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O café e a industrialização do sudeste brasileiro

 

01/08/2012

Autor y Coautor(es)
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA
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CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Poder
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Médio História Sujeito histórico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar a escolha da mão-de-obra empregada nas lavouras cafeeiras no sudeste brasileiro no fim do século XIX, identificar a importância do café na economia brasileira durante o segundo reinado e sua relação oom a indústria na região sudeste do país.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Imagem 1: pizza

Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/pizza/ Acesso em: 06/11/10 

É muito difícil encontrar uma pessoa que não aprecie uma boa pizza. A pizza chegou  ao Brasil através dos imigrantes italianos, especialmente no bairro paulista do Brás, onde se concentrou grande parte dos imigrantes que trabalhavam nas recém criadas indústrias da cidade de São Paulo. Até os anos 1950 este prato se restringia aos círculos italianos, mas logo se disseminou por todo o país, tornando-se logo um elemento cultural brasileiro.

A nossa adorada pizza se tornou prato comum não apenas em São Paulo, mas foi nesse estado que vieram enormes grupos de italianos para trabalhar nas lavouras de café em meados dos século XIX quando a região da península itálica enfrentava as guerras de unificação. Os italianos vieram atraídos pelas supostas facilidades de trabalho e em busca de uma vida melhor na América, no entanto, as dificuldades enfrentadas pelos pioneiros foram grandes. Os proprietários rurais brasileiros estavam habituados a administrar o trabalho escravo e a mão-de-obra livre e assalariada passaria por um processo tortuoso de adaptação nos trópicos. Mas por que os escravos deixaram de ser a mão-de-obra preferencial? Quais produtos agrícolas vieram produzir os imigrantes italianos?

 

ATIVIDADE 1

 

Imagem 2: infográfico sobre a expansão cafeeira

 

Disponível em: http://www.moderna.com.br/didaticos/ef2/arariba/fazendo/infograficos/cafe//historia.swf Acesso em: 06/11/10 

 

Para que os alunos tomem conhecimento sobre a produção agrícola do café, o professor deverá conduzir os estudantes até o laboratório de informática para que, em duplas,  observem e analisarem o infográfico sobre a expansão cafeeira. Essa primeira atividade tem como objetivo chamar a atenção da turma para a mão-de-obra utilizada nos diferentes períodos e lugares de produção do café, bem como ressaltar a ampliação da malha ferroviária como fenômeno decorrente da cafeicultura.

 

Após a análise das animações demonstrando o processo da expansão do café no sudeste brasileiro, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que desenhem o processo de deslocamento das fazendas de café. Monte um varal na sala e exponha os trabalhos para toda a turma. Esses cartazes deverão ser guardados para posteriormente serem utilizados para auxiliar a execução da atividade 3.

 

OBS: Para esta atividade você irá precisar de cartolina, tesoura, cola e canetinhas.

 

Imagem 3: Rugendas

Disponível em: http://prascabecas.blogspot.com/2009/04/rio-from-niteroi.html  Acesso em: 06/11/10 

 

 

Imagem 4: Portinari

Disponível em: http://taislc.blogspot.com/2009/01/cndido-portinari.html Acesso em: 06/11/10 

 

Imagem 5: Imigrantes italianos chegam ao Brasil

Disponível em: http://www.vidaativa.com.br/v2010/9/a/grupof/grupoc.html   Acesso em: 06/11/10 

 

Imagem 6: Imigrantes nas fazendas de café

Disponível em: http://marcosbau.com/geobrasil-2/historico-da-questao-agraria-brasileira/ Acesso em: 06/11/10  

 

ATIVIDADE 2

 

O professor exibirá as imagens 3, 4, 5 e 6 e os alunos deverão responder as seguintes questões (as respostas deverão ser registradas no caderno).

  1. Quais personagens foram retratados nas imagens acima?
  2. O que as imagens 3 e 6 representam? Por que aconteceram essas mudanças nas relações de trabalho na atividade cafeicultora?
  3. A imagem 3 trata-se de uma obra de Rugendas e a figura 4 refere-se a uma obra de Cândido Portinari. Pergunte ao seu professor de arte quem foram esses artistas.

 

Episódio do programa 500 anos: O Brasil-Império na TV, apresentado pela TV Escola, que por meio do teatro de bonecos, ensina sobre o ciclo do café brasileiro no século XIX.

Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9866 Acesso em: 06/11/10 

 

Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9868 Acesso em: 06/11/10 

 

ATIVIDADE  3

Após a exibição dos vídeos os alunos responderão as seguintes em forma de mesa redonda.

  1. Por que o escravo foi substituído pela mão-de-obra imigrante estrangeira?
  2. Você acha justo a forma com que os africanos receberam sua alforria?
  3. Reflita sobre a tentativa de embranquecer o povo brasileiro.

 

Imagem 7: operários posam para fotografia, São Paulo, final do século XIX

Disponível em: http://www.dellamonica.com.br/brasdositalianos.htm Acesso em: 06/11/10 

 

Imagem 8: Operários de uma tecelagem paulistana, início do século XX

Disponível em: http://www.dellamonica.com.br/brasdositalianos.htm Acesso em: 06/11/10 

 

Imagem 9: Manifestação operária em São Paulo, Greve Geral de 1917

Disponível em: http://www.dellamonica.com.br/brasdositalianos.htm Acesso em: 06/11/10  

 

Imagem 10:  indústrias Matarazzo

Disponível em: http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/blog/?cat=4&paged=3 Acesso em: 06/11/10 

 

ATIVIDADE  4

 

O professor exibirá aos seus alunos as imagens 7, 8, 9 e 10 e fará uma breve explicação sobre cada uma delas, enfatizando a importância do bairro operário Brás para a consolidação de um polo industrial na capital paulista. Nesse bairro, se concentraram italianos que poucas décadas depois, passaram a organizar o movimento operário com inspiração no anarquismo e no anarco sindicalismo.

 

Após essa breve contextualização, os alunos formarão grupos de 5 a 6 componentes. Cada grupo ficará responsável por criar um texto para cada uma das imagens, o professor poderá sugerir que os grupos utilizem as imagens 3, 4, 5 e 6. O texto deverá se basear no roteiro abaixo:

 

  1. Descrever o que essa foto/imagem representa.
  2. Delimitar quem são os sujeitos dessa imagem?
  3. Especificar quando e onde essa foto foi tirada.
  4. Descrição detalhada da imagem: quais objetos estão presentes na foto, como as pessoas estão vestidas, estão sorrindo ou fazendo pose etc.
  5. Contexto histórico da época retratada pelas fotos: eventos importantes do período.

 

Sítios sugeridos para a pesquisa

Disponível em:  http://www.dellamonica.com.br/brasdositalianos.htm Acesso em: 06/11/10 

Disponível em:  http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/ciclo_cafe.htm Acesso em: 06/11/10 

Disponível em:  http://cafehistoria.ning.com/group/histriadaimigraoitaliana Acesso em: 06/11/10 

 

Depois de prontos os textos e para concluir as atividades sobre o tema proposto, os alunos deverão promover um evento sobe "A imigração italiana e sua contribuição para o Brasil" com a distribuição de seus apontamentos em forma de flyers ou revistas. Para a diagramação os alunos poderão utilizar o software livre scribus.

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm      

OBS: Os flyers ou panfletos são impressos, geralmente, em ambos os lados e visam a atingir um público determinado, visto que são distribuídos com objetivo de incentivar o comparecimento de determinada camada da população ao evento, produto ou serviço anunciado.

 

REFERÊNCIAS

CARRILHO, Marcos José. Fazendas de café oitocentistas no Vale do Paraíba. An. mus. paul. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp. 59-80. Disponível em:  www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142006000100003&lang=pt Acesso em: 06/11/10 

COSTA, E. Viotti da. Da monarquia à república. São Paulo: UNESP, 1999

MENDES, José Sacchetta Ramos. Desígnios da Lei de Terras: imigração, escravismo e propriedade fundiária no Brasil Império. Cad. CRH [online]. 2009, vol.22, n.55, pp. 173-184. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792009000100011&lang=pt Acesso em: 06/11/10 

MONBEIG, Pierre. Plantadores e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1998.

MOTTA, José Flavio. Escravos daqui, dali e de mais além: o tráfico interno de cativos em Constituição (Piracicaba), 1861-1880. Rev. Bras. Hist. [online]. 2006, vol.26, n.52, pp. 15-47. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882006000200003&lang=pt Acesso em: 06/11/10 

RIBEIRO, Luiz Cláudio M.. A invenção como ofício: as máquinas de preparo e benefício do café no século XIX. An. mus. paul. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp. 121-165. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142006000100005&lang=pt Acesso em: 06/11/10 

VERONA, Antonio F. Itália e Brasil. Disponível em:  http://www.dellamonica.com.br/brasdositalianos.htm Acesso em: 06/11/10 

Recursos Complementares

História do Brasil por Boris Fausto: Império (1822-1889)

Documentário sobre a história do Brasil protagonizado pelo historiador Boris Fausto. Esse vídeo retrata o Brasil Império iniciado em 1822 se estendendo até 1889 quando o Brasil torna-se uma República Federativa. Fausto ressalta as determinações da primeira Constituição do Brasil de 1824.

Palavras-chave: relações de poder, relações culturais, Império, Brasil D. Pedro I, D. Pedro II, Constituição de 1824.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9304 Acesso em: 06/11/10 

 

História do Brasil por Boris Fausto: República Velha (1889-1930)

Documentário sobre a história do Brasil protagonizado pelo historiador Boris Fausto. Nesse trecho, o professor da USP comenta os eventos do período democrático brasileiro entre 1889 a 1930, a chamada "República Velha". O historiador ressalta os mecanismos coercitivos do chamado coronelismo.

Palavras-chave: relações de poder, relações culturais, imigrações, coronelismo.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9305 Acesso em: 06/11/10 

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.  Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:       

  1. participação durante as discussões;     
  2.  comprometimento com o grupo;     
  3.  argumentação durante o debate;      
  4. respeito a opinião dos colegas;    
  5. empenho para concluir as atividades;    
  6. domínio do tema.
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