Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Números Naturais na Reta Numérica

 

08/02/2011

Autor y Coautor(es)
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rita Maria Cardoso Meirelles, Ivail Muniz Junior, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Clayton Gonçalves Silva, Raphael Alcaires de Carvalho.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Sistema de numeração decimal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Representar e localizar os números naturais na reta numérica.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ordenação dos números naturais (noção de maior ou menor).
Estratégias e recursos da aula

Introdução

 

A representação dos números naturais na reta numerada é uma etapa importante da abstração na qual os números além de representarem quantidades representarão, também, posições nesta reta. 

 

ATIVIDADE 1

Antes ou Depois

Nesta atividade relembramos a noção de menor do que e maior do que, para possibilitar que os alunos aprendam a posicionar os números de acordo com o seu valor.

O professor escreve os cem primeiros números naturais e em seguida os depositam em uma urna.

O professor escreve no quadro negro ou na lousa uma sequência de três números em ordem crescente, por exemplo:

__5__13__61__

Deixando sempre espaços antes e depois de cada número.

Em seguida seleciona aleatoriamente um ou mais números da urna e pede que os alunos coloquem os números selecionados em um dos espaços, sempre discutindo com a turma e mostrando o porquê que aqueles números foram posicionados naqueles espaços.  Lembre-se de escolher tantos números quantos forem os espaços.  Se a lista contiver 5 números, por exemplo, teremos 6 espaços, sendo assim, selecionamos 6 números. No exemplo acima temos três números e portanto quatro espaços o que significa que selecionaremos quatro números.Se por exemplo, o número selecionado fosse o 17, o professor perguntará se o número deve ser colocado antes ou depois do cinco, antes ou depois do treze, etc..., se o número é maior, menor ou igual a cada número da lista.    

 

ATIVIDADE 2

Os pontos e os quadrados

Mostraremos de forma empírica que a soma dos n primeiros números ímpares é igual a n². Primeiro pedimos aos alunos para montar quadrados num sistema de eixos coordenados utilizando pontos cujas coordenadas sejam números naturais, ressaltamos que um único ponto não forma quadrado, podemos dizer que forma “0” quadrados.

Imagem do autor

Podemos afirmar que com 1 ponto temos “0” quadrados.

Imagem do autor

Depois, como mostra a figura acima temos um quadrado e 4 pontos que é igual a soma dos dois primeiros números ímpares (1 + 3 = 4), 1 ponto que já tínhamos somado com 3 pontos necessários para formar um quadrado.

Imagem do autor

Agora, pela figura acima temos dois quadrados e 9 pontos que é igual a soma dos três primeiros números ímpares (1 + 3 + 5 = 9), note que somamos 5 pontos aos existentes para formar mais um quadrado.      

Imagem do autor

 E, pela figura acima temos três quadrados e 16 pontos que é igual a soma dos quatro primeiros números ímpares (1 + 3 + 5 + 7 = 16), note que somamos 7 pontos aos existentes para formar mais um quadrado. Podemos continuar sucessivamente utilizando essas mesmas construções e sempre obteremos uma quantidade de pontos que será igual a soma de números ímpares consecutivos. Resumindo: Sejam a0, a1 , a2 ,... a quantidade de quadrados onde a0 significa 0 quadrados, a1 significa 1 quadrado, a2 significa 2 quadrados e assim por diante. Temos assim a seguinte tabela.

 

Quadrados

Número de pontos

a0

1

a1

1 + 3 = 4 = 2²

a2

1 + 3 + 5 = 9 = 3²

a3

1 + 3 + 5 + 7 = 16 = 4²

:

:

:

:

an

?

 

A partir da tabela acima podemos formular as seguintes questões:

 1) Quantos pontos são necessários para formarmos 8 quadrados?

2) Qual o número máximo de quadrados que podemos formar com 100 pontos?

3) Qual é o número de pontos necessários para formar n quadrados?

Imagem do autor

 

 

ATIVIDADE 3

Números na reta

Nesta atividade, o professor sugere um jogo de “adivinhações numéricas”.  O professor escreve um número em uma folha de papel e em seguida desenha no quadro negro ou na lousa, uma reta numérica. Se por exemplo o número “secreto” for  1180, o professor deve desenhar uma reta usando uma escala de duzentos, como sugerido na figura:

Imagem do autor

Sem dizer que o número escrito está no intervalo sugerido pela figura, o professor sorteia um grupo de alunos  para tentar adivinhar qual é o número. O  grupo vai ao quadro  (ou na lousa)e diz um número.O professor pede a alguém do grupo para escrever na reta desenhada esse número. Vamos supor que no exemplo dado o grupo tenha dito 780, então esse grupo deverá colocar no quadro esse número entre os números 600 e 800. Em seguida, discuti com a turma se aquele número está posto no local correto.  

Se o primeiro grupo não adivinhar qual é o número, o professor sorteia um outro grupo e diz se o número “secreto” é maior ou menor que o número escrito pelo grupo anterior, e assim sucessivamente até que um dos grupos adivinhe o número.

No nosso exemplo o professor dirá que o número "secreto" é maior, pois 1180 é maior que 780. Assim outro grupo irá ao quadro até que o número "secreto" seja descoberto.

Essa atividade poderá ser estendida para números decimais a ser realizada de forma análoga.

Recursos Complementares
Avaliação

Uma avaliação pode ser feita a partir da seguinte proposta: Peça aos alunos para representarem em uma reta numérica, desenhada inicialmente pelo professor no quadro-negro, o do seu aniversário (somente o dia!). Em seguida, aproveite números alguns números que não foram inseridos e pergunte aos alunos onde estes devem ser posicionados. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.