09/01/2013
Glaucia Silveira Brichi, Israel Rosalino, Karina Omuro Lupetti, André Farias de Moura
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Conceitos básicos sobre densidade eletrônica com a utilização de um material tátil produzido aproveitando as diversas texturas do mesmo para explicar os conceitos abordados.
Teoria atômica
Partículas: prótons, nêutron e elétrons
Energia, a posição do elétron em um átomo e as regiões com maior probabilidade de encontrá-lo
Contextualizar os conteúdos com seu cotidiano
Não há necessidade de conhecimentos específicos.
Parte 1: Conceitos específicos
- Introdução teórica e conceitual sobre o átomo. Exibir a animação e vídeos a seguir:
- Introdução teórica e conceitual sobre partículas constituintes do átomo: prótons, nêutrons e elétrons
- Discutir sobre a energia, a posição do elétron em um átomo e as regiões com maior probabilidade de encontrá-lo. Questão: O que vocês sabem a esse respeito? É importante para vocês?
- Introdução teórica e conceitual sobre densidade eletrônica.
- Contextualizar os conteúdos e exemplificá-los de modo a aproximar de suas realidades. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAANk8AD/teoria-atomica
Para entender melhor o conceito de densidade eletrônica, fazer a vivência a seguir:
Parte 2: Vivência
2.1: Materiais Utilizados:
- Pluma;
- bolinha de gude;
- isopor;
- espuma;
- cola quente.
Procedimento
Com o auxílio da cola quente, fixar a bolinha de gude no centro do isopor e então fixar a espuma na parte externa do isopor. Logo após colar as plumas.
foto Ouroboros (autoria própria)
Após uma breve introdução teórica do que será feito, é colocado na frente de cada aluno o material para auxílio na explicação sobre densidade eletrônica. Em seguida, juntamente com retomada do conteúdo teórico, o professor deve ir conduzindo a mão do aluno mostrando cada camada de elétrons. Quanto mais próximo ao núcleo está o elétron, menor a sua energia e mais difícil de removê-lo em uma reação química. Dessa forma, o aluno irá associar a explicação que está sendo feita, com o que o aluno está percebendo tatilmente, analisando assim seu aprendizado e a eficiência do material produzido e utilizado na vivência.
O material produzido para o auxílio no ensino deste conteúdo permite ao aluno assimilar a sensação tátil “densa” e relacionar com a densidade eletrônica e a probabilidade de se encontrar um elétron em um átomo. O centro do modelo constituído por material duro (bola de gude) representa a maior densidade, seguida de isopor, espuma, manta acrílica e plumas, materiais menos densos.
O fato da densidade eletrônica em um átomo ser maior na região do núcleo e menor nas regiões mais distantes do núcleo pode ser explicado pelo fato do núcleo ser a parte mais densa de um átomo, pois, é uma área pequena contendo um grande número de partículas (prótons e nêutrons).
Em volta do núcleo a probabilidade de encontrar elétrons é alta, pois na primeira camada eletrônica, além da forte força de atração elétron-próton, o fato desta camada não sofrer o efeito da blindagem de outras camadas aumenta a probabilidade de encontrar o elétron, portanto, conforme aumenta a distância entre a camada eletrônica e o núcleo, diminui a probabilidade de se encontrar elétrons.
Questões que o professor pode fazer para auxiliar na apropriação do conteúdo:
Quais partículas encontram-se no núcleo? E fora do núcleo?
Como é a densidade a medida que você se afasta do centro? Ou seja, a densidade eletrônica se afastando do núcleo? Então como muda a probabilidade de se encontrar o elétron se afastando do núcleo?
O que você pode dizer sobre as camadas eletrônicas?
Nome | Tipo |
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É Tempo de Química! - Modelos Atômicos | Vídeo |
Show atômico | Animação/simulação |
LEITURA COMPLEMENTAR: Duzentos anos da Teoria Atômica da Dalton
De acordo com os objetivos apresentados na aula, propõe-se duas metodologias de avaliação: Metodologia observacional - Registro cursivo (durante as vivências) e entrevista semi-estruturada.
- Registro cursivo: são feitas anotações sobre os acontecimentos, comportamentos, gestos ou palavras, interação entre os participantes. Esse registro feito pelo professor-pesquisador permite avaliar a real eficiência na utilização do material pelo aluno com deficiência visual.
- Entrevista semi estruturada: composta por uma série de perguntas abertas. Por exemplo: O que vocês mais gostaram da aula? O que vocês aprenderam sobre teoria atômica? E sobre densidade eletrônica? Como vocês relacionam o conceito de densidade com o objeto construído para apoio da aula? Críticas e sugestões para melhorar a abordagem do assunto.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/01/2013
Cinco estrelasAdorei a aula, a animação, as sugestões, precisamos mais modelos de aulas assim para poder trabalhar com os alunos.