23/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ler e interpretar uma história sobre as peculiaridades de um circo diferente.
Reescrever a história lida, demonstrando capacidade de síntese.
Comparar a história lida com um texto informativo que retrata a história do circo.
Produzir um pequeno texto sobre a temática da aula, demonstrando conhecimento sobre o assunto e criatividade.
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
Em roda, o professor brincará com os alunos de charada.
A turma será dividida em dois grupos. A cada pista, um dos grupos tentará descobrir a charada, ganhando aquele que, na sua vez, decifrar o nome do local em questão:
O que é o que é:
Momento 2
Conversa a respeito do CIRCO. Cada aluno contará a turma se já foi ao circo e as atrações que mais lhe chamaram a atenção.
Momento 3
Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo receberá uma ilustração como a abaixo para pintar, utilizando cola colorida ou material similar.
Após a pintura, a turma comporá um mural na sala intitulado: NO MUNDO DO CIRCO.
(Imagens retiradas do site: http://www.google.com.br/images?q=circo&hl=pt-br&gbv=2&tbs=isch:1&ei=A1_TTObjFMTflgfM3NTbBQ&sa=N&start=0&ndsp=20)
Momento 4
Leitura do livro "Um circo de pernas para o ar", em duplas.
(Fonte: http://www.editorarhj.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=146&Itemid=3)
Momento 5
1) As duplas responderão oralmente perguntas relativas ao livro:
a) Quando começa o espetáculo desse circo?
b) O que há de errado com o leão desse circo?
c) O que o sapo faz nesse circo?
d) E o elefante Dum Dum, o que faz?
e) O que acontece com a equilibrista?
f) O que fazem os macacos?
g) Por que o palhaço fica sem graça?
h) O que acontece com o engolidor de espadas?
i) Quando acaba o espetáculo?
j) Explique o título do livro.
k) Esse circo era diferente? Por quê?
Após um tempo estipulado, o professor corrigirá oralmente a atividade.
2) As duplas receberão as figuras abaixo para colocarem na ordem dos acontecimentos da história e para a reescreverem de forma resumida. (contando apenas fatos mais importantes)
(Foto produzida pela autora da aula)
Momento 6
Em seguida, as mesmas duplas, lerão o texto sobre circo. Exemplo:
O circo foi trazido para o Brasil primeiramente pelos ciganos, que fugiram da Europa por sofrerem perseguições étnicas e religiosas. Esse povo sempre demonstrou intimidade com a arte circense e apresentava espetáculos com ursos domados, ilusionismo, exibições a cavalo e teatro de bonecos. No entanto, foi somente no fim do século XIX que o circo se modernizou no Brasil.
Diferente da Europa, o circo por aqui não se modernizou em termos de equipamentos e espaços, mas sim, em termos de habilidade e criatividade dos circenses. Por isso, os palhaços se tornaram figuras centrais.
A primeira escola circense do País chamava Piolin se instalou em São Paulo no ano de 1977. Depois foram surgindo outras escolas voltadas para várias classes sociais, formadas por ex-artistas dos circos itinerantes. São exemplos do circo contemporâneo brasileiro grupos como a Intrépida Trupe, os Acrobáticos Fratelli, os Parlapatões, Patifes e Paspalhões, a Nau dos Ícaros, o Circo Mínimo, o Circo Escola Picadeiro e muitos outros.
Fonte: http://eraumavezumcircodeverdade.spaceblog.com.br/88716/O-circo-no-Brasil/
Posteriormente, os grupos discutirão oralmente as seguintes questões:
O professor, após um tempo estabelecido, comentará as questões com toda a turma.
Momento 7
Individualmente, os alunos escreverão um parágrafo a ser entregue para o professor relatando a aula a respeito do circo, destacando o que aprenderam e do que mais gostaram.
Outras figuras de circo encontram-se no site abaixo:
O professor avaliará:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/03/2011
Cinco estrelasEu achei uma pratica de ensino bvem trabalhada usando de diversos campos do aprendizado e mesmo para s as professoras de esducação infantil é capaz de adaptar este tema de acordo com este plano de aula, voces estão de parabéns