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Questões étnicas na arte contemporânea

 

11/02/2011

Autor y Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir algumas representações de negros e negras na arte brasileira.
  • Comparar e distinguir os conceitos embutidos nas representações de negros e negras nas pinturas de Debret, Di Cavalcanti e Rosana Paulino.
  • Conhecer o enfoque dado às questões étnicas nas proposições da artista brasileira Rosana Paulino.
  • Produzir um trabalho artístico a partir das discussões realizadas
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ter noções sobre as mudanças operadas a partir dos anos 60/70 do século XX, marcados por intervenções e proposições ainda não vistas nas artes visuais. Saber que a arte contemporânea tem ousado discutir várias esferas da vida cotidiana de maneira direta e aberta. Que artistas têm se utilizado da arte para denunciar abusos, preconceitos e o não dito.
Estratégias e recursos da aula
  • Inicie a conversa contando um pouco sobre a artista Rosana Paulino. É interessante mencionar que a artista é brasileira, paulista e está viva. É bem comum, alguns alunos/as acharem que os/as artistas importantes já morreram ou que estão muito, muito longe da gente – o que nem sempre é verdade. Enfim, falar um pouco da biografia da artista pode ser um gatilho provocador para a discussão que se pretende a partir da produção da mesma.
  • Comente que a artista tem trabalhado em torno das padronizações e estereótipos que escravizam as pessoas. Ela tem um olhar preocupado com as questões étnicas e acredita que sua produção artística pode gerar indagações e desconfianças acerca dos velhos clichês do feminino e em especial, da mulher negra. As proposições criadas pela artista dão, de maneira geral, uma atenção especial aos assuntos que envolvem as mulheres negras, as heranças da escravidão ainda persistentes em nossa sociedade e propõem outros modos de ver e entender as representações dos negros e negras através da arte.
  • Rosana Paulino é a única artista negra brasileira que discute a condição de ser negra em nosso país através da arte (até o presente momento não há registro de outras artistas com esse perfil). Está fazendo doutorado na USP e tem reconhecimento nacional e internacional de seu trabalho. Já participou de várias exposições no Brasil e no exterior. Recentemente expôs em Carapicuíba, no Teatro Jorge Amado. A exposição intitulada "Memórias de Sombras" esteve na cidade nos meses de setembro e outubro (2010). Acesse o convite da exposição em: http://3.bp.blogspot.com/_JwK6-Hqxcq0/TI5QWMFa-lI/AAAAAAAAAP0/Qk5VAv8_sXA/s1600/SOMBRAS-AP.jpg
  • Apresente a foto da artista. De maneira geral, alunos e alunas ficam curiosos/as para saber como são as/os artistas.

Rosana Paulino segurando umas das peças de sua instalação "Tecelãs"

http://2.bp.blogspot.com/_83P2Gybsfbs/S2xAJHvjB9I/AAAAAAAAAFw/ZSuHagYXdKo/s320/RosanaPaulino-corte.jpg

  • Para iniciar o debate, proponha um estudo comparativo entre algumas obras de outros artistas que tiveram os negros e as negras como tema do trabalho artístico com as proposições de Paulino. Comece apresentando uma imagem tradicional das gravuras do artista Debret, comum em muitos livros de história. Essas gravuras foram realizadas ainda no período colonial, quando o artista veio da França com a missão de registrar a vida aqui no Brasil.

Gravura de Jean Baptist Debret, Brasil Império, mostra um casal branco se alimentando à mesa, enquanto dois negros aguardam e a negra abana.

http://www.historianet.com.br/imagens/debret6.jpg

  • Primeira atividade: Provoque seus alunos e alunas a descrever o que vêem. Peça que registrem as descrições no caderno para que em outro momento possam recorrer para fazer as devidas comparações. Peça que façam uma descrição detalhada da imagem, dizendo quantos estão em cena, o que estão fazendo, como se vestem, etc.
  • Em seguida, apresente uma pintura "Samba" (1925) do artista modernista brasileiro Di Cavalcanti:

 

Nessa pintura, o título "samba" já indica o que os personagens estão fazendo. Ao som do violão do negro à direita, duas negras dançam no centro do quadro e estão rodeadas por mais três homens, além do violeiro. Vale ressaltar que, ao contrário dos homens, as negras estão semi-nuas, deixando à mostra seus seios. A sensualidade e/ou sexualidade feminina está presente de maneira inegável nessa pintura. Di, como outros modernistas brasileiros, estava empenhado em registrar a forte presença das negras e dos negros em nossa sociedade. No entanto, o enfoque dado acaba por corroborar alguns clichês montados sobre o comportamento das mulheres negras e parece, ainda, resvalar nos dias atuais como únicos.

http://www.dicavalcanti.com.br/samba45.htm

  • Faça o mesmo com a pintura de Di Cavalcanti, peça uma descrição detalhada dos personagens da cena. E ainda apresente uma foto do Acervo da Fundação Joaquim Nabuco que mostra a ama negra e um bebê branco. É preciso também fazer a descrição da foto.

http://gquintas.wordpress.com/2009/04/18/amas-de-leite-e-suas-representacoes-visuais/

  • Apresentadas às três imagens, peça ao grupo que falem palavras ou frases relacionadas às três. É provável que para a primeira (Debret) apareçam: Serviçais; escrava abanando a senhora; negro ao lado do senhor que come; etc. Sobre a segunda (Di Cavalcanti) é possível que apareçam: roda de samba; homem tocando violão; mulheres negras com os seios à mostra; sensualidade; etc. Sobre a terceira (a foto): uma mulher negra; vestida com simplicidade; segurando um bebê branco.
  • Em seguida mostre as esculturas “Ama de leite I” e “Ama de leite II” de Rosana Paulino:

http://www.palmares.gov.br/_temp/sites/000/2/imagens/galeriafotos/erra15.jpg

  • Pergunte ao grupo o que vêem agora e a descrição estará próxima de: "corpos negros com seios de onde saem inúmeras fitas e bebês (bonequinhos) brancos presos nas pontas". Nesse momento, faça o questionamento: Será que a artista simplesmente quer nos lembrar que as negras no passado colonial serviam para amamentar os bebês brancos de suas senhoras? Será que a artista simplesmente quer reforçar a idéia de que as mulheres negras estão à disposição apenas para servir? Pergunte o que o grupo pensa sobre isso.
  • Deixe que alunos e alunas se manifestem espontaneamente, que apresentem suas interpretações e suas comparações entre as imagens, que façam relações entre as esculturas de Paulino e as outras três imagens apresentadas. Após esse momento de manifestações, conte para o grupo que a artista ao realizar essas esculturas trabalha no sentido contrário dos clichês nas representações visuais de negros e negras: SERVIÇAL, ESCRAVO/A, AMA DE LEITE, SENSUAL, OBJETO SEXUAL, etc.. Diga que o que a artista intenciona é apontar para a persistência do padrão “mulher negra é para servir, trabalhar, amamentar, cuidar” ainda hoje em nossa sociedade. O que a artista quer é provocar o espectador para revisar suas próprias concepções, seu imaginário acerca da mulher negra, e de alguma maneira, dos negros em geral.
  • Provoque mais e indague: Será que as mulheres negras ainda ocupam lugares de inferioridade na vida atual? Vocês acham que já foram superados os problemas que a escravidão nos deixou? Será por que crescemos vendo imagens em que os negros e negras aparecem em situações de escravidão, de trabalho forçado, de castigo, de servidão, de sensualidade exacerbada? Essas imagens ainda estão presentes no nosso imaginário? E na vida atual? Na mídia, no outdoor, nos jornais, o que temos visto?
  • Deixe que o grupo se manifeste e exprima suas opiniões. Incentive o debate e coordene as falas para oportunizar que uns escutem os outros.
  • Segunda atividade: entregue algumas revistas e jornais, e peça que procurem imagens de negros e negras.
  • Após a pesquisa, forme grupos de trabalho e oriente para que cada grupo cole as imagens encontradas tentando separá-las em dois segmentos: (1.) imagens que considerem positivas dos negros e negras e (2.) imagens que considerem depreciativas.
  • Terceira atividade: Após essa colagem, proponha um desenho de criação que traga novas/outras representações da negra ou do negro, diferentes daquelas comumente veiculadas nos livros, nas mídias, etc. Diferente daquelas "depreciativas" encontradas nas revistas. Mostre alguns exemplos da colagem feita pelo grupo com imagens positivas dos negros e negras. Essas imagens podem servir de referência visual para que o alunado compreenda a proposta levantada. Apresente também os desenhos abaixo que mostram duas representações positivas, a primeira é uma negra "fashion", "produzida", ouvindo música e a segunda é de uma professora simpática:

http://ofrango.files.wordpress.com/2009/07/tereza2.jpg?w=450&h=225

http://1.bp.blogspot.com/_rI4bC08xV-M/S9pNgGyQQeI/AAAAAAAAAEU/MjqH95r1PMM/s1600/professora+negra.jpg

  • Os desenhos podem ser realistas ou estilizados, ao gosto do/a aluno/a. As técnicas também podem variar entre o lápis de cor ou hidrocor, ou mesmo técnicas mistas. Nessa atividade é importante que cada aluno/a se sinta livre para se expressar e dessa forma, a técnica pode variar segundo os efeitos expressivos e plásticos que cada um queira dar ao seu trabalho.
  • Concluídos os desenhos, sugira uma montagem de um painel com algumas frases da discussão teórica, as colagens e os desenhos. Esse painel pode ter o título "Rediscutindo as representações visuais dos negros e das negras". Peça ao grupo que decida quais frases, colagens e desenhos irão compor a exposição.
  • No momento da montagem do painel é fundamental a participação do alunado para definir como os elementos do trabalho serão dispostas de maneira a dar visibilidade à discussão realizada e aos desenhos, sem com isso provocar uma poluição visual e a incompreensão da proposta do trabalho.
Recursos Complementares
Avaliação
  • Essas aulas têm o cunho teórico-prático, logo, as etapas do encaminhamento da discussão sobre as representações visuais de negros e negras são partes integrantes da avaliação, bem como os resultados plásticos das colagens e desenhos.
  • No aspecto teórico, avalie: (1.) participação no debate; (2.) descrição detalhada das imagens apresentadas, que deverá ser escrita e oral; (3.) análise coerente para a seleção das representações positivas e depreciativas retiradas dos jornais e das revistas;
  • No aspecto prático, avalie: (1.) a colagem realizada com as imagens recolhidas nos jornais e revistas (2.) a qualidade do desenho com uma nova/outra proposta de representação e o acabamento, (3.) a organização, seleção e montagem do painel com as frases, as colagens e os desenhos.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
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Opiniones

  • Mariza, colégio Ananias Carlos do Nascimento , Bahia - dijo:
    smari.p1@hotmail.com

    11/11/2015

    Cinco estrelas

    Plano incrível e com uma descrição perfeita, parabéns!


  • Andiara Barbosa Neder, UFJF , Minas Gerais - dijo:
    andiaraneder@yahoo.com.br

    29/08/2013

    Cinco estrelas

    Sensacional!!!


  • ROSANGELA PEREIRA DE QUEIROZ, Escola Professora Rosete , Pernambuco - dijo:
    rosangelind@yahoo.com.br

    08/04/2012

    Cinco estrelas

    Ótimna aula! Estarei fazendo adaptações e levando para meus alunos. Pretendo replanejar com professores de história para que de forma interdisciplinar dêem suas contribuições também. Parabéns aos auteres!


  • Beatriz Abreu, Colégio Jean Christophe , Minas Gerais - dijo:
    biagut1@live.com

    14/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula! atividades criativas que levam à reflexão crítica sobre a condição do negro em nossa sociedade.


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