14/01/2011
Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Organização política e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Discutir sobre o fato de que o homem é um ser social desde o seu nascimento;
Salientar a importância do outro na constituição da identidade pessoal (do Eu) de cada um;
Abordar a importância da amizade na vida do ser humano;
Salientar que numa sociedade inclusiva, a amizade é um fato social que não exclui o diferente, mas considera e agrega o outro, seja ele uma pessoa com deficiência, ou obesa, ou magra etc.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
Estando os alunos em duplas e organizados no laboratório de informática, o professor deverá apresentar o vídeo “Amizade é...” (Fig. 1), com duração de 03 minutos e 05 segundos, conforme postado no link abaixo. O vídeo versa sobre a amizade e os sentimentos presentes neste relacionamento.
Link do vídeo “Amizade é..”
http://www.youtube.com/watch?v=zFtRSy9D5-w&feature=related Acessado em: 29 Outubro 2010.
Figura 1: “Amizade é...”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão:
1. Qual o principal assunto que o vídeo aborda?
2. O que vocês acham da amizade do Cascão e do Cebolinha?
3. Amigos devem estar juntos nos momentos tristes e alegres?
4. Vocês já tiveram alguma amizade como a do Cascão e do Cebolinha?
5. Vocês têm algum amigo de infância?
6. O que vocês geralmente fazem quando estão com os amigos?
7. Vocês acham que as pessoas precisam, é bom, ter amigos para viver em sociedade?
8. Vocês já imaginaram como seria a vida sem ter nenhum amigo?
9. Vocês têm algum amigo com deficiência?
Ao término da discussão, o professor deverá dizer que o tema da aula será sobre “A importância da amizade na escola Inclusiva”
Em seguida, cada dupla deverá ler e discutir a letra da música “É tão lindo” (Fig.2), conforme link abaixo.
Link da música “ É tão lindo”:
http://www.muitamusica.com.br/9-a-turma-do-balao-magico/589-e-tao-lindo/letra/ Acessado em: 29 Outubro de 2010.
Figura 2: Letra da música "É tão lindo"
Sugestão:
O professor poderá imprimir a letra da música e disponibilizar um exemplar para cada dupla, permitindo, assim, uma maior autonomia no momento da leitura e discussão.
Para a realização da próxima atividade, as duplas deverão se juntar, formando grupos com 4 integrantes.
Com o objetivo de nortear este momento, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de leitura e discussão:
1. Qual o tema principal da letra da música?
2. O que é um amigo? O que devemos fazer ao termos um amigo?
3. A amizade pode resistir a problemas?
4. A amizade pode resistir à distância e ao tempo? Por quê?
5. Você já encontrou um bom amigo?
6. Vocês concordam com o que diz a música: " Mas se é amigo não precisa mudar, é tão lindo, deixa assim como está" ?
7. Vocês seriam amigos de uma pessoa com deficiência ?
8. A letra da música diz que : " Quando existe amor, somos grandes companheiros", vocês concordam com isso?
9. Numa amizade, o que é mais importante?
Em seguida, o professor deverá promover uma discussão em aula aberta com os alunos, baseando-se no roteiro de leitura e discussão, de forma que eles possam compartilhar suas opiniões e impressões acerca da letra da música em questão.
Sugestão:
Sugerimos que o professor, após as discussões, apresente a música em aúdio aos alunos.
Disponível em: http://www.kboing.com.br/balao-magico/1-1017312/# Acessado em: 18 de Novembro 2010
Para a realização da próxima atividade, as duplas deverão se juntar, formando grupos com 4 integrantes.
Neste momento, os alunos deverão assistir ao trailer do filme “Meu nome é Rádio”(Fig. 3), com duração de 02 minutos e 43 segundos, conforme postado no link abaixo.
O vídeo, que é baseado em fatos reais, versa sobre a amizade entre um treinador de futebol americano e um jovem chamado Radio - o qual apresenta dificuldades de aprendizagem e circula na cidade empurrando um carrinho de supermercado. Este treinador torna-se amigo de Radio e o coloca no time de futebol da escola. Contudo, devido a aparência e modo de ser, Rádio sofre preconceito do time. O treinador, através da amizade e do amor que tem por Radio, favorece com que todos aprendam a respeitar Radio.
Link do vídeo “Meu nome é Radio”
http://www.youtube.com/watch?v=oDjYQ2ll1f4 Acessado em: 29 Outubro 2010.
Figura 3: Trailer do filme “Meu nome é Radio”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Em seguida, o professor deverá pedir para que os grupos discutam entre si o conteúdo do vídeo e, posteriormente, compartilhe com todos da sala suas impressões acerca deste. Para facilitar esse momento, sugerimos o roterio abaixo.
Roteiro de Discussão:
1. Qual o assunto abordado no vídeo?
2. O que Radio empurrava pela cidade? Por que ele fazia isto?
3. Radio no início do vídeo tinha amigos? E ao término deste?
4. Apesar de suas características e aparência, Radio consegue participar do time de futebol americano?
5. Radio sofreu algum preconceito devido a sua dificuldade de aprendizagem, aparência e sua condição financeira? De quem? O que pensam disto?
6. Se vocês tivessem um amigo como Radio na escola, como o tratariam? Por quê?
7. O diretor da escola não queria que Radio freqüentasse a escola. Vocês acham que ele estava correto? Por quê?
8. Radio conseguiu conquistar as pessoas que estavam com as quais convivia? Como isto foi possível?
9. Todos nós somos diferentes e únicos. Será que apesar de nossas diferenças e peculiaridades, temos necessidade e o direito de termos amigos? Podemos ser amigos de pessoas como Radio? Por quê?
Nesta etapa, os alunos deverão sistematizar as informações adquiridas nas atividades anteriores. Para isto, sugerimos a montagem de um Mural sobre a temática da aula.
Para a construção do Mural, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo previamente que os alunos tragam) aos alunos revistas, colas, tesouras, canetas hidrocor e papel metro (ou cartolina). Cada grupo deverá fazer um painel com desenhos - e ou recortes de revista, e textos explicativos sobre a importância da amizade na vida de um ser humano.
O professor poderá orientar os alunos para que utilizem as informações adquiridas nas atividades anteriores, principalmente a letra da música “Tudo é tão lindo” e s o vídeo “Meu nome é Radio”.
Finalizada a elaboração do Mural, os grupos, após apresentar e explicar sua produção aos demais alunos da sala, deverão afixar o mural nos corredores da escola.
Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido que a amizade é algo muito importante, que ela envolve emoções, sentimentos, respeito mútuo, valorização das diferenças, ter alguém para conversar e se divertir, e que todos nós precisamos de amigos para viver em sociedade.
Cada aluno poderá elaborar uma carta relatando a amizade que tem com um amigo seu. Essa carta deverá conter:
Os links abaixo se referem – se a amizade:
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=262
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula através da participação e envolvimentos dos alunos nas atividades desenvolvidas. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que é importante e saudável termos amigos.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/10/2014
Cinco estrelasMuito Bom :)
03/02/2011
Cinco estrelasExcelente! Vou usar essa aula para acolher meus alunos na primeira semana de aula. Parabéns!