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UCA: Atividade Urbana da Pichação e do Grafite

 

05/01/2011

Autor y Coautor(es)
claudia vicari zanatta
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PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pichação e Arte Grafite

Marileusa de Oliveira Reducino, Elizabete Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

• Conhecer as manifestações  urbanas do grafite e da pichação.

• Discutir noções sobre espaço urbano público e privado.

• Trabalhar em grupo para desenvolver o projeto de um grafite para ser reproduzido na escola.

• Aprender a fazer e utilizar um blog.

• Conhecer um pouco a respeito da legislação brasileira referente à atividade da pichação e do grafite no meio urbano.

Duração das atividades
Dez aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Opiniões e conhecimentos que os alunos trazem de fora da escola a respeito da pichação e do grafite.

Ter noções básicas sobre a utilização da WxCam e Kword do UCA.

 

Estratégias e recursos da aula

 

UMA ABORDAGEM PARA O PROFESSOR

 

O tema do grafite e da pichação é  polêmico por estas  atividades serem consideradas por muitos ligadas à arte marginal e ao vandalismo. Mas é um assunto que faz parte do cotidiano dos alunos que vivem no contexto urbano. Portanto, é um tema significativo que deve ser enfrentado em sala de aula. 

 

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Kword               [Iniciar -> Aplicativos -> KWord];

WxCam            [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

 

ETAPA 1: QUESTÕES PARA DISCUSSÃO E PESQUISA

 

 1- Solicitar aos alunos que falem sobre o que compreendem ser Grafite e Pichação. A partir do questionamento, pedir a cada aluno que diga que imagem lhe vem à mente quando escuta falar em “pichação”. Realizar um debate relativo aos temas que surgirem, por exemplo, a questão que envolve o fato da pichação ser considerada por muitas pessoas uma arte marginal.

  

2-  Discutir a respeito da existência de uma legislação para regulamentar a ação dos grafiteiros e pichadores. Buscar na Internet informações sobre essa legislação. Para realizar esta busca, os alunos podem utilizar o site do Google:

www.google.com

Perguntar se os alunos sabem o que é grafite e no que essa prática se diferencia da pixação.

 

 3- Pedir aos alunos que, utilizando-se do laptop, busquem na Internet definições para pichação e grafite (novamente, o site do Google pode ser utilizado). Conversar com os alunos a respeito das definições encontradas. Provocar uma análise das informações encontradas por meio de discussão coletiva, relacionando-a a noções de espaço público e privado e de convivência nas cidades.

Tarefa de casa

Solicitar aos alunos que  fotografem com a WxCam pichações e grafites encontrados na cidade ou na própria escola para trazê-los para a próxima aula.

Nesta aula, em duplas, solicitar aos alunos que mostrem os materiais fotografados ao colega, e discutam sobre os que são grafites e os que são pichações.

 

ETAPA 2: PREPARAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE UM GRAFITE NA ESCOLA

 

5- O professor poderá solicitar junto à direção da escola a autorização para que os alunos façam um grafite em um muro ou outro local da escola.

 

6- Uma vez que haja a possibilidade de realizar o grafite na escola, o professor deve pedir aos alunos que criem um BLOG para a turma registrar as etapas do projeto. A cada nova etapa do projeto deve-se registrar no blog os passos dados: decisões, idéias, pesquisas, etc. Os registros devem ser feitos em forma de textos (utilizando o Kword), fotografias, videos, entrevistas (utilizando a WxCam do UCA).

A rede Internet disponibiliza vários sites para a criação de blogs, inclusive com vídeos explicativos a respeito do assunto. Um deles é o: http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/

O site acima ensina passo a passo a criação de um blog.

 

7- Discutir com os alunos em que locais da cidade foram coletadas as imagens solicitadas na tarefa de casa e que tipo de linguagem elas apresentam (desenhos, letras, cores, etc). As imagens podem ser postadas no blog, juntamente com a referência do local onde se encontram na cidade.

 

8- Conversar com os alunos a respeito da atividade de grafiteiros e pixadores: se eles trabalham em grupo, individualmente, à noite, de dia, tipos de tintas (spray, pincel), códigos utilizados. A partir da conversa o professor propõe um tema, como por exemplo, “Oceano” ou algum outro tema sugerido pela turma para a criação de um grafite na escola.

 

ETAPA 3: REALIZAÇÃO DO GRAFITE

9- Tendo escolhido o tema para a realização do grafite, dividir a turma em grupos (máximo 6 alunos) para que cada grupo elabore uma parte do projeto (em desenho, com cores ou preto e branco, sobre papel). Cada parte irá originar um grafite coletivo.

 

10-Terminar os desenhos feitos pelos grupos para a realização do grafite e fotografá-los com a WxCam para postá-los no blog.

 

11- O professor auxiliará na união das diferentes partes dos desenhos realizados pelos grupos para gerar um único projeto. Isso poderá ser feito utilizando-se o Kpaint do laptop, que permite copiar e editar (cortar, colar) imagens. Após a união dos desenhos em um único projeto, o mesmo deverá ser postado no blog.

 

12- Organizar o material para a realização do grafite juntamente com os alunos (tintas e pincéis ou spray). Início da realização do grafite no local definido. Solicitar aos alunos que registrem o processo de trabalho com a WxCam do laptop, por meio de fotografias e vídeos.  Postar esses registros no blog.

Vídeo sobre o trabalho dos grafiteiros Gêmeos que tem sido convidados a realizar grafites em diversos lugares do mundo:

http://www.youtube.com/watch?v=nbw2a4yOC80

O link abaixo apresenta vídeo sobre as origens do grafite, arte urbana norte-americana e linguagem de protesto que, juntamente com o break dance e o rap, formou o movimento Hip Hop em Nova York. O vídeo investiga como o grafite foi incorporado à cultura brasileira.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15367

Observação: Duração: 5 min. Todas as instruções necessárias para executar os recursos podem ser acessadas pelo link:

http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?lnk=BAIXE-E-USE&selecao=BAIXEUSE&nome=instrucoes

  1. Discutir com os alunos sobre o que mudou no seu ponto de vista com relação à arte do grafite e pichação após as atividades realizadas na escola.
  2. Valorizar a participação nas discussões a respeito do tema do grafite e pichação em sala de aula.
  3. Valorizar a busca de informações sobre o tema fora da sala de aula por meio das fotografias solicitadas nas atividades propostas.
  4. Avaliar a realização do grafite quanto à adequação ao tema escolhido, criatividade no uso do espaço, participação de cada aluno nas atividades.
  5. Avaliar o blog verificando se o mesmo traz todas as informações a respeito do processo de trabalho realizado, com imagens produzidas e depoimentos de todos os participantes do projeto.
  6. Verificar a correta utilização dos recursos do laptop solicitados.
  7.  Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
  8. Verificar se o aluno aprendeu os passos para a criação de um blog e como  fazer as postagens de imagens e textos no blog.

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

Pichar é Legal? Texto desenvolvido para palestra nas Escolas da Rede Pública de Ensino em Curitiba-PR, com o intuito de esclarecer o corpo docente e discente, sobre os aspectos legais em relação aos temas: Pichação, Grafitagem. Neste texto apresenta-se a legislação atual sobre o tema e a experiência da cidade de Curitiba a respeito do assunto. O texto pode ser acessado em: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=3184

Avaliação

A avaliação deve ser processual, considerando a participação dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, a lista de critérios estabelecidos logo acima (quadro Avaliação) apontam para critérios mais específicos que podem ser empregados no processo avaliativo.

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • David Cradoso, CEC 2000 , Rio de Janeiro - dijo:
    dvdcardoso21@gmail.com

    31/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente materia via internet, serviu como referencia para trabalhar com meus alunos em sala de aula.


Sem classificação.
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