22/11/2010
Ligia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
- O movimento cruzadista europeu, iniciado no século XI.
- Motivos religiosos, econômicos e políticos que levaram os europeus a empreenderem as Cruzadas.
- Relação das Cruzadas com a expansão comercial.
- Noções sobre as estruturas básicas do ocidente medieval.
- A guerra como uma constante na sociedade do medievo. -
Noções básicas sobre a cultura muçulmana e a sua situação durante o período das Cruzadas.
INTRODUÇÃO
O professor explicará como o Papa Ubano II, preocupado com as guerras internas entre cristãos, na Europa, pregou a Primeira Cruzada. Ele deverá explicar que a guerra movimentava o mundo medieval e que ela era presença constante no cotidiano das pessoas.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
O professor deverá iniciar a aula exibindo o seguinte vídeo para os alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=wUZCqa5t2LA .
Em seguida, o professor deverá dividir a turma em seis grupos e levá-los ao Laboratório de Informática, onde realizarão a seguinte pesquisa temática (cada grupo recebe um tema):
- Grupo 1 – Primeira Cruzada;
- Grupo 2 – Segunda Cruzada;
- Grupo 3 – Terceira Cruzada;
- Grupo 4 – Cruzada Albigense;
- Grupo 5 – Cruzadas populares e Cruzada das crianças;
- Grupo 6 – Últimas Cruzadas e a queda de Acre.
Todos os grupos deverão tomar como base os links abaixo, sem, no entanto, limitarem-se a eles:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada
- http://super.abril.com.br/superarquivo/2005/conteudo_382599.shtml
Para o desenvolvimento da pesquisa, os alunos deverão levar em conta os seguintes aspectos:
- Motivos principais da cruzada;
- Seus líderes religiosos, militares e populares;
- Principais consequências;
- O lado muçulmano.
Segunda aula
Atividade
Os grupos, divididos na primeira aula, deverão preparar uma apresentação de seus respectivos temas para o restante da turma em um seminário. Por se tratar de seis grupos, as apresentações não devem ultrapassar 8 minutos por grupo.
Observação: Por se tratar de apresentações curtas, elas não precisam ter imagens.
Terceira aula
Uma vez findas as apresentações da aula anterior, o professor distribuirá entre os alunos um texto a respeito das consequências das Cruzadas, disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/cruzada-movimentos.htm.
O professor pedirá aos alunos que, em grupos (podem ser os mesmos das aulas anteriores), apontem, de acordo com o texto, quais os principais efeitos das Cruzadas concernentes a:
- Economia e comércio;
- Cultura e religião;
- Política.
Esses apontamentos devem ser feitos em forma de um pequeno texto (não mais de 10 linhas), que deverá ser entregue ao professor. Em seguida, o professor deverá apresentar os mapas 1 e 2 (abaixo), explicando seus aspectos gerais, e distribuir aos alunos o texto disponível em: http://historia.abril.com.br/politica/11-setembro-2001-origem-intolerancia-434461.shtml.
Mapa1: Rota das principais cruzadas
Imagem em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/Carte_croisade.png
Mapa 2: O Oriente Medio hoje
Os mapas servirão para melhor orientar os alunos na identificação dos locais conflituosos das Cruzadas. Com o texto, os alunos perceberão que, apesar de findo o processo conhecido como Cruzadas, o Oriente Médio ainda se encontra em guerra, onde ideais religiosos e outros interesses (Ocidente x Oriente) se chocam de maneira constante. Deve-se despertar um debate a respeito dessa relação conflituosa existente hoje em dia e o período cruzado, buscando similitudes e diferenças entre os conflitos atuais e as Cruzadas.
CONCLUSÃO
Após as aulas, os alunos devem ser capazes de compreender os principais fatores que levaram ao empreendimento das Cruzadas, sua relação com o desenvolvimento comercial da Europa Ocidental e as consequências que trouxeram tanto para a Europa quanto para o mundo muçulmano. Num último momento, os alunos compreenderão como essa guerra empreendida contra o “outro” – o muçulmano – funcionava bem com os interesses da Igreja, ao levar uma guerra para longe dos seus fiéis, e que ainda era justificada em nome de Deus.
Os alunos devem ser avaliados ao longo das três aulas. Sua participação e conhecimento do tema nas apresentações, debates, textos e seminários propostos, além da consistência e conteúdo dos textos produzidos em sala de aula.
Cinco estrelas 5 calificaciones
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12/06/2013
Cinco estrelasGostei muito e vou aplicar com os meus alunos do sétimo ano.
20/04/2012
Cinco estrelasgostei do Site, porem pesso-lhes coloque mais esplicações, pois é esclarecedor. Então interessa muito p que acessa ok. Abração.
22/09/2011
Cinco estrelasvou usar, ficou muito bom
21/09/2011
Cinco estrelasÉ muito interessante, uma Istória diferente...
16/05/2011
Cinco estrelasmuitoo bm