Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Hidrelétricas: alternativas energéticas e riscos ambientais

 

09/02/2011

Autor y Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Estudo da natureza e sua importância para o homem
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir sobre as hidrelétricas como componentes da matriz energética brasileira
  • Apresentar o que são estudos de impactos ambientais e relatórios de impactos ambientais e sua importância
  • Debater sobre as opções energéticas e suas implicações sócio-ambientais
Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não existem pré-requisios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula apresentando o poema de Carlos Drumond de Andrade: "Adeus às Sete Quedas" (disponível em http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond30.htm (acessado em 11/11/2010). A apresentação deste poema pode ser feita imprimindo o texto do poema para a turma ou projetando o texto via retroprojetor ou datashow caso o estabelecimento possua este recurso. Outras sugestões de apresentação  é a leitura do poema pela turma em forma de jogral ou seleção de alunos para que façam a leitura em voz alta para a turma.

Pergunte aos alunos se já ouviram falar nas Sete Quedas do Iguaçu, das quais Drummond se despede em sua poesia. Em seu lugar, a maior usina hidrelétrica do mundo, a binacional Itaipu, foi erguida.

As hidrelétricas são a opção energética mais limpa e barata para o Brasil, entretanto, a contrução de uma hidrelétrica promove alterações que trazem consequências  ambientais e sociais. Que tipos de impactos a construção de uma usina hidrétrica pode trazer? Que tipo de estudos são necessários para avaliar os impactos da construção de uma hidrelétrica?

No laboratório de informática, acessem os recursos do portal que demonstram o funcionamento de uma usina hidrelétrica.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1244  (acessado em 11/11/2010).

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12313  (acessado em 11/11/2010).

É importante que os alunos prestem muita atenção, tomem notas e se necessário, assistam mais de uma vez aos recursos para desenvolverem a atividade.

Atividade 1:

Para esta atividade será necessário providenciar uma folha de isopor por grupo, além de material reciclavel como embalagens de papelão e plástico, diferentes tipos de papel colorido, revistas velhas para recortar, tesoura, cola, barbantes, linha, palitos, pincéis, tinta etc (material para maquete)

Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, e a partir das notas e informações obtidas a partir dos recursos, construam uma maquete demonstrando o caminho da energia elétrica, de sua geração nas hidrelétricas até os consumidores finais em suas casas.

Cada grupo deverá usar de sua criatividade para representar usando o material reciclável e os demais materiais o caminho da energia elétrica, desde sua geração até a chegada nas casas para os consumidores, por exemplo: a represa, a central onde a energia é gerada, os fios de alta tensão por onde a energia é conduzida, as casas e etabelecimentos onde a energia chega e é usada. O nível de detalhamento de cada uma das partes fica a critério do professor, e deverá ser combinado préviamente com os grupos.

Monte uma exposição das maquetes para as outras turmas da escola.

Atividade 2:

No laboratório de informática, acesse a apresentação sobre a história de Itaipu em http://www.itaipu.gov.br/nossa-historia  (acessado em 11/11/2010).

Depois de assistirem a apresentação, leiam os artigos sobre a construção de usinas hidrelétricas no Brasil.

http://sopabrasiguaia.blogspot.com/2007/10/desaparecimento-das-sete-quedas.html (acessado em 11/11/2010).

http://ecoviagem.uol.com.br/fique-por-dentro/artigos/meio-ambiente/-usina-hidreletrica-ameca-santuario-ecologico-na-amazonia-legal--1321.asp (acessado em 11/11/2010).

http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23942007000200002&lng=en&nrm=iso (acessado em 11/11/2010).

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/colunas-artigos-e-blogs/ambiente-se-1.11001/quem-ganha-com-a-hidreletrica-de-belo-monte-1.72852 (acessado em 11/11/2010).

Tendo informações sobre os benefícios e os problemas decorrentes das construções de hidrelétricas, promova um debate com a turma, levantando os principais pontos ambientais, econômicos e sociais relevantes na construção de uma hidrelétrica. As conclusões do debate deverão ser anotadas por um representante eleito por cada um dos grupos formados para a atividade anterior. Após a conclusão do debate, cada um dos grupos deverá criar uma nota de forma sucinta, expressando as opiniões do grupo, e estas notas deverão ser apresentadas em forma de um jornal mural, reunindo as opiniões dos diversos grupos.

Para compartilhar as conclusões da turma, os alunos deverão expôr suas conclusões em forma de jornal-mural.

Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 (acesso em: 11/11/10). 

Atividade 3:

Em grupos de 4 a 5 alunos, façam uma pesquisa para responder as seguintes perguntas:

O que é impacto ambiental?

O que é o EIA e o RIMA? Qual a diferença entre eles?

Para que servem estes relatórios?

Qual a importância destes relatórios na definição da construção de uma hidrelétrica?

Cada grupo deverá construir uma wiki onde disponibilizará estas informações. Como forma de socialização, cada grupo deverá visitar as wikis dos outros grupos.

Uma wiki, é uma ferramenta colaborativa que permite a criação de documentos que são editados coletivamente por meio de um navegador web. Nestes endereços você poderá criar suas wikis http://wiki.org/ (acessado em 10/11/2010) e http://www.wiki.com (acessado em 10/11/2010). Um bom tutorial sobre uso de wikis pode ser encontrado em http://www.youtube.com/watch?v=gy_MM97R5QI  (acessado em 10/11/2010). O acesso para a criação de wikis no pbworks, citado no tutorial, pode ser encontrado em https://pbworks.com/ (acessado em 10/11/2010).        

Como sugestão para pesquisa, os sites abaixo podem contribuir com algumas informações:       

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/1636219-eia-rima-estudo-relatório-impacto/ (acesso em: 11/11/10).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estudo_de_Impacto_Ambiental (acesso em: 11/11/10).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Avaliação_de_impacto_ambiental (acesso em: 11/11/10).

http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/biologia/cultura-escolar/material-didatico/biologia/261-o-que-e-impacto-ambiental.html (acesso em: 11/11/10).

http://rizomas.net/cultura-escolar/material-didatico/biologia/262-como-se-faz-um-relatorio-de-impacto-ambiental-eia-rima.html (acesso em: 11/11/10).

Atividade 4:

Em duplas ou trios, como forma de sistematizar as informações e conclusões resultantes desta aula, os alunos deverão produzir um mapa conceitual englobando a importância da hidrografia brasileira como potencial energético, as hidrelétricas como geradoras de energia limpa e renovável, a necessidade dos estudos de impactos ambientais na costrução de uma hidrelétrica e os possíveis impactos ambientais, sociais e econômicos ligados às hidrelétricas. Este mapa conceitual é importante para permitir a visualização dos prós e contras da construção e funcionamento das hidrelétricas como fonte de energia. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool . Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. É um bom momento para voltar aos pontos que não tenham ficado claros. Tutorial disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 11/11/2010).    

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem a energia elétrica? Vídeo
Como funciona uma usina hidrelétrica? Animação/simulação
Recursos Complementares

Os sites abaixo contèm vàrias informaçôes adicionais sobre o funcionamento das hidrelétricas no Brasil e o potencial energético das hidrelétricas brasileiras, que podem servir como material de suporte ao professor:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_usinas_hidrelétricas_do_Brasil (acessado em 11/11/2010). 

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2033-6.pdf?PHPSESSID=2010062409103756 (acessado em 11/11/2010). 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/hidreletricas-brasileiras.php (acessado em 11/11/2010). 

http://www.portalbrasil.net/brasil_hidrografia.htm (acessado em 11/11/2010). 

http://ciencia.hsw.uol.com.br/usinas-hidreletricas.htm (acessado em 11/11/2010). 

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando os conceitos sobre as hidrelétricas como fonte de energia renovável e os impacos ambientais que envolvem a construção de uma hidrelétrica.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.