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Automobilismo, o esporte sobre rodas!

 

16/12/2010

Autor y Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a história do Automobilismo.

- Pesquisar sobre os grandes pilotos brasileiros.

- Construir jogos de tabuleiro.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Para iniciarmos essa aula a sugestão é dividí-la em etapas.

- Primeira etapa: para aprofundar os conhecimentos sobre esse esporte, os alunos deverão realizar algumas pesquisas de acordo com o roteiro proposto. O intuito dessa pesquisa é de enriquecer o conhecimento dos alunos nos temas referentes à F1.

- Segunda etapa: desvendar os segredos da Supermáquina, ou seja, conhecer como é a aerodinâmica de um carro de Fórmula 1.

- Terceira etapa: os alunos serão convidados a realizar uma volta virtual no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

- Quarta etapa: para finalizar os alunos terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre Fórmula 1, principalmente realizando um resgate histórico de nossos maiores representantes nesse esporte.

- Quinta etapa: construção de jogos educativos.

- Sobre as atividades: todas as atividades solicitadas auxiliarão os alunos para o trabalho final, que será a construção de jogos de tabuleiro com questões relativas a Fórmula 1.

Você conhece o funcionamento de um carro de Fórmula 1?

Para conhecermos a aerodinâmica, pneus, freio e sua célula de sobrevivência dessa Supermáquina a sugestão é apresentar o simulador abaixo:

1º Simulador: Segredos da Supermáquina

Disponível em: download3.globo.com/esporte/Info/formula1_2007/mae.swf (acesso em 07/11/2010).

Atividade 1:

Após essa apresentação os alunos deverão descrever no caderno as quatro particularidades citadas no simulador:

- Aerodinâmica.

- Pneus.

- Freio.

- Célula de sobrevivência.

No Brasil o nome da competição é Grande Prêmio do Brasil, que tal fazer um passeio virtual em Interlagos?

2º Simulador: Grande Prêmio do Brasil

Disponível em: e.i.uol.com.br/f1/infograficos/2009/index_brasil.swf (acesso em 07/11/2010). 

Atividade 2

Roteiro para pesquisa:

- Apoś  esse passeio virtual os grupos deverão pesquisar mais informações sobre o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

 Esse ano (2010) nosso maior representante faria 50 anos de idade, que tal testar seu conhecimento sobre esse grande ídolo?

3ª Simulador: O que você sabe sobre a vida do tricampeão Ayrton Senna?

Disponível em: imagem.band.com.br/IFG_IFG_287.swf (acesso em 07/11/2010).  

Atividade 3

Roteiro para pesquisa:

- Registrar as dez questões presentes no simulador "O que você sabe sobre a vida do tricampeão Ayrton Senna?"  e suas respectivas respostas corretas no caderno.

Após os alunos concluirem todas as atividades solicitados referentes aos simuladores, apresentar o vídeo "Automobilismo [Visões do esporte]". Esse vídeo exalta a corrida do homem contra o tempo, primeiro vencendo com a  força da próprias pernas, ao romper a barreira dos 10 segundos em 100 metros no atletismo e ao unir o corpo com a "máquina" como ocorre na Fórmula 1.

Automobilismo [Visões do esporte] 

Disponível em: portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18373 (acesso em 07/11/2010).

Atividade 4

Sugerir aos alunos que pesquisem no laboratório de informática ou na biblioteca:

- Sobre a carreira, principais títulos, enfim, realizar um resgate histórico de nossos três grandes vencedores da Fórmula 1: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

- Quem são os pilotos brasileiros que disputaram o Mundial de 2010 e quais suas principais conquistas nessa temporada.

Obs: registrar no caderno o resultado dessa pesquisa.

  

Construção de Jogos de Tabuleiro - Circuito de Fórmula 1

Materiais necessários: cartolina (se possível coloridas), canetinhas, régua, tesouras, dados, carrinhos de brinquedo ou pinos.

Desenvolvimento: dividir a sala de aula em grupos de cinco a seis alunos.

Cada grupo deverá escolher um Circuito de Fórmula 1 para desenhar sua pista conforme no desenho abaixo.

Fonte da imagem: www.lanavision.com/walcestari/images/docs/aplicacao_de_conhecimentos/corrida.html (acesso em 07/11/2010).  

Na cartolina os alunos após definirem seu Circuito, deverão desenhá-lo, e depois colori-lo.

Sugestão pode-se usar recortes de papéis coloridos, dispensando a pintura das casas na cartolina. O número de casas e disposição das cores fica a critério de cada grupo.

Cartões de Perguntas:

Cada cor escolhida para a pista de Fórmula 1 deverá ter vários cartões correspondentes.

Serão recortados cartões suficientes para cada casa presente no jogo, ele poderá ser da cor das casas ou apenas de uma só cor, nesse caso deve-se numerar de acordo com a quantidade de casas. Caso o cartão seja numerado, deverá constar apenas seu número na frente, já na parte de trás ficará a pergunta com sua respectiva resposta.

Se os cartões forem coloridos não haverá a necessidade de numerá-los, ao jogar o dado o aluno deve escolher um cartão com a cor relativa a casa em que deverá andar.

O aluno após jogar o dado somente avançará a sua casa correspondente caso acerte a resposta do cartão, caso contrário ele permanece no mesmo local e passa sua vez.

Suas perguntas serão todas relativas às atividades realizadas anteriormente.

Exemplo de modelos para construção dos tabuleiros:

Fonte da imagem do Circuito de Interlagos:

esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2010/noticias/0,,OI4287832-EI14751,00-Formula+GPs+Brasil.html (acesso em 07/11/2010).

Fonte da imagem do Circuito de Melbourne:

esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2010/noticias/0,,OI4226399-EI14751,00-Formula+GPs+Australia.html (acesso em 07/11/2010).

Fonte da imagem do Circuito de Istambul:

esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2010/noticias/0,,OI4226375-EI14751,00-Formula+GPs+Turquia.html (acesso em 07/11/2010).

Fonte da imagem do Circuito de Monza:

esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2010/noticias/0,,OI4226375-EI14751,00-Formula+GPs+Italia.html (acesso em 07/11/2010).

Chegou a hora de dar as bandeiradas para o início da corrida!

Após todos os grupos finalizarem seus tabuleiros, chega o momento de por em prática e socializar todas as informações e conhecimentos sobre Fórmula 1.

Para isso o professor pode propor que os grupos troquem seus tabuleiros entre si, ficando apenas um do grupo como mediador e detentor dos cartões de pergunta e resposta, pois ele deverá ser o árbitro do jogo. Os jogos podem ocorrem em forma de um Grande Prêmio, ou seja, rotativa, onde os alunos terão a oportunidade de “disputar” vários circuitos, e testar seus conhecimentos sobre a história desse esporte, sobre o funcionamento de um carro de F1, sobre os grandes heróis e suas façanhas, entre outros.

Esse momento pode ser muito importante, através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema casa julgue necessário.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Automobilismo [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de sites para pesquisa:

GP Brasil (site com informações sobre o circuito de Interlagos):

www.gpbrasil.com/?affiliate=3287&gclid=CNLVvcPhr6UCFSZl7Aodr2P2Yw  (acesso em 07/11/2010). 

Site oficial do Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1 (histórico do autódromo):

www.gpbrasil.com.br/site10/ (acesso em 07/11/2010). 

Automobilismo na Escola: 

portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22307 (acesso em 07/11/2010). 

História da Fórmula 1:

pt.wikipedia.org/wiki/História_da_Fórmula_1 (acesso em 07/11/2010). 

O Globo (site com informações sobre os circuitos da temporada de 2010):

oglobo.globo.com/esportes/f12010/calendario_e_circuitos.asp?idGP=10 (acesso em 07/11/2010). 

Corrida F1 (site com muitas informações sobre F1):

www.corridadeformula1.com/temporada-2010/ (acesso em 07/11/2010).

Portal São Francisco (site contendo a história de Ayrton Senna):

www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ayrton-senna/ayrton-senna.php (acesso em 07/11/2010).

Bandeira Quadriculada (site com informações sobre Emerson Fittipaldi):

www.bandeiraquadriculada.com.br/Emerson_Fittipaldi.htm (acesso em 07/11/2010).

Super Speedway (site com informações sobre Nelson Piquet):

www.superspeedway.com.br/f_um/pilotequip/piquet.asp (acesso em 07/11/2010).

Avaliação

A avaliação deve ser realizada em todos os momentos, dando ênfase em cada atividade sugerida.

- Analisar a participação dos alunos nos debates verificando se discutiram de forma crítica e aprofundada sobre os temas propostos.

- Pontuar as informações importantes socializadas no debate e nas pesquisas realizadas.

- Analisar a organização e a participação na exposição do trabalho solicitado, no caso a construção do jogo de tabuleiro.

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