16/12/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Não é necessário.
O professor poderá iniciar a aula conversando com as crianças sobre José Paulo Paes, lendo e explicando sobre sua vida, quem ele era, onde morou, sua profissão, etc. Depois, mostrará uma imagem do poeta, solicitando que as crianças pesquisem em casa com ajuda de um adulto algum poema de José Paulo Paes.
http://www.antoniomiranda.com.br/Brasilsempre/jose_paulo_paes.html
As crianças apresentarão os poemas que pesquisaram em casa de José Paulo Paes , como foi solicitado na atividade anterior (atividade 1). Depois, o professor apresentará poemas tais como: Um passarinho me Contou, Acidente, Acima de Qualquer Suspeita, Outro Retrato, etc. Após esse momento, as crianças escolherão um dos poemas apresentados e representará com desenhos o que mais gostou. Em seguida, expõe na sala de aula suas produções.
Sugestões de livros que o professor poderá levar para sala de aula: Uma Letra Puxa Outra, Olha o Bicho, Lé com Cré.
Fonte: http://brasil.abatata.com.br/lista_historicas/540025
Fonte: http://www.submarino.com.br/produto/1/47681/olha+o+bicho
O professor poderá apresentar e ler o poema Convite de José Paulo Paes para as crianças. Em seguida, questionará: de que fala o poema? O que vocês entenderam? Que outros elementos aparecem no poema? Após esses questionamentos, o professor registrará coletivamente as falas das crianças na lousa ou papel madeira.
Convite
Poesia é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
Fonte: http://mariaclara-simplesmentepoesia.blogspot.com/2008/06/poesia-infantil-jos-paulo-paes.ht
O professor levará as crianças à biblioteca da escola para pesquisarem alguns poemas de José Paulo Paes. Após esse momento, as crianças em dupla, escolherão um poema para ler. Em seguida, irão recitar o poema escolhido.
Após esse momento, o professor propõe para as crianças a organização de uma poemoteca. Selecione alguns poemas na biblioteca da escola ou da internet. Tire cópia e cole-os numa cartolina ou papel cartão cada poema. Coloque-os numas caixas (caixa de sapato vazia ou outra de sua preferência), cubra com papel colorido. Essas caixinhas poderão ficar disponíveis numa estante da sala de aula para o acesso das crianças. Durante a aula, proponha a leitura desses poemas para as crianças.
Links para consulta:
http://www.antoniomiranda.com.br/Brasilsempre/jose_paulo_paes.html
http://www.infoescola.com/biografias/jose-paulo-paes/
http://www.revista.agulha.nom.br/jpaulo1.html
http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/Modernismo45/Jose_Paulo_Paes_poesia.htm
O professor deverá observar se o aluno:
Conhece os poemas de José Paulo Paes.
Organiza uma poemoteca.
Ler e recita poemas.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/02/2015
Cinco estrelasÓTIMOOOOO!
28/08/2011
Cinco estrelasGostei muito. Usarei e acredito que meus alunos apesar de muito inquietos gostarão muito. Obrigada.
30/03/2011
Três estrelasGostei da sujestão de uma poemoteca. Os alunos acharam muito interessante.