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Os primeiros cuidados para iniciar uma atividade física.

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar quais são os cuidados necessários para iniciar a prática de uma Atividade Física;

Mensurar a frequência cardíaca.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar a primeira aula, o professor deverá:

  1. Informar a todos os alunos, que venham com tênis e roupas apropriadas (shorts ou bermudas, camisetas confortáveis, largas e que não prendam o movimento), pois teremos uma aula voltada para uma atividade física.
  2. Reservar uma quadra, pátio ou um espaço amplo e arejado, para que os alunos possam realizar uma atividade de alongamento e caminhada e/ou corrida.
  3. Planejar, em função da disponibilidade de espaço em sua escola, um percurso de caminhada e/ou corrida amplo e desafiador;
  4. Preparar uma prancheta, apito, papel sulfite com os nomes de todos os alunos, caneta e cronômetro, relógio ou similar, pois precisará deste material para registrar os dados coletados junto aos alunos.

Aula 1 e 2

Reunir os alunos no espaço definido, e explicar como esta aula será realizada.

1º Momento

Informar aos alunos, como proceder para medir seus batimentos cardíacos, ou seja:

A) Os batimentos cardíacos podem ser medidos manualmente ou através de pulsômetros ou frequencímetros (relógios com sensores e transmissores que indicam os batimentos cardíacos).

B) Para medir a frequência cardíaca manualmente, deverá respeitar os seguintes procedimentos:

1. Colocar os dedos indicador e médio da mão esquerda, na artéria radial (região do pulso direito, abaixo do dedo polegar.

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_gDEXO5YGckw/TJZ_b79xPqI/AAAAAAAAAHM/Gz_ekYk3bDA/s400/medir_freq_cardiaca_pulso-705135.jpg. Acesso em 18/10/2010.   

2. Colocar os dedos indicador e médio na artéria carótida, na região do pescoço. 

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_gDEXO5YGckw/TJZ_IBbMfVI/AAAAAAAAAHE/c0lqa_nWKJY/s400/medir_freq_cardiaca_pescoco-716075.jpg. Acesso em 18/10/2010. 

3. Colocar a mão no peito, na altura do coração.

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_gDEXO5YGckw/TJZ_uAcB7sI/AAAAAAAAAHU/FyRExcbHNRY/s400/medir_freq_cardiaca_peito-772029.jpg. Acesso em 18/10/2010.

C) Independente das regiões corporais escolhidas, o aluno deve contar as pulsações durante dez segundos e multiplicar por seis ou durante quinze segundos e multiplicar por quatro, para indicar a quantidade de batimentos cardíacos por minuto.

D) Solicitar que cada aluno monitore sua frequência cardíaca por várias vezes. Para isso, o professor irá cronometrar dez ou quinze segundos, utilizando os seguintes comandos:

  1. “Atenção alunos, preparar para medir sua frequência cardíaca”;
  2. “Quem não conseguiu encontrar sua pulsação?” – aguardar até que nenhum aluno sinalize;
  3. “Todos prontos?”
  4. “Começar!” – Iniciar a marcar o tempo de dez ou quinze segundos;
  5. No momento que terminar o tempo, informar em voz alta e clara: “Terminou o tempo".
  6. “Vamos conferir novamente.” – repetir esse procedimento para outra região corporal.
  7. “Agora me informe quantos batimentos de seu coração você conseguiu contar em um minuto.” – solicitar ao aluno que faça a multiplicação - número de batimentos em dez ou quinze segundos x seis ou quatro – e informe a projeção do total de batimentos cardíacos, durante o tempo de um minuto. O professor deverá registrar na folha de papel com os nomes dos alunos, os batimentos cardíacos de todos.

E) Durante esse exercício, o professor observará se algum aluno está com dificuldade em:

  1. Localizar sua pulsação: a) Verificar se o aluno não está posicionando os dedos corretamente no local indicado; b) Verificar se está pressionando com muita força; c) Solicitar que um colega o auxilie ou; d) Localizá-la e pedir para que o aluno toque no local onde seus dedos estão posicionados.
  2. Contar seus batimentos cardíacos: a) Orientar ao aluno para medir sua frequência cardíaca em um ponto (artéria carótida), e o professor irá também, medir a freqüência cardíaca do aluno em outro ponto (artéria radial). Ao final do tempo, conferir se ambos contaram a mesma quantidade de batimentos cardíacos.

F) Informar aos alunos que durante a aula estaremos interrompendo as atividades para medir a frequência cardíaca de cada um. Para isso, torna-se necessário que todos estejam atentos ao comando do professor e que comuniquem com ele por gestos de positivo ou negativo.

2º Momento 

Após todos aferirem sua frequência cardíaca, iniciar a realização dos exercícios de alongamento - braços, pernas e tronco. Oientar os alunos para que façam cada exercício, respeitando os seguintes procedimentos:

  1. Começar a fazer o movimento e ir até o seu limite, parando antes de chegar ao limite extremo;
  2. Parar sempre antes de começar a doer;
  3. Não forçar o colega, ou a si mesmo, a fazer um movimento além do que consegue;
  4. O professor marcará um tempo para cada movimento – de 20 a 30 segundos – evitando ultrapassar o limite de 10 minutos do tempo total do alongamento.
  5. Realizar os exercícios de alongamento com todos os segmentos corporais. Interromper a realização dos exercícios de alongamento , para o aluno  aferir sua frequência cardíaca e verificar se houve alteração.
  6. Sugestões de exercícios de alongamentos: 

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_tG_habF5a_Q/TE9k_rsmlYI/AAAAAAAAAX0/9IVB7Wac_G0/s400/alongamento12.png. Acesso em 18/10/2010.        

Sugestões de sites sobre sequência de exercícios de alongamentos:

http://www.epicfit.com.br/shop/images/product_images/original_images/378_0.jpg. Acesso em 18/10/2010. 

Tipos de alongamento. Disponível em: http://www.mulherbeleza.com.br/fitness/tipos-de-alongamentos/. Acesso em 10/09/2010. 

3º Momento 

Retomar a explicação do percurso no qual os alunos terão que caminhar e/ou correr e orientá-los quanto a:

  1. O tempo de duração da atividade será de 10 a 12 minutos;
  2. O aluno deverá mudar o ritmo da caminhada e/ou corrida antes de chegar ao limite extremo;
  3. Não forçar a fazer a caminhada e/ou corrida além do ritmo suportável;
  4. Durante a realização dessa atividade física teremos três interrupções para que cada aluno afira sua frequência cardíaca. Para essas interrupções, o professor deverá repetir o comando dado no início da aula.
  5. As três medidas devem ser memorizadas, pois o professor irá registrá-las no final da atividade.

É importante o professor iniciar a caminhada e/ou corrida com todos os alunos ao mesmo tempo, pois deverá interromper e encerrá-la com todos os participantes.

Durante a caminhada e/ou corrida, observar e interferir se:

  1. Algum aluno não realizar os movimentos de caminhada e /ou corrida corretamente;
  2. O ritmo que estão empreendendo a sua atividade está próximo do seu limite. Nesse sentido, se os batimentos estiverem acima de 150 batimentos por minuto, solicitar que os alunos diminuam seu ritmo e observar se na próxima aferição, os batimentos baixaram.
  3. Se algum aluno apresentar, durante a realização da atividade, frequências muito baixas (menos de 80 batimentos por minuto) ou muito altas (mais de 150 batimentos por minutos), comunicar urgentemente com sua família, solicitando uma avaliação médica.

Sugerimos interromper essa atividade aos cinco, dez e doze minutos, controlando o tempo e respeitando o comando sugerido inicialmente para que os alunos possam aferir seus batimentos cardíacos.

Faça o mesmo dois minutos após o encerramento da atividade.

Nessa atividade, a aferição da frequência cardíaca indicará se a intensidade da caminhada e/ou corrida está adequada ao organismo do aluno. Assim, controlando a frequência, é possível evitar um risco desnecessário ao seu organismo.   

4º Momento

Terminado a atividade, sugerir que um grupo de quatro alunos coordene a realização do alongamento, e enquanto isso, o professor irá registrar, em sequência e na mesma folha de papel com os nomes dos alunos, as quatro medidas das frequências cardíacas de cada aluno.

Antes de encerrar a aula, o professor deve conversar com os alunos sobre as seguintes questões:

  1. Vocês estão bem? Estão sentindo algum incômodo?
  2. Qual é a importância de monitorar a frequência cardíaca durante a atividade realizada?
  3. Vocês tiveram todos os cuidados necessários para fazer uma atividade física? Por quê?

Durante essa rápida conversa, o professor deverá registrar por escrito, as respostas dos alunos.

Informar que retomaremos esse assunto na próxima aula, que acontecerá no Laboratório de Informática ou na Biblioteca.

Aula 3

Dirigir-se com os alunos para o Laboratório de Informática e retomar na discussão, as questões colocadas na aula anterior:

  1. Qual é a importância de monitorar a frequência cardíaca durante a atividade realizada?
  2. Vocês tiveram todos os cuidados necessários para fazer uma atividade física? Por quê?

Durante essa conversa, o professor deve destacar aos alunos, a importância de aferir a frequência cardíaca durante a prática de atividades físicas e os cuidados necessários para começar uma atividade física.

Para aprofundar essa discussão, solicitar que os alunos se dividam em quatro grupos para assistirem os vídeos sobre as seguintes questões:   

Grupo 01 e 02: Qual é a importância de monitorar a frequência cardíaca durante a realização de qualquer atividade? 

Sugestão de site com vídeo sobre o tema:

Ritual - Importância da Frequência Cardíaca no Exercício Físico. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AdZPB9-AXLU. Acesso em 18/10/2010.   

Sugestões de sites com textos sobre frequência cardíaca:

A importância de controlar a frequência cardíaca durante o exercício físico. Disponível em:  http://www.mapatividadefisica.com.br/dica054.php. Acesso em 18/10/2010.  

CAMARGO, P. de A. Importância de medir a Frequência Cardíaca. Portal da Educação Física. jul. 2005. Disponível em: http://www.educacaofisica.com.br/colunas_mostra_artigo.asp?id=23. Acesso em 18/10/2010.  

NÚCLEO EDUCACIONAL CIENTÍFICO. Frequência cardíaca: a importância de monitorar seus treinos. fev. 2009. Disponível em: http://www.fleury.com.br/Clientes/SaudeDia/Artigos/pages/frequencia_cardiaca_monitorar_treinamento.aspx. Acesso em 18/10/2010.    

Grupo 03 e 04: Quais são os cuidados necessários para iniciar ou realizar uma atividade física? 

Sugestões de sites com vídeos sobre o tema:

Caminhada. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UI05Is5hw_8. Acesso em 10/10/2010.  

Cuidados na hora de praticar exercícios físicos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HvRlwOvlAnY. Acesso em 10/10/2010.  

Ritual – Segurança na prática do exercício físico. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hbIiTLBSo7s. Acesso em 10/10/2010.   

Sugestões de sites com textos sobre os cuidados para realizar atividade física:

VALENCIA, R. Cuidados ao iniciar exercícios físicos. Ago. 2009. Disponível em: http://canal22.com.br/index.php/cuidados-ao-iniciar-exercicios-fisicos/. Acesso em 18/10/2010.  

INSTITUTO DE ORTOPEDIA E SAÚDE. 10 dicas para a prática de exercícios físicos no verão. Disponível em: http://www.ortopediaesaude.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=296&Itemid=79. Acesso em 18/10/2010.  

LAPAS, H. Saúde e desporto. Disponível em: http://www.hoops.pt/desporto/saudedesp.htm. Acesso em 18/10/2010. 

Caso sua escola não tenha um Laboratório de Informática, o professor deve reproduzir os textos supracitados, e verificar na biblioteca da escola em que trabalha, quais livros, revistas ou jornais serão utilizados na realização desta pesquisa.

Solicitar aos alunos que registrem todas as informações pesquisadas, organizem e sintetizem os principais aspectos relacionados com esse tema para participar de uma Mesa Redonda na próxima aula.

Essa apresentação deverá ser organizada contendo as seguintes informações: a) quais foram as dificuldades e facilidades encontradas para realizar a pesquisa; b) síntese da pesquisa contendo as respostas de sua pergunta; c) reflexão sobre o sentido e o significado do tema pesquisado e; d) avaliação quanto à contribuição da pesquisa realizada na ampliação do conhecimento do aluno.   

Aula 4

Realizar a Mesa Redonda para a apresentação e discussão dos resultados da pesquisa de cada grupo.

Nesse sentido, cada representante terá dez minutos de fala, para socializar o resultado da pesquisa de acordo com a seguinte orientação:

  1. Informar quais foram as dificuldades e facilidades encontradas para realizar sua pesquisa;
  2. Apresentar a síntese da pesquisa contendo as respostas da pergunta;
  3. Apresentar o resultado das discussões do grupo sobre o sentido e o significado do tema pesquisado;
  4. Avaliar se a pesquisa realizada contribuiu para ampliar o conhecimento do aluno.

O professor deverá exercer a função de coordenador dessa mesa redonda e, ao final da mesma, deverá fechar o debate fazendo um breve comentário sobre a temática do condicionamento físico, os resultados da pesquisa realizada, bem como, da participação, envolvimento e postura dos alunos durante todo o processo.

Sugestão de site que explica a dinâmica da mesa redonda: http://celso-gomes.blogspot.com/2008/01/dinmicas-em-grupo-mesa-redonda.html. Acesso em 18 out. 2010.

Encerrado o debate, os grupos deverão apresentar os resultados da pesquisa para a comunidade escolar através de cartazes, mural, jornal, página da internet, etc.    

Recursos Complementares

Sugestões de sites de vídeos:

Ritual - Segurança na prática do exercício físico. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hbIiTLBSo7s. Acesso em 10/10/2010.     

Sugestões de sites de textos e reportagens:

PORTAL DO CORAÇÃO. Cuidados com a prática de exercícios físicos durante o verão. Disponível em: http://portaldocoracao.uol.com.br/materias.php?c=exercicios-fisicos&e=1899. Acesso em 18/10/2010.

CAMPOS, S. Medicina Esportiva / Atividade Física: Atividade física exige cuidados. dez. 2004. Disponível em: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13925. Acesso em 18/10/2010.     

Avaliação

Observar e acompanhar o envolvimento dos alunos durante a realização das atividades propostas, individuais e em grupo, objetivando perceber a compreensão e a participação dos mesmos, durante a realização e apresentação da pesquisa, das discussões e vivência da prática de atividade física orientada.

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