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Estudando outras doenças provenientes de insetos

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer outras doenças transmitidas por insetos a partir de uma aula expositiva.

Aprimorar o desenvolvimento da escrita, através da produção de um texto sobre a prevenção de algumas doenças estudadas.  

Exercitar o trabalho com a ortografia, através de um ditado ilustrado.

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento, além de ter um conhecimento prévio sobre a dengue.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Através de uma conversa informal, perguntar aos alunos quem já ouviu falar do mosquito Aedes Aegypti.

  • O que sabem sobre ele?
  • Ele é causador de alguma doença?
  • Como ele é?
  • Do que ele gosta?
  • Será que ele causa apenas uma doença?

Após ouvir as possíveis respostas, a professora distribuirá para cada criança uma cópia dos textos abaixo:

Disponível em: http://files.euemeucantinho.webnode.com/200000058-dc658dd601/Dengue%20(texto%20informativo).pdf 

Disponível em: http://www.brasilescola.com/doencas/febre-amarela.htm 

A professora deve fazer a leituea dos dois textos com os alunos e perguntar o que eles têm em comum.

As crianças devem perceber que o mesmo transmissor da dengue é também o da febre amarela - o mosquito Aedes Aegypti.

Momento 2

Interpretar os textos lidos através de perguntas:

  • Quais as doenças que são causadas pelo mosquitos Aedes Aegypti?
  • Qual a doença que possui vacina?
  • Por quantas fases o mosquito passa ao se desenvolver?
  • Qual o tipo de mosquito que pica? O macho ou a fêmea?
  • Quais os sintomas da febre amarela?
  • Qual a melhor maneira de evitar essas duas doenças?

Momento 3

Apresentar a seguinte imagem à turma:

Disponível em: http://www.gasdetection.com/news2/anopheles_mosquito_4_hnd.jpg 

Explicar que esse mosquito é o Anopheles, também tansmissor de uma doença, a malária. Assim como a dengue e a febre amarela, essa doença é adquirida através da picada do mosquito. A pessoa doente começa a apresentar febre alta e constante, que é um dos principais sintomas, sentindo muito frio, seguido de fases de extremo calor. As dores de cabeça, náuseas, hemorragias e fadiga também são sintomas. Ainda não existe vacina contra a malária, acabar com o mosquito ainda é a melhor forma de prevenção, não deixando água parada para que ele não coloque novos ovos.

Criar um momento para tirar dúvidas e tecer comentários.

Em seguida, mostrar a imagem abaixo:

Imagem disponível em: http://www.dengue.org.br/dengue_prevenir.html 

Momento 4

Com base no que foi estudado, a professora deve produzir um texto coletivo com os alunos dizendo como essas doenças podem ser evitadas. À medida que forem falando, a professora pode ir anotando no quadro para que copiem.

Ex:

A dengue, febre amarela e málária são doenças que podem ser evitadas. Basta não deixar água parada em objetos e terrenos baldios, esvaziando pneus e garrafas e enxugando as poças d'água após a chuva. Os vasos das plantas devem conter areia e as caixas d'água devem estar bem fechadas.

Momento 5:

Propor um ditado ilustrado para a turma. À medida  em que a professora for mostrando uma imagem, as crianças devem escrever seu nome.

1- mosquito

Disponível em: http://enfermagemparatodos.files.wordpress.com/2010/03/dengue.jpg 

2- garrafas

Disponível em: http://jaeh.files.wordpress.com/2007/07/garrafas1.jpg 

3- latão de lixo tampado

Disponível em: http://www.vantaj.com.br/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_340_LIXO%20FECHADO%20PEQ.jpg 

4- planta sem prato

Disponível em: http://www.facavocemesmo.net/wp-content/uploads/2009/05/plantas-em-vasos-1.jpg

5- água 

Disponível em: http://www.jonnysize.com.br/website/blog/wp-content/uploads/gota-dagua.jpg 

Após a realização do ditado e a correção no quadro pela professora, os alunos, em duplas, poderão inventar frases com as palavras do ditado.

Recursos Complementares
Avaliação

Observar o conhecimento que já trazem sobre a dengue.

Observar se conseguiram fazer alguma relação entre os dois textos apresentados.

Observar se entenderam os textos, através da interpretação oral feita no momento 2, bem como a forma de transmissão, sintomas e forma de prevenção da febre amarela.

Observar a coerência dos alunos ao elaborar um texto coletivo com as formas de prevenção das doenças estudadas.

Observar se houve avanço em relação ao código escrito, durante a realização do ditado e da elaboração de frases.

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