Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As cruzadas

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Ligia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O movimento cruzadista europeu, iniciado no século XI.

- Motivos religiosos, econômicos e políticos que levaram os europeus a empreenderem as Cruzadas.

- Relação das Cruzadas com a expansão comercial.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noções sobre as estruturas básicas do ocidente medieval.

- A guerra como uma constante na sociedade do medievo. -

 Noções básicas sobre a cultura muçulmana e a sua situação durante o período das Cruzadas.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O professor explicará como o Papa Ubano II, preocupado com as guerras internas entre cristãos, na Europa, pregou a Primeira Cruzada. Ele deverá explicar que a guerra movimentava o mundo medieval e que ela era presença constante no cotidiano das pessoas.   

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

O professor deverá iniciar a aula exibindo o seguinte vídeo para os alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=wUZCqa5t2LA .  

Em seguida, o professor deverá dividir a turma em seis grupos e levá-los ao Laboratório de Informática, onde realizarão a seguinte pesquisa temática (cada grupo recebe um tema):

- Grupo 1 – Primeira Cruzada;

- Grupo 2 – Segunda Cruzada;

- Grupo 3 – Terceira Cruzada;

- Grupo 4 – Cruzada Albigense;

- Grupo 5 – Cruzadas populares e Cruzada das crianças;

- Grupo 6 – Últimas Cruzadas e a queda de Acre.

Todos os grupos deverão tomar como base os links abaixo, sem, no entanto, limitarem-se a eles:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada  

- http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_382599.shtml

Para o desenvolvimento da pesquisa, os alunos deverão levar em conta os seguintes aspectos:

- Motivos principais da cruzada;

- Seus líderes religiosos, militares e populares;

- Principais consequências;

- O lado muçulmano.

Segunda aula

Atividade

Os grupos, divididos na primeira aula, deverão preparar uma apresentação de seus respectivos temas para o restante da turma em um seminário. Por se tratar de seis grupos, as apresentações não devem ultrapassar 8 minutos por grupo.

Observação: Por se tratar de apresentações curtas, elas não precisam ter imagens.

Terceira aula   

Uma vez findas as apresentações da aula anterior, o professor distribuirá entre os alunos um texto a respeito das consequências das Cruzadas, disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/cruzada-movimentos.htm.  

O professor pedirá aos alunos que, em grupos (podem ser os mesmos das aulas anteriores), apontem, de acordo com o texto, quais os principais efeitos das Cruzadas concernentes a:

- Economia e comércio;

- Cultura e religião;

- Política.

Esses apontamentos devem ser feitos em forma de um pequeno texto (não mais de 10 linhas), que deverá ser entregue ao professor. Em seguida, o professor deverá apresentar os mapas 1 e 2 (abaixo), explicando seus aspectos gerais, e distribuir aos alunos o texto disponível em: http://historia.abril.com.br/politica/11-setembro-2001-origem-intolerancia-434461.shtml.  

Mapa1: Rota das principais cruzadas

Imagem em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/Carte_croisade.png  

Mapa 2: O Oriente Medio hoje

Imagem em: http://3.bp.blogspot.com/_77tWdzYyKEw/RmwdrBPA7RI/AAAAAAAAAUw/sL1z97k3HEw/s1600/oriente_medio_mapa.gif    

Os mapas servirão para melhor orientar os alunos na identificação dos locais conflituosos das Cruzadas. Com o texto, os alunos perceberão que, apesar de findo o processo conhecido como Cruzadas, o Oriente Médio ainda se encontra em guerra, onde ideais religiosos e outros interesses (Ocidente x Oriente) se chocam de maneira constante. Deve-se despertar um debate a respeito dessa relação conflituosa existente hoje em dia e o período cruzado, buscando similitudes e diferenças entre os conflitos atuais e as Cruzadas.

CONCLUSÃO 

Após as aulas, os alunos devem ser capazes de compreender os principais fatores que levaram ao empreendimento das Cruzadas, sua relação com o desenvolvimento comercial da Europa Ocidental e as consequências que trouxeram tanto para a Europa quanto para o mundo muçulmano. Num último momento, os alunos compreenderão como essa guerra empreendida contra o “outro” – o muçulmano – funcionava bem com os interesses da Igreja, ao levar uma guerra para longe dos seus fiéis, e que ainda era justificada em nome de Deus.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos devem ser avaliados ao longo das três aulas. Sua participação e conhecimento do tema nas apresentações, debates, textos e seminários propostos, além da consistência e conteúdo dos textos produzidos em sala de aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.