22/11/2010
Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Identificar quais são os cuidados necessários para iniciar a prática de uma Atividade Física;
Mensurar a frequência cardíaca.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Antes de iniciar a primeira aula, o professor deverá:
Reunir os alunos no espaço definido, e explicar como esta aula será realizada.
1º Momento
Informar aos alunos, como proceder para medir seus batimentos cardíacos, ou seja:
A) Os batimentos cardíacos podem ser medidos manualmente ou através de pulsômetros ou frequencímetros (relógios com sensores e transmissores que indicam os batimentos cardíacos).
B) Para medir a frequência cardíaca manualmente, deverá respeitar os seguintes procedimentos:
1. Colocar os dedos indicador e médio da mão esquerda, na artéria radial (região do pulso direito, abaixo do dedo polegar.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_gDEXO5YGckw/TJZ_b79xPqI/AAAAAAAAAHM/Gz_ekYk3bDA/s400/medir_freq_cardiaca_pulso-705135.jpg. Acesso em 18/10/2010.
2. Colocar os dedos indicador e médio na artéria carótida, na região do pescoço.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_gDEXO5YGckw/TJZ_IBbMfVI/AAAAAAAAAHE/c0lqa_nWKJY/s400/medir_freq_cardiaca_pescoco-716075.jpg. Acesso em 18/10/2010.
3. Colocar a mão no peito, na altura do coração.
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_gDEXO5YGckw/TJZ_uAcB7sI/AAAAAAAAAHU/FyRExcbHNRY/s400/medir_freq_cardiaca_peito-772029.jpg. Acesso em 18/10/2010.
C) Independente das regiões corporais escolhidas, o aluno deve contar as pulsações durante dez segundos e multiplicar por seis ou durante quinze segundos e multiplicar por quatro, para indicar a quantidade de batimentos cardíacos por minuto.
D) Solicitar que cada aluno monitore sua frequência cardíaca por várias vezes. Para isso, o professor irá cronometrar dez ou quinze segundos, utilizando os seguintes comandos:
E) Durante esse exercício, o professor observará se algum aluno está com dificuldade em:
F) Informar aos alunos que durante a aula estaremos interrompendo as atividades para medir a frequência cardíaca de cada um. Para isso, torna-se necessário que todos estejam atentos ao comando do professor e que comuniquem com ele por gestos de positivo ou negativo.
2º Momento
Após todos aferirem sua frequência cardíaca, iniciar a realização dos exercícios de alongamento - braços, pernas e tronco. Oientar os alunos para que façam cada exercício, respeitando os seguintes procedimentos:
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_tG_habF5a_Q/TE9k_rsmlYI/AAAAAAAAAX0/9IVB7Wac_G0/s400/alongamento12.png. Acesso em 18/10/2010.
Sugestões de sites sobre sequência de exercícios de alongamentos:
http://www.epicfit.com.br/shop/images/product_images/original_images/378_0.jpg. Acesso em 18/10/2010.
Tipos de alongamento. Disponível em: http://www.mulherbeleza.com.br/fitness/tipos-de-alongamentos/. Acesso em 10/09/2010.
3º Momento
Retomar a explicação do percurso no qual os alunos terão que caminhar e/ou correr e orientá-los quanto a:
É importante o professor iniciar a caminhada e/ou corrida com todos os alunos ao mesmo tempo, pois deverá interromper e encerrá-la com todos os participantes.
Durante a caminhada e/ou corrida, observar e interferir se:
Sugerimos interromper essa atividade aos cinco, dez e doze minutos, controlando o tempo e respeitando o comando sugerido inicialmente para que os alunos possam aferir seus batimentos cardíacos.
Faça o mesmo dois minutos após o encerramento da atividade.
Nessa atividade, a aferição da frequência cardíaca indicará se a intensidade da caminhada e/ou corrida está adequada ao organismo do aluno. Assim, controlando a frequência, é possível evitar um risco desnecessário ao seu organismo.
4º Momento
Terminado a atividade, sugerir que um grupo de quatro alunos coordene a realização do alongamento, e enquanto isso, o professor irá registrar, em sequência e na mesma folha de papel com os nomes dos alunos, as quatro medidas das frequências cardíacas de cada aluno.
Antes de encerrar a aula, o professor deve conversar com os alunos sobre as seguintes questões:
Durante essa rápida conversa, o professor deverá registrar por escrito, as respostas dos alunos.
Informar que retomaremos esse assunto na próxima aula, que acontecerá no Laboratório de Informática ou na Biblioteca.
Dirigir-se com os alunos para o Laboratório de Informática e retomar na discussão, as questões colocadas na aula anterior:
Durante essa conversa, o professor deve destacar aos alunos, a importância de aferir a frequência cardíaca durante a prática de atividades físicas e os cuidados necessários para começar uma atividade física.
Para aprofundar essa discussão, solicitar que os alunos se dividam em quatro grupos para assistirem os vídeos sobre as seguintes questões:
Grupo 01 e 02: Qual é a importância de monitorar a frequência cardíaca durante a realização de qualquer atividade?
Sugestão de site com vídeo sobre o tema:
Ritual - Importância da Frequência Cardíaca no Exercício Físico. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AdZPB9-AXLU. Acesso em 18/10/2010.
Sugestões de sites com textos sobre frequência cardíaca:
A importância de controlar a frequência cardíaca durante o exercício físico. Disponível em: http://www.mapatividadefisica.com.br/dica054.php. Acesso em 18/10/2010.
CAMARGO, P. de A. Importância de medir a Frequência Cardíaca. Portal da Educação Física. jul. 2005. Disponível em: http://www.educacaofisica.com.br/colunas_mostra_artigo.asp?id=23. Acesso em 18/10/2010.
NÚCLEO EDUCACIONAL CIENTÍFICO. Frequência cardíaca: a importância de monitorar seus treinos. fev. 2009. Disponível em: http://www.fleury.com.br/Clientes/SaudeDia/Artigos/pages/frequencia_cardiaca_monitorar_treinamento.aspx. Acesso em 18/10/2010.
Grupo 03 e 04: Quais são os cuidados necessários para iniciar ou realizar uma atividade física?
Sugestões de sites com vídeos sobre o tema:
Caminhada. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UI05Is5hw_8. Acesso em 10/10/2010.
Cuidados na hora de praticar exercícios físicos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HvRlwOvlAnY. Acesso em 10/10/2010.
Ritual – Segurança na prática do exercício físico. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hbIiTLBSo7s. Acesso em 10/10/2010.
Sugestões de sites com textos sobre os cuidados para realizar atividade física:
VALENCIA, R. Cuidados ao iniciar exercícios físicos. Ago. 2009. Disponível em: http://canal22.com.br/index.php/cuidados-ao-iniciar-exercicios-fisicos/. Acesso em 18/10/2010.
INSTITUTO DE ORTOPEDIA E SAÚDE. 10 dicas para a prática de exercícios físicos no verão. Disponível em: http://www.ortopediaesaude.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=296&Itemid=79. Acesso em 18/10/2010.
LAPAS, H. Saúde e desporto. Disponível em: http://www.hoops.pt/desporto/saudedesp.htm. Acesso em 18/10/2010.
Caso sua escola não tenha um Laboratório de Informática, o professor deve reproduzir os textos supracitados, e verificar na biblioteca da escola em que trabalha, quais livros, revistas ou jornais serão utilizados na realização desta pesquisa.
Solicitar aos alunos que registrem todas as informações pesquisadas, organizem e sintetizem os principais aspectos relacionados com esse tema para participar de uma Mesa Redonda na próxima aula.
Essa apresentação deverá ser organizada contendo as seguintes informações: a) quais foram as dificuldades e facilidades encontradas para realizar a pesquisa; b) síntese da pesquisa contendo as respostas de sua pergunta; c) reflexão sobre o sentido e o significado do tema pesquisado e; d) avaliação quanto à contribuição da pesquisa realizada na ampliação do conhecimento do aluno.
Realizar a Mesa Redonda para a apresentação e discussão dos resultados da pesquisa de cada grupo.
Nesse sentido, cada representante terá dez minutos de fala, para socializar o resultado da pesquisa de acordo com a seguinte orientação:
O professor deverá exercer a função de coordenador dessa mesa redonda e, ao final da mesma, deverá fechar o debate fazendo um breve comentário sobre a temática do condicionamento físico, os resultados da pesquisa realizada, bem como, da participação, envolvimento e postura dos alunos durante todo o processo.
Sugestão de site que explica a dinâmica da mesa redonda: http://celso-gomes.blogspot.com/2008/01/dinmicas-em-grupo-mesa-redonda.html. Acesso em 18 out. 2010.
Encerrado o debate, os grupos deverão apresentar os resultados da pesquisa para a comunidade escolar através de cartazes, mural, jornal, página da internet, etc.
Sugestões de sites de vídeos:
Ritual - Segurança na prática do exercício físico. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hbIiTLBSo7s. Acesso em 10/10/2010.
Sugestões de sites de textos e reportagens:
PORTAL DO CORAÇÃO. Cuidados com a prática de exercícios físicos durante o verão. Disponível em: http://portaldocoracao.uol.com.br/materias.php?c=exercicios-fisicos&e=1899. Acesso em 18/10/2010.
CAMPOS, S. Medicina Esportiva / Atividade Física: Atividade física exige cuidados. dez. 2004. Disponível em: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13925. Acesso em 18/10/2010.
Observar e acompanhar o envolvimento dos alunos durante a realização das atividades propostas, individuais e em grupo, objetivando perceber a compreensão e a participação dos mesmos, durante a realização e apresentação da pesquisa, das discussões e vivência da prática de atividade física orientada.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/08/2014
Cinco estrelasParabéns, excelente conteúdo.