01/08/2012
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Analisar a escolha da mão-de-obra empregada nas lavouras cafeeiras no sudeste brasileiro no fim do século XIX, identificar a importância do café na economia brasileira durante o segundo reinado e sua relação oom a indústria na região sudeste do país.
Esta aula não requer conhecimentos prévios.
Imagem 1: pizza
Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/pizza/ Acesso em: 06/11/10
É muito difícil encontrar uma pessoa que não aprecie uma boa pizza. A pizza chegou ao Brasil através dos imigrantes italianos, especialmente no bairro paulista do Brás, onde se concentrou grande parte dos imigrantes que trabalhavam nas recém criadas indústrias da cidade de São Paulo. Até os anos 1950 este prato se restringia aos círculos italianos, mas logo se disseminou por todo o país, tornando-se logo um elemento cultural brasileiro.
A nossa adorada pizza se tornou prato comum não apenas em São Paulo, mas foi nesse estado que vieram enormes grupos de italianos para trabalhar nas lavouras de café em meados dos século XIX quando a região da península itálica enfrentava as guerras de unificação. Os italianos vieram atraídos pelas supostas facilidades de trabalho e em busca de uma vida melhor na América, no entanto, as dificuldades enfrentadas pelos pioneiros foram grandes. Os proprietários rurais brasileiros estavam habituados a administrar o trabalho escravo e a mão-de-obra livre e assalariada passaria por um processo tortuoso de adaptação nos trópicos. Mas por que os escravos deixaram de ser a mão-de-obra preferencial? Quais produtos agrícolas vieram produzir os imigrantes italianos?
ATIVIDADE 1
Imagem 2: infográfico sobre a expansão cafeeira
Disponível em: http://www.moderna.com.br/didaticos/ef2/arariba/fazendo/infograficos/cafe//historia.swf Acesso em: 06/11/10
Para que os alunos tomem conhecimento sobre a produção agrícola do café, o professor deverá conduzir os estudantes até o laboratório de informática para que, em duplas, observem e analisarem o infográfico sobre a expansão cafeeira. Essa primeira atividade tem como objetivo chamar a atenção da turma para a mão-de-obra utilizada nos diferentes períodos e lugares de produção do café, bem como ressaltar a ampliação da malha ferroviária como fenômeno decorrente da cafeicultura.
Após a análise das animações demonstrando o processo da expansão do café no sudeste brasileiro, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que desenhem o processo de deslocamento das fazendas de café. Monte um varal na sala e exponha os trabalhos para toda a turma. Esses cartazes deverão ser guardados para posteriormente serem utilizados para auxiliar a execução da atividade 3.
OBS: Para esta atividade você irá precisar de cartolina, tesoura, cola e canetinhas.
Imagem 3: Rugendas
Disponível em: http://prascabecas.blogspot.com/2009/04/rio-from-niteroi.html Acesso em: 06/11/10
Imagem 4: Portinari
Disponível em: http://taislc.blogspot.com/2009/01/cndido-portinari.html Acesso em: 06/11/10
Imagem 5: Imigrantes italianos chegam ao Brasil
Disponível em: http://www.vidaativa.com.br/v2010/9/a/grupof/grupoc.html Acesso em: 06/11/10
Imagem 6: Imigrantes nas fazendas de café
Disponível em: http://marcosbau.com/geobrasil-2/historico-da-questao-agraria-brasileira/ Acesso em: 06/11/10
ATIVIDADE 2
O professor exibirá as imagens 3, 4, 5 e 6 e os alunos deverão responder as seguintes questões (as respostas deverão ser registradas no caderno).
Episódio do programa 500 anos: O Brasil-Império na TV, apresentado pela TV Escola, que por meio do teatro de bonecos, ensina sobre o ciclo do café brasileiro no século XIX.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9866 Acesso em: 06/11/10
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9868 Acesso em: 06/11/10
ATIVIDADE 3
Após a exibição dos vídeos os alunos responderão as seguintes em forma de mesa redonda.
Imagem 7: operários posam para fotografia, São Paulo, final do século XIX
Disponível em: http://www.dellamonica.com.br/brasdositalianos.htm Acesso em: 06/11/10
Imagem 8: Operários de uma tecelagem paulistana, início do século XX
Disponível em: http://www.dellamonica.com.br/brasdositalianos.htm Acesso em: 06/11/10
Imagem 9: Manifestação operária em São Paulo, Greve Geral de 1917
Disponível em: http://www.dellamonica.com.br/brasdositalianos.htm Acesso em: 06/11/10
Imagem 10: indústrias Matarazzo
Disponível em: http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/blog/?cat=4&paged=3 Acesso em: 06/11/10
ATIVIDADE 4
O professor exibirá aos seus alunos as imagens 7, 8, 9 e 10 e fará uma breve explicação sobre cada uma delas, enfatizando a importância do bairro operário Brás para a consolidação de um polo industrial na capital paulista. Nesse bairro, se concentraram italianos que poucas décadas depois, passaram a organizar o movimento operário com inspiração no anarquismo e no anarco sindicalismo.
Após essa breve contextualização, os alunos formarão grupos de 5 a 6 componentes. Cada grupo ficará responsável por criar um texto para cada uma das imagens, o professor poderá sugerir que os grupos utilizem as imagens 3, 4, 5 e 6. O texto deverá se basear no roteiro abaixo:
Sítios sugeridos para a pesquisa
Disponível em: http://www.dellamonica.com.br/brasdositalianos.htm Acesso em: 06/11/10
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/ciclo_cafe.htm Acesso em: 06/11/10
Disponível em: http://cafehistoria.ning.com/group/histriadaimigraoitaliana Acesso em: 06/11/10
Depois de prontos os textos e para concluir as atividades sobre o tema proposto, os alunos deverão promover um evento sobe "A imigração italiana e sua contribuição para o Brasil" com a distribuição de seus apontamentos em forma de flyers ou revistas. Para a diagramação os alunos poderão utilizar o software livre scribus.
O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.
Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm
OBS: Os flyers ou panfletos são impressos, geralmente, em ambos os lados e visam a atingir um público determinado, visto que são distribuídos com objetivo de incentivar o comparecimento de determinada camada da população ao evento, produto ou serviço anunciado.
REFERÊNCIAS
CARRILHO, Marcos José. Fazendas de café oitocentistas no Vale do Paraíba. An. mus. paul. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp. 59-80. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142006000100003&lang=pt Acesso em: 06/11/10
COSTA, E. Viotti da. Da monarquia à república. São Paulo: UNESP, 1999
MENDES, José Sacchetta Ramos. Desígnios da Lei de Terras: imigração, escravismo e propriedade fundiária no Brasil Império. Cad. CRH [online]. 2009, vol.22, n.55, pp. 173-184. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792009000100011&lang=pt Acesso em: 06/11/10
MONBEIG, Pierre. Plantadores e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1998.
MOTTA, José Flavio. Escravos daqui, dali e de mais além: o tráfico interno de cativos em Constituição (Piracicaba), 1861-1880. Rev. Bras. Hist. [online]. 2006, vol.26, n.52, pp. 15-47. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882006000200003&lang=pt Acesso em: 06/11/10
RIBEIRO, Luiz Cláudio M.. A invenção como ofício: as máquinas de preparo e benefício do café no século XIX. An. mus. paul. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp. 121-165. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142006000100005&lang=pt Acesso em: 06/11/10
VERONA, Antonio F. Itália e Brasil. Disponível em: http://www.dellamonica.com.br/brasdositalianos.htm Acesso em: 06/11/10
História do Brasil por Boris Fausto: Império (1822-1889)
Documentário sobre a história do Brasil protagonizado pelo historiador Boris Fausto. Esse vídeo retrata o Brasil Império iniciado em 1822 se estendendo até 1889 quando o Brasil torna-se uma República Federativa. Fausto ressalta as determinações da primeira Constituição do Brasil de 1824.
Palavras-chave: relações de poder, relações culturais, Império, Brasil D. Pedro I, D. Pedro II, Constituição de 1824.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9304 Acesso em: 06/11/10
História do Brasil por Boris Fausto: República Velha (1889-1930)
Documentário sobre a história do Brasil protagonizado pelo historiador Boris Fausto. Nesse trecho, o professor da USP comenta os eventos do período democrático brasileiro entre 1889 a 1930, a chamada "República Velha". O historiador ressalta os mecanismos coercitivos do chamado coronelismo.
Palavras-chave: relações de poder, relações culturais, imigrações, coronelismo.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9305 Acesso em: 06/11/10
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:
Cinco estrelas 1 calificaciones
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24/09/2012
Cinco estrelasAjudou demais.Muito boa.