16/12/2010
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Não existem pré-requisitos para esta aula.
Inicie a aula com esta experiência prática indicada no portal do professor
Quanto tempo leva a terra a digerir os restos do teu almoço? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24488 (acesso em 06/11/2010).
Peça aos alunos que façam um relatório explicando o que ocorreu com o material orgânico e inorgânico enterrado. Que tipo de fenômeno aconteceu com o material orgânico? Que tipo de agentes atuaram sobre o material orgânico? Discuta a importância da reciclagem do material inorgânico.
O lixo, sem dúvida, é um dos maiores problemas da sociedade contemporânea, principalmente nas grandes cidades. Existem vários aterros sanitários, mas também muitos lixões espalhados. Qual a principal diferença entre os aterros sanitários e os lixões? Que tipos de problemas os lixões trazem para as comunidades que vivem nas proximidades? E para a sociedade de uma maneira geral? Que tipo de propostas e soluções podem minimizar estes problemas?
Aterros sanitários
Apresente o vídeo que mostra como são os aterros sanitários, informando sobre os processos de disposição e tratamento de resíduos sólidos, permitindo que o aluno conheça para onde vai o lixo produzido em sua casa. Os aterros sanitários, são uma alternativa para disposição de lixo que permite o confinamento seguro em termos de controle de poluição ambiental e proteção à saúde pública.
Aterro sanitário http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29670 (acesso em 06/11/2010).
Se o professor precisar de informações adicionais para complementar a explicação do que são aterros sanitários e como são preparados para receber os resíduos sólidos, poderá obter mais informações no site da UNESP em http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res13.html (acesso em 06/11/2010).
Lixão
http://www.youtube.com/watch?v=nwCBCvPVm6Q (acesso em 06/11/2010).
Se o professor precisar de informações adicionais para complementar a explicação da diferença entre aterros sanitários e lixões, poderá obter mais informações no site da UNESP em http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html (acesso em 06/11/2010).
Como recurso complementar, o professor poderá apresentar este vídeo que discute as diferenças entre aterros sanitários e lixões.
http://www.youtube.com/watch?v=Rw7W6ARFCFU (acesso em 06/11/2010).
Atividade 1: Lixões e aterros sanitários
Após assistirem aos vídeos sobre os lixões e aterros sanitários, promova uma discussão sobre os principais problemas dos lixões.
As discussões sobre os lixões e aterros sanitários deverão resultar na delimitação de algumas conclusões, a saber: Os lixões, mais do que o mau-cheiro, são extremamente perigosos para a saúde do meio ambiente e para a saúde humana. A destinação inapropriada do lixo, além de proliferar insetos e outros vetores de doenças, contamina o solo, e não raras vezes, o lençol freático, com o chorume, resultado da decomposição do lixo orgânico, que penetra nas camadas do solo. Outros problemas também advém do lixo hospitalar, remédios com validade vencida, pilhas e baterias qu são frequentemente encontrados nesses lixões, e também contaminam solos e águas, quando não diretamente os seres humanos que têm contato com estes materiais. Ainda como resultado da decomposição do material orgânico, há liberação de gases, que podem provocar explosões. Para compartilhar as conclusões preliminares acerca das diferenças entre lixões e aterros sanitários, os alunos deverão expôr suas conclusões em forma de jornal-mural.
Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 (acesso em: 05/11/10).
Atividade 2: Lixo e reciclagem
Muitas pessoas vivem da coleta de material reciclável.
Muito material descartado pode ser reciclado, e muitas cidades ainda não possuem um sistema de coleta seletiva adequado. Apresente os vídeos que falam sobre os catadores de material reciclável:
http://www.youtube.com/watch?v=o0kTeWtC52s
http://www.youtube.com/watch?v=FMXx7WWQQi4
http://www.youtube.com/watch?v=4XfvPB6bIsg
http://www.youtube.com/watch?v=slH_2gtvXKU
Após assistirem aos vídeos, divida a turma em grupos de 5 alunos e peça para que discutam sobre a importância da reciclagem e sobre os produtos que podem ser reciclados, bem como a forma correta de descarte dos materiais para a reciclagem.
Após a discussão, peça aos alunos que elaborem folders ou flyers indicando a forma correta de descarte, enfatizando a importância da reciclagem. O folder pode ser elaborado utilizando o software scribus.
O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.
Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm
Compostagem
E o que podemos fazer com o lixo orgânico?
Apresente o vídeo sobre compostagem do portal do professor e o vídeo sobre a produção de uma composteira caseira em três partes no youtube:
Compostagem http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29672 (acessado em 06/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=iXVnFOn2TN8 (parte 1)
http://www.youtube.com/watch?v=wQV1aqJtih8 (parte 2)
http://www.youtube.com/watch?v=YXjIRWeKdTQ (parte 3)
Atividade 3: Para onde vai o lixo
Após assistirem ao vídeo, discuta sobre o que ocorre no processo de compostagem. Quem são os responsáveis pela degradação do lixo orgânico dispensado na composteira? Por que motivo se recomenda a utilização de minhocas na composteira? Qual a utilidade de uma composteira e onde poderiam ser adotadas?
A partir da discussão, divida a turma em grupos de 5 alunos e peça para que confeccionem uma maquete utilizando material reciclado, representando a destinação correta do lixo. Pode ser a partir de sua casa, ou de sua escola, ou ainda de empresas. Como forma de socialização, organize uma mostra das maquetes na escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Aterro sanitário | Vídeo |
Quanto tempo leva a terra a digerir os restos do teu almoço? | Experimento prático |
Compostagem | Vídeo |
Estes sites apresentam informações complementares sobre lixo e reciclagem, e podem ser úteis ao professor
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=6&id_subtema=3
http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=136&Itemid=243
http://www.lixozero.com.br/lixozero.htm
http://www.unimpextrading.com.br/
Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.
Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:
A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/07/2011
Cinco estrelasExcelente!! Parabéns!!
24/07/2011
Cinco estrelasótima, ajuda a entender o processo de um modo geral.