12/01/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
§ Trabalhar a poética urbana enquanto meio de expressão;
§ Construir projetos urbano-arquitetônicos individuais em desenho;
§ Produzir coletivamente uma proposta artística em pintura e modelagem, com papel machê sobre plano bidimensional, enfatizando a poética da cidade.
Ø Desenho;
Ø Cenas urbanas.
Aula 1
Ø Distribua papel sulfite e hidrocor e solicite aos alunos o desenho de cenas urbanas, imaginárias ou reais;
Ø Fixe os desenhos na parede e fale para cada autor descrever a sua ideia;
Ø Peça ao grupo para eleger as propostas mais significativas visando a construção de uma composição plástica coletiva.
Aula 2
Ø Disponibilize retalhos de papelão ou eucatex (placas de compensado – 25 cm x 35 cm) e solicite aos alunos que formem duplas de trabalho;
Ø Providencie tinta guache branca e peça aos alunos para aplicarem uma camada fina, formando o fundo do trabalho.
Aula 3
Ø Divida a turma em grupos e solicite aos alunos a criação coletiva de uma cidade a partir dos desenhos selecionados;
Ø Monte painéis de seis placas para cada cidade a ser construída, de forma que cada grupo tenha doze alunos – dois em cada placa;
Ø Solicite a transferência do desenho para a placa com o fundo branco.
Aula 4
Ø Providencie papel higiênico ou papel toalha, bacias com água e cola; (na impossibilidade de se obter estes recursos, você poderá substituir por jornal, porém, devido à sua gramatura, este deverá ficar de molho por uns dois dias para quebrar a rigidez);
Ø Solicite aos alunos para que rasguem o papel em pedaços pequenos e coloquem em uma bacia com água;
Ø Após algum tempo, os alunos devem retirar todo o excesso de água, espremendo o polpa que se formou e acrescendo cola, amassando para formar uma massa em ponto de enrolar – papel machê;
Confecção da massa de papel machê
Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Confecção da massa de papel machê
Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Ø Retome as placas desenhadas e peça aos alunos para que apliquem a massa de papel machê nos detalhes dos desenhos, de forma a produzir relevos e texturas.
Aplicação de papel machê sobre desenho em placas de eucatex
Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Produção de relevo e textura com papel machê sobre desenhos em placas de eucatex
Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Aulas 5 e 6
Ø Prepare a sala com mesas forradas com jornal, guache em cores variadas, vasilhas com água, pincéis e papel toalha;
Ø Distribua as placas para as duplas de trabalho e proponha a pintura com guache.
Fragmentos da composição coletiva em pintura com guache sobre desenho e modelagem em papel machê
Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Fragmentos da composição coletiva em pintura com guache sobre desenho e modelagem em papel machê
Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Fragmentos da composição coletiva em pintura com guache sobre desenho e modelagem em papel machê
Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Aula 7
Ø Disponibilize cera pastosa incolor e estopa para aplicação sobre as placas de eucatex;
Ø Aguarde alguns minutos e entregue escovas para lustração das placas;
Ø Monte os painéis coletivos e realize a apreciação estética com a turma, de forma a observar a sequência das cenas/desenhos e a composição plástica no todo, solicitando aos autores para que descrevam o trabalho/proposta para os colegas;
Ø Exponha as produções poéticas à comunidade escolar como forma de divulgação do trabalho realizado e a troca de experiências, buscando a avaliação coletiva e autoavaliação.
Composição I – Cidade: Modelagem em papel machê e guache encerado sobre eucatex – composição coletiva em 6 placas (25cm x 35 cm)
Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Composição II– Cidade: Modelagem em papel machê e guache encerado sobre eucatex – composição coletiva em 6 placas (25cm x 35 cm)
Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Composição III – Cidade: Modelagem em papel machê e guache encerado sobre eucatex – composição coletiva em 6 placas (25cm x 35 cm)
Alunos 5º Ano ESEBA-UFU/2005
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
GUACHE (fr., gouache) – forma opaca de tinta a base de água. Diversamente da aquarela, os pigmentos do guache são ligados com cola, e os tons mais claros obtém-se pela adição de pigmento branco. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 241)
PINTURA MURALISTA – Estilo de pintura que teve início em torno de 1922 no México e que ganha uma unidade fundamental ao renegar a pintura de cavalete, de consumo individual, ao propor-se como uma arte monumental e heróica, uma arte para todos, uma arte pública (Soraia Lelis).
Sobre CIDADE, ver aulas de minha autoria no Portal do Professor:
ARTE EFÊMERA - PROJETOS URBANOS NAS PAREDES DA ESCOLA http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21787
PINTURA DE PAISAGENS URBANAS EM GARRAFAS PET http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21248
A VISÃO DA CIDADE POR ARTISTAS PLÁSTICOS CONTEMPORÂNEOS http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21808
O processo de avaliação deve conter a apreciação e a análise das produções artísticas dos alunos, a fim de se verificar o nível de apreensão do conteúdo. Indica-se também a autoavaliação como meio de apreciação do desenvolvimento das potencialidades e habilidades adquiridas ao longo da educação escolar em arte.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/08/2012
Cinco estrelasmuito bom
07/06/2012
Quatro estrelasParabens pelo plano de aula...fantastico!!!