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ARTE E HISTÓRIA: MÃES E FILHOS, ATRAVÉS DA OBRA DE LAGAR SEGALL

 

17/01/2011

Autor y Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca, Gloria Maria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer, comparar e identificar   as obras de Lasar Segall;
  •  Reconhecer  e valorizar as diversas culturas expressas pelo artista, na constituição do Brasil como nação, reconhecendo  a contribuição positiva no processo de construção da identidade brasileira;
  • Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, listas e pequenos textos;
  •  Buscar e coletar informações por meio de leituras, interpretação de imagens , entrevistas e etc.
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ser escritores e leitores iniciantes

Estratégias e recursos da aula

Exponha pela sala as seguintes imagens do artista Lagar Segall:

Fonte das Imagens: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rls=com.microsoft%3Apt-br%3AIE-SearchBox&rlz=1I7GFRE_pt-BR&biw=1003&bih=493&tbs=isch%3A1&sa=1&q=lagar+segall&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq= 

 

 

Solicite aos que  alunos observem uma a uma.

Pergunte:

  • O que há em comum entre as obras?
  • Quais os elementos visuais que caracterizam o conjunto da obra?
  • De que forma o artista como lidou com as cores?
  • Como artista lidou com as formas que tornaram as cenas escolhidas mais tocantes?

Permita que eles expressem suas opiniões livremente. Não  há respostas certas ou erradas. A proposta é a apreciação e da observação das obras.

2º ATIVIDADE:

Proponha uma releitura da obra e  a produção textual  justificando a escolha. Exemplo:

  

Circule entre a turma para tirar as dúvidas e fazer intervenções quanto à estrutura textual e a ortografia.

Organize a turma em roda para apresentação dos trabalhos de cada um para o grande grupo.

Afixe os trabalhos no mural da classe.

3º Atividade:

Provoque-os a pensar como seria o artista por traz daquelas obras. Onde nasceu? Quando? Foi casado? Teve filhos? Por que a família é representada em tantas obras? e etc.

Produza coletivamente um roteiro para uma pesquisa bibliográfica sobre o autor. Modelo de roteiro:

Leve-os para o laboratório de informática, organizados em duplas,  para pesquisar sobre   Lagar Segall.

Para melhor orientar a pesquisa indique sites de pesquisa diferentes para cada dupla. Segue uma lista de sugestões de endereços de pesquisa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lasar_segall

http://www.museusegall.org.br/

http://www.sampa.art.br/biografias/lasarsegall/cronologia/

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u356.jhtm 

Circule entre os computadores para orientar os alunos, acolher as dúvidas e dar sugestões.

Ao retornar para sala, reúna-os em roda e peça que compartilhem as aprendizagens realizadas através da pesquisa.

4º Atividade:

Trabalhe o conceito de biografia com os alunos:"A Biografia (grego: βιογραφία , de βíος - bíos, vida e γραφή – gráphein, escrever) é um gênero literário em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas."

Apresente um exemplo de biografia:

" BIOGRAFIA MONTEIRO LOBATO

O escritor José Renato Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de Abril de 1882, na cidade de Taubaté no estado de São Paulo, mudou seu nome para José Bento Monteiro Lobato, para poder usar a bengala que herdou do pai José Bento Marcondes Lobato, gravada com as iniciais JBML. Monteiro Lobato é considerado o principal autor da literatura infanto-juvenil brasileira. Com ele ocorre uma verdadeira revolução no gênero, até então marcada por textos de preocupações moralistas, patrióticas e ufanistas, que ao invés de divertirem as crianças, procuravam doutriná-las. Formou-se em Direito e recebeu o grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, exerceu o cargo de promotor do Ministério Público durante sete anos. Em 1908, casou-se com Maria Pureza da Natividade, com quem teve os filhos Edgar, Guilherme, Martha e Ruth. Nesse período, colabora com a imprensa e dedica-se a traduções. Em 1911, morre seu avô materno, o Visconde de Tremembé de quem herdou a fazenda Buquira, abandonou a promotoria e tornou-se fazendeiro, mas por causa das enchentes, das geadas, etc., enfrentou sérias dificuldades e em 1917 foi obrigado a vender sua fazenda. Lobato compra em 1918 a Revista Brasil e funda a primeira editora do país, a Monteiro Lobato & Cia., onde começa a publicar os seus livros (começando com Urupês, neste mesmo ano) e de vários autores nacionais, inclusive modernistas. Em 1925 a editora vai a falência, surgindo a Companhia Editora Nacional. No ano seguinte, é nomeado adido comercial em Nova Iorque e parte para os Estados Unidos, onde ficara por cinco anos. Em 20 de Março de 1941, Monteiro Lobato é preso e submetido a julgamento perante o Tribunal de Segurança Nacional, por causa de uma carta escrita ao então ditador Getúlio Vargas, a respeito do problema do petróleo. Foi libertado após 90 dias de encarceramento, graças à intervenção de amigos prestigiosos. Depois da morte de um de seus filhos, muda-se para a Argentina (1946), mas não se acostumou com o clima e em 1947 regressa ao Brasil. Apesar do ânimo combalido por sofrimentos e decepções, ainda participa da vida pública do país. Lobato morreu no dia 04 de Julho de 1948, de madrugada, durante o sono, vitima de um espasmo vascular. Algumas de suas principais obras foram: Urupês, Idéias de Jeca Tatu, Negrinho (conto), O Sitio do Pica-Pau Amarelo e Reinações de Narizinho (literatura infantil)."

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/biography/1771313-monteiro-lobato/ 

Leia a biografia para a turma.

Solicite que eles marquem, com o marca texto, as  informações que a turma compreender como importante para  o entendimento  da vida do autor.

Liste na lousa alguns conectivos  que auxiliam a construção do texto e peça que a turma localize outros  e lhe diga para que seja anotado também no quadro.

Chame atenção para o tempo verbal utilizado, passado, e a pessoa do verbo, 3º pessoa do singular. Não é necessário  informar a nomenclatura nem o conceito, apenas destacar e fazê-los perceber se a mesma frase fosse no presente ou no futuro e se fosse utilizada a 1º pessoa do singular ou a 1º pessoa do plural alteraria a  informação apresentada.  As comparações  entre uma construção textual entre tempos verbais ou pessoa o verbo e outra facilitam a compreensão desses conceitos sem a necessidade, neste momento, do registro teórico. Diga-lhes:

  •  Se eu dissesse a seguinte frase como um fato ocorrido agora, como ficaria?  "O escritor José Renato Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de Abril de 1882, (...)"
  • Se o fato fosse acontecer  no futuro, como ficaria a frase?
  • E se fosse o próprio Lobato que tivesse contando esse fato?

Trabalhe a temática na oralidade e posteriormente solicite que registrem as aprendizagens no caderno.

5º Atividade;

Compreende-se  que o  uso de bons modelos para leitura e escrita é ponto de partida para apropriação do texto, ou seja, conhecer as especificidades de um texto: o conteúdo, as funções, as tramas e caracterizações linguísticas.É a partir do contato freqüente com bons modelos de um gênero específico que o aluno torna-se capaz de escrever adequadamente um texto de autoria, respeitando e reconhecendo suas especificidades. Desta forma, a partir do estudo e a análise feito sobre a biografia de Monteiro Lobato e a pesquisa feita no laboratório sobre Lagar Segall, proponha a produção da biografia de Segall.

Circule entre as mesas tirando dúvidas, mediando e acrescentando informações.

Organize uma roda para socialização das produções escritas para o grande grupo.

6º Atividade:

Organize um seminário  sobre Lagar Segall e sua obra, onde o público alvo seja  outra turma da escola.

Divida as temáticas a serem apresentadas por pequenos grupos.

 Poderá ser considerado como temática:

  • Do nascimento à chegada ao Brasil;
  • As cores e formas que caracterizam o artista
  • A influência do Brasil em suas obras
  • As obras e o momento histórico de suas criações
  • Nossas obras preferidas

A pesquisa pode ser ampliada, com novas consultas aos sites de pesquisa.

O trabalho do seminário, além de trabalhar a sistematização do conhecimento, se destina a desenvolver a oralidade e o uso da linguagem adequada à finalidade proposta

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar:

  • O envolvimento e a participação das crianças durante todo o processo;
  •   A ampliação de seu  repertório linguístico;
  •   A capacidade de compreensão e de escuta com atenção;
  •    A disposição das crianças em contribuir para a realização das etapas das atividades;
  •  O avanço na produção textual, tanto quanto na forma quanto no conteúdo;
Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • clara alves, MARISTA , Minas Gerais - dijo:
    clara.alves03@gmail.com

    14/04/2013

    Cinco estrelas

    gostei muito do seu progeto,incentiva os professores e os ajudam com suas aulas,tornanduas mais legais e interesantes.Meus alunos so tiraram notas altas e aprenderam muito.Os pais ficaram muiticimos satisfeitos.OBRIGADA!


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