14/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Selecionar figuras de bichos a partir de fontes diversas.
Pesquisar, em diversas fontes, diferentes informações sobre o bicho.
Participar, ativamente, da produção de um texto informativo sobre animais.
Produzir, em duplas, um pequeno texto informativo com as informações pesquisadas.
Reescrever o texto produzido reconhecendo as observações realizadas.
Confeccionar um pequeno livro sobre bichos.
É importante que o aluno reconheça a necessidade de coletar informações sobre determinado assunto em diferentes fontes.
Os alunos já deverão ter trabalhado com textos informativos.
1. Pedir aos alunos que levem para a sala de aula figuras de bichos diversos.
2. Orientar os alunos para que pesquisem informações sobre os bichos em livros, revistas, enciclopédias ou sites da internet.
PROFESSOR: As fontes em que os alunos pesquisarão os bichos deverão ser pré-selecionadas por você. Caso a escola possua uma sala de informática, seria interessante que a pesquisa fosse feita na internet. Caso contrário, leve para a sala de aula livros e enciclopédias para consulta. Se a escola possuir uma sala de biblioteca com esse material, os alunos poderão fazer a pesquisa nesta sala.
Site para consulta:
http://www.webciencia.com/14_menu.htm
Enciclopédia Animal. Autor: Penelope Arlon Desenhista DTP: Almudena Díaz Tradutores: Silmar S. C. Anelli, Luiz Eduardo Anelli Editora: Ciranda Cultural. Completamente interativa, a enciclopédia tem as partes “Você sabia?” e “Desafios Curiosos”, aqui serão encontrados fatos e brincadeiras que introduzirão o leitor no mundo animal. Um livro de consulta formidável, para todos que gostam e querem aprender muito mais sobre o fantástico mundo dos animais, recheada de fatos curiosos e muitas informações.
PROFESSOR:
* A seguir, produzir um texto informativo de forma coletiva a partir do sorteio de um dos bichos pesquisados.
* Poderá ser feito uma listagem de todos os bichos para depois sortear.
* Seria interessante ir recordando com os alunos a estrutura de um texto informativo a partir da confecção do mesmo e das características do bicho que devem ser salientadas.
* Após a realização da produção do texto coletivo, os alunos deverão copiá-lo no caderno e ilustrá-lo com desenhos ou recortes do respectivo bicho.
EXEMPLO:
Onça-pintada A onça-pintada é o maior felino das Américas. Possui pelagem curta, macia, amarelo-dourada com grandes manchas e pintas pretas espalhadas pelo corpo, até mesmo na cauda. Ela tem grande força nos músculos. Solitária e de hábitos noturnos, caminha grandes distâncias à noite atrás de suas presas. Gosta de água e nada muito bem, apesar de terrestre. Adaptada a vários ambientes, como florestas, matas, cerrados e pântanos. Raramente ataca as pessoas. Pode chegar a medir 1,85m e pesar 158kg. Alimenta-se de animais como capivara, veados, jacarés, cutias, preguiças, antas, aves e tatus. No Brasil, a onça-pintada era encontrada em quase todos os estados, mas, devido à destruição das florestas e à caça predatória, está ameaçada de extinção.
Fonte: pantanalecoturismo.tur.br
|
3. Dividir a turma em duplas.
4. Pedir aos alunos que escolham um bicho pesquisado e selecionem algumas informações sobre ele como: características físicas, hábitos alimentares, região em que vive e, se for um animal ameaçado de extinção, qual é a causa.
5. Os alunos produzirão um pequeno texto informativo, organizando essas informações.
6. Depois de pronto, entregar ao professor o texto para que este faça a revisão e verificar se algo precisa ser modificado ou melhorado.
7. Passar a limpo o texto e ilustrá-lo com as figuras pesquisadas.
8. Confeccionar um livro com os textos produzidos pela turma.
a) Cada dupla poderá criar uma capa e depois escolher a melhor ou todos poderão colaborar com ideias para uma capa única.
b) Produzir um texto coletivo de apresentação para o livro.
EXEMPLO:
Querido leitor, É com muita alegria que apresentamos a você o nosso livro sobre BICHOS. Ele é o resultado de um trabalho feito pelos alunos do 3º ano, nas aulas de Língua Portuguesa, cujo objetivo é trazer até você textos informativos sobre os animais. Esperamos que você goste! Os autores (COLOCAR O NOME DE TODOS OS ALUNOS) |
c) Colocar o nome dos autores no final do texto de apresentação.
d) O livro poderá ser doado à biblioteca da escola para que outros alunos possam ter acesso.
e) Os alunos poderão, nas aulas de Artes, confeccionar fantasias de papel colorido dos bichos e fazer uma apresentação dos textos produzidos para o professor e demais colegas da sala.
f) O tema bichos poderá ser correlacionado às aulas de Ciências com o tema animais.
O Portal do Mundo Animal. Vídeos, sons, fotos, espécies, grifes animadas, papeis de parede, dicas e diversas informações sobre os animais.
http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/
Livro: Bicho de todo jeito e feitio. Edy Lima. São Paulo, Scipione.
Ao final das atividades propostas, o professor deverá avaliar se o aluno:
Selecionou figuras de bichos a partir de fontes diversas.
Pesquisou, em diversas fontes, diferentes informações sobre o bicho.
Participou, ativamente, da produção de um texto informativo sobre animais.
Produziu, em duplas, um pequeno texto informativo com as informações pesquisadas.
Reescreveu o texto produzido reconhecendo as observações realizadas.
Confeccionou um pequeno livro sobre bichos.
Cinco estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/01/2013
Cinco estrelasparabéns,a sua aula foi muito bem elaborada
17/12/2012
Cinco estrelasOtimo plano. Aula referida, proporciona ao aluno, aprendizado com a liberdade de escolha. Parabéns pela aula.
18/06/2012
Cinco estrelasOlá, muito boa sua aula. :D
29/04/2011
Cinco estrelasmuito boa a sua aula, posso até fazer adaptações para a aula de informática. gostei mesmo. parabéns.
25/03/2011
Cinco estrelasAdorei e vou aplicar na minha escola! Parabéns!
22/03/2011
Cinco estrelasmuito interessante a atividade e acredito que muito motivadora com a construção do livro, os alunos verão seu próprio trabalho impresso.
06/03/2011
Cinco estrelasÓtimo plano de aula. Muito completo e coerente. Vou aproveitá-lo.