14/08/2012
Alessandra Arce e Michele Varotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Perceber e distinguir informações recebidas do ambiente através do som.
Compreender a função da audição.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 1:
1. O professor iniciará a aula com a leitura do livro: O ouvido, de Mandy Suhr e Mike Gordon. Editora Scipione.
Fonte: Editora Scipione
2. Junto com a leitura, o professor poderá apresentar algumas questões e desenvolver um debate sobre o tema narrado.
* Como sugestão para o debate, o professor poderá, inicialmente, solicitar que prestem atenção nos sons de entorno e, em seguida, questionar:
- O que podemos ouvir?
- Alguns sons nos transmitem alegria, tristeza, sono, irritação etc. Que sons deixam vocês alegres e animados? E tristes? e com sono?
- Podemos ver o som?
- Como sabemos que o som existe? (Podemos ouvi-lo)
- Por meio de que órgão, conseguimos ouvir o som?
- Quais tipos de sons vocês conhecem?
- Vocês gostam mais de sons altos ou baixos, rápidos ou lentos, fortes ou suaves?
- Como vocês se sentem ao ouvir o som da passagem de um avião? De um liquidificador?
3. No debate, o professor deverá destacar a importância dos ouvidos para os seres vivos e os cuidados que devemos ter com eles. Para isso pode questionar:
- O nosso ouvido, a nossa audição, além de nos permitir ouvir os sons, será que ela serve para mais alguma coisa? Será que ela nos alerta de algum perigo? Qual?
- Todas as pessoas podem ouvir? Vocês conhecem alguma pessoa que não ouve? Como ela faz para se comunicar? Vocês conhecem a língua de sinais (libras) que elas usam?
- Os ouvidos externos (orelhas) dos animais são iguais as nossas? Será que eles ouvem da mesma forma que os seres humanos? Ouvem melhor? Por que alguns animais tem a audição tão desenvolvida? Será que é uma forma de proteção?
* Se o professor preferir poderá propor pesquisas sobre estas questões. Não aprofundaremos estes assuntos, pois requerem aulas específicas. Porém, ficam como sugestões para que o professor.
4. De modo que as crianças possam perceber como o som se propaga no ar, o professor poderá realizar o seguinte experimento:
- Xilofone
a) O professor deverá apresentar aos alunos várias garrafas de vidro de mesmo tamanho e forma, solicitando que, eles soprem dentro de cada uma delas, observando o som produzido.
b) Registrar as observações dos alunos na lousa.
c) Coloque água com um pouco de corante alimentício, para poder visualizar melhor o que irá acontecer.
d) Encha as garrafas com diferentes volumes de água, de modo crescente: indo do menor para o maior.
e) Em seguida assopre dentro de cada garrafa, observando o que acontece com a água e o som produzido.
f) O professor deverá perguntar aos alunos quais garrafas apresentaram o som mais alto e o mais baixo, para em seguida explicar-lhes que o som mais alto, obtido nas garrafas com menor quantidade de água, é denominado de agudo; e o som mais baixo, chamado de grave é encontrado nas garrafas com maior número de água. Isto se deve ao fato de que, quanto mais ar houver na garrafa, menor será sua vibração e a frequência da nota musical. E quanto menos ar houver na garrafa, maior será sua vibração e a frequência da nota musical. Esta explicação deverá ser feita conjuntamente com a demonstração do experimento. O que também poderá ser feito por meio de uma dinamização.
* Também disponível em:
http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/som/som_2.htm
http://www.cgomes.uac.pt/TE/Estagio/03-04/Brincar/Act1.htm
http://www.bbc.co.uk/education/dynamo/lab/glass.htm
*Sugestão de outros experimentos com som:
- Sons graves e agudos.
Disponível em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11512
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11015
- Órgãos de sentidos - atividade 7: Isto se parece com quê?
Disponível em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11717
- Telefone sem fio.
Disponível em:
http:// http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/som/som_1.htm
http://www.bbc.co.uk/education/dynamo/lab/yoghurt.htm
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10904
- Estetoscópio.
* Neste experimento o professor poderá trabalhar os sons do corpo, questionando os alunos se ele faz algum tipo de som, quais eles já ouviram (coração bater, o ronco da barriga etc.), propondo em seguida a confecção do estetoscópio e a audição dos sons do corpo.
Disponível em:
http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/som/som_2.htm
- Sobre o processo envolvido para a audição dos sons pelo ouvido. Som: Tímpano.
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10940
5. Também poderá confeccionar alguns instrumentos de músicas, como chocalho, violão caseiro, tambor, pandeiro, xilofone etc. Algumas sugestões podem ser encontradas nos seguintes sites:
- Órgãos de sentidos - atividade 8: Será que vai dar som?
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11719
ATIVIDADE 2:
1. Ainda como uma forma de sensibilização e para estimular a curiosidade dos alunos acerca deste órgão do sentido, o professor deverá realizar a leitura do livro: Grandes compositores: Vivaldi, ed. Ciranda Cultural, permitindo que os alunos manuseiem o livro, apresentando em seguida a música asQuatro Estações de Vivaldi.
Fonte: Ciranda Cultural
Para baixar a música, acessar o seguinte link:
http://www.superdownloads.com.br/download/84/antonio-vivaldi-quatro-estacoes/
2. Posteriormente solicita-se aos alunos que relatem oralmente e registrem por meio de desenhos o que sentiram ao ouvir os trechos que representam cada uma das estações.
3. Para finalizar a aula, o professor poderá apresentar o vídeo: Corpo Humano: ouvido. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=rFuwPihOsw4
http://www.youtube.com/watch?v=3llrRe-0pmY&feature=fvwrel
http://www.youtube.com/watch?v=_PedqT6GMyE&feature=relmfu
ATIVIDADE 3:
1. O professor deverá apresentar à classe diversos tipos de sons (como: fenômenos da natureza, meios de transportes, animais, instrumentos musicais etc). Esses sons podem ser encontrados no CD produzido pela Revista:Projetos Escolares; que pode ser baixado no link abaixo:
http://www.4shared.com/file/BFJoBXTo/MUSICAS_BINGO_SONS.html
2. Em seguida, o professor questionará os alunos acerca de cada som ouvido, para que identifiquem o som com seu respectivo emissor. Para isso poderá se utilizar de algumas questões norteadoras:
- Do que é este som?
- Onde podemos ouvi-lo?
- Ele é forte ou é fraco?
- É baixo ou alto?
- O que vocês sentem? Medo? Vontade de dançar? De ir a praia? De pular onda?
3. Após a identificação oral dos sons e o relato das sensações das crianças, o professor deverá entregar para cada aluno, fichas/cartões com as figuras que representam os sons ouvidos na atividade anterior, para que eles possam agora relacionar os sons com seu respectivo símbolo (desenho/figura).
* O professor poderá confeccionar estas fichas/cartões a partir das figuras que serão apresentadas no bingo de sons, que será utilizado como avaliação. Para isso, deverá acessar o seguinte link:
Livros:
- GIBSON, Gary. Brincando com os sons. Ed. Callis.
- Ciência hoje na escola: ver e ouvir, v. 5.
- SAGE, Angie. Coleção Sentidos: audição. Ed. Vida.
- Enciclopédia ilustrada do corpo humano. Ed. Girassol.
- Criança curiosa: os cinco sentidos. Ed. Salamandra.
- Criança curiosa: o corpo. Ed. Salamandra
- Mini Larousse dos cinco sentidos. Ed. Larrouse Júnior.
- Os cinco sentidos. Ed. Ciranda Cultural.
- NICOLIS, Giselda Laporta. Nossos 5 amigos. Ed. Porto de Ideias.
- BOSMANS. Peter. Os cinco sentidos.
- O grande livro animado do corpo humano. Impala Editores.
- BURKE, Lisa. Pequenos Cientista: corpo humano. Ed. Publifolha.
- GIRARDET, Sylvie e ROSADO, Puig. A casa dos cinco sentidos. Companhia Editora Nacional.
Livros sobre o Ensino de Ciências para Educação Infantil:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade:
1. Deverá ser entregue para cada criança uma cartela de bingo, contendo os sons trabalhados em aula. As cartelas poderão ser encontradas no link abaixo:
http://www.4shared.com/file/CpYHuRYS/BINGO_DOS_SONS.html
2. Em seguida, o professor apresentará um dos sons e pedirá que os alunos o identifiquem em suas cartelas. Deverá proceder assim, até que um dos alunos tenha completado sua cartela de sons. Os sons deverão ser apresentados de modo aleatório.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!