Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O gênero bilhete na literatura infantil

 

14/12/2010

Autor y Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o problema da personagem principal.
  • Reconhecer um bilhete contido em uma história.
  • Identificar as partes de um bilhete.
  • Escrever um bilhete coletivo a partir de um tema proposto.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Em atividade preparatória ao livro que será trabalhado, a professora poderá questionar aos alunos sobre machucados que já tiveram. Cada criança poderá contar sua experiência mais marcante.

b) Explicar aos alunos que será trabalhado um livro que fala sobre um machucado. Ele se chama "Arranhão Engavetado", de  Santuza Abras.

Por que será que o livro tem esse título? O que acontecerá na história?

Após ouvir as hipóteses dos alunos, a professora apresentará a capa do livro, a autora, ilustradora e editora.

Capa do livro disponível em: http://www.flickr.com/photos/alianca/4514252013/  

c) Leitura das imagens: os alunos deverão tentar contar a história apenas observando as gravuras. Só depois dessa observação é que irão ler individualmente, para confirmar suas hipóteses.

d) Leitura oral pela professora.

e) Leitura oral pelos alunos: cada aluno fará a leitura da fala das personagens do livro. Um aluno será o narrador.

f) Exploração oral para verificar a compreensão:

  • Seria possível acontecer este fato na vida real? Por quê?
  • Qual o problema enfrentado pela menina?
  • Qual a solução encontrada?
  • O que a menina ofereceu em troca para que o arranhão aceitasse sua proposta?
  • Qual a opinião dos pais da menina quando ela lhes contou o que havia acontecido?

g) Relembrar o texto que o Arranhãozinho deixou para a menina: que tipo de texto é esse? Quando escrevemos um bilhete?

2ª aula

a) Retomar a aula anterior, relendo o bilhete que o Arranhãozinho deixou para a menina.

b) Apresentar um cartaz com as partes de um bilhete:

Local e data

Pessoa que vai receber

Assunto

Despedida

Pessoa que mandou

OU

Pessoa que vai receber

Assunto

Despedida

Assinatura

Data

b) Convidar os alunos a escrever um bilhete coletivo, em resposta ao bilhete deixado pelo Arranhãozinho. Exemplo:

                           Querido Arranhãozinho,

           Foi bom saber que você já melhorou. Sabe que estou sentindo saudades de você? Olho para o meu joelho e não o vejo.

           Muito obrigada pelo elogio, você é muito gentil! Fique tranquilo, pois tomarei cuidado para não me machucar novamente.

                          

                          Um abraço de sua amiga,

                          Cristina

                           02/11/2010

3ª aula:

a) Recordar a aula anterior e as partes que devem ter um bilhete.

b) Fazer um amigo-oculto de bilhete; para isso a professora escreverá os nomes dos alunos e colocará numa caixinha.

Os alunos deverão sortear o nome do colega e escrever um bilhete. Relembrar que a mensagem deve ser rápida, curta. Lembrar, também, que os alunos devem ser cordiais com os colegas de classe. O tema do bilhete poderá ser combinado antecipadamente. Exemplo: Lembrar um colega de trazer um brinquedo para brincarem juntos no recreio, etc.

c) Após escrever os bilhetes, os alunos entregarão aos amigos que farão a leitura e poderão responder, se for o caso.

Recursos Complementares

Algumas informações sobre bilhete a partir do link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bilhete  

Avaliação

Observar se os alunos compreenderam a história, sendo capazes de responder às perguntas propostas.

Verificar se os alunos foram capazes de identificar as partes de um bilhete.

Avaliar se participaram da escrita do bilhete coletivo, como também de forma individual, utilizando adequadamente a estrutura do texto.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.