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A sociedade patriarcal açucareira: questão de gênero

 

01/08/2012

Autor y Coautor(es)
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA
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CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão analisar a estrutura produtiva do açúcar no nordeste brasileiro, identificar o papel da mulher escrava e livre na sociedade colonial brasileira e reconhecer as permanências da sociedade patriarcal açucareira no Brasil contemporâneo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Imagem 1: Dilma Rousseff

Disponível em: http://www.dilma.com.br/noticias/ Acesso em: 04/11/10 

 

Imagem 2: Dilma Rousseff

Disponível em: http://santamoeda.com/?p=696 Acesso em: 04/11/10 

 

ATIVIDADE 1 

Para iniciar uma discussão sobre a questão de gênero e das desigualdades entre homens e mulheres no Brasil, o professor exibirá as imagens 1 e 2. A exibição das imagens da primeira mulher presidente do Brasil suscitará uma discussão sobre a presença feminina nos cargos político-administrativos em nosso país.  

Depois de feitas estas primeiras observações em forma de debate não-estruturado, os alunos formarão grupos de 4 ou 5 componentes a fim de realizar uma pesquisa sobre a relação das mulheres e a política no Brasil. As respostas serão compartilhadas em forma de cartazes na sala de aula ou em forma de varal-pedagógico.

 

  • A pesquisa deverá contemplar as seguintes informações:
  1. O contexto histórico em que as mulheres passaram a ser eleitoras e candidatas no Brasil. 
  2. Onde e quando se elegeu a primeira mulher brasileira a um cargo do Executivo e  do Legislativo.
  3. Determinar em qual Constituição as mulheres passaram a ocupar o mesma condição em direitos e deveres do homem.
  4. Estabelecer o número de mulheres candidatas nas eleições de 2010 e das eleitas.

 

OBS: Os alunos poderão realizar gráficos e determinar porcentagens referentes aos dados pesquisados. Para tanto, o professor de história poderá solicitar a colaboração do professor de matemática e geografia.

 

Imagem 3: exemplo de jornal-mural

Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 04/11/10   

 

Sítios sugeridos para a realização da pesquisa: 

Disponível em: http://www.tse.gov.br/internet/index.html Acesso em: 04/11/10  

Disponível em: http://www.tse.jus.br/institucional/biblioteca/site_novo/historia_das_eleicoes/capitulos/eleicoes_brasil/eleicoes.htm Acesso em: 04/11/10  

Disponível em: http://www.mulheresnopoder.com.br/?m=20100308 Acesso em: 04/11/10 

Disponível em: http://direito-eleitoral-brasileiro.blogspot.com/2010/03/dicas-sobre-propaganda-eleitoral.html Acesso em: 04/11/10 

 

ATIVIDADE 2

 

Para ampliar a problematização sobre a questão de gênero no Brasil, os alunos buscarão estatísticas sobre a população brasileira a fim de mensurar os seguintes dados:

  1. total de população economicamente ativa no país.
  2. proporção entre homens e mulheres atuantes no mercado de trabalho.
  3. porcentagens de homens e mulheres que ocupam cargos de liderança em grandes empresas públicas ou privadas.
  4. informações sobre a diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos de trabalho.

Sítios sugeridos para a realização da pesquisa: 

Disponível em:  http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1567&id_pagina=1 Acesso em: 04/11/10   

Disponível em:  http://www.universia.com.br/universitario/materia.jsp?materia=3010 Acesso em: 04/11/10   

Disponível em:  http://www.universia.com.br/universitario/materia.jsp?materia=8458 Acesso em: 04/11/10   

Disponível em:  http://www.fcc.org.br/mulher/series_historicas/mtf.html Acesso em: 04/11/10   

Disponível em:  http://www.observatoriosocial.org.br/download/emrevista5.pdf Acesso em: 04/11/10   

Disponível em: http://www.face.ufmg.br/novaeconomia/sumarios/v14n2/140202.pdf Acesso em: 04/11/10   

 

 

Para concluir as atividades sobre o tema proposto, os alunos deverão promover um evento de conscientização sobre as questões pesquisadas e distribuirão seus apontamentos em forma de flyers. Para a elaboração dos flyers os alunos poderão utilizar o software livre scribus.

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm    

OBS: Os flyers ou panfletos são impressos, geralmente, em ambos os lados e visam a atingir um público determinado, visto que são distribuídos com objetivo de incentivar o comparecimento de determinada camada da população ao evento, produto ou serviço anunciado.

Os alunos poderão realizar gráficos e determinar porcentagens referentes aos dados pesquisados. Para esta atividade, o professor de história poderá solicitar a colaboração do professor de matemática e geografia.

 

ATIVIDADE 3

 

Imagem 4

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/a-mulher-no-mundo-colonial.htm Acesso em: 04/11/10 

 

Imagem 5

Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/fotos/relembre-10-fatos-marcaram-brasil-colonial-691810.shtml#6 Acesso em: 04/11/10 

 

Imagem 6

Disponível em: http://africanidadeegeografia.blogspot.com.br/ Acesso em: 04/11/10 

Imagem 7

Disponível em: http://www.maemartadeoba.com.br/orixas%20mitos%20e%20lendas/escrava%20anastacia%202.htm Acesso em: 04/11/10 

Para direcionar os debates sobre as relações de gênero na sociedade colonial, os alunos observarão as imagens acima e responderão as seguintes questões. As respostas deverão ser registradas em seus cadernos para a continuação dessa atividade.

 

  1. Qual o relacionamento das pessoas nas imagens acima?
  2. Quem são os personagens das imagens apresentadas?
  3. Que período da história brasileira essas imagens retratam?
  4. Como podemos definir a relação entre colonizadores e escravos?
  5. As imagens 4 e 5 são pinturas do artista Jean-Baptiste Debret. Procure algumas informações sobre esses personagens.

 

Depois da exibição das imagens e das respostas concluídas os alunos assistirão o vídeo sobre o Brasil Colônia de Bóris Fausto. Este documentário servirá para contextualizar as imagens e os alunos poderão identificar as relações de trabalho existentes durante o período colonial.

Imagem 8: O historiador Bóris Fausto

Disponível em: http://literaturaeafinidades.blogspot.com/2010/04/duas-vezes-favela-por-boris-fausto.html  Acesso em: 04/11/10 

 

 

 

 

 

Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola. Apresenta comentários sobre o processo de colonização do Brasil, desde o período das Grandes Navegações até à Independência do Brasil. Aborda pontos relevantes no estudo da história brasileira, como a chegada dos portugueses ao Brasil, o contato com os indígenas, primeiras formas de governo, exploração econômica, escravidão, presença dos holandeses no território, os bandeirante, a miscigenação, a mineração e a busca por metais preciosos, a Inconfidência mineira, fim do tráfico negreiro, chegada da Família Real, abertura dos portos às nações amigas e a Independência do Brasil.

Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=864 Acesso em: 04/11/10 

OBS: O vídeo poderá ser exibido com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.

Informações sobre a TV Multimídia.

Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10    

Após a exibição do episódio, o professor deverá propor uma atividade

Depois de concluídas as pesquisas, cada grupo deverá elaborar uma revista sobre as relações de gênero e de trabalho no Brasil. Para tanto, os alunos deverão retomar suas observações e se organizar em grupos de 4 ou 5 componentes para a formulação de um volume temático da revista. Cada grupo ficará responsável por um tema, sendo sugeridos os seguintes assuntos:

 

  1. A mulher escrava: sedução e afeto
    1. Os filhos bastardos
    2. As amas-de-leite
  2. A sinhazinha: a vida caseira da mulher branca.
    1. A reclusão nos lares
    2. A morte prematura
  3. Violência contra a mulher: o caso da escrava Anastácia.
  4. Questão de gênero e trabalho: o homem escravo e a mulher escrava

 

Para a realização do periódico, os grupos poderão diagramar as matérias com o auxílio do software livre scribus ou os alunos poderão elaborar o trabalho sem auxílio de qualquer programa digital, caso a escola não possua um laboratório de informática.

Sobre o scribus:

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.          

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm   

 

Sítios sugeridos para a realização da pesquisa: 

Disponível em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/ Acesso em: 04/11/10 

Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/1994/conteudo_114103.shtml Acesso em: 04/11/10 

Disponível em:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-colonia/sociedade-acucareira-no-brasil-colonial.php Acesso em: 04/11/10 

Disponível em:  http://www.klepsidra.net/klepsidra10/mulheres.html Acesso em: 04/11/10 

 

ATIVIDADE 4

Para concluir uma reflexão sobre a questão de gênero no Brasil contemporâneo, o professor exibirá novamente as imagens de Dilma Rousseff e mostrará a imagem 9. Diante do exposto, os alunos deverão expor suas opiniões sobre estética, beleza, relações de poder, ditadura da beleza entre outros temas. As respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs ou em forma de cartazes na sala de aula.

Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.

Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/10/10     

Imagem 9

Disponível em: http://www.blogdoatheneu.org/blog/?tag=amor Acesso em: 04/11/10

 

 

REFERÊNCIAS

 

ARAUJO, Renata P. Ser mãe na Colônia: a condição da mulher sob o aspecto da maternidade irregular (séc. XVII e XVIII). Disponível em: http://www.klepsidra.net/klepsidra10/mulheres.html Acesso em: 04/11/10 

DEL PRIORE, Mary (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.

__________. Mulheres no Brasil Colonial. São Paulo: Contexto, 2000.

NAZZARI, Muriel. O desaparecimento do dote: mulheres, famílias e mudança social em São Paulo, Brasil 1600- 1900. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SOUZA, Laura de Mello e (Org.). História da vida privada no Brasil: Cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. Vol. 1.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Colônia Vídeo
Recursos Complementares

Entrevista com a historiadora Mary del Priore ao programa organizado pelo sociólogo Renato Janine Ribeiro na rádio da UNICAMP.

Palavras-chave: relações de poder, relações culturais, família patriarcal, amor materno, relações de gênero, sexualidade, religião.

Parte 1: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18246

Parte 2: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18247

Parte 3: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18248

Parte 4: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18249

 

Programa da série ECCE HOMO, que aborda as múltiplas faces do ser humano. Neste episódio, trata das mudanças nos papéis sociais de homens e mulheres através dos tempos, até os dias atuais, e da construção das identidades coletivas e individuais.

 Palavras-chave: gênero, relações sociais, diversidade cultural, ritos, tradições.

Parte 1: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17171

Parte 2: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17170

 

Programa Arquivo N do canal Globosat Globo News sobre Simone de Beauvoir. O programa enfatiza sua obra "O Segundo Sexo" (1949) um marco no movimento feminista. Nesta obra, a pensadora francesa escreveu a célebre frase: "ninguém nasce mulher, torna-se mulher".

Palavras-chave: relações de poder, relações culturais, relações de gênero, filosofia, literatura, feminismo.

Parte 1: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16870

Parte 2: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16871

Parte 3: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16872

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

 Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:       

  1. participação durante as discussões;    
  2. comprometimento com o grupo;    
  3. argumentação durante o debate;    
  4. respeito a opinião dos colegas;  
  5. empenho para concluir as atividades;  
  6. domínio do tema.
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