Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Literatura Infantil: conhecendo um circo diferente

 

23/12/2010

Autor y Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler e interpretar uma história sobre as peculiaridades de um circo diferente.

Reescrever a história lida, demonstrando capacidade de síntese.

Comparar a história lida com um texto informativo que retrata a história do circo.

Produzir um pequeno texto sobre a temática da aula, demonstrando conhecimento sobre o assunto e criatividade.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Em roda, o professor brincará com os alunos de charada.

A turma será dividida em dois grupos. A cada pista, um dos grupos tentará descobrir a charada, ganhando aquele que, na sua vez, decifrar o nome do local em questão:

CIRCO

O que é o que é:

  1. É um lugar.
  2. Tem elefantes.
  3. Crianças adoram ir.
  4. Tem pipoca.
  5. Entramos com ingressos.
  6. É de lona.
  7. Vamos lá para rir e divertir.
  8. Tem aventura e perigos.
  9. Tem leões Percebemos que há homens corajosos.
  10. Tem palhaço e palhaçada

Momento 2

Conversa a respeito do CIRCO. Cada aluno contará a turma se já foi ao circo e as atrações que mais lhe chamaram a atenção.

Momento 3

Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo receberá uma ilustração como a abaixo para pintar, utilizando cola colorida  ou material similar.

Após  a pintura, a turma comporá um mural na sala intitulado: NO MUNDO DO CIRCO.

(Imagens retiradas do site: http://www.google.com.br/images?q=circo&hl=pt-br&gbv=2&tbs=isch:1&ei=A1_TTObjFMTflgfM3NTbBQ&sa=N&start=0&ndsp=20)  

Momento 4

Leitura do livro "Um circo de pernas para o ar", em duplas.

(Fonte: http://www.editorarhj.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=146&Itemid=3) 

Momento 5

1) As duplas responderão oralmente perguntas relativas ao livro:

a) Quando começa o espetáculo desse circo?

b) O que há de errado com o leão desse circo?

c) O que o sapo faz nesse circo?

d) E o elefante Dum Dum, o que faz?

e) O que acontece com a equilibrista?

f) O que fazem os macacos?

g) Por que o palhaço fica sem graça?

h) O que acontece com o engolidor de espadas?

i) Quando acaba o espetáculo?

j) Explique o título do livro.

k) Esse circo era diferente? Por quê?

Após um tempo estipulado, o professor corrigirá oralmente a atividade.

2) As duplas receberão as figuras abaixo para colocarem na ordem dos acontecimentos da história e para a reescreverem de forma resumida. (contando apenas fatos mais importantes)

(Foto produzida pela autora da aula)

Momento 6

Em seguida, as mesmas duplas, lerão o texto sobre circo. Exemplo:

O circo foi trazido para o Brasil primeiramente pelos ciganos, que fugiram da Europa por sofrerem perseguições étnicas e religiosas. Esse povo sempre demonstrou intimidade com a arte circense e apresentava espetáculos com ursos domados, ilusionismo, exibições a cavalo e teatro de bonecos. No entanto, foi somente no fim do século XIX que o circo se modernizou no Brasil.

Diferente da Europa, o circo por aqui não se modernizou em termos de equipamentos e espaços, mas sim, em termos de habilidade e criatividade dos circenses. Por isso, os palhaços se tornaram figuras centrais.

A primeira escola circense do País chamava Piolin se instalou em São Paulo no ano de 1977. Depois foram surgindo outras escolas voltadas para várias classes sociais, formadas por ex-artistas dos circos itinerantes. São exemplos do circo contemporâneo brasileiro grupos como a Intrépida Trupe, os Acrobáticos Fratelli, os Parlapatões, Patifes e Paspalhões, a Nau dos Ícaros, o Circo Mínimo, o Circo Escola Picadeiro e muitos outros.

Fonte: http://eraumavezumcircodeverdade.spaceblog.com.br/88716/O-circo-no-Brasil/  

Posteriormente, os grupos discutirão oralmente as seguintes questões:

  • Qual a diferença entre a história lida e esse texto?
  • O que esses textos têm em comum?
  • Quais informações esse texto traz?
  • O texto diz que o circo se modernizou em termos de habilidade e criatividade dos circenses. Explique essa afirmação, contando as atrações do circo que você conhece e que são criativas.

 O professor, após um tempo estabelecido, comentará as questões com toda a turma.

Momento 7

Individualmente, os alunos escreverão um parágrafo a ser entregue para o professor relatando a aula a respeito do circo, destacando o que aprenderam e do que mais gostaram.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor avaliará:

  • se os alunos foram capazes de trabalhar em duplas de forma colaborativa.
  • se participaram da aula com empenho em todos os momentos (conversa, brincadeira inicial e atividades individuais e em grupos)
  • se reescreveram a história do livro com desenvoltura apresentando coerência e capacidade de síntese.
  • se foram capazes de relacionar e diferenciar o texto informativo com o texto literário lido.
  • se souberam sintetizar o assunto da aula dando sua opinião.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • elizabete, emei parque bela vista , São Paulo - dijo:
    nicole.tabatha@hotmail.com

    11/03/2011

    Cinco estrelas

    Eu achei uma pratica de ensino bvem trabalhada usando de diversos campos do aprendizado e mesmo para s as professoras de esducação infantil é capaz de adaptar este tema de acordo com este plano de aula, voces estão de parabéns


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.