13/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ler e interpretar um texto narrativo sobre piadas.
Reconhecer as especificidades do gênero piada, através de atividades relacionadas
Exercitar a linguagem oral, através de um campeonato de piadas.
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento e que já tenha familiaridade com textos narrativos.
Momento 1
O professor apresentará o texto abaixo para os alunos no data-show:
O Palhaço e o Nariz
Era uma vez um palhaço muito engraçado, e muito bonzinho. As crianças adoravam ir ao circo só para ouvir suas piadas e cair na gargalhada.
Quando o circo chegava, era aquela festa! Todo mundo se arrumava para ver os malabaristas e outros personagens, mas famoso mesmo era o palhaço.
Sempre que ele entrava no picadeiro, fazia suas gracinhas, e contava suas piadas, as crianças logo gritavam felizes:
- Eh! Esse palhaço é muito bom! É muito engraçado mesmo!
O que ninguém sabia era que o palhaço era um velhinho triste, muito triste com o seu nariz, que ele achava muito feio:
- Se as crianças me virem sem fantasia, vão me achar horrível com este nariz!
E tanto ele sofria com isto que, um dia, um anjinho teve pena dele:
-Está bem, vou levar você até o Planeta dos Narizes, e você vai poder escolher um nariz novo que o deixe muito feliz!
-Obá! (o palhaço nunca esteve tão animado!)
Voaram para o espaço, e viram a Terra lá de longe. Viajaram pelas estrelas até encontrar o Planeta dos Narizes. Ali só tinha nariz, e mais nada.
O palhaço nem sabia o que fazer, de tanto nariz que tinha neste lugar. Olhou para tudo o que pôde, e começou a experimentar as trocas. Na frente do espelho, ele tentava: primeiro este, depois aquele ... até encontrar um que achou muito bonito.
O anjinho olhava tudo com muita paciência, pois aquele era alguém especial: um palhaço muito bonzinho.
- Podemos voltar para a Terra?
- Claro! Vamos lá!
Na hora do espetáculo, o palhaço entrou no picadeiro se achando o máximo, lindo de morrer. Contou uma porção de piadas, fez todas as gracinhas, mas... Ninguém achou engraçado. Até o faquir, que estava esperando sua vez, desistiu de esperar a risada de sempre, e perguntou:
-Já posso começar? É a minha vez?
O palhaço saiu muito triste, e foi procurar o anjinho. Pediu para voltar novamente ao Planeta dos Narizes, pois a criançada não tinha gostado nada deste. E então foram até lá. Uma... ... Duas... ... Três... ... .... muitas vezes! E em todas o resultado era o mesmo:
- Uh! Esse palhaço é feio! Não é engraçado, não! Uh! - e a vaia doía e rolava nos olhos do palhaço, que a toda hora escolhia um nariz novo.
Até que, um dia, o palhaço estava lá escolhendo nariz no Planeta dos Narizes, quando descobriu um que ele nunca tinha visto antes:
- Ahá! Deste aqui as crianças vão gostar, tenho certeza! E voltaram os dois para o circo.
Na hora do espetáculo: Foi aquela festa! O palhaço contou suas piadas, e a criançada riu muito com ele!
Todos comemoraram a volta do palhaço engraçado. Até a vovó ficou contente e dançou com a criançada:
O palhaço ficou muito feliz, e saiu correndo para contar ao anjinho que, finalmente, tinha escolhido o melhor nariz. Só não esperava que o anjinho lhe dissesse:
- Esse é seu próprio nariz, aquele que deixava você tão infeliz ...
Muito espantado, o palhaço acabou reconhecendo que era mesmo! Mas a verdade é que estava muito feliz, e logo voltou correndo para o circo e seus amiguinhos contentes. Descobriu que nada é melhor do que sermos nós mesmos.
Texto retirado do site: http://www.feijo.com/~flavia/palhaco.html
Momento 2
1) Os alunos, em grupos, receberão o texto acima disposto fora de ordem para formarem a história, colando-a em no caderno.
2) Em seguida, farão uma ilustração para a história.
3) Ainda no caderno, os grupos discutirão e responderão as questões abaixo:
Momento 3
O professor contará um exemplo de piada do palhaço:
Sorvete de azeitona
Joãozinho chega na sorveteria e vai logo perguntando:
- Seu Manoel, tem sorvete de azeitona?
- Não temos!
No dia seguinte, o menino está de volta:
- Seu Manoel, tem sorvete de azeitona?
- Já disse que não, menino! Onde já se viu sorvete de azeitona?
No outro dia, a cena se repete e assim por diante...
Até que um dia o Seu Manoel se enfeza:
- Tem sim
!E o garoto:
- Éééééééca!
E perguntará:
Em seguida, pedirá para dois alunos da classe encenarem essa piada (Um aluno será o garoto e o outro o sorveteiro.)
A mesma atividade poderá ser repetida trocando as duplas de alunos.
Momento 4
O professor pedirá para os alunos procurarem em casa (em diferentes fontes como internet, livros e revistas) piadas interessantes que poderiam ser contadas pelo palhaço da história.
Na aula seguinte, será realizado um campeonato de piadas e será escolhido um juri para votar as piadas mais engraçadas.
As piadas vencedoras poderão ser encenadas como foi feito no momento anterior e apresentadas para outras turmas da escola.
Outra sugestão é copiar e ilustrar as piadas escolhidas para compor um mural na sala ou um livro de piadas da turma.
Outros exemplos de piadas para crianças estão disponíveis no site:
O professor avaliará se os alunos reconheceram as especificidades do gênero piadas, através das atividades de interpretação da piada e escolha delas para o campeonato.
Avaliará, ainda, a desenvoltura oral do aluno ao contar a piada, bem como seu interesse em participar da aula.
Verificará, também, se os alunos trabalharam em grupos, realizando as atividades propostas e se foram capazes de ordenar o texto e responder as atividades de interpretação.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/08/2014
Quatro estrelasÓtima metodologia
15/06/2014
Cinco estrelasexcelente a ideia de montar o texto em ordem. piadas sempre prendem a atençao odos alunos
15/02/2012
Três estrelasMuito bem, é preciso trabalho dessa natureza para que as pessoas tenham mais senso de humor,, principalmente na conjuntura em que muitos sobrevivem