Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Medindo círculos e circunferências

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer elementos que ajudam a medir círculos e circunferências;

Medir círculos e circunferências;

Reconhecer elementos de melhor precisão para resultados de medição;

Reconhecer modos de medir o diâmetro;

Identificar o diâmetro como elemento da circunferência;

 Experimentar formas para medir o diâmetro.

Duração das atividades
Três tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Elementos da circunferência,traçado de circunferência.

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se levar para a sala de aula algumas latinhas de refrigerantes, barbante, régua, tiras de papel, durex, fita métrica.

Inicie, dividindo a turma em grupos, distribua uma latinha, um pedaço de barbante, tiras de papel.

Os alunos irão fazer experiências de medir o diâmetro de uma latinha de refrigerante com diversas maneiras e anotar as suas medidas.

Solicite que cada grupo, pegue a latinha e com um pedaço de barbante 1, envolva-a em torno e meça sobre uma régua.

Após, a tarefa o aluno deverá envolver a latinha com uma tira de papel e medir o tamanho da tira com a régua e anotar.

Agora o aluno deverá marcar a latinha e rolar e medir com uma régua e anotar. O aluno vai envolver a latinha com uma fita métrica ,medir e anotar.

Professor, solicite que os alunos com as diversas experiências ao medirem as latinhas, observem as respostas, como variam se usarmos métodos diferentes para o mesmo objeto.

Peça que anotem seus resultados metodicamente, elaborando uma tabela.

Exemplo:

Conforme as anotações dos alunos, professor, pergunte o que lhes deram o resultado mais preciso:

Um pedaço de papel

Uma tira de papel

Marcar e rolar

Uma fita métrica

Professor, solicite que cada grupo, meça o diâmetro da latinha de refrigerante.

Mediante os experimentos, pergunte se conseguiram encontrar uma relação entre o diâmetro e o comprimento da circunferência.

Os alunos deverão responder que o comprimento de uma circunferência é aproximadamente o triplo do diâmentro da circunferência do objeto.

Atividade 1:

Professor, sugere-se levar para a sala de aula, objetos como:

O trabalho será feito em dupla, sendo que um objeto deverá ser escolhido para ser avaliado.

Peça para as duplas que meçam o comprimento da circunferência e o diâmetro de cada objeto e anotem seus resultados.

Pergunte aos alunos qual a relação entre o diâmetro e a circunferência do objeto.

Organize uma apresentação das duplas com seus resultados e relações observadas.

Atividade 2:  

Professor, traga uma bola de futebol, uma de voleibol e uma de basquete.

Solicite que os alunos em grupo, respondam qual é o comprimento aproximado da circunferência de cada bola.

Pergunte aos alunos, se uma bola tivesse o diâmetro de 10cm e uma bola de raio 3cm, qual seriam os comprimentos aproximados da circunferências.

Atividade 3:  

Professor, oriente os alunos para a determinação do diâmetro de um círculo, quando não temos o centro da circunferência.

Exemplo:

Traçamos duas cordas quaisquer, e determinamos a mediatriz de cada uma.

Na intersecção das mediatrizes determinamos o raio do círculo.     

Para a determinação do diâmetro é só duplicarmos o valor do raio.

Distribua círculos em EVA e solicite que os alunos determinem seus raios e diâmetros.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam reconhecer elementos que ajudam a medir círculos e circunferências?

Os alunos souberam medir círculos e circunferências?

Os alunos reconheceram elementos de melhor precisão para resultados de medição?

Os alunos reconheceam modos de medir o diâmetro?

Os alunos souberam Identificar o diâmetro como elemento da circunferência?

Os alunos souberam experimentar formas para medir o diâmetro?

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.