Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Data Comemorativa: Dia do Trânsito/ Ensino Especial

 

16/12/2010

Autor y Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues; Soellyn Elene Bataliotti

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Conhecer regras de trânsito;

-Conhecer direitos e deveres do cidadão;

-Socializar os conhecimentos adquiridos no convívio diário;

-Desenvolver noção de direção;

-Trabalhar a conscientização em relação ao respeito ao pedestre.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Ter noção sobre placas de trânsito.

Estratégias e recursos da aula

Motivação: 

Professor, vamos iniciar nossa aula apresentando aos alunos alguns vídeos e conteúdos sobre as leis de trânsito.

Eles poderão acessar o site          no link,   

Disponível em: http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/    

acesso em: 27.10.10.

Solicite aos alunos que leiam atenciosamente o conteúdo do site, assistam aos vídeos indicados para que possam ser discutidos, na intenção de verificar o nível de compreensão diante do assunto, a fim de enriquecer o desenvolvimento das atividades propostas nesta aula.

Atividade 1: O Pateta no trânsito.

Material: Vídeo contendo o filme "Pateta no trânsito", ou acessando o mesmo na internet através do link,

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0 

acesso em: 26.10.10.

Descrição da atividade: O Professor poderá promover uma sessão de cinema para que os alunos assistam ao vídeo sobre o trânsito, sugerido acima. Este vídeo apresenta como personagem o “Pateta”, um motorista um tanto quanto estressado no trânsito.

Ao término do filme torna-se interessante professor disparar questões geradoras de possíveis reflexões em relação às atitudes apresentadas pelo “Pateta”, tanto como motorista bem como pedestre, diante das situações.Torna-se importante contextualizar a situação a fim de tratar o assunto como proposta de educação no trânsito.

Apresentamos algumas questões norteadoras para iniciar e enriquecer a discussão:

- vocês conhecem o “Pateta”?              

- o “Pateta” se apresentou no filme como um cidadão preocupado com as pessoas?        

-o “Pateta” sabia dirigir bem?

-qual opinião de vocês em relação ao comportamento do “Pateta” apresentado no filme, no momento em que estava na estrada e segurou todo o trânsito?

-vocês já presenciaram algumas das situações apresentadas no filme quando estão andando na rua?     

-ao passar na poça de água com o carro e molhar o pedestre, o “Pateta” o respeitou?

-qual sua opinião diante da atitude do “Pateta” ao abrir a porta do carro sem prestar atenção em relação aos veículos em trânsito?

-vocês conhecem algumas regras de trânsito?

Sugestões interessantes ao professor: 

Apresente situações instigadoras que oportunizem espaço de socialização aos alunos, para reportarem vivências cotidianas. Veja alguns exemplos:

- A cada momento em que os alunos apresentarem suas respostas, peça para emitirem opiniões em relação a postura do motorista apresentando os aspectos positivos e negativos do mesmo.

- Questione aos alunos como eles dirigiriam um carro se estivessem na mesma situação do personagem.

- Aproveite  essa ocasião para incrementar a aula solicitando a representação cênica dessas situações.

- Crie dinâmicas de sensibilização que possibilitem às crianças apropriações conceituais importantes para a formação de valores e educação no trânsito, tais como: apresente as cores do sinal de trânsito (vermelho, amarelo e verde) e solicite que apresentem possíveis movimentações referentes a cada cor.

Figura 1: Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/__2YLB-US7Ko/S4ZlUxIz_HI/AAAAAAAABNM/NwGypRoGK8A/s320/pateta+no+transito2.JPG 

acesso em: 27.10.10.

 Referência: autoria própria.

Fonte: A imagem acima apresentada foi retirada de uma das cenas encontradas no vídeo do filme: " Pateta no Trânsito",

disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0   

acesso em: 27.10.10.

Atividade 2: Quem conhece placas de trânsito?

Material: 

- giz ou cartolina (uma folha para cada grupo);

- papel pardo (uma folha para cada grupo);

- lápis de cera (uma caixa para cada grupo).

Descrição da atividade:

- Organize os alunos em grupo. Para isso utilize a quadra da escola;

-Disponibilize a cada grupo, um espaço delimitado na quadra. Para delimitar espaço trace com um giz, no chão da quadra ou em uma cartolina uma linha.

-Em seguida, o professor deverá solicitar a cada aluno que desenhe no espaço determinado, uma placa de trânsito a qual conheça.

Referência: autoria própria.

Observação:

-Peça aos alunos para fazerem desenhos grandes e visíveis;

-Alerte os alunos para desenharem placas diversificadas, diferentes das desenhadas pelos colegas;

-Quando o quadro estiver completo, isto é, todos terminarem de desenhar suas placas, o professor pedirá a cada grupo, alternadamente, que explique o que significa cada placa. Importante que o aluno apresente a placa desenhada por ele.

Figura 2: Disponível em http://guiadicas.net/fotos/2010/02/significado-das-placas-de-transito.jpg  

acesso em: 27.10.10.

Atividade 3: Noção de direção.

Material: Giz

Descrição da atividade:

-Traçando alguns caminhos pelo chão da quadra, o professor simulará juntamente com os alunos uma via de trânsito, onde a cada cruzamento deverá ter uma placa indicativa, exemplo: Pare, Conversão à direita ou a esquerda, dê a preferência, não vire à direita, faixa de pedestres, entre outros.

-O professor dividirá a turma em grupos, onde estes deverão deslocar-se de mãos dadas com os membros do grupo.

-Ao caminharem pela trajetória montada e se encontrarem deverão identificar e apresentar posturas referentes a quem dá a passagem, e quem passa.

-Após familiarização dos alunos diante do caminho proposto, o professor poderá dividi-los para representarem - pedestres e veículos-, a fim de vivenciarem diferentes situações, dentre elas:

-tomar decisões de que caminho percorrer;

-trabalhar sentido de direção;

-identificarem as placas apresentadas na trajetória e respeitá-las;

-verificar se poderão virar à direita, à esquerda ou seguir em frente, entre outros.  

Sugestão: Após vivenciarem a trajetória construída poderão inverter os papéis.  

Referência: autoria própria.

Figura 3: Disponível em: http://danielamachado.files.wordpress.com/2009/09/transito.jpg?w=190&h=176 

acesso em: 17.10.10.

Vamos trabalhar a prevenção professor?

Lembre sempre seus alunos que:

- Para evitar acidentes os motoristas não podem consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir;

-No banco da frente ou de trás, passageiros devem sempre usar o cinto de segurança ;

-Não jogue lixo pela janela;

-Use capacete ao subir na moto;

-Não converse com o motorista;

-O condutor deve respeitar o limite de velocidade das ruas e estradas e não andar em alta velocidade;

-Ao abrir a porta do carro, verifique antes se não há outro veículo vindo em sua direção;

-O embarque e desembarque do veículo deverão ocorrer sempre do lado da calçada, exceto no caso do motorista.

Disponível em: http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-197,cd-218938.htm  

acesso em: 01.11.10.

Recursos Complementares

Educação no trânsito.  

Para que os alunos se divirtam com uma história em quadrinhos, o professor poderá deixá-los assistir a história de “Paranazinho – Almanaque do Trânsito”, onde eles poderão ler e aprender como se portar no trânsito, seus direitos e deveres. Este recurso vem oferecer suporte para trabalhar as atividades da aula.

Disponível em: http://www.brasilzinho.com.br/revista_transito.html  

acesso em: 27.10.10.

Como escolher os diferentes assuntos e visualizar as histórias? 

Vamos lá, é só seguir as orientações a seguir:

-ao visualizar o site apresentado acima, clique em “menu” embaixo, na tela;

-escolha uma das opções apresentadas na prancheta;

-ao clicar na sua escolha, aparecerá a tela referente a opção escolhida;

-inicie a leitura e para dar continuidade a esta, clique em avançar, abaixo, à direita da tela.

A cada item escolhido conhecerá uma nova história em quadrinhos relativa a educação no trânsito.

Aprendendo a sinalização de trânsito.

Entre no site indicado abaixo, e depois que discutir com as crianças sobre as placas, peça para que elas respondam as perguntas colocando a resposta correta.

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11255 

acesso em: 27.10.10

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer no decorrer das atividades propostas relevando por meio da observação os seguintes aspectos:

-a participação e o envolvimento da criança durante a atividade;

-as opiniões dos alunos nas discussões proporcionadas na sala de aula;

-a construção de conhecimentos sobre sinalização de trânsito ( o que cada aluno aprendeu sobre o assunto tratado).

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.