01/12/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler.
Sabemos que a música está muito presente no cotidiano da infância, assim sugerimos uma proposta de trabalho que tem o intuito de ampliar o repertório musical das crianças, como também que as mesmas conheçam esse gênero textual.
Inicialmente o professor sugere que a turma realize uma pesquisa sobre quais são as músicas preferidas da turma, à medida que o grupo vai anunciando o professor poderá criar uma lista.
Em seguida, o professor poderá sugerir que as crianças pesquisem, junto aos seus familiares, quais são as músicas que mais apreciam. Nessa pesquisa será importante que os alunos busquem o título da música e o seu compositor.
Depois de pronta as pesquisas, os alunos poderão apresentar uns aos outros a lista das músicas encontradas, nesse momento o professor também poderá sugerir alguns títulos. O momento de socialização deverá ser muito rico, o professor poderá destacar quais foram os títulos mais apreciados, explicar para o grupo que a música marca gerações, que quem escreve a letra da música chama-se compositor, ele também poderá perguntar se as crianças sabem o nome dos compositores das músicas pesquisadas etc.
Depois desse momento o professor poderá propor que a turma pesquise na internet no site: http://www.vagalume.com.br/ a letra da música e seus compositores.
Essa pesquisa poderá ser realizada individualmente, se o grupo já domina o uso da ferramenta, como também poderá ser realizada pelo professor e assistida pelos alunos.
Depois de pesquisada o professor recolhe as letras, imprime e traz para a turma. Será importante que tenha uma letra para cada criança. O professor sugere para o grupo que sejam realizadas ilustrações nas músicas como também realizem a leitura dessas letras para todo o grupo(se a criança sabe cantar a música ela canta).
Em outro momento o professor poderá solicitar que cada criança escreva a letra de uma música (diferente da que ele pesquisou) e a escreva em uma folha de papel que em outro momento será proporcionado que as crianças vão ao laboratório de informática e realizem a digitação dessas letras. Ao final dessa atividade, deverá ser proporcionado um momento de socialização dessas músicas. Essas letras depois de ilustradas irão fazer parte do repertório de uma caixinha. Diariamente no início da aula o professor ou os alunos poderão escolher as músicas que cantarão no dia.
A idéia da caixinha com letras de músicas também poderá ser criado com outros gêneros textuais(receitas, propagandas, listas, poesias, contos, fábulas, etc)
Sugerimos como recurso complementar o livro: Musica Na Educaçao Infantil Propostas P/ A Formaçao Integral Da Criança Autor: BRITO, TECA ALENCAR DE Editora: PEIROPOLIS.
Apesar de se apresentar sugestões para o trabalho com a música na educação infantil, existem sugestões que poderão ser apresentadas para as séries iniciais da educação infantil.
Neste livro, Teca reúne reflexões teóricas e sugestões práticas de caminhos da educação musical contemporânea com base em seu próprio trabalho e de pesquisadores como Delalande, Paynter, M. Schafer e Koellreutter, entre outros, e oferece aos educadores que trabalham com crianças em idade pré-escolar a possibilidade de enxergar a música como instrumento riquíssimo de formação integral do indivíduo.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/02/2014
Cinco estrelasAdorei a sugestão!!! Perfeito para as aulas de música, português e informática. Obrigada!!! Um abraço.
17/09/2013
Cinco estrelasMuito interessante essa aula, estou trabalhando com meus alunos o projeto "arte e movimento" e agora o tema é música, e essa sua aula já veio de encontro com um resgate musical que fiz com os pais das crianças, pois as musicas que eles trouxerem já vai entrar para nossa caixa.
13/12/2010
Quatro estrelasEu adorei!!Relamente muito interessante e criativa!Vou usar sua sugestão e incrementar também!! obrigada!