atividade tem por objetivo principal, mostrar como são escritos os números decimais menores do que uma unidade. Aproveita-se ainda para trabalhar a comparação de dois números decimais.

Reproduza e distribua a folha disponível no link

http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/NumerosComVirgulasAtividade02.pdf    

Em seguida peça para os alunos se organizarem em grupos com no máximo quatro integrantes. Cada grupo deverá ler atentamente a texto apresentado e resolver as atividades. O último grupo a terminar deverá apresentar a solução para o restante da turma.       

Exemplo de atividade desta folha:   

No quadro abaixo ajude o Gato a encontrar o melhor caminho até a sardinha. A regra é: ele só pode ir de uma casa para outra se o número da casa para onde ele vai for menor do que o número da casa onde ele se encontra.

Fonte: Apostila de Matemática da 6ª Série –  CAp -UFRJ.

Atividade 3   

Objetivo: Ordenar números fracionários   

Fonte: Apostila de Matemática da 5ª Série – Projeto Matemática Viva. Edição 2001. CAp-UERJ.

“Jogo do Rouba Montinho”     

Neste jogo há apenas uma regra: "A carta maior deve roubar qualquer montinho."   

Confeccione, em cartolina, as cartas com os números indicados no seguinte link:

http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/NumerosComVirgulasAtividade03.pdf    

Modo de Jogar:

Embaralham-se as cartas para 4 jogadores.

Distribuem-se 8 cartas para cada um e 4 cartas sobre a mesa viradas para cima.

O primeiro a jogar deve pegar uma carta da mesa colocando sobre ela uma carta maior, feito isso começando a construir seu montinho, traz o par de cartas para perto de si com a maior voltada para cima.

O próximo pode fazer o mesmo ou roubar o montinho do colega.

Para saber o vencedor some as cartas de cada componente.

Em seguida tente responder:

a) Qual das quantidades de pontos de cada um?

b) Qual a maior colocação?

Recursos Complementares

Banco de Questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

http://www.obmep.org.br/bq/banco.htm  

Avaliação

Organize os alunos em duplas. Cada dupla deverá elaborar 10 itens com números escritos com vírgula e ditar para uma dupla adversária. Essa atividade não deve ser feita com consulta ao material, apenas com a consulta ao colega da dupla. Ao término da atividade, cada dupla irá atribuir uma nota para os colegas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniones

  • CRISTIANE FERNANDES, ESCOLA ESTADUAL LUIZ V. FILHO , Bahia - dijo:
    chris-vitor@hotmail.com

    05/07/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa, estarei desenvolvendo passo a passo em minha turma.


  • Regina , EE Frenão Dias , Minas Gerais - dijo:
    reginavmartins@bol.com.br

    26/06/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula. Foi o máximo aplicá-la em sala. E o que é melhor: os alunos aprenderam o conteúdo.


  • sabrina, IFRN , Rio Grande do Norte - dijo:
    sabrinadenielle@hotmail.com

    19/04/2012

    Cinco estrelas

    eu entendi tudo:)


  • Adileia, Universidade Federal do Oeste do Pará , Pará - dijo:
    leiakroessin@yahoo.com.br

    06/01/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa as atividades, faceis de desenvolver. Bem explicadas e práticas. Não dá muito trabalho e ajuda no desenvolvimento do racionio das crianças. Apliquei no Estágio.


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