18/11/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Aula 01 (50 minutos)
Imagem disponível em:
http://poesiaexperiencia.blogspot.com/2009_06_01_archive.html
A linguagem poética atua sobre a sensibilidade e desperta para a manifestação do poético no mundo, nas artes e nas palavras. O convívio com a poesia favorece o prazer da leitura do texto poético e ajuda no desenvolvimento de uma percepção mais rica da realidade. A poesia sempre esteve ligada à música, porque ambas têm em comum o ritmo e a sonoridade. Assim como o arranjo das notas musicais feito em uma canção, em cada poema há um arranjo de palavras que produz diferentes sentidos no leitor / ouvinte. |
Atividade
1. Para apresentar o tema da aula – linguagem poética – aos alunos, o professor deverá exibir para eles o seguinte vídeo:
Vídeo: A Linguagem Poética
Vídeo disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=3VKlN8ChQ6A
2. Após a exibição do vídeo, o professor deverá perguntar aos alunos:
a. O que há de comum entre um poema e uma música?
b. Os textos poéticos são sempre românticos?
c. “Há um trabalho árduo por trás de um bom texto poético”. Explique esta afirmação.
d. Por que o poeta pode ser comparado a um artesão?
e. Qual é a diferença entre poema e poesia?
Observação:
O professor deverá reforçar com os alunos a distinção entre poema e poesia.
Disponível em:
http://www.radiotrofa.com.pt/?p=448
f. O que move alguém a fazer um poema? Alguém da turma já escreveu um poema?
2. Depois da conversa com os alunos, o professor deverá retomar o vídeo para que os alunos confirmem o que foi discutido sobre linguagem poética.
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre O Poeta Carlos Drummond de Andrade, seguindo o roteiro abaixo.
1. Carlos Drummond de Andrade: vida e obra disponível em:
http://www.releituras.com/drummond_bio.asp
http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/cda_esp5.htm
2. . Os alunos deverão escolher uma poesia para ser lida em sala de aula para os colegas e professor.
Poesias selecionadas de Carlos Drummond de Andrade disponível em:
http://www.aindamelhor.com/poesia/poesias04-carlos-drummond.php
Imagem disponível em:
http://www.alunosweb.com.br/23/drommund/biografia.html
Aula 03 (50 minutos)
Atividade 1
I - O professor deverá reproduzir (xerocar) para os alunos o poema “Procura da Poesia” de Carlos Drummond de Andrade, que foi mencionado no vídeo sobre linguagem poética.
Procura da Poesia
Carlos Drummond de Andrade
Composição: Carlos Drummond de Andrade
Não faças versos sobre acontecimentos.
Não há criação nem morte perante a poesia.
Diante dela, a vida é um sol estático, não aquece nem ilumina.
As afinidades, os aniversários, os incidentes pessoais não contam.
Não faças poesia com o corpo, esse excelente, completo e confortável corpo, tão infenso à efusão lírica.
Tua gota de bile, tua careta de gozo ou de dor no escuro são indiferentes.
Nem me reveles teus sentimentos, que se prevalecem do equívoco e tentam a longa viagem.
O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia.
Não cantes tua cidade, deixa-a em paz.
O canto não é o movimento das máquinas nem o segredo das casas.
Não é música ouvida de passagem, rumor do mar nas ruas junto à linha de espuma.
O canto não é a natureza
nem os homens em sociedade.
Para ele, chuva e noite, fadiga e esperança nada significa
A poesia (não tires poesia das coisas)
elide sujeito e objeto
Não dramatizes, não invoques,
não indagues.
Não percas tempo em mentir.
Não te aborreças.
Teu iate de marfim, teu sapato de diamante,
vossas mazurcas e abusões, vossos esqueletos de família
desaparecem na curva do tempo, é algo imprestável.
Não recomponhas
tua sepultada e merencória infância. Não osciles entre o espelho e a
memória em dissipação.
Que se dissipou, não era poesia.
Que se partiu, cristal não era.
Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume
com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
Não forces o poema a desprender-se do limbo.
Não colhas no chão o poema que se perdeu.
Não adules o poema. Aceita-o
como ele aceitará sua forma definitiva e concentrad
no espaço.
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?
Repara:
ermas de melodia e conceito
elas se refugiaram na noite, as palavras.
Ainda úmidas e impregnadas de sono,
rolam num rio difícil e se transformam em desprezo.
Poema disponível em:
http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/460651/
II - Em dupla, os alunos deverão responder às questões propostas sobre o poema de Drummond. O professor deverá passar no quadro as questões abaixo:
1. "Procura da Poesia" é um dos textos de abertura do livro “A rosa do povo”, que reúne poemas escritos por Carlos Drummond de Andrade entre 1943 e 1945.
Poema é um texto escrito em versos. Verso é cada linha do poema. Quantos versos têm o poema “Procura da poesia”?
2. Estrofe é um conjunto de versos. Quantas estrofes formam o poema? As estrofes apresentam forma fixa?
3. Um poema assim como uma canção apresenta uma melodia, um determinado ritmo. O ritmo do poema é dado pela alternância de sílabas átonas (fracas) e tônicas (fortes).
a. Leia estes versos do poema, pronunciando fortemente as sílabas em destaque.
Não dramatizes, não invoques,
não indagues. Não percas tempo em mentir.
Não te aborreças.
b. Assinale a sílaba tônica das palavras nos versos abaixo.
Teu iate de marfim, teu sapato de diamante,
vossas mazurcas e abusões, vossos esqueletos de família
desaparecem na curva do tempo, é algo imprestável.
4. Metáfora é um recurso estilístico que consiste na mudança de significação de uma palavra determinada por uma relação de semelhança. A metáfora é a base da poesia.
Veja um exemplo de metáfora retirado do poema:
...a vida é um sol estático, não aquece nem ilumina.
A metáfora também pode ser entendida como uma comparação abreviada, em que o conectivo não está expresso, mas subentendido
. ...a vida é (como) um sol estático, não aquece nem ilumina.
Identifique outros exemplos de metáfora no poema.
5. A reflexão sobre a arte literária e o ofício de escrever sempre foi uma preocupação dos grandes escritores, conscientes de seu trabalho, principalmente entre os escritores modernos.
De acordo com o poema “Procura da Poesia”, o que não deve ser feito por quem pretende escrever poesia?
6. Identifique no poema versos que comprovam as afirmações abaixo.
a. As palavras se encontram em estado de latência, à espera do poeta para dar significado a elas.
b. São as palavras que dão vida à poesia.
c. A procura da poesia deve começar dentro de nós mesmo, não adianta querer acordar os verso ou mesmo adormecê-los, se eles existem precisam ser moldados, trabalhados.
d. A palavra é o elemento material que o poeta busca para alcançar seu objetivo artístico, estético e conceitual.
e. Os fatos passam, os temas esquecem-se, mudam-se, apenas as palavras ficam.
f. É a chave do poeta que abrirá as portas para que as palavras saiam da latência em que se encontram.
Aula 04 (50 minutos)
Atividades
I - O professor deverá exibir para os alunos o vídeo com a canção “Metáfora” de Gilberto Gil – também mencionada no vídeo “Linguagem Poética”.
Vídeo disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=OBS3vtP6H1c&feature=player_embedded
II - O professor deverá reproduzir para os alunos a letra da canção “ Metáfora” de Gilberto Gil.
Imagem disponível em:
http://cantinhodacasa.blogs.sapo.pt/2009/11/09/
Metáfora
Gilberto Gil
Composição: Gilberto Gil - 1982
Uma lata existe para conter algo
Mas quando o poeta diz: "Lata"
Pode estar querendo dizer o incontível
Uma meta existe para ser um alvo
Mas quando o poeta diz: "Meta"
Pode estar querendo dizer o inatingível
Por isso, não se meta a exigir do poeta
Que determine o conteúdo em sua lata
Na lata do poeta tudonada cabe
Pois ao poeta cabe fazer
Com que na lata venha caber
O incabível
Deixe a meta do poeta, não discuta
Deixe a sua meta fora da disputa
Meta dentro e fora, lata absoluta
Deixe-a simplesmente metáfora
Letra disponível em:
http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/487564/
Imagem disponível em:
http://almanalata.blogspot.com/
III - Os alunos, em dupla, deverão responder às questões seguintes sobre a canção “Metáfora”.
Compare o poema “Procura da Poesia” de Carlos Drummond de Andrade, com a canção “Metáfora” de Gilberto Gil.
1. Assim como no poema “Procura da Poesia” na canção “Metáfora” há um falante que se dirige, em tom professoral, próprio de quem já refletiu muito sobre o fazer poético, a um interlocutor hipotético, usando verbos no modo imperativo.
a. Transcreva os versos que contêm as recomendações feitas na canção “Metáfora”.
b. A quem se dirigem estas recomendações?
2. De acordo com os textos analisados, qual é o papel do poeta em relação à linguagem?
3. Conforme Gilberto Gil, qual é o papel de quem observa o trabalho do poeta?
4. Um poeta tem plena liberdade no emprego da língua. Ele pode juntar ou segmentar palavras, repeti-las para obter determinados efeitos de sentidos. Quais são as inovações feitas na canção “Metáfora”?
5. A sonoridade da canção é construída pelo ritmo e pelas rimas. As rimas podem ocorrer entre palavras do final de versos ou entre palavras do interior de versos. Como ocorrem as rimas na canção analisada? Explique.
6. Defina metáfora, a partir da canção de Gilberto Gil.
Aula 05 (50 minutos)
Atividade
Produção de texto
O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:
Imagem disponível em:
http://muraldosescritores.ning.com/profiles/blogs/minha-poesia-2?xg_source=activity
O poeta agora é você. Escreva um poema que tenha um título homônimo ao de Carlos Drummond de Andrade – Procura da Poesia. Para você, onde há poesia?
Lembre-se de que:
- há poesia sempre que somos dominados pelo sentimento do belo. A poesia pode estar nos lugares, nos objetos e nas pessoas; |
- os versos de seu poema podem ter rimas ou não; |
- em um poema predomina a linguagem figurada, principalmente a metáfora; |
Seu poema será lido em sala de aula para apreciação dos colegas e professor. |
Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre o poeta Carlos Drummond de Andrade, o professor poderá exibir para eles os vídeos seguintes:
1.O melhor de Carlos Drummond de Andrade
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=g4Zgl_Npk_4&feature=related
2. Leda Nagle entrevista Carlos Drummond de Andrade
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=j_OGlOlx4JU&feature=related
Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de análise dos textos:“Procura da Poesia” de Carlos Drummond de Andrade; “Metáfora” de Gilberto Gil e, individualmente, por meio da produção de um poema.
Quatro estrelas 3 calificaciones
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09/04/2013
Quatro estrelasMuito bom esse trabalho. Gostaria de saber se tem o gabarito das atividades.
19/04/2012
Três estrelasMuito boa essa aula, ajudou-me bastante nos trabalhos
30/11/2010
Cinco estrelasFoi de grande valia conhecer seu plano de aula, pois me auxiliou na construção do meu, dando oportunidades de trabalhar de maneira diferente o conteúdo. Classifico-o como 5 estrelas.